SóProvas


ID
1422694
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No que diz respeito às unidades de conservação abrangidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), julgue o item subsequente.

As florestas nacionais destinam-se, fundamentalmente, ao uso múltiplo e sustentável dos recursos florestais e à pesquisa científica, existindo ainda a possibilidade de aproveitamento do potencial mineral dessas áreas.

Alternativas
Comentários
  • Em que lei que diz permitir o aproveitamento mineral de florestas nacionais?

  • Giuseppe Rossa,

     

    Creio que a assertiva baseia-se na interpretação do Decreto Federal N° 4.340/2002 (Art. 25, II).

     

  • Código Florestal

    Art. 3o  Para os efeitos desta Lei, entende-se por:

    VIII - utilidade pública:

    b) as obras de infraestrutura destinadas às concessões e aos serviços públicos de transporte, sistema viário, inclusive aquele necessário aos parcelamentos de solo urbano aprovados pelos Municípios, saneamento, gestão de resíduos, energia, telecomunicações, radiodifusão, instalações necessárias à realização de competições esportivas estaduais, nacionais ou internacionais, bem como mineração, exceto, neste último caso, a extração de areia, argila, saibro e cascalho;

     

  • Vai Nessa BEatriz com essa justificativa vc vai longe kkkk
  • Eu lir a Lei e o decreto nao proibe e nem restringe ai eis questao? A adm faz somente o que esta em lei!
  • Art. 17. A Floresta Nacional é uma área com cobertura florestal de espécies predominantemente nativas e tem como objetivo básico o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas.(Regulamento) § 1o A Floresta Nacional é de posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites devem ser desapropriadas de acordo com o que dispõe a lei. § 2o Nas Florestas Nacionais é admitida a permanência de populações tradicionais que a habitam quando de sua criação, em conformidade com o disposto em regulamento e no Plano de Manejo da unidade. § 3o A visitação pública é permitida, condicionada às normas estabelecidas para o manejo da unidade pelo órgão responsável por sua administração. § 4o A pesquisa é permitida e incentivada, sujeitando-se à prévia autorização do órgão responsável pela administração da unidade, às condições e restrições por este estabelecidas e àquelas previstas em regulamento. § 5o A Floresta Nacional disporá de um Conselho Consultivo, presidido pelo órgão responsável por sua administração e constituído por representantes de órgãos públicos, de organizações da sociedade civil e, quando for o caso, das populações tradicionais residentes. § 6o A unidade desta categoria, quando criada pelo Estado ou Município, será denominada, respectivamente, Floresta Estadual e Floresta Municipal.
  • Sem sentido, a lei e o decreto não fala nada disso.
  • A linha de pensamento que fiz é a seguinte:

    O Artigo 2º defien Recurso ambiental e uso direto:

    IV - recurso ambiental: a atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora;

    X - uso direto: aquele que envolve coleta e uso, comercial ou não, dos recursos naturais;

    O Artigo 7º páragrafo 2º define as UC de Uso Sustentável:

    § 2o O objetivo básico das Unidades de Uso Sustentável é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais.

    O Artigo 17 trata das FLONAS não possui qualquer vedação ao uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais, AUTORIZADO pelo Artigo 7 parágrafo 2. Dessa forma, caso o Legislador quisesse proibir o uso dos recuros minerais teria feito expressamente, exemplo pode ser observado para REXES no Artigo 18, paragráfo 6:

    § 6o São proibidas a exploração de recursos minerais e a caça amadorística ou profissional.

    RESUMINDO: o Artigo 2, X, permite o uso direto de todo o recurso natural de forma sustentável. Cada tipo deve fazer então sua restrição. Não há restrição para FLONA, então poder uso e coleta de recurso mineral.