SóProvas


ID
1419658
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A respeito de uma amostra de auditoria, analise as afirmativas a seguir.

I. Ao definir uma amostra de auditoria, o auditor deve considerar a finalidade do procedimento de auditoria e as características da população da qual será retirada a amostra.
II. O auditor deve selecionar itens para a amostragem de forma que cada unidade de amostragem da população tenha a mesma chance de ser selecionada.
III. Ao definir uma amostra de auditoria, o auditor deve considerar os fins específicos a serem alcançados e a combinação de procedimentos de auditoria que devem alcançar esses fins.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E; NBC TA  530...

    6.   Ao definir uma amostra deauditoria, o auditor deve considerar a finalidade do procedimento de auditoriae as características da população da qual será retirada a amostra (ver itens A4a A9). (ITEM I)...

    8.   O auditor deve selecionaritens para a amostragem de forma que cada unidade de amostragem da populaçãotenha a mesma chance de ser selecionada (ver itens A12 e A13). (ITEM II) ...

    A5.   Aodefinir uma amostra de auditoria, o auditor deve considerar os fins específicosa serem alcançados e a combinação de procedimentos de auditoria que devemalcançar esses fins. (ITEM III)

    Bons estudos! ;)

  • Cuidado com o item II.

    Ele está tratando da amostragem estatística. Em se tratando de amostragem não estatística, não se aplica este conceito.


    NBC TA 530, A12. Pela amostragem estatística, os itens da amostra são selecionados de modo que cada unidade de amostragem tenha uma probabilidade conhecida de ser selecionada.

    Pela amostragem não estatística, o julgamento é usado para selecionar os itens da amostra.


  • Ora, em nenhum momento o caput da questão afirma que trata-se de uma amostragem estatística. O item II afirma que o auditor "DEVE selecionar itens para a amostragem de forma que cada unidade de amostragem da população tenha a mesma chance de ser selecionada."

    Na verdade, o auditor "PODE" fazer isto, mas não obrigatoriamente, uma vez que ele pode fazer uso de seleções não estatísticas.

    Ainda que tenha cobrado a literalidade da NBC TA 530, esta não foi referenciada, portanto, estariam corretos apenas os itens I e III. 

    Infelizmente, como nem tudo na vida são flores, ainda que bem argumentado, o melhor eh decorar esta frase e levar pra prova ;)

  • Concordo plenamente com o Pedro. Decorar palavra por palavra é o que nos resta, e também adivinhar que o autor da questão está se referindo a uma norma específica.

  • Resolução: transcrições literais da NBC TA 530. Todas corretas.

    Resposta E.

  • Item I. CORRETO. De acordo com a NBC TA 530, “Ao definir uma amostra de auditoria, o auditor deve considerar a finalidade do procedimento de auditoria e as características da população da qual será retirada a amostra”. 

    Item II. CORRETO. É exatamente isso o que prevê a NBC TA 530 (item 8).

    Item III. CORRETO. Nos termos da NBC TA 530, ao definir uma amostra de auditoria, o auditor deve considerar os fins específicos a serem alcançados e a combinação de procedimentos de auditoria que devem alcançar esses fins. A consideração da natureza da evidência de auditoria desejada e as eventuais condições de desvio ou distorção ou outras características relacionadas com essa evidência de auditoria ajudam o auditor a definir o que constitui desvio ou distorção e qual população usar para a amostragem. Ao cumprir com as exigências do item 8 da NBC TA 500, quando definir a amostragem em auditoria, o auditor executa os procedimentos de auditoria para obter evidência de que a população da qual a amostra de auditoria foi extraída está completa.

    Gabarito: “E”. 

    Prof. Tonivan