SóProvas


ID
1422187
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, julgue o item a seguir.

O princípio da unicidade indica que o documento de arquivo é único. Dessa forma, o documento original se opõe as suas cópias.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada, acredito que outras ajudam a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2010 - MS - ArquivologistaDisciplina: Arquivologia | Assuntos: Conceitos Fundamentais; Conceitos e Definições; Princípios Arquivísticos ; 

    A unicidade é a característica segundo a qual, independentemente de forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos. Ainda que se trate de cópias ou exemplares múltiplos, cada documento assume um lugar único na estrutura do conjunto ao qual pertence, definido pelo papel que cumpriu dentro das funções da instituição que o acumulou.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2011 - TRE-ES - Técnico Judiciário - Área Administrativa - BásicosDisciplina: Arquivologia | Assuntos: Conceitos Fundamentais; 

    Os documentos de arquivo não são criados ou produzidos em exemplares múltiplos, mas em um único exemplar ou em um número limitado de cópias. Esses documentos mantêm uma relação orgânica entre si.

    GABARITO: CERTA.

    Fica aqui o meu apelo para a equipe do site  “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”.

  • O princípio da unicidade diz que cada documento possui caráter único pela forma que foram produzidos (em dias, circunstâncias e por pessoas diferentes. E não por serem diferentes de suas cópias.

    Gabarito E

  • Não vamos esquecer dos originais múltiplos, como as circulares. ;)

  • Gostaria de uma explicação plausível e não outras questões pra tentar entender. Outras questões só ajuda quando já se tem o conhecimento teórico.

  • "Princípio da Unicidade

    Os documentos de arquivo conservam seu caráter único em função do contexto em que foram produzidos. Este aspecto não está diretamente relacionado ao número de cópias produzidas, mas sim à função "única" que os documentos executam dentro do contexto organizacional.

    Unicidade: Função única"

    (Darlan Eterno-Arquivologia-Material de apoio)
     

    Item (E)

     

  • O princípio da Unicidade afirma que o documento é único em seu contexto (conjunto). 
    Isso implica em que, mesmo um documento possuindo várias vias ou cópias, ele ainda é único, pois cada via ou cópia terá uma função diferente, em um conjunto de documentos diferente. Sendo assim, todos terão o mesmo valor, e nenhum se sobreporá aos demais.

    Gabarito do professor: Errado
  • " o documento original se opõe as suas cópias " é confuso.

     

  • ERRADO

     

    Segundo a professora Daliane Silvério, o documento de arquivo tem caráter único independentemente do seu número de cópias.

     

    Bellotto (2007, p.88) afirma que "Os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função de seu contexto de produção." 

     

    Já o profº Dijeison Tiago, afirma que " A teoria arquivística defende que o princípio da unicidade se refere à característica do documento arquivístico de ser único no seu conjunto documental, independentemente do fato de haver uma cópia do referido documento no mesmo fundo de arquivo, pois o contexto deprodução/recebimento dotaria cada um deles de um significado próprio. "  

     

     

  • De acordo com Luciana Duranti, a unicidade é uma das cinco características que diferenciam e identificam um documento como de arquivo. Assim, "A unicidade provém do fato de que cada registro documental assume um lugar único na estrutura documental do grupo ao qual pertence e no universo documental. Cópias de um registro podem existir em um mesmo grupo ou em outros grupos, mas cada cópia é única em seu lugar, porque o complexo das suas relações com outros registros é sempre único". 

    fonte: Registros documentais contemporâneos como provas de açãoLuciana Duranti.

     

    GABARITO: ERRADO

  • ERRADO

     

    A teoria arquivística defende que o princípio da unicidade se refere à característica do documento arquivístico de ser único no seu conjunto documental, independentemente do fato de haver uma cópia do referido documento no mesmo fundo de arquivo, pois o contexto de produção/recebimento dotaria cada um deles de um significado próprio.

  • o documento original é único, mas lembre-se que ele é único dentro do contexto de produção. As cópias são os originais múltiplos, são outras formas documentais, o que não tira a unicidade do documento e nem as torna contrárias ao original.

    Resposta: errada

  • Resposta em "Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo":

    Princípio da unicidade:

    Ligado à qualidade “pela qual os documentos de arquivo, a despeito da forma, espécie ou tipo, conservam caráter único em função de seu contexto de origem”. Esse princípio nada tem que ver com a questão do “documento único”, original, em oposição às suas cópias. Esse ser “único”, para a teoria arquivística, designa que, naquele determinado contexto de produção, no momento de sua gênese, com aqueles caracteres externos e internos genuínos e determinados dados, os fixos e os variáveis, ele é único, não podendo, em qualquer hipótese, haver outro que lhe seja idêntico em propósito pontual, nem em seus efeitos;

    Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf8.pdf (pág 23)

  • Errado.

    Questão muito confusa. Trabalhei com autenticação de documentos por muitos anos e acabei errando. No cartório entende-se que uma cópia jamais será o documento original. Pode até ser uma cópia autenticada (uma cópia fiel do original, certificada por autoridade competente), mas jamais será o documento original e suas vias (2ª via, 3ª via).

  • Questão: O princípio da unicidade indica que o documento de arquivo é único. Dessa forma, o documento original se opõe as suas cópias.

    A primeira parte está correta, porém, tal princípio não impõe oposição às cópias.

    PRINCÍPIO DA UNICIDADE: "Os documentos de arquivos devem conservar o seu caráter único, em função do seu contexto de produção, independentemente de sua forma, gênero, tipo ou suporte." Ou seja, cada documento é único, nunca se cria um documento exatamente igual a outro já produzido anteriormente. É contrário à biblioteca, que possui vários exemplares.

  • Serenna Alves | Direção Concursos

    o documento original é único, mas lembre-se que ele é único dentro do contexto de produção. As cópias são os originais múltiplos, são outras formas documentais, o que não tira a unicidade do documento e nem as torna contrárias ao original.

    Resposta: errada