SóProvas


ID
141727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SECONT-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com relação à classificação das auditorias no setor público e às
formas como elas podem ser realizadas, julgue os itens que se
seguem.

Se o auditor estiver autorizado a incluir recomendações no final de seu relatório que visem a auxiliar a administração na gerência e nos resultados, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial, trata-se, então, da auditoria operacional.

Alternativas
Comentários
  • Comentário objetivo:

    Pela Instrução Normativa 01 de 06 de abril de 2001:

    IV. Auditoria Operacional: consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir uma opinião
    sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações, que visem aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial. Este tipo de procedimento auditorial, consiste numa atividade de assessoramento ao gestor público, com vistas a aprimorar as práticas dos atos e fatos administrativos, sendo  desenvolvida de forma tempestiva no contexto do setor público, atuando sobre a gestão, seus programas governamentais e sistemas informatizados.

  • Perfeito! Este é o sentido expresso pelo princípio das recomendações, contido na ISSAI 300:

    Se relevante e permitido pelo mandato da EFS, os auditores devem procurar fornecer recomendações construtivas que possam contribuir significativamente para enfrentar as deficiências e os problemas identificados pela auditoria.

    Vale lembrar que as recomendações podem ajudar a organização a melhorar os seus controles internos. Em todos os casos, porém, a ANOP auxilia a melhorar a transparência e accountability dos responsáveis.

    Resposta: Certo

  • A necessidade do auditor ser autorizado a inserir recomendações no relatório é novidade pra mim... Achava que isso era inerente à própria profissão.

    Alguém saberia apontar qual a doutrina que defende essa necessidade?

    Bom estudo a todos!