SóProvas


ID
1427578
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Combater fome no Brasil com insetos é ideia extrema, dizem cientistas:

As Nações Unidas recomendam: o consumo de insetos e a preservação das florestas onde eles vivem são ferramentas de combate à fome. O assunto está na pauta da Conferência da FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, que começa neste sábado (15/06), em Roma.

Mas essa proposta esbarra em uma questão cultural e, no Brasil, a viabilidade é questionável. “O México vende gafanhotos em lata. Na China, tem churrasco de escorpião. Para nós (brasileiros) é difícil. Vai ser complicado. Vai demorar alguns anos”, comenta a bióloga Waleska Bretas, da Univale, em Minas Gerais. [...]

(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/ 2013/06/1295073-combater-fome-no-brasil-com-insetos-e- ideia-extrema-dizem-cientistas.shtml -Acesso em15/10/2013).

Apesar do título da reportagem fazer referência a “insetos” como uma alternativa para a fome no Brasil, o escorpião não faz parte dessa classe de artrópodes, sendo um:

Alternativas
Comentários
  • Aracnídeo. Corpo dividido em Cefalotórax e Abdome! No primeiro tendo 4 pares de pernas laterais, 1 par de pedipalpos (pinças), 1 par de queliceras e na porção ventral 1 par de pentes (exclusivo dos Escorpiões). No abdome os 5 últimos segmentos formam a cauda (metassoma) onde na sua porção final está o Télson que inocula veneno. 

  • Gab. A - Aracnídeo

    É bom lembrar!

    Miriápodes são artrópodes:

    Quilópodes - centopeias

    Diplópodes - piolhos-de-cobra (embuá)

  • A classe dos aracnídeos inclui aranhas, escorpiões, carrapatos e ácaros. Esses possuem 4 pares de pernas, e o corpo dividido em cefalotórax e abdome.