SóProvas


ID
1415458
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Da Espanha ao Himalaia, o mundo está cheio de povos que, como o da Crimeia, querem se separar de um Estado ou obter mais autonomia. Existem cerca de setenta movimentos separatistas e secessionistas no mundo, dos quais pouco mais de vinte são ativos. Os primeiros aceitam autonomia dentro de um país. Os segundos só aceitam independência. E o mapa global não para de se transformar: pelo menos trinta novos países emergiram desde o fim da Guerra Fria em 1989, por meio de processo de secessão, nas contas de especialistas.

                                                                                                                      O Globo, 23/3/2014, p.32.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando a geopolítica mundial do tempo presente, julgue o  item  a seguir.

Parte significativa dos novos países surgidos com o fim do sistema de bipolaridade que marcou as relações internacionais no pós-Segunda Guerra situa-se na antiga Cortina de Ferro, denominação usada para identificar os Estados que, na Europa do Leste, constituíam a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) ou sua área de influência.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/os-10-paises-mais-novos-do-mundo/

  • Em março de 1990, a Namíbia conquistou independência da África do Sul. No mesmo ano, dois países se unificaram para formar o Iêmem em maio e a Alemanha voltou a ser uma só em outubro, com a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria.

    Com o rompimento da União Soviética, entre maio e dezembro de 1991, ArmêniaAzerbaijãoBielorrússiaEstôniaGeórgiaCazaquistãoQuirguistsãoLetôniaMoldáviaLituâniaRússiaTadjiquistãoTurcomenistâoUcrânia e Uzbequistão entraram na lista oficial de países.

    Em 17 de setembro de 1991, as Ilhas Marshall e a Micronésia, dois territórios que faziam parte do Protetorado das Ilhas do Pacífico das Nações Unidas, também se tornaram independentes.

    Além dos estados já citados na lista, a dissolução da Iugoslávia também deu origem à Eslovênia e à Croácia em junho de 1991 e à Bósnia e Herzegovina em março de 1992. Fonte super interessante 


  • A expressão “Cortina de Ferro" foi criada pelo primeiro ministro britânico Winston Churchill ao designar o domínio da extinta União Soviética sobre os países do leste da Europa. No período pós-Guerra Fria, verifica-se  nessa região o surgimento de diversos países, como por exemplo,  as Repúblicas Bálticas em 1991, que foi o primeiro passo no processo de desmembramento da URSS. Além disso, a influência do governo russo nesses países passa a ser cada vez menor, diante da rápida aproximação do Leste Europeu com o Ocidente. Vide, por exemplo, a inclusão da Hungria, Polônia e República Checa na OTAN, em 1999.
    A resposta está correta. 
  • Complementando.

    Cortina de Ferro foi uma expressão usada para designar a divisão da Europa em duas partes, a Europa Oriental e a Europa Ocidental como áreas de influência político-econômica distintas, no pós- Segunda Guerra Mundial, conhecido como Guerra Fria.

     

    Fiquem com Deus.