SóProvas


ID
1420753
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal do Recife-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 8 – A Comissão da Verdade

A Comissão da Verdade revelou nesta segunda-feira, 4, que o governo militar determinou a todos os agentes públicos no Brasil e no exterior, a partir de 1972, que não atendessem a nenhum pedido de esclarecimento de organizações nacionais e internacionais sobre mortos e desaparecidos em consequência da repressão.
O ato foi uma reação específica às ações da Anistia Internacional, que vinha denunciando e cobrando esclarecimentos sobre violações de direitos humanos, como torturas, desaparecimentos e assassinatos de opositores.

O Estado de São Paulo, 04 fev 2013

“O ato foi uma reação específica às ações da Anistia Internacional, que vinha denunciando e cobrando esclarecimentos sobre violações de direitos humanos, como torturas, desaparecimentos e assassinatos de opositores”.

Sobre os componentes desse segmento do texto 8, a única afirmativa correta é:

Alternativas
Comentários
  • Também gostaria de entender a letra E..

  • Acredito que o erro da E está em afirmar que DE opositores complementa TORTURAS. Ficaria tortura de opositores...Causaria ambiguidade! 

  • Tratando-se de FGV não dá pra saber ao certo, mas acho que na assertiva complemento poderia estar se referindo a complemento nominal e verbal. Não vejo outra explicação pra isso, quem puder contribua para o esclarecimento.

    seguindo no caminho

  • Acho que o erro da  E é afirmar que " de opositores " é complemento dos três termos anteriores, o que  não é, necessariamente, verdade. Só podemos afirmar que ele é complemento de "assassinatos".

  • Na E está se referindo a complemento, e não a adjunto (que de fato é).

  • A letra E é complemento sim... Vamos pedir comentários ao professor!

  • Nobre colegas, vamos examinar mais um pouco, afinal é a FGV rsrs

     

    O primeiro período do texto traz somente estes dois termos "sobre mortos e desaparecidos...", eliminando o termo "tortura". Logo, o erro da E consiste em relacionar aos 3 elementos, quando trata-se de 2.

     

    :p

  • indiquem para comentário

  • Na E

    ...como torturas,desaparecimentos(de opositores)e assassinatos de opositores.

    Na verdade,"de opositores"só é complemento nominal de assassinatos.Em "desaparecimento de opositores"tem-se um adjunto adnominal,já que podemos interpretar que opositores desaparecem(relação ativa).Não faria sentido interpretar que opositores são desaparecidos.Quanto ao termo "tortura",temos parte de uma enumeração(tortura,desaparecimentos(de opositores)e assassinatos de opositores.

    Espero ter ajudado!