SóProvas


ID
1420144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

O conhecimento acerca das águas superficiais e subterrâneas é de fundamental importância na integração das ações gerenciais relativas aos recursos hídricos, o que reflete positivamente no aproveitamento múltiplo desses recursos e minimiza os efeitos negativos ao ambiente decorrentes de atividades antrópicas. Em relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

No aquífero do tipo sedimentar, aquele que armazena o maior volume de água, a porosidade distribui-se homogeneamente, o que permite que a água flua em qualquer direção; no aquífero cárstico, a circulação da água ocorre nas fraturas e outras diáclases, o que pode resultar em verdadeiros rios subterrâneos.

Alternativas
Comentários
  • o porosidade de rochas sedimentares não é homogênea. Em termo práticos, só no laboratório temos controle tecnológico. Na natureza, uma rocha quase nunca vai ter porosidade homogênea

     

     

    quanto ao que versa sobre aquíferos cársticos, ela está certa; há sim casos em que tem rios subterrâneos, mas esses casos são raros não são muito frequentes

     

    questão errada

  • A capacidade da rocha de permitir que um fluido circule através da mesma está relacionada ao conceito de permeabilidade, não de porosidade.

    E nos aquíferos cársticos ocorre através da dissolução da rocha

  • Segundo a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas:

    • Aquífero poroso: Uma particularidade desse tipo de aquífero é sua porosidade quase sempre homogeneamente distribuída, permitindo que a água flua para qualquer direção, em função tão somente dos diferenciais de pressão hidrostática ali existente. Essa propriedade é conhecida como isotropia.
    • Aquífero cárstico: formado em rochas calcárias ou carbonáticas, onde a circulação da água se faz nas fraturas e outras descontinuidades (diáclases) que resultaram da dissolução do carbonato pela água. Essas aberturas podem atingir grandes dimensões, criando, nesse caso, verdadeiros rios subterrâneos. 

    Fonte: https://www.abas.org/aguas-subterraneas-o-que-sao/