SóProvas


ID
1419655
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A respeito da materialidade, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    A determinação de materialidade é uma questão de julgamento do auditor.

  • A determinação de materialidade pelo auditor é uma questão de apuração científica e é afetada pela percepção do auditor das necessidades de informações financeiras dos usuários das demonstrações contábeis.

    Erro: "apuração científica"
    Segundo o Prof. Marcelo Aragão: "A determinação de materialidade pelo auditor é uma questão de julgamento profissional e é afetada pela percepção do auditor das necessidades de informações financeiras dos usuários das demonstrações contábeis."Gabarito: Alternativa a)
  • Marquei a "d" por considerá-la errada também! O que acham?

  • Item A12 da NBC TA 320:

    A12. A determinação de materialidade para execução de testes não é um cálculo mecânico simples e envolve o exercício de julgamento profissional. É afetado pelo entendimento que o auditor possui sobre a entidade, atualizado durante a execução dos procedimentos de avaliação de risco, e pela natureza e extensão de distorções identificadas em auditorias anteriores e, dessa maneira, pelas expectativas do auditor em relação a distorções no período corrente.


    Item 6 da NBC TA 200:

    6.   O conceito de materialidade é aplicado pelo auditor no planejamento e na execução da auditoria, e na avaliação do efeito de distorções identificadas sobre a auditoria e de distorções não corrigidas, se houver, sobre as demonstrações contábeis (NBC TA 320 - Materialidade no Planejamento e na Execução da Auditoria, e NBC TA 450 - Avaliação das Distorções Identificadas durante a Auditoria).

    Em geral, as distorções, inclusive as omissões, são consideradas relevantes se for razoável esperar que, individual ou conjuntamente, elas influenciem as decisões econômicas dos usuários tomadas com base nas demonstrações contábeis. Julgamentos sobre a materialidade são estabelecidos levando-se em consideração as circunstâncias envolvidas e são afetadas pela percepção que o auditor tem das necessidades dos usuários das demonstrações contábeis e pelo tamanho ou natureza de uma distorção, ou por uma combinação de ambos. A opinião do auditor considera as demonstrações contábeis como um todo e, portanto, o auditor não é responsável pela detecção de distorções que não sejam relevantes para as demonstrações contábeis como um todo.


  • A materialidade na auditoria está diretamente ligada à relevância de um fato em relação ao objeto do exame, ou seja, o quanto aquele fato poderá distorcer a materialidade das demonstrações contábeis verificadas.

    seguir o raciocinio acima, verifica-se acertiva a' como incorreta

  • Marci 15,

    A letra D fala que "A materialidade determinada no planejamento da auditoria NÃO estabelece necessariamente um
    valor abaixo do qual as distorções não corrigidas serão SEMPRE avaliadas como não relevantes..  e esta correto: 

    Imagine uma materialidade como um todo de 10.000.000

    Imagina uma materialidade de auditoria (que deve ser necessariamente abaixo da global) de 8.000.000

    Se encontrarmos uma fraude de um diretor de 3.000.000 isso será uma distorção relevante certo? Mesmo estando abaixo do valor definido,

    Então realmente não se estabelece necessariamente um valor abaixo onde serão SEMPRE avaliadas como NÂO RELEVANTES... se isso acontecesse então essa fraude seria não relevante o que é falso.

     

     

     

  • Segundo a NBC TA 320, a determinação de materialidade pelo auditor é uma questão de julgamento profissional (não de apuração científica) e é afetada pela percepção do auditor das necessidades de informações financeiras dos usuários das demonstrações contábeis.

     

    Julgamento Profissional (Soberania do Auditor)
    É aplicação do treinamento, conhecimento e experiência relevantes, dentro do contexto fornecido pelas normas de auditoria, contábeis e éticas, na tomada de decisões informadas a respeito dos cursos de ação apropriados nas circunstâncias do trabalho de auditoria.

     

    Fonte: Prof. Me. Rodrigo Fontenelle - Curso de Auditoria para CFC

  • Na boa!!! O comentário (exemplo) do LUIZ OLIVEIRA, foi muito Bom!!! Parabéns irmão! 

  • Letra A.

     

    Comentários:

     

    Segundo o disposto na NBC TA 320, “A determinacão de materialidade para execucão de testes na o é um

    cálculo mecânico simples e envolve o exercício de julgamento profissional”.
    É afetado pelo entendimento que o auditor possui sobre a entidade, atualizado durante a execucão dos

    procedimentos de avaliacão de risco, e pela natureza e extensa o de distorcões identificadas em auditorias
    anteriores e, dessa maneira, pelas expectativas do auditor em relacão a distorcões no período corrente.

     

     

     

    Gabarito: A:

     

    Prof. Claudenir Brito

  • Questão aborda o conceito de materialidade, segundo a NBC TA 320(R1):

    6. Ao planejar a auditoria, o auditor exerce julgamento sobre a magnitude das distorções que são consideradas relevantes. […] A materialidade determinada no planejamento da auditoria não estabelece necessariamente um valor abaixo do qual as distorções não corrigidas, individualmente ou em conjunto, serão sempre avaliadas como não relevantes. As circunstâncias relacionadas a algumas distorções podem levar o auditor a avaliá-las como relevantes mesmo que estejam abaixo do limite de materialidade. Apesar de não ser praticável definir procedimentos de auditoria para detectar distorções que poderiam ser relevantes somente por sua natureza, ao avaliar seu efeito sobre as demonstrações contábeis o auditor considera não apenas a magnitude, mas, também, a natureza de distorções não corrigidas, e as circunstâncias específicas de sua ocorrência (NBC TA 450, item A16).[…] [grifo nosso]

    No mesmo sentido, a ISSAI 200/NBASP 200 traz essa mesma definição de materialidade:

    63. A materialidade determinada no planejamento da auditoria não necessariamente estabelece um valor abaixo do qual as distorções não corrigidas, individualmente ou em conjunto, serão sempre avaliadas como não relevantes. As circunstâncias relacionadas a algumas distorções podem levar o auditor a avaliá-las como relevantes, mesmo que estejam abaixo do limite de materialidade. […] [grifo nosso]

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/tce-rs-auditor-publico-externo-auditoria-governamental-prova-comentada-fcc-2018/

  • Não é uma questão de apuração científica, mas de julgamento profissional. Letra A
  • NBC TA 320

    4. A determinação de materialidade pelo auditor é uma questão de julgamento profissional e é afetada pela percepção do auditor das necessidades de informações financeiras dos usuários das demonstrações contábeis. Neste contexto, é razoável que o auditor assuma que os usuários:

    (a) possuem conhecimento razoável de negócios, atividades econômicas, de contabilidade e a disposição de estudar as informações das demonstrações contábeis com razoável diligência;

    (b) entendem que as demonstrações contábeis são elaboradas, apresentadas e auditadas considerando níveis de materialidade;

    (c) reconhecem as incertezas inerentes à mensuração de valores baseados no uso de estimativas, julgamento e a consideração sobre eventos futuros; e

    (d) tomam decisões econômicas razoáveis com base nas informações das demonstrações contábeis.

  • Transcrições da NBC TA 300 corretas, exceto a letra A, conforme se verifica no item 4 da norma.

    NBC TA 300, 4

    A determinação de materialidade pelo auditor é uma questão de julgamento profissional e é afetada pela percepção do auditor das necessidades de informações financeiras dos usuários das demonstrações contábeis.

    Embora a materialidade seja normalmente definida em termos monetários e resulte, em muitos casos, de avaliações simples como: um percentual da receita, um percentual do ativo etc..., não há nenhum critério científico envolvido. Trata-se de mero julgamento profissional. Uma distorção de R$ 100.000 pode ser material para a empresa “X” e imaterial para uma empresa como o Google por exemplo. A materialidade acompanha o auditor durante toda a auditoria.

    Aprenda um pouco mais:

    O conceito de materialidade é aplicado pelo auditor no planejamento e na execução da auditoria, e na avaliação do efeito de distorções identificadas na auditoria e de distorções não corrigidas, se houver, sobre as demonstrações contábeis e na formação da opinião no relatório do auditor independente

     

    Resposta A