-
Centro-Oeste nunca foi protagonista no Brasil quanto a economia.
-
Errada.
O rearranjo regional favoreceu sim uma articulação economica entre diferentes regiões do país. Contudo, exagerou ao falar que o protagonismo nacional foi alterado para o Centro-Oeste. Economicamente, o Sudeste ainda tem o protagonismo nacional na economia.
#fé
-
Crisalbert Botelho Ramos
Item errado. A construção de Brasília claramente foi responsável por aumentar o processo de interiorização do país, porém, ainda, o chamado protagonismo nacional é exercido por São Paulo e Rio de Janeiro, sendo ainda as cidades globais de maior poder de polarização urbana.
-
A construção da nova capital Brasília redundou em um rearranjo regional do Brasil, ao favorecer a articulação econômica do Sudeste com o Norte e o Centro-Oeste. Este reordenamento não foi suficiente, porém, para alterar o protagonismo nacional, que continua na região Sudeste.
Resposta errado
-
Gabarito: ERRADO
A construção de Brasília gerou impactos na economia e comércio brasileiros, pois de fato passou a representar um elemento de ligação (articulação) entre as regiões Centro-Oeste/Norte e o Sudeste/Sul do país, porém tais impactos não foram tão grandiosos e radicais como afirma a questão, ou seja, não houve a alteração do protagonismo nacional para o Centro-Oeste, pois até os dias de hoje o protagonismo econômico continua com a região Sudeste do país, produtora de mais de 50% do PIB nacional.
TECCONCURSOS
-
Pessoal, o protagonista ainda é o sudeste, a questão erra ao falar que o centro oeste é o protagonista
gab: errado
-
Pode-se dizer que há concentração política, porém a grande massa econômica está localizada na região Sudeste...
O Sudeste ocupa apenas 11% do território nacional, mas responde por 55,4% do PIB...
Fonte: cnaBrasil