A North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) descreve os diagnósticos potenciais de enfermagem usando o título, a definição e as características definidoras da doença, ou seja, os sinais, sintomas e fatores relacionados com a causa da doença observados na fase de coleta de dados.
Os diagnósticos de enfermagem são julgamentos clínicos sobre as resposta do indivíduo, da família ou da comunidade a problemas de saúde reais ou potenciais, e proporcionam as bases para as seleções de intervenções de enfermagem para se alcançarem resultados pelos quais a enfermeira é responsável.
O diagnóstico de enfermagem é definido como “um julgamento clínico das experiências/respostas de um indivíduo, família, grupo ou comunidade a problemas de saúde/processos de vida reais ou potenciais.
Diagnosticos de risco ou potenciais: descrevem resposta humanas às condições de saúde que podem desenvolver-se em um individuo, uma familia ou uma comunidade vulneráveis. É sustentado por fatores de risco que contribuem para uma vulnerabilidade aumentada.
Os diagnósticos de risco não contem características definidoras, pois, se tais características existissem, seriam problemas reais ou atuais, e não apenas o risco de elas aparecerem.
Componentes estruturais dos diagnósticos de enfermagem de risco:
Titulo diagnóstico; Definição; Fator de Risco (ou Relacionado)