SóProvas


ID
1411552
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

J.S., 75 anos, aposentado, procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), acompanhado de seu filho, muito ansioso e queixando-se de muita dor de cabeça, vertigem, dormência no braço esquerdo, náuseas e vômitos. Seu filho relata que J.S. mora sozinho, é diabético e hipertenso, fuma um maço de cigarros por dia e ingere cachaça diariamente. Refere que faz uso irregular das medicações de uso contínuo e que, há 2 anos, ficou internado pois apresentou quadro de infarto agudo do miocárdio. Ao exame físico, apresentava-se desidratado, emagrecido, hipocorado, anictérico, febril, pressão arterial: 200x100 mmHg, frequência respiratória: 28 ipm e frequência cardíaca: 72 bpm. Foi diagnosticado um quadro de acidente vascular encefálico (AVE) isquêmico. 

Analise as afirmativas abaixo:

I. No AVE hemorrágico, a oclusão de um vaso sanguíneo interrompendo o fluxo de sangue a uma região específica do cérebro interfere com as funções neurológicas dependentes daquela região e produz sintomatologia ou deficits característicos.
II. A falta de oxigênio e nutrientes na região afetada pelo AVE isquêmico pode levar à morte neuronal em poucas horas, sendo fundamentais reconhecimento dos sintomas e o atendimento precoce.
III. Os fatores de risco que o paciente apresenta são diabetes, hipertensão arterial, idade avançada, etilismo, tabagismo e história de infarto agudo do miocárdio.
IV. Os sinais de AVE acontecem de forma lenta e são combinados: fraqueza ou adormecimento em apenas um lado do corpo, dificuldade para falar ou entender coisas simples, engolir, andar e enxergar, tontura, perda da força da musculatura do rosto ficando com a boca torta, dor de cabeça intensa e perda da coordenação motora.
V. As ações preventivas para doenças do aparelho circulatório a serem executadas pelo enfermeiro na atenção básica são: a realização de consulta de enfermagem ou visita domiciliar abordando fatores de risco, tratamento não medicamentoso, estímulo e orientação ao tratamento das doenças crônicas, estímulo à cessação do tabagismo e etilismo, orientação à atividade física e alimentação equilibrada.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • No Item I: trata-se de AVE Isquêmico e não hemorrágico.

    No item IV, não especifica se é isquêmico ou hemorrágico, mas os sintomas estão relacionados ao AVE isquêmico. 

  • questão mto simples por eliminação, no item I fala sobre o isquêmico, sendo errada. Só resta uma alternativa sem o I...

    mal feita

  • o item IV está errado porquê os sintomas do AVE não acontecem de forma lenta, mas sim de inicio  súbito.

     

  • Erros dos itens I e IV:

     

    I - Trata-se da descrição do AVE isquêmico e não hemorrágico.

     

    II - Os sinais de AVE acontecem de forma súbita e podem ser únicos ou combinados. A drescrição dos sintomas encontra-se correta.

  • Acertei a questão, mas o etilismo não é considerado como precipitante para AVE, fiz a lógica da Rafaela, eliminei e deu o gabarito. Mas segundo BRUNNER (2011), etilismo não é incluído como fator de risco explicitamente.

  • Apenas 2, 3 e 5 são as corretas