SóProvas


ID
1411930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A respeito dos princípios fundamentais, da aplicabilidade das normas constitucionais e dos direitos sociais, julgue o item a seguir.

O livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, desde que atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer, é norma constitucional de eficácia contida; portanto, o legislador ordinário atua para tornar exercitável o direito nela previsto.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    NORMA DE EFICÁCIA CONTIDA: Assim como a plena é de aplicação direta e imediata não precisando de lei para mediar os seus efeitos, porém, poderá ver o seu alcance limitado (sempre virá para restringir e nunca para ampliar) pela superveniência de uma lei infraconstitucional, por outras normas da própria constituição estabelece ou ainda por meio de preceitos ético-jurídicos como a moral e os bons costumes.

  • A primeira parte da questão está correta: a norma possui eficácia contida. Norma regulamentadora posterior poderá restringir o exercício de certas profissões a requisitos mínimos. O erro da questão está na parte final, uma vez que norma de eficácia contida não exige a norma regulamentadora do legislador ordinário. A atividade do legislador, neste caso, é discricionária.

  • Olá pessoal (GABARITO ERRADO)

    Vamos à questão:"O livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, desde que atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer, é norma constitucional de eficácia contida ( ATÉ AQUI ESTÁ CORRETA); portanto, o legislador ordinário atua para tornar exercitável o direito nela previsto ( Esta parte está ERRADA porque quem precisa de uma norma infraconstitucional para que possa irradiar seus plenos efeitos é a NORMA DE EFICÁCIA LIMITADA e NÃO A DE EFICÁCIA CONTIDA)
    Espero ter ajudado..
  • a segunda parte esta errada ao afirmar que o legislador ordinário tornará exercitável, o que não é verdade a norma de eficácia contida já é exercitável a lei poderá regulamentar e restringir.

  • Contida: Direta, Imediata e NÃO-INTEGRAL.

  • Norma de eficácia contida --> Lei ou CF/88 restringe 
    Norma de eficácia limitada --> Lei amplia

  • A norma de eficácia contida é autoaplicável, sendo, portanto, independente da atuação do legislador ordinário. ERRADA

  • norma de eficácia contida: aplicação direta e imediata ( logo o direito é exercitável) o legislador ordinário se atuar é para RESTRINGIR o direito nela previsto. Ex: exigência de OAB para atuar como advogado. 

  • A norma de eficácia contida já é exercitável a lei poderá regulamentar e restringir.

  • Norma de eficácia limitada.

  • O livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, desde que atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer, é norma constitucional de eficácia contida; portanto, o legislador ordinário atua para tornar exercitável o direito nela previsto. Lei poderá restringir.

                                                                                                                errado                                                                 certo

  • eficácia coNtida = regulameNtar e restriNgir

  • O que torna executável seria norma de eficácia limitada. O certo da questão seria se falasse na imposição de limites ao exercício do direito.

  • O livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, desde que atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer, é norma constitucional de eficácia contida; portanto, o legislador atua para RESTRINGIR o direito nela previsto.

  • Eficácia contida - Autoaplicáreis (aplicabilidade imediata) e restringíveis (leis podem criar restrições e exceções.

    TER EM MENTE: restringir e nunca para ampliar!

  • ERRADO.

    O legislador trabalha para restringir e reduzir o acesso ao trabalho, por meio de requisitos estabelecidos em lei.

    #PERTENCEREMOS

    Insta: @_concurseiroprf

  • O livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, desde que atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer, é norma constitucional de eficácia contida; portanto, o legislador ordinário atua para tornar exercitável o direito nela previsto. Resposta: Errado.

  • Trata-se de Norma de Eficácia Contida, portanto, de aplicabilidade Imediata, Direta e Não Integral.

    Logo, os direitos previstos nelas é imediata e diretamente exercitável, mas seu exercício pode ser restringido futuramente pela atuação do Legislador

  • O erro está na parte final, mas a primeira parte está correta.

  • Gab. ERRADO

    O livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, desde que atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer, é norma constitucional de eficácia contida; portanto, o legislador ordinário atua para tornar exercitável o direito nela previsto.

  • A norma de eficácia contida já é imediata e além do mais quando se fala em eficácia contida há de se pensar em duas palavras mágicas (ou ideias) de regulamentar e restringir, não foi o que aconteceu na questão.

  • Gab. ERRADO

    O livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, desde que atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer, é norma constitucional de eficácia contida (correta); portanto, o legislador ordinário atua para tornar exercitável o direito nela previsto. (errado, isso seria a de eficácia limitada. Na contida, a norma pode ser apenas restringida ou regulamentada).

  • " O livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, desde que atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer, é norma constitucional de eficácia contida" até aqui está certíssima o enunciado.

    Agora: o legislador ordinário atua para tornar exercitável o direito nela previsto??

    Gab.: Errado