SóProvas


ID
1411564
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Brasil apresenta um processo de envelhecimento de sua população e uma situação de transição epidemiológica, caracterizada pela queda relativa das condições agudas e pelo aumento relativo das condições crônicas. A incoerência entre a situação de saúde e o sistema de atenção à saúde, praticado hegemonicamente, constitui o problema fundamental do SUS e, para ser superado, envolve a implantação das redes de atenção à saúde. A partir da situação descrita, analise as afirmativas:

I. As redes de atenção à saúde constituem-se de três elementos fundamentais: uma população e as regiões de saúde, uma estrutura operacional e um modelo de atenção à saúde.
II. A população de responsabilidade das redes de atenção à saúde vive em territórios sanitários, organiza-se socialmente em famílias e é cadastrada e registrada em subpopulações por riscos sociossanitários.
III. O conhecimento detalhado da população usuária de um sistema de atenção à saúde é o elemento fundamental que torna possível romper com a gestão baseada na oferta, característica dos sistemas fragmentados, e instituir a gestão fincada nas necessidades de saúde da população, elemento essencial das redes de atenção à saúde.
IV. Nas Redes de Atenção à Saúde, a concepção de hierarquia é substituída pela de poliarquia e o sistema organiza-se sob a forma de uma rede horizontal de atenção à saúde.
V. A Atenção Básica deve ser entendida como porta de entrada da Rede de Atenção à Saúde, como ordenadora do sistema de saúde brasileiro.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Esse gabarito esta errado! Quesito 4 esta claramente errado. O sus é regionalizado e hieraquizado com direção única em cada ente.

  • Corrigindo o Ramon, as redes de atenção à saúde são arranjos poliárquicos de conjuntos de serviços de saúde, vinculados entre si por uma missão única. A questão não está cobrando sobre a lei 8080 e sim sobre o conceito da RAS, presente no decreto 7508 e na literatura de Vilaça Mendes, bastante cobrado em concursos. O SUS não deixa de ser hierarquizado, pois o município ainda responde ao estado, e este à união. Porém, hoje as ações e serviços buscam ser constituídas em redes.
  • Quando fala em "poliarquia" significa que os pontos de atenção à saúde (UBS, UTI, ambulatórios especializados, hospital dia, etc) são de igual hierarquia, ou seja, Hospital não está "acima" da UBS e assim por diante.

  • TBM TENHO CERTEZA QUE ESSE GABARITO ESTÁ ERRADO!

  • A Única que poderia gerar dúvida é a Primeira afirmativa, a questão foca sobre a Rede de Atenção a Saúde (RAS). O modelo horizontal de atendimento/a poliarquia é o modelo ideal para atingir os objetivos

  • fiquei na dúvida em relação ao quesito IV, como assim poliárquico o SUS não estaria em uma vertente hierarquizada de acordo com o ART. 198 CF e com a LEI N 8080/90?

  • A PORTARIA 4279 TRAZ CLARAMENTE O SISTEMA DE REDES COMO POLIÁRQUICO