SóProvas



Questões de A herança dos grupos sanguíneos


ID
690559
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um homem (1) do tipo sanguíneo A, cujos pais têm sangue AB, casou-se com uma mulher (2) de tipo sangüíneo ignorado, gerando um filho (3) de tipo sangüíneo A. O indivíduo (3) casou-se com uma mulher (4) cujos pais têm sangue tipo B, e os avós paternos desta (4) sangue tipo AB e A, e os maternos tipo AB. Após análise dos dados,

Alternativas
Comentários
  • A questão envolve conhecimento sobre heredograma e a herança genética relacionada aos grupos sanguíneos. Sendo o indivíduo 1 filho de pais com sangue tipo AB (genótipo IAIB) é possível descobrir seu genótipo (IAIA). Como desconhecemos o sangue da mãe (indivíduo 2), só é possível afirmar que o filho deles (indivíduo 3), do sangue tipo A, tem o genótipo IA__.  Já o indivíduo 4 é filha de pais com sangue tipo B. Como os avôs paternos tem sangue tipo AB e A, seus genótipos são respectivamente IAIB e IAi. Os avôs maternos do indivíduo 4 possuem sangue tipo AB, ou seja, genótipo IAIB. Assim, temos que os genótipos do pai e mãe do indivíduo 4 são, respectivamente: IBi e IBIB. Dessa forma, o indivíduo 4 só pode ter sangue tipo B, não sendo possível receber transfusões do marido (indivíduo 3).

    Letra B correta.


                                 



ID
691465
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Após um acidente de carro, uma pessoa é levada rapidamente ao hospital necessitando de transfusão sanguínea. Antes da transfusão foi realizado o teste de determinação sanguínea, quando foi coletado o sangue da pessoa acidentada. Em uma lâmina de vidro pingou-se uma gota desse sangue e adicionou-se uma gota de soro anti-A, em uma outra gota de sangue foi adicionada uma gota de soro anti-B. A seguir foi observada uma aglutinação das hemácias na gota que continha o soro anti-B.
Assinale a alternativa correta que indica (1) o tipo sanguíneo da pessoa acidentada e (2) os possíveis tipos sanguíneos da transfusão, respectivamente.

Alternativas

ID
756454
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma mulher cujo grupo sanguíneo é A se casa com um homem cujo grupo é B. O primeiro filho desse casal tem sangue O. A probabilidade de que um segundo filho tenha um grupo sanguíneo diferente de O é de:

Alternativas
Comentários
  • basta lembrar:
    IAi                                      X                      IBi
    (mulher tipo A, heterozigoto)  X (homem tipo B, heterozigoto)
    terá como prole:
    IAi            IBi           ii          IAIB
    (tipo A)   (tipo B)   (tipo O)    (tipo AB)
    resposta: letra C - 1/4



  • xa xa

    xx

    xb

    ax

    ab


ID
888445
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, Bentinho vive uma incerteza: Ezequiel, seu filho com Capitu, é mesmo seu filho biológico ou Capitu teria cometido adultério com Escobar?

O drama de Bentinho começa quando, no velório de Escobar, momentos houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva. Escobar havia sido o melhor amigo de Bentinho e fora casado com Sancha, com quem tivera uma filha.

Suponha que, à época, fosse possível investigar a paternidade usando os tipos sanguíneos dos envolvidos. O resultado dos exames revelou que Bentinho era de sangue tipo O Rh–, Capitu era de tipo AB Rh+ e Ezequiel era do tipo A Rh–. Como Escobar já havia falecido, foi feita a tipagem sanguínea de sua mulher, Sancha, que era do tipo B Rh+, e da filha de ambos, que era do tipo AB Rh–.

Com relação à identificação do pai biológico de Ezequiel, a partir dos dados da tipagem sanguínea, é correto afirmar que



Alternativas
Comentários
  • Com os dados obtidos, temos que o genótipo de Bentinho é ii (sangue O) e rr (Rh negativo) e o de Capitu é IAIB (sangue AB) e Rr (Rh positivo com filho Rh negativo). Se a filha de Sancha e Escobar é de sangue tipo AB negativo, seu genótipo é IAIB rr. Como a mãe é sangue B, o alelo para o sangue A veio do pai, Escobar, assim como um dos alelos recessivos “r”. Como Ezequiel é do tipo A negativo, os tipos sanguíneos de Bentinho e Escobar não permitem excluir a possibilidade da paternidade de um nem de outro. Pelos tipos sanguíneos, Ezequiel poderia ser filho de Bentinho, como poderia ser filho de Escobar. Logo, a dúvida permaneceria.


    Letra B correta.


  • Essa dúvida ainda vai permanecer. -_-

  • Filha de sacha com Escobar

    IAIB com Rh: rr, sendo AB+

    Sacha

    IB_ com Rh: Rr, sendo B+

    Escobar só poderá ser

    IA_ com Rh: Rr, sendo A+

    Capitu

    IAIB, com Rh: R_, sendo AB+

    Bentinho

    ii, com Rh: rr, sendo O-

    Ezequiel

    IA_ com Rh: rr ( A-)

    Percebe-se que a dúvida continua, pois Escobar pode ser IAIA ou IAi e Capitu IAIB, formando indivíduos (IAi); (IAIA);( IAIB ) ; (IBi) sangues A, AB e B, bem como o Bentinho formando indivíduos ( IAi); (IAi); (IAi); (IAi) todos sangues A e sabemos que Ezequiel também é sangue A

    LETRA B


ID
987001
Banca
NUCEPE
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Joana sofreu um acidente de trânsito e necessita de transfusão sanguínea. Contudo, o hospital não possui seu tipo sanguíneo, “AB-negativo”, ou sangue em estoque do tipo “O”. Uma alternativa possível seria receber sangue de pessoas com os genótipos:

Alternativas
Comentários
  • Sabendo que o sangue AB recebe de todos só precisamos saber do fator Rh , no caso dela necessitando de negativo, entretanto o Rh negativo só doa pra sí mesmo , logo seu fator Rh é negativo , portanto sendo a questão B
  • Apenas complementando.

    A questão exige que o candidato saiba que o fator RH-negativo é de característica recessiva, ou seja (rr) e que o Sistema ABO, tem o sangue AB como receptor universal

    LETRA B

    APMBB

  • Apenas complementando.

    A questão exige que o candidato saiba que o fator RH-negativo é de característica recessiva, ou seja (rr) e que o Sistema ABO, tem o sangue AB como receptor universal

    LETRA B

    APMBB


ID
1021507
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A análise de grupos sanguíneos é uma maneira simples de se esclarecer casos de paternidade duvidosa. Esse tipo de teste permite provar, em alguns casos, que deter- minada pessoa não pode ser o pai de uma criança, o que ocorre em apenas uma das situações abaixo:

Alternativas
Comentários
  • Os alelos que determinam a tipagem sanguínea em humanos são IA, IB e i. Indivíduos de sangue A ou B podem ser homozigotos e apresentar apenas um tipo de alelo (IA IA , IB IB ) ou heterozigotos (IAi ou IBi) e apresentar dois tipos de alelos. Indivíduos de sangue AB possuem um alelo IA e outro IB. Já os indivíduos de sangue O, apresentam dois alelos recessivos (ii). Em um caso em que a mãe é de sangue B e o pai de sangue AB, não seria possível ter uma criança de sangue O (ii), afinal o pai não teria o alelo “i” para ser herdado pelo filho. 

    Letra C correta.
  • Mulher do grupo  x Homem do grupo AB  = Criança do grupo ABou (dependendo do genótipo da mulher)

     

                                                                                                  

  • Mulher grupo B (IA IB) x Homem do grupo AB (IA IO) é impossível ter uma criança com tipo sanguíneo O, já que só poderá ser A, AB ou B.


ID
1096552
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNCISAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Células-tronco hematopoiéticas do indivíduo X foram doadas ao indivíduo Z, pois este estava com leucemia. O transplante heterólogo somente foi possível pois X e Z apresentaram compatibilidade no teste de histocompatibilidade, em que se avalia a molécula HLA (HumanLeukocyteAntigen) também conhecida como Complexo Principal de Histocompatibilidade. O grupo sanguíneo do doador era A negativo e do receptor B positivo. Antes de receber as células-tronco hematopoíeticas X, o indivíduo Z passou por um protocolo de quimioterapia e 100% de suas células hematopoiéticas do sangue periférico e da medula óssea foram eliminadas e, consequentemente, as células cancerosas também.

Considerando que o transplante foi bem sucedido, qual o grupo sanguíneo do transplantado?

Alternativas
Comentários
  • A negativo


ID
1269361
Banca
FDRH
Órgão
IGP-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Avaliando os grupos sangüíneos do sistema ABO, pode-se afirmar corretamente que há uma relação de co-dominância entre os alelos apenas no genótipo

Alternativas
Comentários
  • Apenas nós alelos do genótipo AB. Letra (D) de doido
  • questoes assim, parece q tao brincando com a nossa inteligencia oh, q vemos mais dessas...kkkkk


ID
1397392
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O grupo sanguíneo MN é determinado por um par de genes codominantes L M e L N .

O estudo de uma população em equilíbrio mostrou que a frequência do gene L M é de 50%.

Dentre 500 indivíduos dessa população, escolhidos ao acaso, o número de indivíduos L M L N esperado é

Alternativas
Comentários
  • mn x mn 
    mm mn mn nn 
    1/4     2/4    1/4 
    125    250 125

  • Para frequencia de genes: P+q=1.
    Se P é 50% , q é 50%. 
    Para frequencia de genótipo:
    (P)2 + 2(Pq ) + (q)2 =1.    
    Obs: sendo (P)2 P ao quadrado e (q)2 ao q ao quadrado. 
    MM = P2= 0,5 * 0,5 = 0,25;
    MN = 2(P*q) = 2 (0,5 * 0,5) = 0,5;
    NN = q2 = 0,5 * 0,5 = 0,25.
    Para 500 indivíduos espera-se que haja:0,5 * 500 = 250 indivíduos MN
  • c) 250.


ID
1407721
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Josué possui sangue ARh* e sua mãe é do grupo Orh *. Lívia é do grupo Brh e seu pai é ORh- . Josué casou-se com Lívia.A probabilidade desse casal vir a ter uma filha ABRh+ é de:

Alternativas
Comentários
  • São três fenótipos: Tipo sanguíneo - Fator Rh - Sexo

    3/32 - AB/RR/XX - AB/Rr/XX - AB/Rr/XX

  • e) 3/32

  • Eu achei essa questão confusa por que o fenótipo Rh+= RR ou Rr o fenótipo Rh-= rr não tem fenótipo rh  

  • Abram o original da prova. O Qc perdeu a formatação quando postou aqui.

  • Falta de Atenção, mas a questão também está sem a formatação correta.

  • Pessoas homozigóticas recessivas (rr) não têm o fator Rh, e portanto têm fenótipo Rh.

  • Josué possui sangue ARh+ e sua mãe é do grupoOrh- . Lívia é do grupo Brh+ e seu pai é ORh- . Josué casou-se com Lívia. A probabilidade desse casal vir ater uma filha ABRh é de:

  • Probabilidades

    ABO

    Ai x Bi= AB+ Ai + Bi +ii === 1/4

    Rh

    Rr x Rr = RR+ Rr+Rr+rr==3/4

    menina==1/2

    regra do ou, multiplicação

    1/2x1/4x3/4==3/32


ID
1428988
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SPTC-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Texto III

A identificação por meio de testes laboratoriais do fenótipo dos grupos sanguíneos do sistema ABO, em manchas de sangue já secas, fornece evidências em casos de homicídio, estupro, acidentes, desaparecimento de pessoas, sequestros e tem-se mostrado de grande auxílio na elucidação desses crimes, até mesmo protegendo os inocentes. Claro está que tipagem sanguínea por si só não leva à conclusão de que determinada pessoa tenha cometido determinado crime. Entretanto, é mais uma evidência que deve constar de um processo mais amplo no qual outras provas e testemunhas deverão ser consideradas. Os testes imunológicos para determinação dos grupos sanguíneos são conhecidos no âmbito forense desde 1916, quando foi utilizado por Leone Lattes pela primeira vez em um caso criminal. O que se torna muito interessante é que os testes sanguíneos antigos não foram abandonados por completo. Muitos ainda são utilizados e continuam como parte da rotina de exames em respostas a quesitos quanto a classificação, identificação, diferenciação e individualização da substância de aspecto hematoide que sequencialmente será incluída no repertório de um laudo pericial.
                                                                                                                  
 Internet: www.laes-haes.com.br> (com adaptações).

A respeito do texto III e de conhecimentos acerca do tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB:E   Um homem com número e estrutura cromossômica normais apresenta, no máximo, dois alelos diferentes para o sistema ABO; e a espécie humana apresenta diversos alelos para esse mesmo locus gênico( POLIALELIA )  O sistema ABO é muito utilizado em transfusões sanguineas ( o Sistema ABO apresenta uma característica chamada de polimorfismo genético, que diz respeito a um sistema genético que possui mais de uma versão para um mesmo gene. Isto é, fenômeno em que existem mais de um alelo para um mesmo locus.no sistema ABO em que os alelos  Ia I b   mas ambos dominam o alelo  i   Ia=Ib > i  o sistema ABO é universal  e muito utilizado nas transfusões sanguíneas) 

  • Sobre a D: Tipo O sempre apresenta anticorpos anti-A e anti-B. O tipo que não apresenta tais anticorpos é o AB.

    Gab: E

  • a) O sistema ABO consiste em um caso de poligenia ou herança quantitativa. ERRADA - alelos múltiplos ou polialelia

    b) Caso o sangue identificado apresente antígeno do tipo “A” na superfície das hemácias, é correto concluir que o sangue é do tipo “B”. ERRADA - quando o sangue apresenta antígeno do tipo "A" é sangue do tipo "A" (fácil de errar por associar a palavra antígeno com anticorpo/aglutinina)

    c) Caso uma mulher de sangue do tipo “A” tenha sido estuprada e tenha uma criança do tipo “B” resultante deste ato, todos os indivíduos de sangue dos tipos “A” e “AB” suspeitos serão inocentados. ERRADO - se ambos forem heterozigotos podem gerar por exemplo, filhos do tipo A, B e AB

    d) Indivíduos com tipo sanguíneo “O” nunca apresentam anticorpos do tipo anti-A em sua corrente sanguínea. ERRADA - apresentam anti-A e anti-B no plasma sanguíneo

    e) O sistema ABO consiste em um caso de alelos múltiplos ou polialelia. CORRETA


ID
1441159
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere dois casais em relação à tipagem sanguínea do sistema ABO:

• casal 1 – ambos os cônjuges tipo AB
• casal 2 – ambos os cônjuges tipo O

A afirmativa correta acerca dessa situação é:

Alternativas
Comentários
  • Cruzamento entre IAIB x IAIB:

    IAIA(A) X IAIB (AB) X IBIA (AB) X IBIB (B)

    Ou seja, o casal n 1 só poderá ter filhos com fenótipo A, B e AB.

    O casal n 2 só poderá ter filhos tipo O.


ID
1466317
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Jovenaldo casa-se com Marivalda. Ambos pertencem ao grupo sanguíneo A. O primeiro filho deles apresenta o grupo sanguíneo O.

Considerando esse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a probabilidade de que o próximo filho desse casal seja do grupo sanguíneo A.

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    Genótipo do homem: IAi 
    Genótipo da mulher: IAi
    Genótipo do 1º filho: ii
    Ambos são heterozigotos para o tipo sanguíneo "A", já que tiveram um filho tipo O. Conhecidos os genótipos, basta fazer o cruzamento, que obtém-se as seguintes proporções genotípicas:
    - IAIA: 25% --> Tipo A homozigoto
    - IAi: 50% -->Tipo A heterozigoto
    - ii: 25% --> Tipo O homozigoto

    Portanto, ao gerarem um novo filho, existe 75% (25%+50%) de chance ser do tipo A 

     


  • Questão repetida aqui no qconcursos.


ID
1467577
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Jovenaldo casa-se com Marivalda. Ambos pertencem ao grupo sanguíneo A. O primeiro filho deles apresenta o grupo sanguíneo O.

Considerando esse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a probabilidade de que o próximo filho desse casal seja do grupo sanguíneo A.

Alternativas
Comentários
  • fazendo o cruzamento  IA i  X IA i  = IA IA ,   IA i ,  IA i   , ii      o tipo sanguíneo A é determinado pelos genótipos IA IA ou IA i  pela regra da probabilidade :   3/4 = 0,75  ou  75 %  GAB B 

      

  • Faz-se o cruzamento de: Ia i X Ia i e temos o seguinte resultado: Ia Ia, Ia i, Ia i, i i. 

    O genótipo A aparece quando há pelo menos um "Ia" advindo do cruzamento dos progenitores, pois ele é dominante sobre o "i". 

    Nesse caso a chance do próximo filho ser do grupo A é de 75% ou 3/4. 


    Mira na fé e rema! 

  • Penso que tal questão pode ser passível de anulação haja vista que tais fatores como o Sistema ABO e RH podem ser influenciados por qual cromossomo carrega tal informação. Se analisarmos que o texto menciona "filho" é possível construir um heredograma com o filho do sexo masculino. Realizando os cruzamentos dos gametas entre X(Ia)Y(i) e X(i)X fica possível observar a ocorrência de 50% da ocorrência de filhos homens com o tipo sanguíneo O.

  • O primeiro filho deles apresenta o grupo sanguíneo O.  Então já se sabe que os pais são heterozigotos.

    b) 75%

  • a questão traz a regra de proporção da primeira lei de mendel 3:1, 75% 25%


ID
1471801
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma mulher do grupo A, filha de mãe do grupo O, casa-se com um homem do grupo AB. Portanto, qual das alternativas indica o tipo sanguíneo que NÃO poderia ser de uma criança gerada por esse casal?

Alternativas
Comentários
  • AA - sangue A

    AO - sangue A

    BB - sangue B

    BO - sangue B

    AB - sangue AB

    OO - sangue O

    Na questao, a mulher do grupo A so pode ser AO, pois é filha de mãe do grupo O. O marido é AB, portanto a criança deles pode ser:

    - AA (sangue A); AB (sangue AB); AO (sangue A); ou BO (sangue B). Logo, a criança não pode ter sangue O.

  • se a mãe é O, logo a filha é IAi

    Casou com um AB= IA IB

    NÃO poderia ser de uma criança gerada por esse casal?

    Grupo O, para o filho ser O, o pai teria que ter pelomenos um alelo i


ID
1540462
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os fenótipos do sistema sanguíneo ABO são determinados por três formas de alelos múltiplos. Um casal que apresente o genótipo IAi e IB Ipode apresentar fi lhos com os seguintes fenótipos:

Alternativas
Comentários
  • IA x IB= IAIB = SANGUE AB

    i x IB= IBi= SANGUE B

  • b) AB e B

  • IAi x IBIB = IAIB, IAIB, IBi, IBi

    fenótipos AB e B

  • Faça o cruzamento, o resultado será de: IAIB e IBIB


ID
1573528
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um casal que nunca foi submetido a transfusão sanguínea teve quatro filhos, sendo que o primeiro filho possui sangue AB Rh positivo, o segundo filho possui sangue O Rh positivo e foi o único que nasceu com eritroblastose fetal, o terceiro filho possui sangue A Rh negativo e o quarto filho possui sangue B Rh negativo. A partir dessas informações quanto aos grupos sanguíneos ABO e Rh, e também da presença de eritroblastose em um descendente, pode afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A correta é a letra E. De fato, não se pode afirmar o genótipo do pai e o genótipo da mãe, porém, analisando-se as progênies, é possível afirmar que os pais são A e B heterozigotos. Sendo assim, é possível afirmar que o pai PODE possuir sangue B e a mãe sangue A.

    Quanto ao Rh, é correto que o pais é Rh positivo e a mãe é Rh negativo, pois essa é a condição básica para que ocorra a eritroblastose no segundo filho.

  • Basta saber que para ter eritroblastose fetal  a mão precisa ser Rh-, o pai Rh+ e ter tido dois filhos Rh+, o primeiro não terá a doença, ja o segundo sim. e se há filhos com a e b pode se deduzir que os pais podem ser tantos a como b


ID
1604500
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dois casais, Rocha e Silva, têm, cada um deles, quatro filhos. Quando consideramos os tipos sanguíneos do sistema ABO, os filhos do casal Rocha possuem tipos diferentes entre si, assim como os filhos do casal Silva. Em um dos casais, marido e mulher têm tipos sanguíneos diferentes, enquanto que no outro casal marido e mulher têm o mesmo tipo sanguíneo. Um dos casais tem um filho adotivo, enquanto que no outro casal os quatro filhos são legítimos. Um dos casais teve um par de gêmeos, enquanto que no outro casal os quatro filhos têm idades diferentes.

Considerando-se os tipos sanguíneos do sistema ABO, é correto afirmar que,

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica isso!

  • Questão que exige de nós fazer algumas suposições. Vamos lá:

    Casal com tipo sanguíneo diferente:

    A questão disse que o casal tem filhos com 4 tipos sanguíneos diferentes. Como os pais tem tipos sanguíneos diferentes, nesse caso, será fácil:

    IA i e IB i

    Cruzando fica: IAi; IAIB; IBi; ii.

    Casal com tipo sanguíneo igual:

    A mesma restrição fica aqui: os filhos têm o tipo sanguíneo diferente. Analisando nossas possibilidades:

    AB com AB = A, B, AB.

    A com A = A, O

    B com B = B, O

    O com O = O

    Ou seja, é impossível ter 4 filhos com tipo sanguíneo diferente tendo o mesmo tipo de sangue. Dessa forma, fica evidente que esse casal é o que possui o filho adotado.

    Concluindo:

    A única alternativa que fala isso é a alternativa A. O casal precisa ter o tipo sanguíneo igual para ter o filho adotado, e assim concluir o que a questão pede, que é os 4 filhos com tipo sanguíneo diferente.

    Questão chatinha, que envolve interpretação ainda, mas é essa a solução.

  • Questão chata dms


ID
1605403
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Paulo e Mariana têm dois filhos, Júlio e Baltazar. Com relação aos tipos sanguíneos do sistema ABO, pai, mãe e os dois filhos têm, cada um deles, um tipo sanguíneo diferente.

Em razão disso, pode-se afirmar corretamente que

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Você esqueceu de completar a questão, mas como se trata de uma questão da Vunesp, consegui encontrar as alternativas que faltam. Aqui estão:

    a) se um dos filhos tem sangue tipo O, o outro necessariamente terá sangue do tipo A ou tipo B.

    b) se o pai tem sangue tipo A, a mãe necessariamente tem sangue tipo B.

    c) se a mãe tem sangue tipo O, um dos filhos terá necessariamente sangue tipo AB.

    d) se a mãe tem sangue tipo AB, o pai necessariamente terá sangue tipo A ou tipo B.

    e) se um dos filhos tem sangue do tipo AB, o outro necessariamente terá sangue do tipo A ou tipo B.

    A alternativa correta é a letra B porque para que cada um possua um tipo sanguíneo diferente, é necessário que os pais sejam heterozigotos e que a mãe tenha sangue diferente do tipo do pai e que não seja AB.

    Se a mãe fosse AB, nenhum filho teria sangue tipo O porque este só é expresso quando em homozigose, sendo necessário que ambos os pais possuam o alelo i referente ao sangue tipo O. Seguindo o mesmo raciocínio, se a mãe fosse O, nenhum filho poderia ter tipo sanguíneo AB.

    Logo, provavelmente um dos filhos possui sangue tipo O e o outro sangue tipo AB.

  • https://youtu.be/PKEQOtfS9Ls

  • Gente há uma forma bem mais simples, Há um único cruzamento que resulte em todos os fenótipos do sistema ABO , é o : IA i × IB i = IA IB , IA i , IB i e ii ( O ) , portanto sendo a questão A , pois para os filhos terem fenótipos diferentes dos pais ( O e AB ) há a necessidade de que um dos pais seja A e outro B , logo se o pai tem o tipo A a mãe obrigatoriamente terá o B para que dê certo esse cruzamento.

ID
1613002
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Sistema ABO foi o primeiro dos grupos sanguíneos descobertos no início do século XX em 1900, pelo cientista austríaco Karl Landsteiner. Fazendo reagir amostras de sangue de diversas pessoas, ele isolou os glóbulos vermelhos (hemácias) e fez diferentes combinações entre plasma e hemácias, tendo como resultado a presença de aglutinação dos glóbulos em alguns casos, e sua ausência em outros. Assim, Landsteiner classificou os seres humanos em três grupos sanguíneos: A, B e O (cuja denominação proveio da expressão "Ohne A, Ohne B", ou seja, "Sem A e Sem B"), e explicou por que algumas pessoas morriam depois de transfusões de sangue e outras não. Landsteiner não previu o grupo AB, mais raro, o qual foi descoberto quando, em 1902, seus colaboradores von Decastello e Sturli o encontraram e descreveram. Em 1930, Landsteiner ganhou o Prêmio Nobel por seu trabalho.

Em relação ao sistema ABO, foi constatado que todos os componentes de uma família constituída por pai, mãe e dois filhos apresentam grupos sanguíneos diferentes entre si.


Sabendo-se que o pai é homozigoto, analise as afirmativas abaixo e indique a alternativa que está INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETA: As hemácias do pai não possuem aglutinogênios (sangue "O"), por isso não serão aglutinadas, mas, por possuir anti-A e anti-B, seu soro aglutinará as células da sua mulher (AB) e dos seus dois filhos (A e B)


    B) CORRETA: Os filhos, um possui tipo A (aglutinogênio A e aglutinina anti-B) e o outro tipo B (aglutinogênio B e aglutinina anti-A), ou seja, ambos possuem aglutinogênios e aglutininas.


    C) ERRADA: Se o pai é homozigoto recessivo (ii - tipo "O") seus genitores só poderiam ter as configurações genotípicas: ii - Ai ou Bi e nunca AB como é o caso de sua mulher.


    D) CORRETA: Ai X Bi = 25% AB; 25% Ai (tipo A); 25% Bi (tipo B); 25% ii (tipo O)


    E) CORRETA: Mãe (AB); Probabilidade dos filhos: 50% (Ai), 50% (Bi)

  • c) O genótipo do avô paterno das crianças pode ser igual ao genótipo da mãe.

  • Sendo homozigoto, como saber se o pai é II ou ii?

    Sendo IxIx, ele pode ser tanto IAIA ou IBIB ou IAIB...


ID
1613719
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PUC - RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Joana é daltônica e é do tipo sanguíneo A. Ela se casou com Pedro, que tem visão normal e é do tipo sanguíneo AB. Sabendo que a mãe de Joana tem visão normal e é do tipo sanguíneo O, a probabilidade de o casal ter uma menina de visão normal e do tipo sanguíneo A é de:

Alternativas
Comentários
  • Usando o quadro de Punnett, a gente vê que a probabilidade de nascer uma menina daltônica é 0 (XDY x XdXd), probabilidade de ser menina= 1/2 e probabilidade de ter sangue A= 2/4 (IaIb x Iai) -------> 1/2x2/4= 2/8 (simplificando)= 1/4


ID
1725589
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em uma população japonesa a frequência dos alelos IA, IB e i no lócus do grupo sanguíneo ABO foi estimada em 0,28, 0,17 e 0,55, respectivamente.

Esse pode ser considerado um exemplo de polimorfismo pois:

Alternativas
Comentários
  • Não é preciso calcular se a população está em equilíbrio de HW, só observar o que a questão está pedindo: "Esse pode ser considerado um exemplo de polimorfismo pois":

    Ou seja, a banca quer saber POR QUE o sistema ABO é considerado é um exemplo de polimorfismo, logo, já podemos eliminar a alternativas A) e B), que não respondem à pergunta.

     

    C) Os alelos do grupo sanguíneo ABO estão distribuídos em mais de dois cromossomos - ERRADO - O locus ABO está localizado no cromossomo 9.

     

    D) nessa população, é comumente observado mais de um alelo para o sistema sanguíneo ABO - CERTO - Nem precisaria saber nada sobre o sistema ABO pra responder, já que é possível encontrar a resposta no próprio enunciado, que dá a frequência de 3 alelos do sistema ABO em uma determinada população.

     

    E)o lócus do grupo sanguíneo ABO sofre mutação - ERRADA - embora teoricamente a mutação possa ocorrer em qualquer gene, o que torna a afirmativa correta, ela NÃO JUSTIFICA a proposição porque para que uma variante genética seja considerada um polimorfismo, ela precisa ocorrer na frequência de pelo menos 1% em uma população, e nesse caso, mutações aleatórias são raríssimas e não chegam a essa frequência para dar origem a um NOVO alelo.


ID
1763188
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sílvio e Fátima têm três filhos, um deles fruto do primeiro casamento de um dos cônjuges. Sílvio é de tipo sanguíneo AB Rh e Fátima de tipo O Rh+. Dentre os filhos, Paulo é de tipo sanguíneo A Rh+, Mário é de tipo B Rh e Lucas é de tipo AB Rh+.

Sobre o parentesco genético nessa família, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Fatores genotípicos

    Pais: Sílvio AB Rh (IAIB rr)
             Fátima O Rh+ (ii Rr)

    Filhos: Paulo A Rh+ (IAi Rr)
               Mário B Rh– (IBi rr)
               Lucas AB Rh+ (IAIB Rr)

     Analisando os fatores apresentados dos pais e filhos, é possível concluir que Paulo e Mário são irmãos por parte de pai e por parte de mãe. Já Lucas é filho do primeiro casamento de Sílvio, por ser do grupo AB e não poder ser filho biológico de Fátima, pertencente ao grupo sanguíneo O.

    Alternativa correta: A

  • O fator Rh não interfere na questão. O genótipo do pai é AB, pois os alelos A e B são codomiantes. O genótipo da mãe é ii, alelos recessivos.

    O resultado desse cruzamento seria indivíduos com o tipo sanguíneo A ou B, ambos heterozigotos. Sendo assim, Lucas que tem o tipo sanguíneo AB não é filho biológico do casal.

        AB x  ii

    Ai ou Bi    

     

     

     

     

  • O fator Rh interfere sim!

    Rh- ==> rr => anti Rh+

    Rh+ ==> R_ => sem aglutinina

  • Não , não interfere , até pq Fátima é heterozigota para o fator Rh , podendo gerar junto com seu esposo todos os fatores Rh , logo sendo o principal o sistema ABO
  • Lucas não pode ser filho de Sílvio e Fátima pois Fátima é do tipo sanguíneo O (ii), enquanto Sílvio é AB (IAIB), ou seja, os dois não conseguem formar um genótipo AB, que é o genótipo de Lucas.


ID
1826011
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CBM-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Um homem com sangue O+ é casado com mulher do tipo sanguíneo AB . Dessa união tiveram uma criança.” Qual das alternativas a seguir indica os tipos sanguíneos que essa criança poderia herdar desse casal?

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me explicar o por que da resposta?????

  • Sangue O = ii ( totalmente recessivo)

    Sangue AB = IAIB ( Codominancia)

    Como o AB domina sobre o O, o cruzamento só poderá resultar em A ou B, me acompanhe:

    ii x IAIB= IAi ( Sangue A) ou IBi ( Sangue B)

    O fator RH, pode ter ou não, logo:

    A+,B+/A- B-.

  • Homem= ii

    Mulher= Ia Ib

    Faz quadro de punnett:

    vai dar 50% A

    e 50% B


ID
1845262
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nas transfusões de sangue deve-se saber se hã ou não compatibilidade entre o sangue do doador e o do receptor. Caso contrário, pode ocorrer aglutinação das hemácias, entupimento dos vasos sanguíneos, comprometimento da circulação do sangue e, dessa forma, a morte da pessoa (receptor). A incompatibilidade para a transfusão resulta, em parte, da existência de duas proteínas no plasma sanguíneo, chamadas de aglutinina anti-A e aglutinina anti-B. Para averiguar se existe compatibilidade é importante observar que, quando uma pessoa possui o aglutinogênio A, ela naturalmente não apresenta a aglutinina anti-A, e que o sangue doado não deve conter os aglutinogênios para os quais o sangue do receptor tenha aglutininas.

Em relação ao sistema ABO, assinale a opção em que o doador e o receptor são compatíveis para uma transfusão.

Alternativas
Comentários
  • c) O sangue do receptor apresenta aglutininas anti-A e anti-B, e o sangue do doador não apresenta aglutinogênios.

     

    Receptor Universal - AB

    Doador Universal - O

  • Existem quatro tipos de hemácias, A, B, O ou AB, e a diferença entre elas consiste na existência ou não de determinados antígenos (aglutinogênios) envoltos nas células. Esses antígenos ativam anticorpos, as aglutininas, que provocam coagulação e destruição das células, caso sejam ligadas em anticorpos diferentes. O tipo sanguíneo A tem antígeno A e aglutinina anti-B, não podendo, assim, receber sangue tipo B. O tipo sanguíneo B tem antígeno B e aglutinina anti-A, não podendo receber sangue tipo A. O tipo sanguíneo AB tem antígenos A e B, e não possui aglutinina, podendo receber sangue de todos os tipos. O tipo sanguíneo O não tem antígenos, mas possui aglutininas anti-A e anti-B, podendo receber sangue apenas do tipo O. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)



    Analisando as alternativas sobre doador e receptor compatíveis:
    a) O sangue do doador apresenta os aglutinogênios A e B (AB), e o sangue do receptor não apresenta aglutinogênios (O). O sangue tipo O pode ser receptor apenas do próprio O. Incorreta. 
    b) O sangue do doador apresenta os aglutinogênios A e B (AB), e o sangue do receptor só apresenta o aglutinogênio A (A). O sangue A possui aglutinina anti-B, não podendo ser receptor de AB por ele apresentar o aglutinogênio B. Incorreta.
    c) O sangue do receptor apresenta aglutininas anti-A e anti-B (O), e o sangue do doador não apresenta aglutinogênios (O). Sangue O pode ser receptor apenas de O. Correta. 
    d) O sangue do receptor só apresenta a aglutinina anti-A (B), e o sangue do doador só apresenta aglutinogênio A (A). Sangue B não pode ser receptor de A por conter aglutinina anti-A. Incorreta.
    e) O sangue do receptor só apresenta a aglutinina anti-B (A), e o sangue do doador só apresenta o aglutinogênio B (B). Sangue A não pode ser receptor de B por conter aglutinina anti-B. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra C.


  • Na verdade, o doador universal é o O - e o receptor universal é o AB +

  • A) O sangue do doador apresenta os aglutinogênios A e B, e o sangue do receptor não apresenta aglutinogênios.

    Doador: AB

    Receptor: O

    Compatibilidade: Incompatível, pois o tipo O apresenta aglutininas anti-A e anti-B

    B) O sangue do doador apresenta os aglutinogênios A e B, e o sangue do receptor só apresenta o aglutinogênio A.

    Doador: AB

    Receptor: A

    Compatibilidade: Incompatível, pois o tipo A apresenta aglutinina anti-B

    C) O sangue do receptor apresenta aglutininas anti-A e anti-B, e o sangue do doador não apresenta aglutinogênios

    Doador: O

    Receptor: O

    Compatibilidade: Compatível!

    D) O sangue do receptor só apresenta a aglutinina anti-A, e o sangue do doador só apresenta aglutinogênio A.

    Doador: A

    Receptor: B

    Compatibilidade: Incompatível, pois o tipo B apresenta aglutinina anti-A

    E) O sangue do receptor só apresenta a aglutinina anti-B, e o sangue do doador só apresenta o aglutinogênio B.

    Doador: B

    Receptor: A

    Compatibilidade: Incompatível, pois o tipo A apresenta aglutinina anti-B

    GABARITO: LETRA C


ID
1850356
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Do casamento de um homem normal com uma mulher normal nasceram:

• um menino daltônico com sangue tipo A,

• um menino normal com sangue tipo O,

• um menino daltônico com sangue tipo AB,

• uma menina normal com sangue tipo B e

• uma menina normal com sangue tipo O.

Sabendo-se que o daltonismo é uma herança ligada ao sexo e que o lócus gênico para o sistema ABO encontra-se em um autossomo, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gente, por que a alternativa B não é a correta? Fiquei em dúvida entre a B e a C.

  • C) Correta

    Uma filha só terá daltonismo se o pai também tiver. Caso contrário, será apenas portadora (XX). Para os homens, basta herdar apenas um cromossomo X (da mãe) para manifestar o daltonismo, uma vez que só possuem um cromossomo X.

    Se a mãe for daltônica e tiver um filho do sexo masculino, a probabilidade dele também ser é de 100%, pois ela, sendo X^dX^d, irá sempre transmitir o gene ao filho.

  • Para reforçar, o daltonismo é uma doença ligado ao sexo ( X ) Portanto o pai sendo normal ( não herdou de sua mãe) somente sua esposa tem essa doença, até pq o daltonismo está no presente no Cromossomo X , as mulheres que são responsáveis por passar o daltonismo a diante em sua família.
  • O homem apresenta genótipo XDY e a mulher é portadora (XDX d ), pois teve um filho daltônico. Como o casal teve um filho de sangue tipo O (ii), tanto o homem quanto a mulher possuem o alelo recessivo (i). E como o casal teve uma filha de sangue tipo AB, isso significa que um dos pais terá o alelo IA e o outro terá o alelo IB . Ou seja, um dos pais terá sangue tipo A e o outro terá sangue tipo B. Assim, a alternativa que corresponde às conclusões é a letra C.


ID
1927681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em humanos, a habilidade de produzir os antígenos M e N é determinada por um gene com dois alelos. O alelo LM permite a produção de antígeno M, enquanto o alelo LN permite produzir antígeno N. Heterozigotos, para esses alelos, produzem ambos os tipos de antígeno.

Considerando que em uma determinada população em equilíbrio de Hardy-Weinberg a frequência dos alelos LM e LN seja, respectivamente, 0,6 e 0,4, julgue o item que se segue.

A frequência esperada de indivíduos que possuem o alelo LM é maior que 0,8.

Alternativas
Comentários
  • p2+2pq+q2 = 1

    0,36 + 0,48 + 0,16 = 1 

    p= 0,6+ 0,24 = 0,84

  • Para se descobrir a frenquência no equilíbrio de HW utiliza-se a seguinte fórmula:

     

    p²+2pq+q² = 1

     

    Lê-se:

    M²+2MN+N² = 1 ou 100%

     

    Dessa forma:

     

    Se em uma população, a frequência do alelo M é 0,6 tanto nos ovócitos quanto nos espermatozóide, então a chance de que o espermatozóide e o ovócito sejam ambos M é de 0,6 x 0,6 = 0,36 (MM).

     

    Do mesmo modo a frenquência da prole NN seria 0,4 x 0,4 = 0,16 (NN).

     

    Se os gametas formam par ao acaso, então a chance de um espermatozóide M encontrar um ovócito N é de 0,6 x 0,4, e a combinação reversa tem a mesma probabilidade, logo a frequência da população heterozigota é 2 x 0,6 x 0,4 = 0,48

     

    Sendo assim: 

     

    0,6² + 2 x 0,6 x 0,4 + 0,4² = 1

    0,36 + 0,48 + 0,16 = 100%

     

    Porém, o exercício está querendo saber a frequência do alelo M (p) somente. Então:

     

    p= 0,36/2 + 0,48/2 

    p= 0,6 (Frequência do alelo M) + 0,24 (alelos M do heterozigoto) = 0,84.

     

    Finalmente:

    A frequência de indivíduos com o alelo M é maior que 0,8.

    GABARITO: CERTO

  • p (LM) = 0,6

    q (LN) = 0,4

     

    Cálculo das frequências genotípicas dos indivíduos da população (Eq. de Hardy-Weinberg):

     

    p2+2pq+q2 = 1

    (0,6)^2 + 2 *(0,6)*(0,4) + (0,4)^2

    0,36 + 0,48 + 0,16 = 1 

     

    Portanto:

    Frequência de indivíduos homozigotos LM (genótipo: LMLM) = 0,36

    Frequência de indivíduos heterozigotos (genótipo: LMLN) = 0,48

    Frequência de indivíduos homozigotos LN (genótipo: LNLN) = 0,16

     

    Somando as frequências dos indivíduos com genótipos que possuem o alelo LM: 0,36 + 0,48 = 0,84.

     

    0,84 > 0,8

    Gabarito: correto

  • Minha resolução:

    Fórmula que precisa já saber decorada: p2 + 2pq + q2 = 1 (freq. do genótipo dominante + freq. do genótipo heterozigoto + freq. do genótipo recessivo = 1)

    Frequência do alelo LM (p) = 0,6

    Frequência do genótipo LMLM (p2) = 0,6 x 0,6 = 0,36

    Frequência do alelo LN (q) = 0,4

    Frequência do genótipo LNLN (q2) = 0,4 x 0,4 = 0,16

    Então:

    Frequência do genótipo LMLN (2pq) = 0,6 x 0,4 = 0,48

    Aí ficou fácil .... A frequência esperada de indivíduos que possuem o alelo LM é:

    0,36 + 0,48 = 0,84

    Logo, é maior que 0,8.

    CORRETO!!!!!!!!!!!!

  • SE A FREQUENCIA DE L E M SÃO 0,6 E 0,4 NA POPULAÇÃO, ENTÃO NA FORMAÇÃO DOS GAMETAS A SEGUINTE PROBABILIDADE VAI OCORRER.

    ..........L .........M

    L...... LL........ LM

    M .....ML .....MM

    OU

    ............0,6......... 0,4

    0,6 .....0,36 .......0,24

    0,4 .....0,24 .......0,16

    AI É SO FAZER AS CONTAS DE ONDE APARECE INDIVIDUOS QUE TEM GENE L


ID
1927684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em humanos, a habilidade de produzir os antígenos M e N é determinada por um gene com dois alelos. O alelo LM permite a produção de antígeno M, enquanto o alelo LN permite produzir antígeno N. Heterozigotos, para esses alelos, produzem ambos os tipos de antígeno.

Considerando que em uma determinada população em equilíbrio de Hardy-Weinberg a frequência dos alelos LM e LN seja, respectivamente, 0,6 e 0,4, julgue o item que se segue.

Considere que o surgimento de uma condição ambiental diminua a taxa de sobrevivência de crianças portadoras do alelo LM. Nesse caso, as frequências genotípicas continuariam atendendo, da mesma maneira, às previsões do princípio de Hardy-Weinberg, até haver uma sequência de novos cruzamentos.

Alternativas
Comentários
  • Para que uma população de organismos que se reproduz sexuadamente e ao acaso, atinja o estado de equilíbrio de Hardy-Weinberg, é necessário que se cumpram determinadas condições, como por exemplo: 

    1. A população seja muito grande; 
    2. A seleção natural não atue; 
    3. A população seja fechada; 
    4. Não ocorra mutação; 
    5. A meiose seja normal, isto é, a segregação dos cromossomos na gametogênese seja apenas regida pelo acaso. 

  • Pessoal nunca mais errem questão assim!!!

    Quando uma condição ambiental diminui a taxa de sobrevida de pessoas portadoras de um alelo, estamos diante de SELEÇÃO NATURAL.

    As populações em equilíbrio de Hardy-Weinberg NÃO SÃO afetadas por: seleção natural, deriva, mutação e migração.

    Portanto,

    No equilíbrio de Hardy-Weinberg não há variação alélica nem genotípica.

  • "  surgimento de uma condição ambiental diminua a taxa de sobrevivência de crianças portadoras do alelo LM."

    No estado de equilíbrio de Hardy-Weinberg é preciso: 

    1 - População tendendo ao infinito;

    2- Ausência de mutação, migração;

    3- Sem seleção natural;

    4- Acasalamento ao acaso (Pamixia);

    5- Heterozigotos não altrapassem 50% da população

     


ID
1927687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em humanos, a habilidade de produzir os antígenos M e N é determinada por um gene com dois alelos. O alelo LM permite a produção de antígeno M, enquanto o alelo LN permite produzir antígeno N. Heterozigotos, para esses alelos, produzem ambos os tipos de antígeno.

Considerando que em uma determinada população em equilíbrio de Hardy-Weinberg a frequência dos alelos LM e LN seja, respectivamente, 0,6 e 0,4, julgue o item que se segue.

Na hipótese de ocorrência de um novo alelo LX na população, o princípio de Hardy-Weinberg não poderia mais ser aplicado, devido à quantidade de possíveis genótipos resultantes.

Alternativas
Comentários
  • O princípio de Hardy-Weinberg PODE ser aplicado a alelos múltiplos e alelos ligados ao X. Portanto, independe da quantidade de genótipos. 

  • A PARTIR DA INTRODUÇÃO DO NOVO GENE, UM NOVO EQUILIBRIO SERIA ESTABELECIDO.

    NO MOMENTO DA INTRODUÇÃO O EQUILIBRIO É QUEBRADO. POREM COM O TEMPO E SOB ALGUMAS CONDIÇÕES COMO CRUZAMENTOS ALEATORIOS, AUSENCIA DE MIGRAÇAO E EMIGRAÇÃO, UM NOVO EQUILIBRIO SERÁ ESTABELECIDO.

    IMPORTANTE FRIZAR TAMBEM QUE O ENUNCIADO USOU O TERMO "PRINCIPIO" E NÃO "EQUILIBRIO"


ID
1927690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em humanos, a habilidade de produzir os antígenos M e N é determinada por um gene com dois alelos. O alelo LM permite a produção de antígeno M, enquanto o alelo LN permite produzir antígeno N. Heterozigotos, para esses alelos, produzem ambos os tipos de antígeno.

Considerando que em uma determinada população em equilíbrio de Hardy-Weinberg a frequência dos alelos LM e LN seja, respectivamente, 0,6 e 0,4, julgue o item que se segue.

Para clonagem in vivo de genes com mais de 30.000 pares de bases, como os que codificam proteínas que carregam determinantes antigênicos do sistema MN, é necessária a incorporação direta desses genes a plasmídeos, antes de serem introduzidos na célula hospedeira.

Alternativas
Comentários
  • o tamanho para clonagem deve ser até 10.000 pares de base (10 Kb)

  • Vetores ou veículos de clonagem:

    - Plasmídeo (1000-10.000 pb)

    - Bacteriófago (10.000-30.000 pb)

    - Cosmídeo (35.000-40.000 pb) 


ID
1952488
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O sistema de grupo sanguíneo ABO, descoberto por Karl Landsteiner no começo do século 20, é considerado, até hoje, o mais importante sistema de grupos sanguíneos na medicina clínica transfusional. Com relação ao sistema ABO, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Genótipo dos pais: Ai e Bi. Genótipo dos filhos: Ai, Bi e ii. Conclusão: Cada um dos pais doa apenas para um dos filhos.

    b) Ver resposta da Leilane Verga.

    c) Melhor possibilidade de transfusão tem quem possui o sangue AB, que pode receber de todos os demais tipos.

    d) Uma pessoa AB (genótipo AB) nunca poderá ter filho do tipo O (genótipo ii).

    e) GABA

  • Breno, a sua explicação da B está errada! Há MAIS DE 3 possibilidades. Primeiro, que apenas um dos pais precisa ser Rh+, por se tratar de um caráter dominante. 

    Do sistema ABO também há inúmeras combinações, como A + B, AB + A, AB + B, AB + AB

    Então as combinações possíveis são:

    A+ e B+

    A+ e B-

    A- e B+

    AB+ e A+

    AB+ e A-

    AB- e A+

    AB+ e B+

    AB+ e B-

    AB- e B+

    AB+ e AB+

    AB- e AB+

  • Boa, Leilane, obrigado.

  • e) Análises laboratoriais de antígenos eritrocitários podem ser aplicadas tanto em casos de investigação criminosa quanto em estudos biológicos de paternidade.


ID
1997209
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A herança genética associada ao fator Rh estabelece que o gene R, dominante, determina a presença do fator Rh, ao passo que o gene r, recessivo, condiciona a ausência do referido fator. Considerando uma população hipotética em equilíbrio, na qual 16% dos indivíduos pertencem ao grupo Rh negativo (genótipo rr), assinale a opção que apresenta corretamente a frequência do alelo R.

Alternativas
Comentários
  • Dado que o fator Rh- (rr) está presente em 16% da população, conclui-se que os demais 84% são Rh+ (RR ou Rr). Assim, encontra-se a frequência do alelo r, qual seja: r2 = 0,16 --> r=0,4. Consequentemente, a frequência do outro alelo, R, será de 1 - 0,4 = 0,6.

  • Gabarito E.

    .

    A questao fornece a frequencia genotipica do recessivo e pergunta sobre a frequencia alelica R. Vide contas do Breno.

  • p (ao quadrado) + 2pq + q (ao quadrado) = 1

    q (ao quadrado)--> rr = 0,16 --> raiz de 0,16 --> 0,4

    Então para sabermos a frequência do alelo dominante basta subtrairmos 1 - 0,4 = 0,6

  • Pela Equação de Hardy-Weinberg temos: p2 + 2pq + q2 = 1

    q2 = 0,16 --> q= 0,4

    Para sabermos a freqüência do alelo dominante basta subtrairmos 1 - 0,4 = 0,6

    Gabarito: E


ID
2124154
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um casal em que ambos os pais são do grupo sanguíneo “O” tiveram um filho que pertence ao grupo sanguíneo “A”. Nesse caso, um dos pais é um indivíduo falso “O” devido a um fenômeno conhecido também como efeito Bombaim. Sobre esse fenômeno de origem genética assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sugere letra E

  • Bombaim / Falso "O"

    Muito raramente, indivíduos carregando mutações homozigóticas (hh) no gene FUT1 (lócus H) produzem eritrócitos deficientes de antígeno O, nos quais não ocorre expressão dos antígenos A nem B, independentemente do genótipo ABO. As pessoas de fenótipo hh não produzem a enzima necessária para se colocar o antígeno O/H na superfície das hemácias.

    Desse modo, a sua ausência faz com que essas pessoas não apresentem quer o antígeno A, quer o B, nos seus glóbulos vermelhos, mesmo que possuam alelos referentes à síntese dessas substâncias.

    Os indivíduos com o fenótipo de Bombaim podem doar sangue para qualquer membro do sistema ABO (a não ser que outro fator sanguíneo, como o Rh, seja incompatível), mas não podem receber de nenhum membro do sistema ABO (cujo sangue contém sempre um ou mais antígenos A, B e H); somente recebem sangue de indivíduos com o fenótipo de Bombaim.

    Os testes costumeiros para o sistema ABO os apontam como integrantes do grupo O, porém incompatibilidades relacionadas a cruzamentos podem evidenciar o falso "O".

    O teste para detectar se uma pessoa é realmente “O” ou falso “O” é feito  aplicando-se  o  anticorpo  anti-H  em  uma  gota  de  sangue. Se houver aglutinação, o indivíduo é um “O” verdadeiro, ou seja, “ii”. è Se não ocorrer aglutinação, ele é falso “O”, podendo ser IAIA, IAi, IBIB, IBi ou IAIB.

     

    a) Indivíduos falsos “O” são normalmente identificados quando ocorrem fenômenos de incompatibilidade sanguínea inesperados. Nesses casos, indivíduos afetados pelo efeito Bombaim, que teoricamente poderiam doar sangue para indivíduos “A, B, AB ou O”, acabam provocando reações de aglutinição nos receptores, pois não pertencem realmente ao grupo “O”. ERRADA. Podem doar.

     b) Os indivíduos falsos “O” não podem ser identificados em processos usuais de tipagem sanguínea, pois seus sistemas imunológicos não são capazes de sintetizar as aglutininas anti-A ou anti-B. ERRADO. Sintetizam os anticorpos, mas não sintetizam os antígenos.

     c) A capacidade de produzir aglutinina “A” e “B” é afetada em indivíduos falsos “O”. Isso ocorre por influência de um alelo dominante em outro loco gênico. Assim, indivíduos homozigotos dominantes ou heterozigotos, para esse gene, serão indivíduos falsos “O”. ERRADA. Indivíduos homozigotos recessivos para o gene H (hh) serão falsos O.

     d) Um indivíduo falso “O” que tiver um genótipo Iª Iª poderá receber sangue de indivíduos com fenótipo A, pois não será capaz de produzir aglutininas anti-A. ERRADA. Não poderá receber pois produz anticorpos anti-A, anti-B e anti-H.

     

  • e) Um indivíduo falso “O” é afetado por um gene localizado em outro par de cromossomos homólogos. Nesse caso, os indivíduos homozigotos recessivos para este loco gênico não são capazes de sintetizar antígenos “A” ou “B”.

  • A resposta da questão é a própria definição de falso O em que os indivíduos falso O podem doar sangue para qualquer um mas só podem receber de outro falso O.

  • Questao para selecionar candidato

  • greys anatomy salvando kkkkkkkkkk


ID
2223649
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, referentes à Eritroblastose Fetal, somando os valores referentes a cada afirmativa correta.

(03) É conhecida como doença hemolítica do recém nascido.

(05) Ocorre quando mães são O+, e Filhos O-.

(07) Ocorre em crianças Rh+, filhas de mães Rh-.

(08) Os anticorpos da mãe atacam as hemácias do feto.

(12) Ocorre em crianças Rh-, filhas de mães Rh+.

(15) A mãe sensibilizada produz Anti-Rh.

A soma correta é

Alternativas
Comentários
  • e) 33.

  • Fácil.

  • Acho que uma forma interessante de lembrar o que se passa na eritroblastose fetal é pensar que o corpo da mãe enxerga o feto como um "corpo estranho", como um antígeno, e o ataca. Outra coisa: se fosse ao contrário, filho Rh- e mãe Rh+, não haveria problema de sensibilização da mãe, pois no corpo do feto não haveria nada "desconhecido" para o sistema imune da genitora.

  • 03 , 07 , 08 e 15 estão certas

    05) correto é mãe Rh- e filhos Rh+

    12) crianças Rh+ e mãe Rh - é o certo


ID
2236516
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um jovem suspeita que não é filho biológico de seus pais, pois descobriu que o seu tipo sanguíneo é O Rh negativo, o de sua mãe é B Rh positivo e de seu pai é A Rh positivo.

A condição genotípica que possibilita que ele seja realmente filho biológico de seus pais é que

Alternativas
Comentários
  • Para que o filho seja realmente filho biológico dos pais citados, a possibilidade é que tanto o pai e mãe sejam heterozigotos para o sistema sanguíneo ABO e para o fator Rh. O filho é O (genótipo ii), o pai é B e a mãe é A. portanto, basta que ambos carreguem o alelo i. Assim, o genótipo do pai seria IBi e o da mãe seria IAi, ou seja, heterozigotos. Em relação ao fator Rh o raciocínio é o mesmo. Para que o filho seja Rh negativo, os pais precisam carregar o alelo recessivo. 
    Alternativa correta: A
  • Resolução: Vamos por partes. Primeiramente, em relação ao sistema ABO, o filho é O (genótipo ii), o pai é B e a mãe é A. Para que o casal tenha tido um filho O, basta que ambos carreguem o alelo i. Assim, o genótipo do pai seria IBi e o da mãe seria IAi, ou seja, heterozigotos. Em relação ao fator Rh o raciocínio é o mesmo. Para que o filho seja Rh negativo, os pais precisam carregar o alelo recessivo. Como ambos são Rh positivo, eles precisam ser obrigatoriamente heterozigotos.

    Gabarito oficial: A (o pai e a mãe sejam heterozigotos para o sistema sanguíneo ABO e para o fator Rh.)

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/enem-2016-2a-aplicacao-questoes-de-biologia-resolvidas/

  • Resolução;https://www.youtube.com/watch?v=p1XhcQY56w4

  • Letra A

    O filho com tipo O e RH negativo tem o genótipo ii rr. O jovem pode realmente ser filho deste casal caso os pais tenham os genótipos heterozigotos, ou seja, a mae seja i^Bi Rr e o pai seria i^Ai Rr.

  • Para a filha ter o tipo sanguíneo O, é preciso que o pai e a mãe sejam heterozigotos, caso contrário a filha seria AB. Então, a mãe é IA i, enquanto o pai é IB i.

    Para o fator Rh será a mesma coisa. Caso não fossem heterozigotos, a menina não teria o fator Rh negativo, apenas positivo. A mãe é Rr e o pai é Rr também, para que exista a chance da menina ser rr.

  • RESPOTA CORRETA : LETRA A)

    Se o jovem é O-,seu genótipo é, com absoluta certeza :

    ii para o tipo sanguíneo

    rr para o fator Rh

    A suposta mãe é B+ , seu genótipo pode ser :

    Ib Ib ou Ib i para o tipo sanguíneo

    RR ou Rr para o fator rh

    O suposto pai é A+, seu genótipo pode ser :

    Ia Ia ou Ia i para o tipo sanguíneo

    RR ou Rr para o fator rh

    Diante das informações apresentadas, a ÚNICA forma desses indivíduos serem, de fato, pais desse jovem é se ambos forem heterozigotos para as duas caracerísticas. Pois assim , em relação ao tipo de sanguíneo, cada um dos genitores doariam o alelo i para o filho, tornando possível o genótipo ii , e em relação ao fator Rh, cada um doaria o alelo r, tornando possível o genótipo rr.


ID
2384443
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O sangue humano pode ser agrupado em quatro tipos principais: A, B, AB e O. A respeito desse assunto, analise as afirmativas.
I. No sangue tipo AB, há os antígenos A e B.
II. No sangue tipo O, não são encontrados antígenos A nem B.
III. No sangue tipo A, há o antígeno B.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • SOU SOMENTE EU OU MAIS ALGUEM TROCA ESSES NEGOCIO DE ANTICORPO E ANTIGENO?

     

  • b) Estão corretas apenas as afirmativas I e II

  • Os antígenos são estruturas, geralmente proteicas, que o organismo reconhece como um “corpo estranho” e, por esse motivo, acaba armando uma resposta imune para combatê-lo.

    Já os anticorpos, são proteínas da classe das imunoglobulinas produzidas por células do nosso sistema imune para combater o antígeno.

  • TIPO SANGUÍNEO:

    TIPO A - HEMÁCIAS (antígenos) A \ PLASMA (anticorpos) ANTI - B

    TIPO B - HEMÁCIAS (antígenos) B \ PLASMA (anticorpos) ANTI - A

    TIPO AB - HEMÁCIAS (antígenos) AB \ PLASMA (anticorpos) NÃO PRODUZ

    TIPO O - HEMÁCIAS (antígenos) SEM ANTÍGENOS \ PLASMA (anticorpos) ANTI - A e ANTI-B

  • Explicando de forma simples e grosseira, o antigeno são os ganchos que o tipo sanguineo tem para se ligar em outro, se o sangue for A, ele vai querer se ligar em outro do tipo A, então o A tem o gancho que se liga em outros do tipo A, todos assim sucessivamente, a não ser o tipo O que não tem ganchos (antigeno)


ID
2384464
Banca
IBFC
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um atributo fisiológico que muitos conhecemos a respeito de nós mesmos é o nosso tipo sanguíneo, que é tipo A, tipo B, tipo AB ou tipo O. Todos nós temos um desses quatro tipos sanguíneos comuns, que resultam de alelos no gene do grupo sanguíneo ABO situado no cromossomo 9.
Em relação à tipificação do sangue, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • c) Para detectar o tipo sanguíneo ABO, dois antissoros – um chamado “antisoro anti-A”, contendo anticorpo anti-B purifcado, e outro chamado “antisoro anti-B”, contendo anticorpo anti-A purifcado – são colocados em depressões diferentes em uma lâmina de microscópio e uma gota de sangue a ser tipifcado é adicionada a cada depressão

  • Sim, Cássio Albuquerque, mas você sabe por que ela tá errada? qual o erro? queria saber

  • https://www.youtube.com/watch?v=txaNQbGW35Q

  • Gabarito letra D


    A questão pede a INCORRETA.

    O tipo sanguíneo A pode ter os genótipos IAIA ou IAi

  • c) Para detectar o tipo sanguíneo ABO, dois antissoros – um chamado “antisoro anti-A”, contendo anticorpo anti-B purifcado, e outro chamado “antisoro anti-B”, contendo anticorpo anti-A purifcado – são colocados em depressões diferentes em uma lâmina de microscópio e uma gota de sangue a ser tipifcado é adicionada a cada depressão - INCORRETA = Antissoro anti-A contém anticorpos anti-A e o mesmo para o B


ID
2427802
Banca
PUC-PR
Órgão
PUC - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o fragmento de texto a seguir:

                           Faixa etária para doar sangue deve ser ampliada

             Documento, em consulta pública, propõe que jovens com 16 e 17 anos e idosos entre 65 e 68 anos sejam incluídos na faixa etária para doar sangue.

O Ministério da Saúde quer ampliar o número de doações de sangue no Brasil. Para isso, colocou em consulta pública, nesta quarta-feira, dia 2 de junho, proposta que permite que jovens de 16 a 17 anos (mediante autorização dos pais) e idosos de 65 a 68 anos possam ser doadores de sangue. Atualmente, somente pessoas com idade entre 18 e 65 anos estão autorizadas a doar. O texto da medida – que faz parte da nova Política de Procedimentos Hemoterápicos – pode ser lido na página do Ministério da Saúde e receber sugestões da população até o dia 2 de agosto.

Atualmente, no Brasil, são coletadas por ano, em média, 3,5 milhões de bolsas de sangue. O índice brasileiro de doadores é de aproximadamente 1,8% da população. De acordo com parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares é necessário que 1% a 3% da população faça isso regularmente (...).

Disponível em: < http://www.bancodesangue.com.br/website/content/bancosangue/noticias/?idNoticia=118>. Acesso em 08/05/2015.  

Pelo baixo índice de doadores, é comum ouvirmos que um banco de sangue de uma cidade está solicitando sangue para um determinado procedimento médico. Imagine que um determinado banco de sangue veicula a seguinte solicitação: “O banco de sangue necessita, com a máxima urgência, de sangue tipo A positivo”. Considerando seus conhecimentos sobre os grupos sanguíneos, a pessoa que precisa da transfusão desse sangue pode possuir tipo sanguíneo e fator Rh dos tipos:  

Alternativas
Comentários
  • O sangue AB, não possui aglutinogênios. Portanto, pode receber A ou B. Em relação ao Rh, a questão especifica que a pessoa tem essa proteína. Então só pode receber de pessoas que também a possuem

  • A pessoa que precisa de transfusão de sangue tipo A positivo deve ser, obrigatoriamente, do grupo sanguíneo A positivo ou AB positivo.

  • A questão só é " matada " quando soubermos de fato sobre o fator Rh . Se a pessoa necessita de sangue com Rh + significa que ela também é positiva, mas por que ? por que o Rh + positivo só doa pra si, logo já "matamos " pq a questão A diz que o necessitado do sangue é fator Rh negativo , nos restando a opção Com AB + , até pq o AB é receptor universal por não possuir anti corpos e para viés de dúvidas não pode ser a C , pq o tipo O só doa pra todos , mas so recebe dele mesmo , logo sendo impossível o paciente ser O e necessitar de sangue A .

ID
2468461
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 1901, Karl Landsteiner descobriu que o sangue humano podia ser agrupado em quatro diferentes tipos principais, designados A, B, AB e O. Esse método de classificação é chamado de Sistema de Grupo Sanguíneo ABO. Desde então, outros sistemas de grupos sanguíneos, como o Sistema de Lewis e o Sistema MN, foram descobertos (TORTORA, G.J.; FUNKE, B.R.; CASE, CL. Microbiologia. 10ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2012). Sobre a biologia do Sistema Sanguíneo ABO, analise as alternativas e assinale a INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • DESTROEM AS HEMÁCIAS DO DOADOR.

    letra : E


ID
2535997
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A relação entre o sangue do pai, da mãe e do filho merece atenção durante os cuidados no período gestacional.


Quando ocorre a eritroblastose fetal, temos

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA - A imunização ativa ocorre quando o próprio sistema imune do indivíduo, ao entrar em contato com uma substância estranha ao organismo, responde produzindo anticorpos e células imunes (linfócitos T). (Fonte: https://www.portaleducacao.com.br)
    Neste caso da eritroblastose fetal a mãe (Rh negativo) recebe uma "vacina" que "apagará" as células de memória em relação ao contato com o sangue Rh positivo e não uma imunização ativa como diz nessa afirmativa. E toda vez que ficar grávida de um bebê Rh positivo, será como se fosse a primeira vez, e seu organismo não produzirá resposta para este evento. 

    B) RESPOSTA CORRETA- A exsanguineotransfusão do recém-nascido é um procedimento médico pelo qual o sangue do bebê é removido e substituído por outro, de um doador compatível, para tratar condições clínicas determinadas, por exemplo o tratamento da doença hemolítica do recém-nascido ou eritroblastose fetal. (Fonte: http://www.abc.med.br)

    C) ERRADA - Em casos de eritroblastose fetal o filho é Rh positivo e não negativo.

    D) ERRADA - Em casos de eritroblastose fetal o filho é Rh positivo e a mãe Rh negativo, não positiva.


ID
2629252
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma mulher deu à luz o seu primeiro filho e, após o parto, os médicos testaram o sangue da criança para a determinação de seu grupo sanguíneo. O sangue da criança era do tipo O+. Imediatamente, a equipe médica aplicou na mãe uma solução contendo anticorpos anti-Rh, uma vez que ela tinha o tipo sanguíneo O-.


Qual é a função dessa solução de anticorpos?

Alternativas
Comentários
  • O agente Rh é uma proteína sanguínea que quando presente no sangue humano, pois ele pode ou não estra presente, pode causar uma doença chamada de Eritroblastose fetal. Essa doença se manifesta quando ocorre o narrado no enunciado da questão. Portanto a mãe deve tomar uma solução de anticorpos para destruir as células sanguíneas do bebe e dessa forma não prejudicar o próximo filho.

    Alternativa correta: Letra B

  • A função dos anticorpos presentes no soro administrado é atacar as células do bebê que possam ter caído na circulação materna durante o trabalho de parto. Com a destruição precoce dessas células, o organismo da mãe não tem tempo de gerar uma resposta imune contra o fator Rh, que poderia ser prejudicial numa gestação posterior de filho também Rh+.

     

  • A substancia serve para evitar que o corpo da mulher desenvolva anticorpos contra as células de um futuro filho de possa ter o mesmo tipo sanguíneo do primero.Nesse caso,se a criança se desenvolver dentro do corpo materno sem a aplicação,a mulher pode sofrer um aborto espontâneo,ou a criança pode nascer com má formação ou doenças com Eritoblastose Fetal.

     

    R=Letra "B"

     

  • ERISTROBLASTOSE FETAL OU DOENÇA EMOLITICA DO RECÉM NASCIDO!

     

  • pelo fato de um ser doador universal e o outro so receber do mesmo tipo

     

  • Os anticorpos vão destruir as possíveis celulas do recém nascido presentes na mãe, antes que o organismo materno comece a produzir anticorpos que em caso de uma nova gravidez atacariam o feto, ocasionando num aborto espontâneo ou no mal desenvolvimento do feto(eritroblastose fetal)

  • ERITROBLASTOSE FETAL

    PRIMEIRO PARTO

    -o sistema imunológico da mãe vai reconhecer como corpo estranho o RH do bebe,fator Rh da mãe é negativo e o do feto, positivo, e realizara uma ação de defesa(produção de anticorpos) para tentar destruir o agente Rh do feto intruso.'' Com a destruição precoce dessas células, o organismo da mãe não tem tempo de gerar uma resposta imune contra o fator'' por isso anticorpos vão destruir as possíveis células do recém nascido presentes NA MÃE.. )

  • Eritroblastose fetal.

  • Da primeira vez eu errei essa questão porque achei bem esquisita essa alternativa "destruir as células sanguíneas do bebê", deveriam completar com "...células sanguíneas do bebê presentes na mãe"

  • colocando os anti-rh no organismo da mãe de forma artificial, além de destruri as células do bebe q ficaram, vai ´´bugar o sistema´´ evitando q a mãe produza anticorpos naturalmente.. pq assim ela vai conseguir ter mais filhos sem problemas. Mas, se ela produzisse os anti-rh de forma natural, ela poderia n ter filhos mais ou poderia até ter..mas contando com a sorte.

  • https://www.youtube.com/watch?v=N-zL-RpNe3s

    vídeo MUITO bom para quem quer revisar! 7 min

  • A função dos anticorpos presentes na solução administrada é atacar as células do bebê que possam ter entrado na circulação sanguínea da mãe durante o parto. Dessa forma, o organismo da mãe não gera uma resposta imune contra o fator Rh (+), que poderia ser prejudicial na próxima gestação de filho Rh+.

  • Botei fé


ID
2663890
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Antes de técnicas modernas de determinação de paternidade por exame de DNA, o sistema de determinação sanguínea ABO foi amplamente utilizado como ferramenta para excluir possíveis pais. Embora restrito à análise fenotípica, era possível concluir a exclusão de genótipos também. Considere que uma mulher teve um filho cuja paternidade estava sendo contestada. A análise do sangue revelou que ela era tipo sanguíneo AB e o filho, tipo sanguíneo B.


O genótipo do homem, pelo sistema ABO, que exclui a possibilidade de paternidade desse filho é

Alternativas
Comentários
  • alternatica correta letra A: pois o sangue da mulher é AB (IA IB) e o do filho B ( IB IB ou IB i). Ao cruzarmos o tipo sanguineo da alternativa A, iremos obter apenas sangue A e AB, assim sendo esse individuo da alternativa A não pode ser o pai do garoto, já os cruzamentos com os demais sangues apresentados nas outras alternativas será possível obter sangue A, AB e B(tipo sanguíneo do garoto)         

  • para chegar a conclusão deve-se efetuar o cruzamneto da mãe com o ´´possível´´ pai para poder concluir se o o génotipo do sangue do filho é uma possibilidade possível entre a mãe e o pai em questão.

  • O sistema ABO apresenta os tipos sanguíneos:

    Tipo A, B, AB ou O.
    Nesse caso, se a mãe é AB (IaIb) e o filho B (IbIb), o pai não poderia ser do tipo A (IaIa).

    Alternativa correta: Letra A




  • A única alternativa que não tem possibilidade de ser o pai do garoto era a alternativa A), pois se fizermos os cruzamentos só iremos obter indivíduos do tipo sanguíneo A e AB.

  • genótipo da mãe: IAIB (AB)

    genótipo do filho: IBx (B)

    para o menino ser tipo B, "x" tem que ser "i" ou "IB"

    logo, o único homem que não possui nenhum dos alelos é o da letra A (IAIA)

  • Pq não poderia ser letra B?

  • Cruzando com o genótipo da alternativa A, chega a resposta correta:

    IA IA e IA IB

    IA IA; IA IB; IA IA; IA IB

    Esse é o único que poderá ser descartado, já que apenas gera sangue A e AB.

  • A alternativa A teria codominância, gerando um indivíduo AB. Dessa forma, não seria o pai da criança.

  • PRA LEMBRAR PRA VCS QUE QUANDO FOREM FAZER OS CRUZAMENTOS DOS ALELOS PRECISAM FAZER DE TODOS OS ALELOS POSSÍVEIS DOS ENVOLVIDOS, FAZENDO ASSIM VAMOS NOTAR QUE NAS DUAS É IMPOSSÍVEL QUE POSSA SER O TIPO SANGUÍNEO A DO PAI


ID
2759875
Banca
Quadrix
Órgão
SEDUC-GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

    Após um acidente de lancha na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ), as vítimas foram encaminhadas ao Hospital Salgado Filho. Uma das vítimas teve de ser submetida à cirurgia de emergência e necessitou de transfusão sanguínea. A vítima em questão era portadora do tipo sanguíneo A, fator Rh negativo. No banco de sangue do hospital, havia estoques dos seguintes tipos sanguíneos:

    A, fator Rh positivo;
   A, fator Rh negativo;
    B, fator Rh positivo;
    B, fator Rh negativo; e
    O, fator Rh negativo.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta somente os grupos sanguíneos que a vítima poderia receber durante a cirurgia e estão disponíveis no banco de sangue.

Alternativas
Comentários
  • O Receptor - AB

    O Doador - O

  • A vítima possui o tipo sanguíneo A, Rh-

    Só pode receber sangue A, Rh- e O, Rh-

    LETRA A

  • Sangue do tipo A pode receber apenas de A e também de O. Sangue Rh negativo pode receber apenas de outro negativo. Assim, as únicas possibilidades são A- e O-.

    LETRA A


ID
2771176
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando o sistema ABO e Rh, assinale a alternativa verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • GAB


    a) Sangue tipo O não possui aglutinogênio nas hemácias e anti A e anti B (anticorpos) no plasma

  • Gabarito letra B


    a) Ao contrário, o tipo sanguíneo O é caracterizado pela ausência de antígenos (tanto A quanto B) em suas hemácias e presença de anticorpos (Anti-A e Anti-B) no plasma.


    c) Também ao contrário, a mulher de Rh negativo pode sensibilizar-se pelas hemácias do filho Rh positivo. Uma mulher Rh negativo que tenha um filho Rh positivo e o pai também seja Rh positivo, ocorre o que os médicos chamam de Eritroblastose fetal, onde na hora do parto ocorre essa sensibilidade que a questão cita. Por essas e outras que o pré-natal é de suma importância na gravidez.


    d) A opção cita a prova DIRETA. Na prova reversa (ou prova de Simonin) de tipagem sanguínea, é ao contrário, são investigados os anticorpos no soro dos pacientes.



ID
2799649
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

    Em um bairro nobre de determinada cidade no Brasil, houve um assassinato na madrugada fria do mês agosto. A vítima, um homem de quarenta e dois anos de idade, foi encontrada morta com golpes de faca na região torácica. Sua residência tinha sido saqueada e exibia sinais de violação, como, por exemplo, uma janela quebrada que estava manchada de sangue. Como havia sinais de que a vítima pudesse ter resistido ao ataque e revidado até ser imobilizada e morta, amostras biológicas do corpo da vítima foram coletadas pelos investigadores e encaminhadas para análise, a fim de se obterem evidências que levassem à identificação do assassino. Uma das amostras de sangue recolhidas no local do crime promovia aglutinação de hemácias somente na presença de soro anti-B e de soro anti-Rh; outra amostra não apresentava aglutinação na presença de soros anti-A, anti-B e anti-Rh. Durante a investigação, descobriu-se, ainda, que a vítima sofria de hemofilia e que uma amostra de sangue de tipo sanguíneo diferente do da vítima apresentava mutação no alelo do fator VIII. Após vários meses de investigação, os investigadores chegaram a um suspeito, que era portador do tipo sanguíneo A negativo.

Considerando a situação hipotética apresentada e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item a seguir.

Na ausência de outras evidências que o ligassem ao fato, o suspeito poderia ser liberado, pois seu tipo sanguíneo não é o mesmo dos tipos sanguíneos encontrados nas duas amostras mencionadas, que correspondem, na ordem em que aparecem no texto, aos tipos sanguíneos B positivo e O negativo.

Alternativas
Comentários
  • R: CORRETO

    Sobre o Sistema ABO:

    I) Se houver aglutinação somente com o soro anti-A, o sangue é do grupo A.

    II) Se aglutinar somente com o soro anti-B, o sangue é do grupo B. 

    III) Se houver aglutinação nos dois lados, o sangue é do grupo AB.

    IV) Se não houver aglutinação em nenhum dos lados, o sangue em exame é do grupo O.

    .

    Sobre o Sistema RH:

    I) Se houver aglutinação com o fator RH, o sangue é do tipo RH positivo.

    I) Se NÃO houver aglutinação com o fator RH, o sangue é do tipo RH negativo.

    R: Dessa forma, questão CORRETA. As amostras realmente correspondem aos tipos sanguíneos B positivo e O negativo.

  • O sangue é a parte do organismo mais compartilhada entre os humanos e é via de comunicação do corpo. Existem quatro tipos de hemácias, A, B, O ou AB, e a diferença entre elas consiste na existência ou não de determinados antígenos (aglutinogênios) envoltos nas células. Esses antígenos ativam anticorpos, as aglutininas, que provocam coagulação e destruição das células, caso sejam ligadas em anticorpos diferentes. O tipo sanguíneo A tem antígeno A e aglutinina anti-B, não podendo, assim, receber sangue tipo B. O tipo sanguíneo B tem antígeno B e aglutinina anti-A, não podendo receber sangue tipo A. O tipo sanguíneo AB tem antígenos A e B, e não possui aglutinina, podendo receber sangue de todos os tipos. O tipo sanguíneo O não tem antígenos, mas possui aglutininas anti-A e anti-B, podendo receber sangue apenas do tipo O. A compatibilidade sanguínea também depende do fator Rh. A maioria das pessoas apresentam o antígeno Rh e chamadas de Rh positivas. Quando não possuem o antígeno, são chamadas de Rh negativas que em contato com Rh+ cria incompatibilidade sanguínea.  Na testagem sanguínea, duas gotas de sangue são colocadas em extremidades de uma lâmina, e adiciona-se a uma gota soro com aglutinina anti-A e a outra gota soro com aglutinina anti-B. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    De acordo com as informações da questão: 
    • Amostra 1 - Aglutinação de hemácias em anti-B e anti-Rh: Tipo sanguíneo B positivo. Apresenta aglutinina anti-A e Rh+ (presença de antígeno Rh)
    • Amostra 2 - Sem aglutinação em anti-A, anti-B e anti-Rh: Tipo sanguíneo O negativo. Apresenta aglutininas anti-A e anti-B e Rh negativo (ausência de antígeno Rh)
    Como o suspeito apresenta tipo sanguíneo A negativo ele pode ser liberado, pois não é o mesmo apresentado nas amostras testadas. 

    Gabarito do professor: CERTO.


  • Sobre o Sistema ABO:

    I) Se houver aglutinação somente com o soro anti-A, o sangue é do grupo A.

    II) Se aglutinar somente com o soro anti-B, o sangue é do grupo B. 

    III) Se houver aglutinação nos dois lados, o sangue é do grupo AB.

    IV) Se não houver aglutinação em nenhum dos lados, o sangue em exame é do grupo O.

    .

    Sobre o Sistema RH:

    I) Se houver aglutinação com o fator RH, o sangue é do tipo RH positivo.

    I) Se NÃO houver aglutinação com o fator RH, o sangue é do tipo RH negativo.

    R: Dessa forma, questão CORRETA. As amostras realmente correspondem aos tipos sanguíneos B positivo e O negativo.

    Gostei

    (1) so pra salvar

  • Analisando as informações fornecidas pelo enunciado da questão, podemos chegar às seguintes inferências:

     

    • A vítima era um homem: portanto, apresenta os genótipo XY para os cromossomos sexuais;
    • A primeira amostra (amostra 1) apenas apresentava aglutinação de hemácias na presença de soro anti-B e de soro anti-Rh: portanto, tal amostra apresenta tipo sanguíneo B+;
    • A segunda amostra (amostra 2) não apresentava aglutinação pra os soros anti-A, anti-B e anti-Rh: portanto, tal amostra apresenta tipo sanguíneo O-;
    • A vítima sofria de hemofilia: portanto, a vítima apresenta genótipo XhY (h: alelo recessivo presente no cromossomo X);
    • Amostra de sangue de tipo sanguíneo diferente do da vítima com mutação no alelo do fator VIII: A hemofilia A é uma doença hemorrágica caracterizada pela deficiência no fator de coagulação VIII devido à mutação no gene que codifica para este fator. Portanto, o doador de tal amostra era portador de Hemofilia A e não poderia ser a vítima.
    • Suspeito era portador do tipo sanguíneo A-: portanto, não pode ser o doador das amostras 1 e 2.

     

    Analisando a assertiva, temos:

     

    As amostras coletadas na cena do crime apresentam tipos sanguíneos B+ (amostra 1) e O- (amostra 2).

    Se o suspeito sob investigação possui sangue do tipo A-, então não foi o doador do sangue presente das duas amostras, podendo ser excluído liberado se não houver mais elementos de prova.

    TEC CONCURSOS.

  • A hemofilia é uma doença associada à deficiência na produção de proteínas, relacionadas a coagulação sanguínea.

    Na amostra 1, houve aglutinação de hemácias somente na presença de soro anti-B e de soro anti-Rh. Ou seja, o tipo sanguíneo é B positivo.

    Na amostra 2 não houve aglutinação na presença de soros anti-A, anti-B e anti Rh. Ou seja, o tipo sanguíneo é O negativo.

    O suspeito possui sangue A negativo, portanto, considerando estas amostras biológicas, ele pode ser liberado.

    GABARITO: CERTO

  • SISTEMA ABO

    1 - INFORMAÇÃO

    aglutinação de hemácias somente na presença de soro anti-B e de soro anti-Rh

    Se ocorre Aglutinação na presença de Soro anti-B quer dizer que o sangue produz proteína nas suas hemácias B

    Ou seja o sangue é do tipo B e (soro anti -RH)

    B POSITIVO

    2 - INFORMAÇÃO

    não apresentava aglutinação na presença de soros anti-A, anti-B e anti-Rh.

    Se não apresenta aglutinação em soro Anti-A e Anti-B, o sangue não produz proteína nas suas hemácias nem A e nem B

    Ou seja o sangue é do tipo O e (não aglutina em anti-Rh).

    O NEGATIVO

  • Análise da amostra de sangue 1:

    aglutinação de hemácias somente na presença de soro anti-B e de soro anti-Rh;

    (possibilidade de ser B) e (reagiu ao soro anti-RH então é R_ ou seja RH+)

    Amostra de sangue 2

    não apresentava aglutinação na presença de soros anti-A, anti-B e anti-Rh.

    (Então é O, pois ja tem o anticorpo anti A e anti B) (NÃO REAGIU ao anti RH então é RH- (rr).

    se o suspeito é A negativo, então, afirmativa correta.


ID
2817166
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que aparecem.


Pessoas que pertencem ao grupo sanguíneo A têm na membrana plasmática das suas hemácias ........ e no plasma sanguíneo ........ . As que pertencem ao grupo sanguíneo O não apresentam ........ na membrana plasmática das hemácias.

Alternativas

ID
2818156
Banca
INEP
Órgão
IF-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma pessoa de sangue A+ possui?

Alternativas
Comentários
  • Preste atenção.

    Nessa questão o aglutinogênio se refere ao tipo sanguíneo, ou seja, se o sangue é ''A'' ou "B", logo, diante do exposto, é possível dizer que como o paciente possui sangue A, portanto seu aglutinogênio é "A".Visto isso, é necessário lembrar que, quando um sangue possui aglutinogênio é "A", obrigatoriamente ele vai possuir aglutinina Anti B e como o "A" está positivo, logo ele possui fator RH

    • Aglutinogênio → proteína presente na membrana plasmática das hemácias → é o antígeno → define o tipo sanguíneo
    • Aglutinina → anticorpo de defesa presente no plasma sanguíneo

    Sangue tipo A possui aglutinogênio A e aglutinina anti-B.

    Gabarito : (A)


ID
2833636
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto a seguir.


Pode-se classificar em cinco os métodos de verificação dos caracteres hereditários existentes nas células sanguíneas, para fins de exclusão de paternidade, quais sejam: determinação de marcadores eritrocitários; séricos e enzimáticos; cromossômicos; leucocitários e de DNA. Tais exames constituem grande contribuição às ações de investigação de paternidade. O famoso sistema ABO foi descoberto no ano de 1900 por Karl Landsteiner, apresentando quatro tipos sanguíneos A, B, O e AB, sendo o mais comum o tipo O. A partir de então, esse sistema passou a integrar o caderno processual das ações investigatórias, sendo comumente conhecido por “exame de sangue”. E na grande maioria das vezes seus resultados se prestam para excluir a paternidade.

No que se refere à herança dessas características, este sistema é determinado por alelos múltiplos, ou seja, existem mais de dois lócus diferentes para o mesmo gene, embora no mesmo genótipo só se apresentem dois deles ao mesmo tempo e como sempre um herdado do pai e outro da mãe. Assim, existem 3 alelos: I a, I b, i, capazes de ocuparem dois a dois um certo lócus gênico.

Machado, C. P. A prova nas ações de investigação de paternidade. 2006. Disponível em:<http://www3.pucrs.br/pucrs/files/ uni/poa/direito /graduacao/tcc/tcc2/trabalhos2006_2/cristina.pdf> Acesso em: 21 set. 2017.


Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • d) A afirmação “Filhos de pais de sangue O nunca podem ter sangue A” é verdadeira. Incorreta. Eles poderiam formar os chamados "falso O" definidos pelo efeito Bombaim que não deixam de ser "O".

  • No caso da E, está correto, pois os pais podem ser AO e BO

ID
2905054
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O sistema do grupo sanguíneo ABO é o mais importante na medicina transfusional. Sobre esse sistema, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    A) ERRADO -

    O gene ABO codifica as glicosiltransferases responsáveis pela transferência dos resíduos específicos de açúcar, GalNaca1-3 e Gala 1-3, ao substrato H e os convertem ao antígeno A ou B respectivamente. 

    b) ERRADO

    A expressão dos alelos do gene ABO depende da ação de outro gene, o gene H, localizado no cromossomo 19 que apresenta 2 alelos: H e h .

  • Gabarito-Letra E

    Na letra B, o lócus ABO está localizado no cromossomo 9.

    Obs.: o Gene H no cromossomo 19 irá produzir o antígeno H, substrato básico p/ ação das glicosiltransferases.

    Na letra A, os produtos primários do sistema ABO são as glicosiltransferases, enzimas responsáveis pela transferência de resíduos de açúcar ao antígeno H.

    A adição de N-acetil-D-galactosamina ao H = Antígeno A.

    A adição de D-Galactose ao H = Antígeno B.

    Apenas o antígeno H (sem resíduos de açúcar) = Antígeno O

    Obs.: como o alelo O possui uma mutação que elimina a atividade transferase, nenhuma modificação no antígeno H ocorre.

    Portanto, os antígenos ABO são produtos secundários do sistema ABO.

    Na letra C, há outros sistemas associados como o Rh, sendo também muito importante na medicina transfusional.

    Na letra D, segundo pesquisa feita com a população brasileira, os grupos mais comuns são o O e o A, que abrangem 87% da população. O B responde por 10% e o AB, por apenas 3%. Portanto,o grupo AB é o menos frequente.

    Fonte: Quase 90% da população brasileira tem sangue dos tipos A ou O (Hemoterapeuta Cyntia Arrais e consultor Caio Rosenthal).

  • Os grupos mais comuns são o "O" e o "A" no Brasil sendo no tipo "O" comumente o mais frequente no mundo. Alguém pode explicar porque a alternativa "E" está correta?

  • A questão cita o grupo sanguíneo ABO como o mais importante na medicina de transfusão de sangue e pede qual alternativa está correta em relação a esse sistema. Existem quatro grupos sanguíneos (hemácias) do sistema ABO: A, B, AB e O, que se relacionam com a presença de certos antígenos na membrana dos glóbulos vermelhos. O alelo do grupo A ou IA determina a formação do aglutinogênio (antígeno) A; o alelo do grupo B ou IB determina a formação do aglutinogênio (antígeno) B; o alelo O ou i, não forma aglutinogênio. Os alelos IA e IB são dominantes em relação a i, então pessoas de genótipo IAIA e IAi apresentam aglutinogênio A e pessoas de genótipo IBIB e IBi apresentam aglutinogênio B. Entre os alelos IA e IB há codominância, aparecendo os dois aglutinogênios A e B. São também encontrados nas hemácias os anticorpos chamados de aglutininas, que impedem hemácias ou outros organismos de se espalharem no organismo. O grupo A produz aglutinina anti-B; o grupo B produz aglutinina anti-A; o grupo O produz aglutininas anti-A e anti-B e o grupo AB não forma aglutinina. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Batissoco, Ana Carla; Novaretti, Marcia Cristina Zago.
    Aspectos moleculares do Sistema Sanguíneo ABO. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. 25 (1) • Mar 2003. Disponível em https://doi.org/10.1590/S1516-84842003000100008. Acesso em junho de 2021)

     

    Fonte da imagem: site mdsaude.com


    É correto afirmar que

    A) os antígenos ABO são produtos diretos do gene ABO. O gene ABO codifica as glicosiltransferases que são responsáveis por transferir resíduos específicos de açúcar, GalNaca1-3 e Gala 1-3, ao substrato H e os converter ao antígeno A ou B respectivamente. São produtos indiretos do gene ABO apenas os antígenos A e B, pois os eritrócitos de O não aglutinam na presença do soros anti-A, anti-B e anti-AB. Incorreta.


    B) o gene ABO está localizado no cromossomo 12. Esse gene ABO está localizado e é controlado por três alelos no par do cromossomo 9. Incorreta.

    C) não possui outros sistemas associados. O sistema ABO possui o sistema Rh que analisa presença ou ausência do fator Rh, além e outro sistema sanguíneo chamado MN, que testa a aglutinação do sangue. Incorreta.

    D) o subgrupo cisAB constitui um fenótipo muito comum responsável pela expressão conjunta de A e B nas hemácias. O grupo AB é o menos frequente na população, resultando em um fenótipo pouco comum de expressão conjunta de A e B. Incorreta.


    E) os subgrupos mais comuns do sistema ABO são o A e o B. De acordo com pesquisas realizadas até hoje, os subgrupos mais comuns do sistema ABO são o A e O, o subgrupo B aparece como terceiro mais comum, tanto no mundo quanto apenas no Brasil. Incorreta. (Rossini, Maria Clara. Tipo sanguíneo pode influenciar a resposta imunológica ao coronavírus. 2020. Disponível em https://super.abril.com.br/ciencia/tipo-sanguineo-.... Acesso em junho de 2021)


    Gabarito do Professor: Sem resposta correta, em divergência com o gabarito oficial divulgado pela banca organizadora.
    Gabarito da Banca: Letra E.


ID
2905102
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à tipagem sanguínea, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) A fenotipagem para o sistema ABO/ Rh, realizada por prova direta, visa pesquisar os antígenos na membrana das hemácias.

( ) Nos casos em que o tubo D (Rh) se mostrar negativo, deve-se prosseguir realizando o teste do Du ou D fraco antes de afirmar ser um Rh negativo.

( ) A prova reversa realizada por pesquisa de anticorpos naturais e regulares do sistema ABO é utilizada para a confirmação da prova direta.

( ) O teste de anticorpo D fraco é realizado para confirmação de testes Rh positivo, sendo assim, em todos os testes Rh positivo, deve-se realizar o teste.

Alternativas
Comentários
  • O teste de anticorpo D fraco, é para confirmação de testes Rh negativo. Gabarito E
  • (V) A fenotipagem para o sistema ABO/ Rh, realizada por prova direta, visa pesquisar os antígenos na membrana das hemácias.

    Sim, é o conceito da relação fenótipo e genótipo do sistema.

    ("V") Nos casos em que o tubo D (Rh) se mostrar negativo, deve-se prosseguir realizando o teste do Du ou D fraco antes de afirmar ser um Rh negativo.

    Ressalva: Sim, o D deve ser fraco ou negativo, porém independente do CT. Afirmação incompleta.

    (V) A prova reversa realizada por pesquisa de anticorpos naturais e regulares do sistema ABO é utilizada para a confirmação da prova direta.

    Prova reversa é testar presença de um tipo de Rh em outro e virse-versa. A grosso modo de se falar.

    (F) O teste de anticorpo D fraco é realizado para confirmação de testes Rh positivo, sendo assim, em todos os testes Rh positivo, deve-se realizar o teste.

    É claro que deve trocar o nome positivo por negativo.

    http://www1.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20140131095549.pdf

  • A questão cita a tipagem sanguínea e traz quatro afirmativas, pedindo que analise se são verdadeiras ou falsas. O sistema ABO de grupos sanguíneos foi descoberto no século XX por Karl Landsteiner, que também descobriu o sistema Rh com o auxílio de Alex Wiener, na década de 40. As pessoas que apresentam o antígeno Rh são chamadas de Rh positivas (Rh+), e as que não possuem são chamadas de Rh negativas (Rh-). Um par de alelos é considerado na incompatibilidade, os alelos D (dominante, quando o antígeno aparece) e d (recessivo). Na verificação da pessoa ser Rh+ ou Rh-, uma gota de sangue é misturada em solução contendo anticorpos anti-Rh, caso ocorra aglutinação nas hemácias, o sangue da pessoa será Rh+, e se não ocorrer aglutinação das hemácias, o sangue da pessoa será Rh-. Essa fenotipagem ocorre pela prova direta (globular) ou reversa (sérica). Na prova direta (tubo D), o sangue é testado com soros anti-A e anti-B, com o intuito de detectar os antígenos presente nas membranas. Na prova reversa, o sangue testado serve para confirmar um resultado da prova direta, porém acompanhando os testes D fraco para um resultado correto de confirmação do Rh negativo.
    • Anti-D negativo e pesquisa de D fraco negativo = fator RhD negativo;
    • Anti-D negativo e pesquisa de D fraco positiva = fator RhD positivo.
    (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)

     



    Fonte das imagens: site biomedicinapadrao.com.br e biomedicinaonline.com.br, respectivamente. 


    Analisando as afirmativas citadas no enunciado:

    ( V ) A fenotipagem para o sistema ABO/ Rh, realizada por prova direta, visa pesquisar os antígenos na membrana das hemácias. Essa prova direta realiza a pesquisa de antígenos presentes nas hemácias. VERDADEIRA.
    ( V ) Nos casos em que o tubo D (Rh) se mostrar negativo, deve-se prosseguir realizando o teste do Du ou D fraco antes de afirmar ser um Rh negativo.
    Se o tubo D resultar em negativo, a confirmação será apenas após o teste de D fraco. VERDADEIRA.
    ( V ) A prova reversa realizada por pesquisa de anticorpos naturais e regulares do sistema ABO é utilizada para a confirmação da prova direta
    . Essa prova reversa auxilia na confirmação do resultado obtido na prova direta. VERDADEIRA.
    ( F ) O teste de anticorpo D fraco é realizado para confirmação de testes Rh positivo, sendo assim, em todos os testes Rh positivo, deve-se realizar o teste.
    Na verdade, o teste D fraco é realizado na confirmação de testes Rh NEGATIVO, e não positivo. Todos os testes NEGATIVOS devem realizar o D fraco. FALSA.


    Assinale a alternativa com a sequência correta.

    A) F – F – F – V. As três primeiras afirmativas são verdadeiras, e a última é falsa, contrário ao citado nessa alternativa. Incorreta.

    B) V – F – V – F.
    A segunda afirmativa é verdadeira, e não falsa. Incorreta.

    C) F – V – V – F.
    A primeira afirmativa é verdadeira, e não falsa. Incorreta.

    D) V – F – F – V. A segunda e a terceira afirmativa são verdadeiras, e a última é falsa. Incorreta.

    E) V – V – V – F. As três primeiras afirmativas são verdadeiras, e a última é falsa. CORRETA.




    Gabarito do Professor: Letra E.


ID
2931997
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Eritroblastose Fetal é uma doença hemolítica que decorre de uma incompatibilidade do grupo RH entre a mãe e seu bebê. O contato do sangue da mãe com o sangue do bebê induzirá a produção de anticorpos Anti-RH na mãe. Assim sendo, qual dos seguintes fenótipos é o responsável pelo aparecimento dessa doença no feto em uma posterior gestação?

Alternativas
Comentários
  • A eritroblastose fetal,ocorre quando a mãe tem fator RH negativo e o filho fator RH positivo.

  • eritroblastose fetal, também conhecida por doença hemolítica do recém-nascido (DHRN). A ocorrência dessa doença só é

    possível quando a mãe for Rh– (Rh negativo) e gerar uma criança Rh+ (Rh positivo). Evidentemente, para que essa situação ocorra, o pai da criança deverá ser Rh+ (Rh positivo).

  • Para que a eritroblastose fetal aconteça, a mãe precisa ser Rh negativa e a criança Rh positiva. Para que isso seja possível, o pai da criança necessariamente é Rh positivo.

    Portanto, alternativa D está correta.

  • MAE = RH (menos)

    PAI = RH (mais)

    FILHO= RH (mais)

    Para essa doença é sempre esse esquema.

  • A eritroblastose é uma anemia hemolítica fetal ou neonatal causada pela transmissão transplacentária de aglutininas maternas direcionados aos eritrócitos fetais. A anomalia costuma resultar de incompatibilidade entre o fator Rh materno [Rh negativo], paterno [Rh positivo],gerando um feto[Rh positivo].


ID
2941885
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando o sistema ABO, pessoas de sangue tipo AB são chamadas de “receptores universais”, pois:

Alternativas
Comentários
  • Questão que pode pegar o candidato que não prestou atenção nas alternativas kkk

  • Gab: C

    Aglutininas = anticorpos presentes no plasma

    Aglutinogênio = proteínas presentes nas hemácias.

  • Hemácia = aglutinogênio

    Plasma = aglutinina


ID
3044851
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Existe uma correspondência entre genótipos e fenótipos do sistema sanguíneo ABO. Assim, uma mulher com fenótipo Tipo AB, casada com um homem com fenótipo Tipo O, poderá ter filhos com:

Alternativas
Comentários
  • Fenótipo A (IA) e B (IB) são codominantes entre si e dominantes em relação ao O (ii)

  • Vamos fazer o cruzamento entre a mulher de genótipo IAIB e o homem de genótipo ii:

    IAIB x ii = IAi, IAi, IBi, IBi

    Ou seja, os fenótipos possíveis são tipo A ou tipo B

    Portanto, alternativa D está correta.

  • A| B

    ii= Ai | Bi

    ii = Ai | Bi

    Poderá ser A ou B

  • 50% sangue A (IA i) e 50% sangue tipo B (IB i)

    zero chance de ser O, visto que não ha como o pai mandar dos ii

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.


ID
3044872
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Todas afirmativas seguintes referem-se à doença eritroblastose fetal, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Fenótipos Genótipos

    RH (+) RR / Rr

    RH (-) rr*

    *genótipo recessivo. Não expressa o RH

    Fenótipos RH(-): Possuem aglutinina anti RH.

    Por isso, quando uma mãe é RH (-) gera um bebê RH (+), a aglutinina anti RH da mãe irá "atacar" as hemácias do bebê, acarretando a conhecida Eritroblastose Fetal.

    Alternativa: Letra D

  • D - Pode ser evitada quando a mãe toma uma injeção com anticorpos anti-Rh, para não destruir hemácias fetais Rh positivas que penetram na circulação materna.

  • Vamos analisar as alternativas

    A) Correto! Os anticorpos são decorrentes da sensibilização da primeira criança, e destroem as hemácias da segunda criança, se não houver o tratamento da mãe com o soro anti-Rh.

    B) Correto! Vimo que o anticorpo anti-Rh é resultado da sensibilização sofrida no primeiro parto.

    C) Correto! A anemia é qualquer alteração no número, cor ou tamanho das hemácias, e a icterícia é a coloração amarelada decorrente do acumulo de pigmentos da destruição de hemácias.

    D) Errado. As hemácias fetais que precisam ser destruídas são Rh positivas

    E) Correto!

    Portanto, alternativa D está correta.

  • IgG é a única classe de imunoglobulinas que atravessam a placenta.


ID
3044881
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação ao sistema sanguíneo ABO, existem quatro tipos de sangue: A, B, AB e O. A tipagem sanguínea será determinada por antígenos na membrana das hemácias (aglutinogênios) e por anticorpos (aglutininas). Um teste sanguíneo apresentou como resultado: nenhuma presença de aglutinogênio nas hemácias e presença de aglutininas Anti-A e Anti-B. O(s) tipo(s) sanguíneo(s) pode(m) ser:

Alternativas
Comentários
  • O fato do sangue não apresentar nenhum aglutinogênio nas hemácias poderia caracterizar o falso O (efeito Bonbain). Já que nesse caso o a ausência de uma enzima específica acarreta na não expressão de A ou B.

    Entretanto, como o enunciado informou que o sangue apresenta os antígenos anti A e anti B, o tipo sanguíneo tem que ser obrigatoriamente O.

    Alternativa correta: Letra E


ID
3046360
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na espécie humana, os tipos sanguíneos do sistema ABO apresentam padrão de herança por polialelia. Considere um casal cuja mulher (1) é do grupo sanguíneo A, filha de pais dos tipos sanguíneos O e AB, cujo esposo (2) é do grupo sanguíneo AB, e cujo primeiro filho (3) pode doar sangue para ambos os pais (1 e 2). Assinale a afirmativa VERDADEIRA.

Alternativas
Comentários
  • Como primeiro filho do casal pode ter genótipo homozigoto ou heterozigoto para o sistema ABO? O pai não seria I^a I^b e e a mãe I^a i?

  • Por que a leta D está errada?

  • Pela mulher (1) ser Ai e o esposo (2) ser AB, então o primeiro filho (3) poderá ser AA ou Ai ou ainda Bi e AB pelo sistema ABO.

    A letra D está errado, pois a probabilidade do segundo filho ter a mesma tipagem sanguínea do pai (AB) está correta --> 1/4 (25%). Contudo, como o item pede ainda para ser uma filha, menina, então a probabilidade é 1/2 (50%). Com isso, a resposta é 1/8 (12,5%) ==> 1/4 * 1/2 = 1/8.


ID
3047776
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao assistir a uma aula de Biologia sobre o Sistema ABO e Fator Rh, um estudante, apreciador de filmes e séries sobre vampiros, apresentou a seguinte relação à turma: “Vampiros, independente do sexo, precisam sugar sangue de diferentes pessoas, logo é importante que seu tipo sanguíneo seja AB” A professora, valorizando a associação realizada pelo seu aluno, lançou um exercício em que considerava o personagem mencionado como sendo sempre receptor universal. No entanto, foi criteriosa ao elaborar as questões, respeitando as bases da herança genética para a característica – ABO, e possibilitando cruzamento entre mortais (não vampiros) e vampiros. A partir de diferentes suposições, os alunos deveriam identificar qual delas apresentava uma conclusão correta.


O gabarito correto da questão realizada pela professora corresponde a:

Alternativas
Comentários
  • A) O pai do vampiro não pode ser AB. Entre outros erros.

    B) A dominância é COMPLETA.

    C) 1/2 X 1/2 = 25%.

    D) CORRETO: 50% IaIb E 50% IaIa.

  • o pai do vampiro não pode ser AB? Vi que poderia, acredito que o erro está e dizer que pode concluir que é quando na verdade existe a possibilidade de ele também ser homozigoto.
  • Na verdade, Jethe Filho @dna.csi, é codominância e não dominância completa. Pois há 2 alelos que se expressam: o 'A' e o 'B'.


ID
3163453
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os estudantes Carolina e Arthur, que nunca doaram ou receberam sangue durante a vida, conversavam sobre os diferentes tipos sanguíneos existentes. Carolina disse que seu sangue possuí aglutinina anti-A, mas não a aglutinina anti-B. Já Arthur revelou que seu sangue possui os dois tipos de aglutinogênios (A e B). Os tipos sanguíneos de Carolina e Arthur são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado, tipo O não possui aglutinogênios.

  •  Tipo:  Genótipo:    Aglutinogênio       Aglutinina (anticorpo)

     A          IAIA, IAi            A                       Anti - B 

      

    B          IBIB, IBi              B                     Anti - A 

      

    AB        IAIB                 AB                   Nenhum 

      

    O          ii                      -                      Anti – B e Anti - A  

         

  • Aglutinogênio - glicoproteína de superfície na membrana da hemácia;

    Aglutina - anticorpo

  • Vamos observar a imagem da questão anterior novamente. Repare que Carolina possui apenas aglutinina anti-A, portanto, seu sangue é do tipo B. Enquanto Arthur possui os dois tipos de aglutinogênios A e B, logo, seu sangue é do tipo AB.

    Portanto, alternativa A está correta.


ID
3179365
Banca
IDCAP
Órgão
CONSED-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando a tabela da questão anterior, quais tipos de sangue podem receber O-?

Alternativas
Comentários
  • O negativo. único q doa para todos.

    Recebe de: O-

    Doa Para : A+ A- B+B- AB+AB- O+O-

    O positivo

    Recebe de : O+ O -

    Doa Para : A+ B+AB+ O+


ID
3229396
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O sistema ABO é condicionado por três alelos múltiplos (IA, IB e i), sendo que os alelos IA e IB apresentam codominância entre si e ambos são dominantes em relação ao gene recessivo i.

Márcio, de tipo sanguíneo A, possui pais AB. Marcio se casa com Mirtes e tem uma filha também do tipo A. Mirtes possui pai e mãe do tipo sanguíneo B, com avós paternos AB e A e avós maternos do tipo AB. Conforme a situação apresentada, assinale a alternativa que determina corretamente o fenótipo de Mirtes e se ela pode ou não receber transfusão de sangue de Márcio.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

  • obrigada!!!

  • O sistema ABO é um sistema que classifica o sangue em quatro diferentes tipos, os quais se diferenciam pelas suas aglutininas e aglutinogênios. 
    Márcio - tipo sanguíneo A (IAIA), de pai e mãe AB (IAIB)
    Mirtes - tipo desconhecido, de pai e mãe B (IBIB ou IBi) e avós paternos AB (IAIB) e A (IAIA ou IAi), e avós maternos AB (IAIB)
    Filha - A (IAi)
    Mirtes pode ter apenas o tipo sanguíneo B (IBi) não podendo receber transfusão de Márcio, que é do tipo A. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)



    A opção correta, então, é:

    a) Mirtes é do grupo B e não pode receber transfusão de Márcio. CORRETA.


    b) Mirtes é do grupo O e não pode receber transfusão de Márcio. Incorreta.

    c) Mirtes é do grupo A e pode receber transfusão de Márcio. Incorreta.

    d) Mirtes é do grupo AB e pode receber transfusão de Márcio. Incorreta.

    e) Mirtes é do grupo AB e não pode receber transfusão de Márcio. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra A.

  • QUESTÃO MUITO BOA!!!! BEM DEMORA FAZER O HEREDOGRAMA PRA ESCLARECER, MAS FAZER COM CALMA E ACERTAR A QUESTÃO É UM PRAZER INESTIMÁVEL.


ID
3242851
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Sistema ABO foi o primeiro sistema de grupos sanguíneos, descrito em 1900 por Landsteiner, que descreveu os antígenos A, B e C (depois renomeado como O). Landsteiner descobriu que, misturando soro e hemácias de diferentes pessoas, poderiam ser definidos três grupos e, alguns anos após, Decastello descreveu o fenótipo AB. Em 1910 Von Dungern e Hirchfeld confirmaram que a herança genética do A e B obedeciam as leis de Mendel, com a presença do A e B como dominantes. É possível encontrar antígenos do Sistema ABO em diversas áreas do corpo humano. Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • B - Fluído espinhal (também conhecido como líquido cefalorraquidiano)

    líquido cefalorraquidiano (LCR), também conhecido como líquor ou fluído cérebro espinhal, é definido como um fluído corporal estéril, incolor, encontrado no espaço subaracnóideo no cérebro e medula espinhal (entre as meninges aracnóide e pia-máter). Caracteriza-se por ser uma solução salina pura, com baixo teor de proteínas e células, atuando como um amortecedor para o córtex cerebral e a medula espinhal.

    O LCR é separado do sistema sanguíneo pela barreira hematoencefálica. Esta não permite que hemáceas passem para o LCR e os antígenos do Sistema ABO são encontrados nas membranas das hemácias, logo elas não passam para o fluído espinhal.

  • a epiderme não recebe vascularização, então como pode ser encontrado eritrócitos lá sem ser em um estado patológico?


ID
3609769
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Linhares - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A doação de sangue é um gesto solidário de ceder uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a intervenções médicas de grande porte e complexidade (como transfusões, transplantes e cirurgias), bem como para o tratamento de doenças crônicas graves.
Considerando apenas o sistema sanguíneo ABO, um indivíduo que possui aglutinogênios do tipo A e aglutininas anti-B pode:

Alternativas
Comentários
  • Esse indivíduo é tipo A

    Resp B

  • Como o aglutinogênio presente no sangue é o A, esse individuo possui o sangue do tipo A, que tem aglutininas anti-B.

    Indivíduos com esse tipo sanguíneo podem doar para outras pessoas que tem sangue do mesmo tipo, o A ou para pessoas do sangue AB, que são consideradas receptoras universais.

  • AGLUTINOGÊNIO (antígeno) NO:

    SANGUE A: TIPO A (dito na questão)

    SANGUE B: TIPO B;

    SANGUE AB: TIPO A e TIPO B;

    SANGUE O : NÃO POSSUI (doador universal).

    AGLUTININA (anticorpo) NO:

    SANGUE A: ANTI-B (dito na questão)

    SANGUE B: ANTI-A;

    SANGUE AB: NÃO POSSUI (receptor universal);

    SANGUE O: ANTI-A e ANTI-B.

    Ou seja, apenas o sangue O não possui aglutinogênio (doador universal); e apenas o sangue AB não possui aglutinina (anticorpo), por ser o receptor universal.

  • Estamos nos referindo a uma pessoa de tipo sanguíneo A, sendo assim essa pessoa pode receber sangue tipo O e do tipo A, e doar para sangue tipo A e AB. 

    Portanto, alternativa B está correta.


ID
3780373
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Serra - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre o tipo sanguíneo AB, na hemácia o aglutinogênio será AB, no soro a aglutinina será:

Alternativas
Comentários
  • AGLUTINOGÊNIO (antígeno) NO:

    SANGUE A:TIPO A;

    SANGUE B: TIPO B;

    SANGUE AB: TIPO A e TIPO B;

    SANGUE O : NÃO POSSUI (doador universal).

    AGLUTININA (anticorpo) NO:

    SANGUE A: ANTI-B;

    SANGUE B: ANTI-A;

    SANGUE AB: NÃO POSSUI (receptor universal);

    SANGUE O: ANTI-A e ANTI-B.

    Ou seja, apenas o sangue O não possui aglutinogênio (doador universal); e apenas o sangue AB não possui aglutinina (anticorpo), por ser o receptor universal.

  • Na superfície das hemácias encontramos o aglutinogênio (antígenos) A e B, enquanto no plasma sanguíneo não encontramos aglutininas (anticorpos). 

    Portanto, alternativa E está correta.


ID
3780376
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Serra - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre o fenótipo para o grupo sanguíneo O, o genótipo será:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Genótipos

    • IA IA ou IA i
    • IB IB ou IB i B
    • IA IB
    • ii


ID
3787402
Banca
PUC - SP
Órgão
PUC - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em humanos, o alelo dominante D determina Rh positivo, enquanto o alelo recessivo é responsável pelo Rh negativo. Suponha que em determinada população, que se encontra em equilíbrio de Hardy-Weinberg, a frequência do alelo d seja 0,3. Nesse caso, considerando que a população seja composta por 10.000 indivíduos, o número de pessoas com Rh positivo será

Alternativas
Comentários
  • A frequência é de 1-0,9 = 9.1

    Já que a frequência de d é 0,3, sendo que para ser recessivo precisa ser dd

  • d = 0.7 ( P ) p+ q = 1 D = 0.3 ( Q ) p + 0.3 = 1 0.3 - 1.0= P / p = 0.7 p² + 2pq + q² q² = 0.3² = 0.09 p² = 0.7 ² = 0.49 2pq = 2 x 0.7 x 0.3 = 0.42 P ( DOMINANTES ) + 2PQ ( HETEROZIGOTOS QUE SE MANTEM RH + ) = 0.49 + 0.42 = *0.91 × 100* = 91 ( porcentagem) 91/100 x 10000 = 9100

ID
3790042
Banca
PUC - SP
Órgão
PUC - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em humanos, o alelo dominante D determina Rh positivo, enquanto o alelo recessivo é responsável pelo Rh negativo. Suponha que em determinada população, que se encontra em equilíbrio de Hardy-Weinberg, a frequência do alelo d seja 0,3. Nesse caso, considerando que a população seja composta por 10.000 indivíduos, o número de pessoas com Rh positivo será

Alternativas

ID
3790207
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um menino tem o lobo da orelha preso e pertence a uma família na qual o pai, a mãe e a irmã possuem o lobo da orelha solto. Esta diferença não o incomodava até começar a estudar genética e aprender que o lobo da orelha solto é um caráter controlado por um gene com dominância completa. Aprendeu também que os grupos sanguíneos, do sistema ABO, são determinados pelos alelos IA, I B e i. Querendo saber se era ou não filho biológico deste casal, buscou informações acerca dos tipos sanguíneos de cada um da família. Ele verificou que a mãe e a irmã pertencem ao grupo sanguíneo O e o pai, ao grupo AB.
Com base no enunciado é correto afirmar que

Alternativas

ID
3795883
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um exemplo clássico da Herança Quantitativa é a cor da pele em seres humanos, embora este não seja o único caso deste tipo de herança. Apesar de serem utilizadas letras maiúsculas e minúsculas para identificar os genes e seus alelos, esta maneira de escrever não indica que exista dominância e recessividade entre os alelos, conforme se pode deduzir pela observação dos resultados fenotípicos, mostrados no quadro abaixo.

Genótipos                              Fenótipos
 AABB                                        Negro
AaBB ou AABb                     Mulato escuro
AaBb ou aaBB ou AAbb         Mulato médio
Aabb ou aaBb                         Mulato claro
Aabb                                             Branco


Analise as proposições com relação à Herança Quantitativa.

I. O efeito dos alelos e dos genes é aditivo, ou seja, o efeito de um soma-se ao efeito do outro.
II. Os fatores ambientais podem influenciar no fenótipo, neste tipo de herança.
III. A distribuição dos fenótipos neste tipo de herança é contínua, ou seja, não existem apenas um, dois ou três tipos de fenótipos, existindo muitos intermediários.
IV. Este tipo de herança tem ligação com o sexo, pois os genes estão localizados nos cromossomos X e Y.

Assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
3798412
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em um caso hipotético, apenas dois homens, um do grupo sanguíneo B (genótipo IB_) e outro do grupo sanguíneo A (genótipo IA_), podem ser o pai biológico de uma menina do grupo O (genótipo ii).

Nesse cenário, seria possível determinar com segurança a paternidade se um dos homens

Alternativas
Comentários
  • A questão fala determinar com segurança.

    Na letra A

    Acontece que se um dos homens tivesse o pai ou mãe do grupo O, Ele Seria I^A i ou I^B i.

    Nesse caso seria possível ter uma filha O. Mas não descarta o outro, pois também poderia ter ''i'' no seu genótipo.

    Mas para determinar com segurança quem é o pai, um dos homens deveriam ter pais ambos AB,

    pois certamente ele não teria o '' i '' no seu genótipo, logo, não seria o pai. Assim, seguramente poderia se dizer que o outro é o pai.

    Por isso, resposta B


ID
3799795
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os tipos sanguíneos do sistema ABO são caracterizados pela presença ou ausência de aglutinogênios e aglutininas. O sangue tipo B, por exemplo, possui como principal característica a presença do aglutinogênio B nas hemácias e da aglutinina anti-A no plasma.

Esses tipos sanguíneos são codificados pela presença de três alelos múltiplos: IA, IB e i.

Entre os alelos IA e IB, ocorre codominância, ou seja, ambos os alelos se expressam. Entretanto, esses alelos são dominantes sobre o alelo i.

Considere a seguinte situação: uma mulher, que possui aglutinina anti-A no seu sangue, teve um filho do grupo O.

Sabendo-se que o marido tem o aglutinogênio A, podemos afirmar que os genótipos da mulher e do seu marido são, respectivamente,




Alternativas

ID
3800200
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Polialelia é o tipo de herança genética determinada por 3 ou mais alelos que condicionam um só caráter, obedecendo aos padrões mendelianos. Ocorre quando surgem novos alelos por mutações que provocam alterações na proteína original. É esse o tipo de herança genética responsável pela determinação do sistema ABO, que caracteriza os tipos sanguíneos, A, B, AB e O, sendo os alelos responsáveis por esses fenótipos: Ia , Ib e i.
Antônio é grupo sanguíneo tipo A e seus pais são grupo sanguíneo A e O, ele está pretendendo ter filhos com Rosa (grupo B), cujos pais possuem grupo sanguíneo B e O. De posse desses conhecimentos, marque a alternativa que lista CORRETAMENTE os possíveis tipos sanguíneos dos filhos de Antônio e Rosa.

Alternativas

ID
3816412
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um homem de tipo sanguíneo A Rh+ e uma mulher AB Rh-, gostariam de saber a probabilidade de terem um filho (independente do sexo) com o mesmo genótipo do pai. A mãe do homem é O Rh-.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3820228
Banca
IFG
Órgão
IF-GO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

PROBLEMA - Hugo e Ana resolveram se casar. Ao exame de sangue, descobriram ser, ambos, B POSITIVO. Em conversa com os respectivos pais, descobriram que suas mães eram AB NEGATIVO e que seus pais eram AB POSITIVO. Neste caso, qual é a probabilidade de que o casal, em uma gravidez normal, tenha uma filha com sangue B POSITIVO?

Alternativas

ID
3820399
Banca
IFG
Órgão
IF-GO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Luma e Rafael têm, respectivamente, sangue B-positivo e A-negativo. As mães de ambos têm sangue O-negativo. Qual é a probabilidade de que, em uma gestação normal, o casal tenha uma criança do sexo feminino, com sangue AB-negativo ou O-positivo?

Alternativas

ID
3820606
Banca
IFG
Órgão
IF-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um casal, ao optar por ter um filho, fez exame de sangue e constatou que ambos tinham sangue AB+. Nasceu uma menina com sangue AB-. Sabendo-se que os avós paternos e maternos da criança também tinham o mesmo sangue do casal, pode-se concluir que:

Alternativas

ID
3820972
Banca
IFG
Órgão
IF-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

PROBLEMA - Hugo e Ana resolveram se casar. Ao exame de sangue, descobriram ser, ambos, B POSITIVO. Em conversa com os respectivos pais, descobriram que suas mães eram AB NEGATIVO e que seus pais eram AB POSITIVO. Neste caso, qual é a probabilidade de que o casal, em uma gravidez normal, tenha uma filha com sangue B POSITIVO?

Alternativas

ID
3831142
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os geneticistas puseram à prova a hipótese de que a determinação e a transmissão hereditária dos grupos sanguíneos M, MN e N é feita por genes localizados em um determinado par cromossômico. E, levando em conta que esses grupos sanguíneos não mostram incidência preferencial por nenhum dos sexos, os geneticistas complementaram a sua hipótese especificando que o par cromossômico que contém os genes responsáveis pela produção dos antígenos M e N nas hemácias é autossômico. Então, de acordo com essa informação e seus conhecimentos em genética, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
3875869
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Estudantes discutindo a respeito do sangue humano elaboraram as seguintes afirmativas sobre o assunto.

I. As hemácias humanas são iguais às das aves, não possuindo núcleo, o que otimiza a ação de transporte de oxigénio.

II. Pessoas do tipo sanguíneo A podem ser doadoras para pessoas de tipo sanguíneo AB, pois indivíduos que possuem o sangue AB não apresentam anticorpos anti-A e nem anticorpos anti-B em seu sangue.

III. Uma mãe que possui o sangue Rh e tem um filho com sangue Rh+, configura uma situação de risco de eritroblastose fetal em caso de outro filho Rh+.

IV. O portador de sangue tipo O é conhecido como receptor universal, visto que o indivíduo que possui esse tipo sanguíneo não produz os anticorpos anti-A e anti-B.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I. As hemácias humanas são iguais às das aves, não possuindo núcleo, o que otimiza a ação de transporte de oxigénio.

    Errado, as hemácias das aves possuem núcleo enquanto dos humanos não possuem.

    II. Pessoas do tipo sanguíneo A podem ser doadoras para pessoas de tipo sanguíneo AB, pois indivíduos que possuem o sangue AB não apresentam anticorpos anti-A e nem anticorpos anti-B em seu sangue.

    Certo

    III. Uma mãe que possui o sangue Rh– e tem um filho com sangue Rh+, configura uma situação de risco de eritroblastose fetal em caso de outro filho Rh+.

    Certo

    IV. O portador de sangue tipo O é conhecido como receptor universal, visto que o indivíduo que possui esse tipo sanguíneo não produz os anticorpos anti-A e anti-B.

    Errado. O portador de sangue O é considerado o doador universal, pois não apresenta aglutinina em sua superfície celular.

  • GAB. B)

    I. As hemácias humanas são iguais às das aves, não possuindo núcleo, o que otimiza a ação de transporte de oxigénio.

    II. Pessoas do tipo sanguíneo A podem ser doadoras para pessoas de tipo sanguíneo AB, pois indivíduos que possuem o sangue AB não apresentam anticorpos anti-A e nem anticorpos anti-B em seu sangue.

  • Vamos analisar as alternativas:

    I. As hemácias humanas são anucleadas, enquanto a hemácia das aves possui núcleo.

    II. O tipo sanguíneo AB é considerado o receptor universal, portanto, pode receber doação de tipo sanguíneo A

    III. Correto. Como vimos, a mãe Rh negativo, no momento do parto, tem contato com o sangue do filho Rh positivo, sendo sensibilizada. A produção de anticorpos decorrente dessa sensibilização gera risco de eritroblastose fetal na segunda gestação, caso a criança também seja Rh positivo. 

    IV. O tipo sanguíneo O é considerado o doador universal e produz anticorpos anti-A e anti-B. 

    Portanto, alternativa B está correta.


ID
3893878
Banca
INEP
Órgão
IF-RR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Fernando sofreu um acidente de moto e irá precisar receber sangue no hospital. Sabendo que seu pai tem tipo sanguíneo A homozigótico para esta característica e sua mãe tem sangue tipo O, de quem ele poderá receber doações durante seu tratamento?

Alternativas

ID
3942220
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No quarto episódio da terceira temporada de Sob Pressão (2019), conhecemos o drama de Célio, pai da personagem Érica. Célio leva a filha ao hospital, onde é revelado que Érica necessita de um transplante de rim. Após fazer o exame e saber que não é compatível, Célio descobre que não é pai biológico da jovem. Com base no exposto, apresentamos na tabela abaixo os fenótipos de um filho e de uma mãe em três casos,


Casos Filho Mãe
Fenótipo Genótipo Fenótipo Genótipo
1 A IAi B IB i
2 AB IA IB AB IA IB
3 O i i B IB i


Assinale a alternativa cujos fenótipos NÃO poderiam ser dos pais biológicos de cada caso apresentado na tabela acima.

Alternativas

ID
3979612
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de São Francisco - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A porção sólida do sangue contém hemácias, leucócitos e plaquetas. As hemácias possuem proteínas, antígenos ou aglutinogênios. A incompatibilidade entre os sangues surge quando há diferenças entre as proteínas presentes nas superfícies das hemácias do doador e do receptor, seguindo a lógica:

Alternativas
Comentários
  • Típico sangue B que possui o aglutinogeio B

  • Um indivíduo com sangue que contenha antígenos A ou B não pode doar para o tipo O, pois este tem Anti-a e Anti-b

  • A Redação do item gabarito é passível de questionamento por causa dessa passagem: "qualquer sangue que contenha antígenos B."

  • qual o erro da letra d?


ID
3993754
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Cerca de 85% dos brasileiros possuem sangue com fator Rh positivo (Rh+). Considerando os genótipos RR ou Rr para pessoas Rh+, a frequência do genótipo rr e do alelo r, na população brasileira é, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • A questão diz que 85% dos brasileiros são Rh+, logo, apenas 15% é Rh-.

    Desta forma, podemos inferir que a frequência genotípica de rr é de 15%.

    E sobre a frequência do alelo r, podemos descobri-la por meio daquela fórmula de Equilíbrio de HARDY-WEINBERG, na qual:

    p^2 + 2pq + q^2=1

    Quando ele fala no enunciado que 85% dos brasileiros possuem o sangue Rh+, ele inclui tanto os heterozigotos (Rr) quanto os homozigotos (RR), desta forma, devemos substituir o p^2 + 2pq por 85 a fim de achar a frequência alélica do r. Veja:

    85+ q^2=1

    q^2= 15

    q= √ 15

    q ≅ 3,9

    Agora, multiplicando esse 3.9 por 100 (que é a porcentagem) temos 39%.

    GABARITO: LETRA C


ID
4007239
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um homem do grupo sanguíneo AB e Rh negativo casa-se com uma mulher do grupo sanguíneo O e Rh positivo homozigoto. Os grupos sanguíneos dos descendentes desse casal podem ser

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):

    Pais: ♂️ IᴬIᴮ rr x ♀️ ii RR

    filhos: 50% Iᴬi Rr (ARh positivo) e 50% Iᴮi Rr

    (B Rh positivo)

    GABARITO:

    (C) A ou B, todos Rh positivo.

    Fonte: https://www.indagacao.com.br/2020/10/famerp-2017-um-homem-do-grupo-sanguineo-ab-e-rh-negativo-casa-se-com-uma-mulher-do-grupo-sanguineo-o-e-rh-positivo-homozigoto.html?m=1


ID
4017718
Banca
PUC - SP
Órgão
EINSTEIN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em humanos, a definição dos tipos sanguíneos do sistema ABO depende da ação conjunta do loco H e do loco ABO. O alelo dominante H é responsável pela síntese do chamado antígeno H, enquanto que essa produção não ocorre por ação do alelo recessivo h, muito raro na população. Os alelos IA e IB, por sua vez, são responsáveis pela conversão do antígeno H em aglutinógenos A e B, respectivamente, enquanto o alelo recessivo i não atua nessa conversão. 



Considerando que na tipagem sanguínea se identifica a presença apenas de aglutinógenos A e B, e não do antígeno H, é possível que uma pessoa de sangue tipo O tenha genótipos diferentes, tais como

Alternativas

ID
4023517
Banca
INEP
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um homem de tipo sanguíneo A Rh+ e uma mulher AB Rh-, gostariam de saber a probabilidade de terem um filho (independente do sexo) com o mesmo genótipo do pai. A mãe do homem é O Rh-.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4034680
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Lucas, que pertence ao grupo sanguíneo A, é filho de Joana, que apresenta grupo sanguíneo O. Lucas casa-se com Paula, que é do grupo B e filha de João, que apresenta grupo sanguíneo O. Qual a probabilidade de que Lucas e Paula tenham um filho do grupo sanguíneo B?

Alternativas
Comentários
  • Se Lucas é do grupo A e filho de mãe do grupo O, seu genótipo só pode ser iA i.

    Se Paula é do grupo B e filha de pai do grupo O, seu genótipo só pode ser iB i.

    Cruzando os dois, teremos:

    iA iB

    iA i

    iB i

    i i

    Logo, a chance de nascer um filho do grupo O é de 1 em 4 ou 25%.

    GABARITO: LETRA B


ID
4041694
Banca
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Órgão
MACKENZIE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma mulher albina, pertencente ao tipo sanguíneo B, filha de pai pertencente ao tipo sanguíneo A, casou-se com um homem pertencente ao tipo sanguíneo AB, não albino e filho de pai albino. A probabilidade desse casal ter uma criança não albina e pertencente ao tipo sanguíneo B é de

Alternativas

ID
4043590
Banca
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Órgão
MACKENZIE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma mulher pertencente ao tipo sanguíneo A teve uma criança pertencente ao tipo B que sofreu eritroblastose fetal ao nascer. O pai da criança é receptor universal e também teve eritroblastose fetal. A probabilidade desse casal ter uma criança com o mesmo genótipo da mãe é de

Alternativas

ID
4044730
Banca
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Órgão
MACKENZIE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma mulher pertencente ao tipo sanguíneo AB, Rh+ tem uma criança pertencente ao tipo B, Rh-. A criança necessitou de uma transfusão sanguínea, quando teve de fazer uma cirurgia, mas nenhum dos pais pôde ser doador. Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4047376
Banca
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Órgão
MACKENZIE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma mulher pertencente ao tipo sanguíneo A casa-se com um homem receptor universal que teve eritroblastose fetal ao nascer. O casal tem uma filha pertencente ao tipo sanguíneo B e que também teve eritroblastose fetal. A probabilidade desse casal ter uma criança com o mesmo fenótipo da mãe é de

Alternativas
Comentários
  • Não se apaguem ao detalhe da eristoblastose fetal , só cruze IA i × IA IB

ID
4052839
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Próximo a uma das extremidades do cromossomo 9 (nove) humano, localiza-se o gene que condiciona os tipos sanguíneos do sistema ABO, o qual pode se apresentar sob três formas distintas: IA, IB e i. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

As diferentes versões de um mesmo gene são denominadas alelos, e o local que elas ocupam no cromossomo é denominado loco gênico.

Alternativas

ID
4052842
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Próximo a uma das extremidades do cromossomo 9 (nove) humano, localiza-se o gene que condiciona os tipos sanguíneos do sistema ABO, o qual pode se apresentar sob três formas distintas: IA, IB e i. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

Os alelos do gene, para o sistema ABO, determinam a presença ou a ausência de determinadas substâncias na superfície externa da membrana plasmática das hemácias.

Alternativas

ID
4052845
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Próximo a uma das extremidades do cromossomo 9 (nove) humano, localiza-se o gene que condiciona os tipos sanguíneos do sistema ABO, o qual pode se apresentar sob três formas distintas: IA, IB e i. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

O alelo IA determina a presença da substância conhecida como antígeno A; o alelo IB determina a presença do antígeno B; e o alelo i concidiona a presença dessas duas substâncias.

Alternativas

ID
4052848
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Próximo a uma das extremidades do cromossomo 9 (nove) humano, localiza-se o gene que condiciona os tipos sanguíneos do sistema ABO, o qual pode se apresentar sob três formas distintas: IA, IB e i. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

Além dos aglutinogênios nas hemácias, podem ser encontrados, no plasma, anticorpos contra esses aglutinogênios, chamados aglutinogeninas, que provocam a separação das hemácias.

Alternativas

ID
4052851
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Próximo a uma das extremidades do cromossomo 9 (nove) humano, localiza-se o gene que condiciona os tipos sanguíneos do sistema ABO, o qual pode se apresentar sob três formas distintas: IA, IB e i. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

A formação dos anticorpos (aglutininas) inicia-se logo após a concepção, devido à fusão do material genético dos pais.

Alternativas

ID
4061053
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as proposições abaixo, referentes a eritroblastose fetal (DHRN).


I - É condição para sua ocorrência a incompatibilidade sangüínea para o Sistema D (Rh) entre os parentais, sendo a mãe Rh e o pai Rh+ .

II - É necessário que a mãe esteja previamente sensibilizada para que a DHRN venha a se manifestar.

III - Em casal em que a mulher é dd e o homem é Dd, a probabilidade de manifestação da doença na 1ª gestação, considerando-se que a mulher não tenha recebido transfusão de sangue de tipo Rh+, é de 50%.

IV - Em casais em que a mulher é Rh e o homem Rh+, não estando a mulher previamente sensibilizada, o(a) primeiro(a) filho(a) Rh+ não manifestará DHRN, pois durante a gestação não ocorre contato entre o sangue da mãe e do nascituro.


Estão corretas apenas as proposições

Alternativas

ID
4066087
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Genética é a área da Biologia que estuda a herança biológica, ou hereditária. Apoiando-se em seus conhecimentos sobre a transmissão de características hereditárias, assinale o que for correto.

Considerando um casal cujo homem tenha grupo sanguíneo O e a mulher tipo sanguíneo AB, a probabilidade de o primeiro filho do casal ser do sexo masculino e com tipo sanguíneo A é de 1/4.

Alternativas

ID
4070458
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido são apresentadas algumas proposições. Coloque V para as Verdadeiras e F para as Falsas.


( ) A eritroblastose fetal só ocorre quando mulheres Rh já sensibilizadas geram criança Rh+ .

( ) A sensibilização pode ocorrer por transfusão de sangue Rh+ ou gestação anterior de uma criança Rh+ .

( ) A sensibilização ocorre durante a gestação, em decorrência da passagem de sangue da mãe para o filho e vice-versa.

( ) Atualmente, a eritroblastose fetal é prevenida injetando-se na mãe Rh soro contendo anti-Rh logo após o nascimento do primeiro filho Rh+ .

( ) A frequência observada de eritroblastose fetal é menor que a esperada; um dos motivos para essa redução é a incompatibilidade do grupo sanguíneo do sistema ABO entre mãe e feto.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas

ID
4078612
Banca
UCPEL
Órgão
UCPEL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A doença hemolítica do recém-nascido (DHRN), resultante do fator Rh, caracteriza-se pela destruição das hemácias do feto, podendo levar o mesmo à morte. Para que isso ocorra, é necessário que os indivíduos envolvidos apresentem alguns requisitos. Baseado no exposto anteriormente e em seus conhecimentos assinale, abaixo, a alternativa que expressa corretamente os requisitos necessários para que ocorra DHRN.

Alternativas

ID
4082530
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido são apresentadas algumas proposições. Coloque V para as Verdadeiras e F para as Falsas.


( ) A eritroblastose fetal só ocorre quando mulheres Rh já sensibilizadas geram criança Rh+ .

( ) A sensibilização pode ocorrer por transfusão de sangue Rh+ ou gestação anterior de uma criança Rh+.

( ) A sensibilização ocorre durante a gestação, em decorrência da passagem de sangue da mãe para o filho e vice-versa.

( ) Atualmente, a eritroblastose fetal é prevenida injetando-se na mãe Rh soro contendo anti-Rh logo após o nascimento do primeiro filho Rh+ .

( ) A frequência observada de eritroblastose fetal é menor que a esperada; um dos motivos para essa redução é a incompatibilidade do grupo sanguíneo do sistema ABO entre mãe e feto.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas