SóProvas


ID
1425508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em atendimento psicológico, Otávio relatou que seu filho, João, apresentava humor deprimido na maior parte do dia, se recusava a sair de casa, estava choroso e apresentava fadiga e insônia. De acordo com Otávio, João, que nunca havia passado por nenhum tipo de depressão, tinha passado a apresentar os sintomas descritos a partir do momento em que o pai fora abandonado pela esposa, mãe de João. Durante a consulta, foi detectado que João apresentava, ainda, sentimento de menos valia.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o  item a seguir. 

Se o profissional que atendeu João não tiver certeza do diagnóstico, deverá fazer constar no diagnóstico o termo provisório.

Alternativas
Comentários
  • Está certo! Um psicólogo sempre deve deixar clara a possibilidade de mudança para o paciente, de forma a não estigmatizar o sujeito. Isso já é algo que deve ser feito no dia a dia profissional, em um caso em que não haja certeza do diagnóstico, é ainda mais importante deixar clara essa questão.

  • Ou então o termo suspeita diagnóstica.

    Mas, seja lá qual for, o importante é se ater à ideia de ser um diagnóstico feito naquele momento e passível de mudança.

  • Ou melhor, Hipótese Diagnóstica.