SóProvas


ID
1411951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação aos poderes, atos e contratos administrativos, julgue o item a seguir.

A legalidade dos atos administrativos vinculados e discricionários está sujeita à apreciação judicial.

Alternativas
Comentários
  • O Poder Judiciário, quanto à legalidade, pode apreciar qualquer ato administrativo, pois o Brasil adotou o sistema uno de jurisdição o qual atribui a ele a competência de dizer o direito aplicável, nas situações de litígio, de modo definitivo. Assim quanto à LEGALIDADE tanto os atos discricionários quanto os atos vinculados poderão ser analisados pelo Judiciário, ademais é a própria C.F que assegura isso: XXXV - a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito;

     

     

    Gabarito: Correto   

  • A legalidade dos atos administrativos vinculados (aqueles sem nenhuma margem de liberdade prevista em LEI) e discricionários (com margem de liberdade previsto em LEI) está sujeita à apreciação judicial. Sim. Em relação à LEGALIDADE, os atos administrativos SEMPRE estão sujeitos à apreciação judicial.

  • CERTO

     

    O Poder Judiciário pode, sempre, desde que provocado, anular atos administrativos, vinculados ou discricionários, que apresentem vícios de ilegalidade ou ilegitimidade.

     

    Fonte: Direito Administrativo Descomplicado - Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo

  • (C)

    Outra semelhante:

    Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: CÂMARA DOS DEPUTADOS

    Julgue o item seguinte, referente ao controle da administração pública.

    Os atos discricionários praticados pela administração pública submetem-se ao controle do Poder Judiciário, tanto sob o aspecto da legalidade como sob o da moralidade.(C)

  • VIM DE 2021 PARA FALAR QUE ESTÁ SENDO RECORRENTE EM PROVAS DO CESPE