SóProvas


ID
1426348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Cuidados com o recém-nascido e a criança fazem parte da prática de enfermeiros em unidades de maternidade e pediatria e são considerados primordiais para a garantia da vida nos primeiros anos de um ser humano. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.

As síndromes do crupe em crianças são caracterizadas pela associação de sintomas de rouquidão, tosse ressonante, graus variados de estridor inspiratório e graus variados de angústia respiratória.

Alternativas
Comentários
  • nariz escorrendo, febre baixa e tosse leve. Ao fim de algumas horas, surgem os sintomas típicos do Crupe provocados pela obstrução das vias aéreas. Alguns desses sintomas são:

    • Dificuldade em respirar, principalmente a inspirar;
    • Tosse "de cachorro";
    • Rouquidão;
    • Chiado ao respirar.

  • C - O crupe (laringotraqueobronquite) ou síndrome de crupe é uma inflamação da traqueia e da laringe normalmente causada por uma infecção viral contagiosa que causa tosse, um som estridente e alto (estridor) e, às vezes, dificuldade para inspirar (inspiração).

    O crupe é causado por vírus.

    Os sintomas incluem febre, corrimento nasal e uma tosse típica semelhante a um latido.

    O diagnóstico é estabelecido em função dos sintomas.

    A maioria das crianças se recupera em casa, mas aquelas que precisam de hospitalização recebem líquidos, oxigênio e medicamentos.

    O crupe afeta principalmente crianças entre seis meses a três anos de idade.

  • O termo “síndrome do crupe" caracteriza um grupo de doenças que variam em envolvimento anatômico e etiologia, e se manifestam clinicamente com os seguintes sintomas: rouquidão, tosse ladrante, estridor predominantemente inspiratório e graus variados de desconforto respiratório. Quando a etiologia desta síndrome é viral, denomina-se crupe viral

    Gabarito do Professor: CERTO


    http://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2017/01/Emergncia-Crupe-Viral-e-Bacteriano.pdf