SóProvas


ID
1419247
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                    A língua frouxa

      O poeta Ezra Pound dizia que era preciso manter a língua eficiente. Palavras corrompidas, usadas fora de contexto, e a substituição arbitrária e compulsória de umas por outras tornam a língua pobre, imprecisa, ineficiente. Com isso, produzem pensamentos frouxos, e a vida vai para o beleléu.
      Ao agradecer, por exemplo, quase ninguém mais diz “Obrigado”. O gato comeu o primeiro “o”. Milhões agora gorgolejam um excruciante “Brigado”. Não que isso seja novidade – apenas tornou­se uma regra não escrita. Naturalmente, o mesmo empobrecimento que produz o “brigado” impede que, se for uma mulher, ela diga “Obrigada”.
      Da mesma forma, quando alguém hoje nos lisonjeia com um “Obrigado” (ou seu correspondente “Obrigada”), abandonamos a resposta clássica, sóbria e elegante, “De nada” ou “Por nada”. Em vez disso, cacarejamos “Imagina!” – como se ficássemos sinceramente ofendidos por alguém estar nos agradecendo. Há casos em que, não contente, a pessoa solta: “Magina!”. Pro ponho o seguinte: se alguém nos diz “Brigado!”, fica liberado o uso de “Magina!” – uma elocução merece a outra.
      E o que dizer do “Com certeza!”? Há anos, mandou para o limbo uma variedade de opções, como “Claro!”, “Sem dúvida!”, “Evidente!” ou “Certo!”, além do melhor e tão mais simples “Sim!”. Jogadores de futebol, nas torturantes entrevistas que concedem ao fim da partida, são os grandes abonadores do “Com
certeza!”. Quase sempre, sem saber o que significa.
      O locutor pergunta: “Fulaninho, vocês perderam por 10 a 0. Como será o próximo jogo?”. O craque responde: “Com certeza. Agora é levantar a cabeça e trabalhar duro para vencer o próximo jogo e conquistar nossos objetivos”. O locutor só pode agradecer: “Brigado!”.
      E o craque, retrucar: “Magina!”.

                                                            (Ruy Castro, Folha de S.Paulo, 01.11.2008. Adaptado)

Na frase – A senhora disse obrigada ao motorista que lhe cedeu a passagem. –, percebe­se a correta concordância entre os termos em destaque, pois ambos estão flexionados no feminino. B
aseando- ­se no exemplo, também está correta a concordância nominal em:

Alternativas
Comentários
  • O que foi anexada ä carta? as últimas fotos, logo o correto seria:  (foram)  anexadas à carta as útimas fotos da viagem.!

  • ENVIOU "ANEXADO" À CARTA, AS ÚLTIMAS FOTOS DA VIAGEM 

  • Errei por que considerei que fosse caso obrigatório de vírgula, em; Organizados sobre a mesa, havia os boletins de ocorrência do dia.

  • a) No e-mail, seguem os dados bancários necessário para a efetivação do depósito.

    Errada, o correto seria Necessária pois toda vez que expressões como " é necessário, é bom, é proibido, é permitido" sempre que após eles vierem artigo eles vão para o fem, aqui na frase não tem o É mas é a mesma coisa

    b) Organizados sobre a mesa havia os boletins de ocorrência do dia.

    Correta

    c) Elas mesmos revisaram o texto que continha erros de grafia.

    Errada, o correto seria mesmas pra concordar com Elas

    d) A casa à venda possuía jardim e varanda belíssimas.

    Errada, o correto seria possuíam

    e) Enviou, anexada à carta, as últimas fotos da viagem.

    Errada, o correto seria Anexado