SóProvas


ID
1415860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca da história social e política do Brasil, julgue o item subsecutivo.

Entre fins dos anos setenta e início dos anos oitenta do século passado, explodiu, na região do ABC, em São Paulo, uma série de movimentos que assinalaram o início das greves operárias no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • não foi o INÍCIO das greves. 

  • anos 80 ainda era controlado pelos militares e o AI-5

  • Ñ entendi nd, pelas minhas pesquisar diz q iniciou nesse periodo. Dê uma olhada nesse video: https://www.youtube.com/watch?v=n1LrCS1g3-Q (alguem me esclarece a mete pf)

  • questão viajada. não entendi o porquê de esta errada mas de boa  

  • O inicio das greves que são relevantes para a história, se deu no governo Figueredo, em 1979, inclusive com o surgimento do PT, não sei pq essa questão está errada.

  • Não entendi. Há uma questão da prova para a Diplomacia de 2009 em que consta que entre as transformações da sociedade ocorridas nesse período, pode-se citar o SURGIMENTO de importante movimento operário na região do chamado ABC, em São Paulo

  • Greve na cidade de Contagem (Minas Gerais) ocorrida em 1967 é um exemplo de greve anterior ao ciclo de greves da década de 1980. Cerca de 16 mil trabalhadores pararam de trabalhar o que exigiu a ida do então ministro do trabalho Jarbas Passarinho à região.
  • No Brasil, o primeiro grande movimento grevista ocorreu em julho de 1917, em São Paulo, quando uma greve geral paralisou completamente a capital. Greve esta iniciada pelo operariado. 

  • surgiu um grande movimento operario pelas lutas das classes trabalhadores com o principal lider Luis inacio lula da silva

  • História é, sobretudo, cronologia. Não se está perguntando sobre a relevância, o que também seria discutível. Nesse aspecto a Mayara Paixão mandou bem. 

  • Eu acho que essa questão está com o gabarito errado.

  • Gabarito da questão completamente equivocado.

    Deveria ser correto.

    movimento grevista, que foi o ápice do Novo Sindicalismo, iniciou-se em 12 de maio de 1978 nas fábricas de caminhões da Saab-Scania, em São Bernardo do Campo, São Paulo, quando cerca de 2 mil metalúrgicos cruzaram os braços pela reivindicação de 20% de aumento salarial. No contexto de arrocho dos salários e de fim do crescimento verificado durante o Milagre Econômico no Brasil, o movimento se alastrou para outras empresas, como a Ford, Mercedes-Benz e Volkswagen.

     

    Em 1979, uma nova onda grevista surgiu nas cidades paulistas de Osasco e Guarulhos, além de outras localidades, mas contando desta vez com outras categorias profissionais além dos metalúrgicos, como professores, bancários, funcionários públicos, jornalistas, operários da construção civil, médicos, lixeiros e outras categorias.

     

    Em 1980, uma nova greve ocorreu em São Bernardo do Campo, durando 41 dias e mobilizando 300 mil metalúrgicos. No Brasil não havia greves desta dimensão desde 1968 e tampouco haviam sido organizadas contra a vontade das antigas direções sindicais. Acostumados com as negociações com os governos, os velhos dirigentes dos sindicatos da região foram superados por novas lideranças, dentre as quais se destacou Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e um dos principais líderes do futuro PT.

     

    Na greve de 1980, a população se solidarizou com os grevistas arrecadando recursos para os fundos de greve e alimentos. Mesmo com o governo enfraquecido, a repressão aos manifestantes foi dura, com mortes e intervenções nos sindicatos mais ativos, como o dos bancários de Belo Horizonte e Porto Alegre, e o dos Metalúrgicos de São Bernardo. Foi neste ano também que Lula foi preso, enquadrado pelo regime militar na Lei de Segurança Nacional.

     

    As consequências das greves foram o enfraquecimento ainda maior do regime militar e o surgimento de um polo aglutinador das forças de esquerda, fragmentadas durante a ditadura, em torno da CUT e do PT, que se tornariam elementos de organização extremamente influentes nas três décadas posteriores.

  • Gabarito: ERRADO.

     

    Questão simples. Já havia greves comandadas pelo movimento operário no Brasil desde os anos 1910, sendo a mais famosa a Greve Geral de 1917. Desde então foi um instrumento usado pelos trabalhadores, embora tenha praticamente inexistido durante o período de vigência do AI-5 (1968-1978). O movimento do ABC não foi o início do movimento operário nacional, mas a sua retomada, marcando uma mudança na relação entre patrões, sindicatos e governos.

  • O início das greves operárias não foi no governo militar, não briguem com a questão. 

  • SIntetizando:

    - o INICIO DE GREVES operárias NO BRASIL começou muito antes. Começou, como já disseram, no início do séc. XX.

    - o SURGIMENTO de greves operárias NO REGIME MILITAR se deu em 1967/1968 em Osasco (SP) 

  • As greves operárias, como já vimos em aulas passadas, iniciaram-se em período bem anterior, ainda no começo do século XX.

    Gabarito: Errado

  • Existem diversos debates na História que discutem as tendências políticas dos participantes e, principalmente, das lideranças da greve de 1917, mas é comum defini-la como uma greve de tendências anarco-sindicais.