SóProvas


ID
1419499
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2

                                    Uma ideia

      Os americanos são supersticiosos, mas também são práticos. Treze é um número de azar em todo o mundo, mas só nos Estados Unidos fizeram algo a respeito: para anular os efeitos do número maldito, os prédios lá construídos não têm o décimo terceiro andar. No painel dos elevadores, a numeração pula do 12 para o 14. É claro que o 14 é o 13 que não ousa dizer seu nome e, mesmo com pseudônimo, continua a ser o 13. Não interessa. Num hotel americano, por exemplo, você jamais ficará num andar azarento.

                                                            (Veríssimo, O Globo, 17/8/2014)

No texto, a frase “Não interessa” indica

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

    Atentemo-nos ao fato de o texto ser do Veríssimo, autor muitíssimo utilizado pela banca e que na maioria das vezes apela para o humor em seus textos. Ao fazer algumas questões de interpretação com textos do Veríssimo percebi que a banca sempre vai tentar nos induzir ao erro colocando uma alternativa referenciando ou aludindo ao humor. A não ser que seja muito óbvia, geralmente essa não é a correta, e acaba ficando sempre com uma ou duas que também parecem certas... Neste caso, "não interessa" intentou abandonar a argumentação lógica sobre o fato. Avante!

  • Levei em consideração de que todo o texto é tratado com humor, por isso não podemos dizer houve apelo para humor em um pedaço específico do texto. Acredito que esse foi o erro da opção D


    Por outro lado, podemos afirmar que houve um abandono da argumentação lógico, a qual estava sendo utilizada até o momento. O que torna a assertiva B correta.

  • Muito bom, Andressa Cover! =)

  • Dificil me convencer que a INTENÇÃO do Verissimo foi o "abandono da argumentação lógica" !! 

    Valha-me Deus!! Vontade que dá é de mandar um email para o Verissimo perguntando se a intenção dele foi essa

    Fala sério

  • Anacoluto  - É a quebra da estrutura lógico-sintática, ficando um termo sem função sintática na frase;

    Gabarito B