SóProvas


ID
1424905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

   Com o enfraquecimento do sistema de alta pressão, a umidade do ar aumenta no centro-oeste do Brasil e desde o fim da semana passada temos aos poucos a volta das chuvas à região. Na tarde deste sábado, o forte aquecimento, juntamente com a maior umidade do ar, favoreceu a organização de áreas de instabilidade que provocaram pancadas de chuva no sudoeste do estado de Goiás. Em Mineiros e em Rio Verde as pancadas de chuva foram rápidas e acumularam entre 5 e 10 mm. Há 86 dias não havia registro de chuva moderada nessas regiões. Foram observadas ainda pancadas de chuva no centro-sul de Mato Grosso, com 39 mm acumulados em Campo Verde, 18 mm em Guiratinga e 8 mm em Alto Araguaia, e no centro norte de Mato Grosso do Sul, com 14 mm acumulado em Campo Grande. As pancadas de chuva ainda acontecem em pontos isolados, mas já indicam o fim da estação seca no Centro-Oeste do Brasil.

Internet: < www.beta.site.climatempo.com.br > 16/9/2012 (com adaptações).

A respeito da dinâmica dos sistemas atmosféricos no Brasil, e tendo o texto acima como referência, julgue o item, que se segue.

As chuvas a que o texto faz referência são do tipo ciclônicas.

Alternativas
Comentários
  • Chuvas orográficas: É originada quando uma massa de ar  úmido que se desloca, encontra uma barreira topográfica (serra, montanha, etc), e é forçada a elevar-se, ocorrendo queda de temperaturas seguida da condensação do vapor d’água e formação de nuvens. Chuvas orográficas apresentam pequena intensidade e longa duração.

    Chuvas ciclônicas ou Frontais: Ocorrem no encontro de massas de ar de características distintas (ar quente + ar frio). São caracterizadas por serem contínuas, apresentarem intensidade baixa a moderada e abrangem grande área.

    Chuvas convectivas: São chuvas causadas pelo movimento de massas de ar mais quentes que sobem e condensam. As chuvas convectivas ocorrem principalmente devido à diferença de temperatura nas camadas próximas da atmosfera terrestre. São caracterizadas por serem de curta duração porém de alta intensidade e abrangem pequenas áreas.

  • Errado. O texto se refere a chuvas convectivas.