SóProvas


ID
1428988
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SPTC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Texto III

A identificação por meio de testes laboratoriais do fenótipo dos grupos sanguíneos do sistema ABO, em manchas de sangue já secas, fornece evidências em casos de homicídio, estupro, acidentes, desaparecimento de pessoas, sequestros e tem-se mostrado de grande auxílio na elucidação desses crimes, até mesmo protegendo os inocentes. Claro está que tipagem sanguínea por si só não leva à conclusão de que determinada pessoa tenha cometido determinado crime. Entretanto, é mais uma evidência que deve constar de um processo mais amplo no qual outras provas e testemunhas deverão ser consideradas. Os testes imunológicos para determinação dos grupos sanguíneos são conhecidos no âmbito forense desde 1916, quando foi utilizado por Leone Lattes pela primeira vez em um caso criminal. O que se torna muito interessante é que os testes sanguíneos antigos não foram abandonados por completo. Muitos ainda são utilizados e continuam como parte da rotina de exames em respostas a quesitos quanto a classificação, identificação, diferenciação e individualização da substância de aspecto hematoide que sequencialmente será incluída no repertório de um laudo pericial.
                                                                                                                  
 Internet: www.laes-haes.com.br> (com adaptações).

A respeito do texto III e de conhecimentos acerca do tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB:E   Um homem com número e estrutura cromossômica normais apresenta, no máximo, dois alelos diferentes para o sistema ABO; e a espécie humana apresenta diversos alelos para esse mesmo locus gênico( POLIALELIA )  O sistema ABO é muito utilizado em transfusões sanguineas ( o Sistema ABO apresenta uma característica chamada de polimorfismo genético, que diz respeito a um sistema genético que possui mais de uma versão para um mesmo gene. Isto é, fenômeno em que existem mais de um alelo para um mesmo locus.no sistema ABO em que os alelos  Ia I b   mas ambos dominam o alelo  i   Ia=Ib > i  o sistema ABO é universal  e muito utilizado nas transfusões sanguíneas) 

  • Sobre a D: Tipo O sempre apresenta anticorpos anti-A e anti-B. O tipo que não apresenta tais anticorpos é o AB.

    Gab: E

  • a) O sistema ABO consiste em um caso de poligenia ou herança quantitativa. ERRADA - alelos múltiplos ou polialelia

    b) Caso o sangue identificado apresente antígeno do tipo “A” na superfície das hemácias, é correto concluir que o sangue é do tipo “B”. ERRADA - quando o sangue apresenta antígeno do tipo "A" é sangue do tipo "A" (fácil de errar por associar a palavra antígeno com anticorpo/aglutinina)

    c) Caso uma mulher de sangue do tipo “A” tenha sido estuprada e tenha uma criança do tipo “B” resultante deste ato, todos os indivíduos de sangue dos tipos “A” e “AB” suspeitos serão inocentados. ERRADO - se ambos forem heterozigotos podem gerar por exemplo, filhos do tipo A, B e AB

    d) Indivíduos com tipo sanguíneo “O” nunca apresentam anticorpos do tipo anti-A em sua corrente sanguínea. ERRADA - apresentam anti-A e anti-B no plasma sanguíneo

    e) O sistema ABO consiste em um caso de alelos múltiplos ou polialelia. CORRETA