SóProvas


ID
1411801
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Decreto-Lei nº 200, de 25 de fevereiro de 1967, passou a dispor sobre a organização da Administração Federal, estabeleceu diretrizes para a Reforma Administrativa na época. Acerca das disposições do referido diploma legal, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • e) A Administração Federal compreende a Administração Direta e a Indireta, sendo a primeira subdividida em Autarquias, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista e fundações públicas. A segunda, administração indireta  que é subdividida em autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas

  • A delegação de competência será utilizada como instrumento de descentralização administrativa, com o objetivo de assegurar maior rapidez e objetividade às decisões, situando-as na proximidade dos fatos, pessoas ou problemas a atender

    A delegação de competência não seria DESCONCENTRAÇÃO?

  • Bom pessoal,a questão pede a alternativa INCORRETA:

    a) O Presidente da República e os Ministros de Estado exercem as atribuições de sua competência constitucional, legal e regulamentar com o auxílio dos órgãos que compõem a Administração Federal. CORRETA.

    DEC 200/67:Art. 2º O Presidente da República e os Ministros de Estado exercem as atribuições de sua competência constitucional, legal e regulamentar com o auxílio dos órgãos que compõem a Administração Federal.

    b) Considera-se Autarquia o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada. CORRETA

    DECRETO 200/67

     Art. 5º Para os fins desta lei, considera-se:

     I - Autarquia - o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.

    C) As atividades da Administração Federal obedecerão aos princípios fundamentais do planejamento, coordenação, descentralização, delegação de competência e controle.CORRETA

     Art. 6º As atividades da Administração Federal obedecerão aos seguintes princípios fundamentais:

      I - Planejamento.

      II - Coordenação.

      III - Descentralização.

      IV - Delegação de Competência.

      V - Controle.


     d) A delegação de competência será utilizada como instrumento de descentralização administrativa, com o objetivo de assegurar maior rapidez e objetividade às decisões, situando-as na proximidade dos fatos, pessoas ou problemas a atender. Correta.

    decreto 200/67 Art. 11. A delegação de competência será utilizada como instrumento de descentralização administrativa, com o objetivo de assegurar maior rapidez e objetividade às decisões, situando-as na proximidade dos fatos, pessoas ou problemas a atender.


    Letra E (resposta)INCORRETA:CONFORME A EXPLICAÇÃO DOS COLEGAS...


    BONS ESTUDOS!!! 

  • Ellison, segundo parte da doutrina a DESCENTRALIZAÇÃO ocorre por meio de duas formas: Por Outorga quanto a descentralização ocorre por meio de lei e a entidade recebe a titularidade e a execução da atividade descentralizada (Ex. Adm Indireta); e por Delegação quando mediante contrato ou ato administrativo a pessoa descentralizada receberia apenas a possibilidade de execução da atividade administrativa. (ex. Concessionárias e Permissionárias). FONTE: Rafael Oliveira, pág. 59. 

    Lembre-se sempre que existem PJs que exercem serviços públicos descentralizados mas não integram a Administração Indireta! Espero ter ajudado. Bons Estudos!

  • Administração Indireta é composta pelas entidades: F.A.S.E.

    Fundações públicas

    Autarquias

    Sociedade de economia mista

    Empresas públicas


    Letra E.

  • A administração direta, com o intuito de promover maior especialização dos serviços prestados, se utiliza do fenômeno da descentralização administrativa. Com efeito, toda vez que em qualquer área, a administração verificar que é necessária uma maior especialidade, eficiência, a descentralização será utilizada com a transferência muitas vezes da titularidade e execução dos serviços mediante lei, para pessoa jurídica criada especialmente para esse mister(descentralização por outorga). Outras vezes, contudo, a administração se vale da transferência apenas da execução dos serviços mediante negócio jurídico (contrato ou ato administrativo), porém, nesse caso, não cria pessoa jurídica, apenas delega a alguns prestadores particulares a execução, como predito, dos serviços públicos (descentralização por colaboração/delegação).

  • 8 pessoas integram a Administração Púlbica: 

    4 pessoas são da Administração Direta: União, Estado, DF, Municípios.

    4 pessoas são da Administração Indireta: Fundação Pública, Autarquia, Sociedade de Economia Mista e Empresa Pública (para decorar FASE).

  • Bom dia!

    Concordo com a Ana Maia.Eles pergunta da primeira, ou seja a administração direta.

    E a segunda é Administração indireta.

    Não entendi essa questão e o gabarito.

  • Letra E  administração indireta: autarquias, sociedade de econômia mista, empresas públicas  e  fundação pública.

  • 10% de conhecimento e 90% de atenção. 

  • ué não entendi a questão, refere -se a primeira que é Direta, mas na realidade seria a segunda, alguém mais não entendeu

     

  • É a incorreta que eles estão pedindo, no caso, a letra E, porque trocou a direta pela indireta, confundindo o candidato.

     

    Letra E é a Incorreta e gabarito da questão.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e o Decreto-Lei nº 200, de 1967.

    Ressalta-se que a questão deseja saber a alternativa incorreta.

    Vale frisar que tal Decreto-Lei, embora tenha sido editado há bastante tempo, ainda é cobrado em provas e possui previsões legais as quais se encontram de acordo com o nosso ordenamento jurídico. No entanto, certas previsões contidas, no respectivo Decreto-Lei, não estão mais de acordo com o nosso atual ordenamento jurídico. Por isso, deve-se saber o contido no Decreto-Lei elencado acima, mas se atentando às novas previsões legais de nosso ordenamento jurídico, para se fazer as devidas adequações e complementações.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 2º, do citado Decreto-Lei, "o Presidente da República e os Ministros de Estado exercem as atribuições de sua competência constitucional, legal e regulamentar com o auxílio dos órgãos que compõem a Administração Federal."

    Letra b) Esta alternativa está correta, pois dispõe o inciso I, do caput, do artigo 5º, do citado Decreto-Lei, o seguinte:

    "Art. 5º Para os fins desta lei, considera-se:

    I - Autarquia - o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada."

    Letra c) Esta alternativa está correta, pois dispõe o artigo 6º, do citado Decreto-Lei, o seguinte:

    "Art. 6º As atividades da Administração Federal obedecerão aos seguintes princípios fundamentais:

    I - Planejamento.

    II - Coordenação.

    III - Descentralização.

    IV - Delegação de Competência.

    V - Controle."

    Letra d) Esta alternativa está correta, pois, conforme o artigo 11, do citado Decreto-Lei, "a delegação de competência será utilizada como instrumento de descentralização administrativa, com o objetivo de assegurar maior rapidez e objetividade às decisões, situando-as na proximidade dos fatos, pessoas ou problemas a atender."

    Letra e) Esta alternativa está incorreta e é o gabarito em tela. Dispõe o artigo 4º, do citado Decreto-Lei, o seguinte:

    "Art. 4° A Administração Federal compreende:

    I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.

     II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

    a) Autarquias;

    b) Empresas Públicas;

    c) Sociedades de Economia Mista.

    d) fundações públicas."

    Portanto, uma forma de se escrever a alternativa em tela, de modo a corrigi-la, é a seguinte: "A Administração Federal compreende a Administração Direta e a Indireta, sendo a segunda subdividida em Autarquias, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista e fundações públicas."

    Gabarito: letra "e".