SóProvas


ID
1424860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Suponha que o monitoramento do desmatamento (corte raso) da floresta amazônica tenha sido feito com base na análise de imagens ópticas (faixas espectrais do visível e infravermelho próximo e médio) e de radar polarimétrico de abertura sintética. Com base nessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

As áreas desmatadas tipicamente apareceriam com um padrão tonal mais claro que o da floresta adjacente, tanto nas imagens ópticas como nas imagens de radar.

Alternativas
Comentários
  • Nas imagens de radar o tom da floresta é mais claro.

  • As áreas desmatadas possuem um tom mais escuro, pois a temperatura será maior nesses locais.

  • Acredito que a temperatura não interfira neste processo, pois não trata-se de sensor termal.

    Imagens de radar

    - Áreas florestadas: Vegetações fotossinteticamente ativas que armazenam água em suas estruturas foliaresinternas apresentam tons de cinza claros nas imagens de radar (devido a elevada constante dielétrica da água)

    - Solo exposto: A ausência de água atua inversamente no processo. Tendo, o solo, menor constante dielétrica que a água, mais escuro será o tom de cinza.

    Imagens ópticas

    - Áreas florestadas: Vegetação tem uma forte absorção da radiação eletromagnética na faixa do vermelho (valores altos de reflexão - tons escuros de cinza)

    - Solo exposto: Apresentam absorção no intervalo espectral correspondente ao azul (valores de reflexão baixos - tons claros de cinza)

    Qualquer inconsistência, me corrijam!