SóProvas


ID
1424800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A respeito de análise de modos de falhas (FMEA), análise de causa raiz de falha (RCFA), de função e métodos de manutenção, julgue o  próximo   item.

A identificação das possíveis causas do problema é um dos passos da RCFA, análise que pode ser considerada uma simplificação da FMEA, sendo esta entendida como um método lógico quantitativo cujo objetivo é identificar as combinações das falhas nos equipamentos ou componentes de um sistema ou nos erros humanos que possam resultar em um evento ou acidente.

Alternativas
Comentários
  • Em se tratando de uma análise simplificada do FMEA, que é uma análise QUALITATIVA, a mesma deveria seguir o mesmo parâmetro qualitativo e não quantitativo.

  • O FMEA é uma análise sistemática com ênfase nas falhas de componentes, NÃO considerando falhas operacionais ou erros humanos.

  • A Fmea é uma análise qualitativa. Se fosse a Fmeca aí sim seria quantitativa. Ela não leva em consideração falhas operacionais e erros humanos.
  • O método RCFA pode ser classificado como qualitativo ou quantitativo? A questão também diz que o RCFA é uma simplificação do FMEA. Tal afirmação também é incorreta?

  • A assertiva está errada simplesmente porque usa a definição do RCFA para o FMEA.

    método lógico quantitativo cujo objetivo é identificar as combinações das falhas nos equipamentos ou componentes de um sistema ou nos erros humanos que possam resultar em um evento ou acidente

    Isso é a definição da lógica booleana aplicada à arvore de falha, que é o componente central do RCFA.

    Não tem nada de justificativa sobre quantitativo/qualitativo ali.