SóProvas


ID
1416679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

No que se refere às regras gerais do direito de empresas, julgue o seguinte item.

Não se considera comerciante o sócio de sociedade empresária que pratica atos mercantis na condição de representante da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • "5. A pessoa física, por meio de quem o ente jurídico pratica a mercancia, por óbvio, não adquire a personalidade desta. Nesse caso, comerciante é somente a pessoa jurídica, mas não o civil, sócio ou preposto, que a representa em suas relações comerciais. Em suma, não se há confundir a pessoa, física ou jurídica, que pratica objetiva e habitualmente atos de comércio, com aquela em nome da qual estes são praticados. O sócio de sociedade empresarial não é comerciante, uma vez que a prática de atos nessa qualidade são imputados à pessoa jurídica à qual está vinculada, esta sim, detentora de personalidade jurídica própriaCom efeito, deverá aquele sujeitar-se ao Direito Civil comum e não ao Direito Comercial, sendo possível, portanto, a decretação de sua insolvência civil. 

    6. Recurso especial não conhecido" - RECURSO ESPECIAL Nº 785.101 - MG (2005/0157147-3)

  • Questão que confunde por usar o conceito arcaico de "comerciante".

     

    Substituindo o termo comerciante por empresário, a questão fica mais clara. E, de fato, sócio não é empresário. Empresário é a própria sociedade em si, que é quem exerce a atividade econômica organizada com finalidade lucrativa para circulação de bens e serviços.

  • G A B A R I T O C E R T O

  • O sócio de sociedade empresarial não é comerciante (empresário), uma vez que a prática de atos nessa qualidade são imputados à pessoa jurídica à qual está vinculada, esta sim, detentora de personalidade jurídica própria. Com efeito, deverá aquele sujeitar-se ao Direito Civil comum e não ao Direito Comercial, sendo possível, portanto, a decretação de sua insolvência civil. 

  • Assertiva absolutamente correta. O sócio da sociedade empresária agindo como representante dessa sociedade não é um comerciante (ou empresário). O empresário é a sociedade. O sócio é um representante e não se confunde com o empresário.

    Resposta: Certo

  • José Humberto | Direção Concursos

    19/03/2020 às 16:49

    Assertiva absolutamente correta. O sócio da sociedade empresária agindo como representante dessa sociedade não é um comerciante (ou empresário). O empresário é a sociedade. O sócio é um representante e não se confunde com o empresário.

    Resposta: Certo