SóProvas


ID
1422652
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A implementação de sistemas de abastecimento de água, de coleta e tratamento de esgotos e de resíduos sólidos urbanos, industriais e especiais contribui, de forma significativa, para a melhoria da qualidade ambiental. Com relação a saneamento ambiental, julgue o item.

A gestão adequada dos resíduos sólidos permite a redução dos impactos ambientais causados pela disposição desordenada dos resíduos, uma vez que a recuperação de uma área afetada pela disposição desordenada de resíduos envolve grandes dificuldades técnicas, sendo necessário o emprego de alta tecnologia, além de exigir altos investimentos financeiros.

Alternativas
Comentários
  • Técnicas de recuperação de áreas ambientalmente degradadas:

    TÉCNICAS DE RECUPERAÇÃO

    Revegetação: desde a fixação localizada de espécies vegetais (herbáceas ou arbóreas), até reflorestamentos extensivos;

    Tecnologias Geotécnicas: execução de obras de engenharia (com ou sem estruturas de contenção e retenção), incluindo as hidráulicas, que visam a estabilidade física do ambiente;

    Remediação: execução de métodos de tratamentos predominantemente químicos (ou biológicos) destinados a eliminar, neutralizar, imobilizar, confinar ou transformar elementos ou substâncias contaminantes presentes, atingindo a estabilidade química do ambiente.


  • A disposição desordenada dos resíduos gera grandes dificuldades técnicas pois não se sabe ao certo que tipo de poluente está tratando. São resíduos domésticos; metais pesados oriundos de pilhas, baterias, etc.; entre outros, que em alguns casos, deve-se acondicioná-lo em estruturas impermeáveis para que não contamine o lençol freático. Devido à alta complexidade, a extração de poluentes desse solo é profundamente comprometida, implicando técnicas de lavagem in situ e ex situ.

  • As vezes nem alta qualidade tecnica da jeito se tratando de dano ambiental!
  • Achei que estava errada a questão porque falou em destinação de rejeitos, sendo que a Lei 12.305-/015 - Política Nacional de Resíduos Sólidos fala em disposição de rejeito.

  • mais barato previnir do que remediar