SóProvas


ID
1422325
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da função descrição, julgue o item a seguir.

Uma das referências para a recuperação da informação nos arquivos correntes é o plano de classificação.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística — Esquema de distribuição de documentos em documentos classes, de classes acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo(1) arquivo(1) por arquivo(1) ela produzido. Expressão geralmente adotada em arquivos correntes. arquivos correntes

  • Questão correta, outras ajudam a entender, vejam:

    Prova: CESPE - 2009 - IBRAM-DF - ArquivistaDisciplina: Arquivologia | Assuntos: Tabela de temporalidade; 

    A classificação ajuda a definir a organização física dos documentos arquivados, constituindo-se em referencial para a sua recuperação.

    GABARITO: CERTA.



    Prova: CESPE - 2011 - EBC - Técnico - AdministraçãoDisciplina: Arquivologia

    O plano de classificação é operacionalizado por um código de classificação, que consiste na tradução do nome da unidade de classificação, o que facilita a aplicação da classificação.

    GABARITO: CERTA.

    Fica aqui o meu apelo para a equipe do site  “QUERO MINHA VERSÃO ANTIGA DO QC”.

  • Código de classificação CONARQ:

    "O código de classificação de documentos de arquivo é um instrumento de trabalho utilizado para classificar todo e qualquer documento produzido ou recebido por um órgão no exercício de suas funções e atividades. A classificação por assuntos é utilizada com o objetivo de agrupar os documentos sob um mesmo tema, como forma de agilizar sua recuperação e facilitar as tarefas arquivísticas relacionadas com a avaliação, seleção, eliminação, transferência, recolhimento e acesso a esses documentos, uma vez que o trabalho arquivístico é realizado com base no conteúdo do documento, o qual reflete a atividade que o gerou e determina o uso da informação nele contida. A classificação define, portanto, a organização física dos documentos arquivados, constituindo-se em referencial básico para sua recuperação."

    Fonte: http://www.siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/cctt_meio.pdf (pág 9)

    Classificação --> arquivos corrente e intermediário

    Arranjo --> arquivo permanente