SóProvas


ID
1415854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      Já se disse, numa expressão feliz, que a contribuição brasileira para a civilização será de cordialidade — daremos ao mundo o “homem cordial". A lhaneza no trato, a hospitalidade, a generosidade, virtudes tão gabadas por estrangeiros que nos visitam, representam, com efeito, um traço definido do caráter
brasileiro, na medida, ao menos, em que permanece ativa e fecunda a influência ancestral dos padrões de convívio humano, informados no meio rural e patriarcal.

Sergio Buarque de Holanda. Raízes do Brasil. 26.ª edição, São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 146-147.



Considerando as ideias do trecho acima e o pensamento político e social brasileiro, julgue o item que se segue.

Na década de sessenta do século XX, surgiu a chamada teoria da dependência, proposta que punha em questão o marxismo tradicional e dialogava de forma crítica com os argumentos desenvolvimentistas da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), incluindo-se entre os expoentes dessa formulação os sociólogos Fernando Henrique Cardoso e Enzo Faletto.

Alternativas
Comentários
  • Faletto é um dos formuladores da Teoria da Dependência. Sua obra mais conhecida é Dependencia y desarrollo en América Latina; ensayo de interpretación sociológica, escrita juntamente com Fernando Henrique Cardoso. O livro foi publicado inicialmente no México (Siglo XXI, 1969) e depois no Brasil (Rio de Janeiro: Zahar, 1970). É também autor de Génesis Histórica del Proceso Político Chileno (1971) e El Liberalismo (1977).

  • Fernando Henrique Cardoso - A elaboração da teoria da dependência

  • A Teoria da Dependência é baseada na leitura crítica e marxista de processos de reprodução de subdesenvolvimento observados na chamada periferia do capitalismo mundial. Esta teoria foi apresentada e defendida como uma espécie de contraposição à visão tradicionalmente defendida por movimentos marxistas mais ortodoxos, especialmente por partidos comunistas.