-
Apesar de achar estranho a colocação da palavra "oposto", pois, no meu entender, amostragem e censo não são opostos mas sim métodos excludentes, ou seja, o auditor utiliza um ou outro dependendo do tipo de distribuição e do objetivo do auditor.
Os critérios para utilização do censo no lugar da amostragem são descritos na IN 01-2001:
"5.Porém, existem casos onde não se recomenda a utilização de amostragem, tais como: a) quando a população é considerada muito pequena e a sua amostra fica relativamente grande; b) quando as características da população são de fácil mensuração, mesmo que a população não seja pequena; e c) quando há necessidade de alta precisão recomenda-se fazer censo, que nada mais é do que o exame da totalidade da população. " (grifo meu)
-
O censo é o oposto da auditoria, pois no censo a pesquisa é 100% enquanto na auditoria o procedimento é de amostragem de menos de 100% dos itens da população.
-
Colegas, não dá pra engolir essa afirmação totalmente subjetiva da Cespe
O oposto de 100% é 0%, qual seja, o oposto de selecionar TODOS é não selecionar nenhum.
-
No meu humilde entender, a palavra oposto está empregada corretamente. Creio que ela deve ser interpretada como no RL. TODO - oposto - ALGUM NÃO. Não se deve pensar em matemática, onde o oposto de 100 é -100 ^^
-
O exame de 100% das unidades de amostragem (população) é o oposto do exame de menos de 100% dos itens (amostra)
-
Oposto? Ai meu Deus! O avaliador não sabe o conceito de amostragem ou não sabe o significado de oposto. Arrego!
-
Exato! Pois o censo,trabalha com todos os componentes da população.
-
Olha, marquei certo, mas a palavra “sempre” é complicado. Ou seja, mesmo que o custo seja exorbitante e não compense com o achado que poderá ser gerado, deverá ser feito um censo? Eu discordo.
-
Vamos a algumas considerações:
Censo não é amostragem.
Censo = exame de 100% da população
Amostragem= exame em menos de 100% da população.
Censo= alta precisão
Amostragem= sujeita a risco de amostragem
Resposta: certo.
-
Redação horrível