SóProvas


ID
1420681
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal do Recife-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 – Fonte da juventude

                        Superinteressante, 2009

Sempre existiram jovens e velhos. Mas a noção de juventude que a gente tem é bem mais recente: começou nos EUA e na Europa dos anos 20. Foi quando as universidades se tornaram comuns e atrasaram a idade em que as pessoas casavam e tinham filhos. De uma hora para outra, cada vez mais gente passava a desfrutar esse intervalo que quase não existia antes: o limbo entre a infância e a vida adulta para valer. Um limbo, aliás, que fica cada vez mais longo.

A frase do texto 2 “Sempre existiram jovens e velhos” pode ser reescrita de forma adequada e mantendo-se o sentido original do seguinte modo:

Alternativas
Comentários
  • O cerne da questão é o verbo haver com sentido de existir, que é impessoal, em razão disso não concorda com o termo "jovens e velhos" que era o sujeito na oração original. A melhor explicação que encontrei sobre o assunto foi esta: 

    http://portuguesdeverdade.blogspot.com.br/2009/07/teoria-haver-como-verbo-impessoal.html

    bons estudos a todos

  • Acredito que a explicação seja a seguinte: na letra A e B o verbo "haver" está empregado no sentido de existir, portanto não flexiona. Na letra D o verbo auxiliar deve flexionar-se de acordo com o verbo principal, ou seja, "deixou". Na letra E o verbo "deixar" tem de concordar com o sujeito: jovens e velhos nunca deixaram de existir. No caso da letra D, o verbo "deixar" acompanha o principal pelo fato de "haver" ser impessoal.

  • Nem parece FGV.

    Auxiliar de verbos impessoais SEMPRE na 3ª p. sing.
  • LETRA C. 

     a) HOUVE sempre jovens e velhos; (VERBO HAVER NO SENTIDO DE EXISTIR É IMPESSOAL, ou seja, permanece no singular sempre)

     b)não só jovens, mas também velhos sempre HOUVE; (VERBO HAVER NO SENTIDO DE EXISTIR É IMPESSOAL, ou seja, permanece no singular sempre)

     c) jovens, assim como velhos, sempre houve; CERTO 

     d)nunca DEIXARA de haver jovens e velhos; (LOCUÇÃO VERBAL, em que o verbo principal é o verbo haver, o verbo auxiliar tem de ficar no singular , no caso o verbo deixar) 

     e)nunca DEIXARAM de existir jovens e velhos. (LOCUÇÃO VERBAL, em que o verbo principal é o verbo existir, o verbo auxiliar varia de acordo com o sujeito já que o verbo existir não é impessoal)