SóProvas


ID
1419484
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

                                          Uma ética de mão dupla

Desde que a lei de combate à corrupção entrou em vigor, no começo do ano, o especialista em Direito Público Fábio Medina Osório mergulhou numa intensa agenda de viagens para explicar aos grandes empresários brasileiros os meandros da norma que propõe punir com rigor as empresas que tiverem funcionários envolvidos em escândalos de corrupção. Ex-promotor do Ministério Público do Rio Grande do Sul, doutor em direito administrativo e presidente do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado (Iiede), Medina vê na lei que impõe severas sanções aos corruptores o início do que pode ser uma profunda mudança de costumes – dos maus costumes. Mas alerta: não adianta tentar punir apenas o empresário.”

                                                            (Veja, 20/08/2014)



Segundo o que se pode depreender do texto, a finalidade das palestras do jurista é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Viajei com a FGV e acabei colocando a B, por medo de a mais óbvia estar, justamente por isso, errada. Mas viajei demais. Era a C. Meandros = desdobramentos.

  • Poxa, não concordo com a banca.
    O objetivo é explicar a lei, pelo que dá para entender:
    "para explicar aos grandes empresários brasileiros os meandros da norma "
    Quer dizer, a palestra é para explicar os detalhes da norma. Não os desdobramentos! 

    Mas, fazer o que... :/

  • O objetivo da palestra, segundo o texto é: Explicar aos grandes empresários brasileiros os meandros da norma que propõe punir com rigor as empresas que tiverem funcionários envolvidos em escândalos de corrupção.

    Explicar =~ Esclarecer;
    Meandros =~ Desdobramentos.

  • Ah tá.
    Duvido que se a questão perguntasse: "O significado de meandros é parecido com desdobramentos" alguém teria coragem de marcar como correto. rs.

  • Na verdade meandros não é igual a desdobramentos, mas de acordo com a semântica da questão pode-se considerar substituível.

    Quanto as alternativas A e B em momento algum o texto se refere a "explicitar as punições" ou "que evitem severas sanções".