SóProvas


ID
142510
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre os princípios orçamentários consagrados pela Constituição Federal de 1988, considere:

I. O princípio da unidade é o que preconiza a existência de um único documento orçamentário, consolidando as receitas e despesas dos municípios no orçamento dos estados, e dos estados no orçamento da União.
II. O princípio da anualidade determina a periodicidade da lei orçamentária e o ano calendário constitui o menor espaço de tempo para delimitar o exercício financeiro.
III. O princípio da universalidade recomenda a inclusão de todas as receitas e despesas governamentais no orçamento, definindo-se de forma específica a vinculação de umas com as outras.
IV. O princípio da exclusividade determina que o orçamento não poderá conter dispositivo estranho à fixação da despesa e à previsão da receita.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

Alternativas
Comentários
  • CUIDADO !!!!!!! O colega Camilo se confundiu !!!!!  O princípio q não mais existe é o da anualidade tributária. O princ. da anualidade orçamentária existe sim, e diz respeito a periodicidade anual da lei orçamentária e da LDO.
  • I. O princípio da unidade é o que preconiza a existência de um único documento orçamentário, consolidando as receitas e despesas dos municípios no orçamento dos estados, e dos estados no orçamento da União.  ERRADO

    Princípio da Unidade - Só existe um orçamento para cada ente federativo

    II. O princípio da anualidade determina a periodicidade da lei orçamentária e o ano calendário constitui o menor espaço de tempo para delimitar o exercício financeiro.  CERTO

    Princípio da Anualidade - Também pode ser chamado de P. da Periodicidade

    III. O princípio da universalidade recomenda a inclusão de todas as receitas e despesas governamentais no orçamento, definindo-se de forma específica a vinculação de umas com as outras. ERRADO

    Princípio da Universalidade - Tb chamado de P. da Gobalização.O orçamento deve agregar todas as receitas e despesas de toda a administraçao direta e indireta dos Poderes abrangendo os orçamentos 'fiscal + seguridade social + investimento".


    IV. O princípio da exclusividade determina que o orçamento não poderá conter dispositivo estranho à fixação da despesa e à previsão da receita. CERTO 

    Princípio da Exclusividade ( art. 165 § 8º CF) - A LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. Nesta disposição não inclui:

    - Autorização para abertura de créditos suplementares e
    - Contratação de  operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei
    .


    FONTE: Constituição Federal anotada para concursos. Vitor Cruz. 2ª Edição. Ed. Ferreira. Pág. 372-373

    Espero ter ajudado. A paz do Senhor!!
     
     


  • Alguém poderia me esclarecer esse trecho: "e o ano calendário constitui o menor espaço de tempo para delimitar o exercício financeiro."

    Na lei 4320 encontra-se o 
    Art. 34. O exercício financeiro coincidirá com o ano civil.

    Coincidirá não é a mesma coisa que ser IGUAL? Se sim, não existe nem maior, nem menor, "espaço de tempo", é um ano e ponto.

    Se alguém puder ajudar...
  • Início da questão: 'Sobre os princípios orçamentários consagrados pela Constituição Federal de 1988, considere: 

    Onde na Constituição fala do princípio da Anulaidade?
    Alguém sabe?
  • Natália Pereira,

    II. O princípio da anualidade determina a periodicidade da lei orçamentária e o ano calendário constitui o menor espaço de tempo para delimitar o exercício financeiro. 

    Perceba que ele quer dizer que o menor espaço para isso (
    periodicidade da lei orçamentária e o ano calendário) é o período de um ano.
  • se é o menor espaço de tempo para delimitar o exercício financeiro, então poderemos ter leis orçamentárias que valem para um período maior que um ano? Embora em tese a lei orçamentária do ano anterior de fato possa ser aplicada se não for editada uma nova, ainda não ficou muito claro o que a questão quis dizer. Se alguém puder dar uma luz.... Ficaria muito grato se deixassem um recado para mim! Abraços! 
  • Pedro,
    A LDO é exemplo de lei orçamentária com vigência maior do que um ano. Isso porque ela orienta a elaboração da LOA durante o ano em que foi editada e continua valendo durante todo o ano seguinte.

  • A questão extrapola ao dizer que o "e o ano calendário constitui o menor espaço de tempo para delimitar o exercício financeiro." Essa disposição não se encontra na CF 88. É um princípio orçamentário. Mas está na Lei 4.320.