SóProvas


ID
1413931
Banca
FGV
Órgão
CONDER
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na perspectiva crítico-dialética, a investigação social compreende o movimento de reconstrução da realidade em suas múltiplas determinações.

Nessa orientação teórico-metodológica, a teoria tem a função de exceto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

  • Gabarito D

    Nessa orientação teórico-metodológica, a teoria tem a função de exceto: definir o quadro conceitual para o enquadramento dos dados empíricos.

    A teoria colabora e não define o quadro conceitual do enquadramento dos dados empíricos.

    A construção de um sistema de indicadores se faz pela decomposição dos elementos identificados como relevantes para o conceito em aspectos observáveis empiricamente, quantificáveis e escalonáveis quanto à sua força relativa no contexto da questão.

    A pesquisa empírica desses indicadores permite a mensuração de dados concretos de realidade, isto é, o alcance dos índices dos indicadores, que informa em que proporção aquele indicador incide na realidade observada.

    Para análise desses dados há que confrontá-los com parâmetros: padrões indicativos das possibilidades de variação de proporcionalidade intrínsecas a cada aspecto estudado e de seus significados.

    Esses parâmetros são obtidos através da acumulação e da universalização de informações sobre o comportamento dos indicadores em diferentes espaços geográficos e conjunturas históricas.