SóProvas


ID
1429579
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Dentre os modelos de gestão na administração pública, verifica-se recentemente o fortalecimento de uma perspectiva na qual há uma configuração político-administrativa que promove não só a profissionalização dos dirigentes, mas também a sua responsabilização, num quadro de centralização e formalização do controle de gestão em que se pretende eliminar parte da discricionariedade e liberdade, excessivamente promovidos, a partir de meados da década de 1990, pelos ideais de descentralização, desregulação, descoordenação e autonomização.

A perspectiva descrita refere-se ao modelo denominado de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. E eu questiono a banca: isso é sério? Neoburocrático? 

  • Marquei A levei em consideração a implantacao do PDRAE em 1995 que era Gerencial

  • Vanessa IPD, depois de vasculhar, encontrei isso aqui: 

    http://www.vocesenelfenix.com/content/nuevos-modelos-de-gesti%C3%B3n-p%C3%BAblica-y-cultura-organizacional

    Fala de um novo modelo de gestão, o neoweberiano, que seria o aprimoramento do tradicional modelo burocrático. A banca foi maldosa em, além de utilizar outra nomenclatura a qual não encontrei na pesquisa, abordar um tema visto com maior presença em artigos científicos. 

  • PR4 concursos é sacanagem... Neoburocrática não se aprende nem na faculdade....

  •  "Quadro de centralização e formalização do controle de gestão em que se pretende eliminar parte da discricionariedade e liberdade, excessivamente promovidos a partir de meados da década de 1990..."


    baseado nessa interpretação, o gabarito é letra E

  • eu não consigo entender como tantas pessoas "chutam" certo, 
    esse é o tipo de questão que "errar é um acerto"

    e muitos erram acertando, 
    observem as estatísticas....

  • Alguém sabe explicar exatamente o que seria esse modelo neoburocrático? Achei que a resposta fosse 'burocrático'

     

     

  • Complicada!!

  • Resposta E. Matei a questão por exclusão.

     

  • GABARITO E

     

    errei também , mas observando melhor...a questão diz

    "controle de gestão em que se pretende eliminar parte da discricionariedade e liberdade, excessivamente promovidos, a partir de meados da década de 1990, pelos ideais de descentralização, desregulação, descoordenação e autonomização."

     

    Resumindo:

    ...pretende eliminar a administração gerencial.

    O que se quer implementar é uma "nova burocratização" ,em outras palavras,o que se quer implementar é um modelo NEOBUROCRÁTICO.

     

  • Neoburocrático??? E existe mesmo???

    E ainda ganhando força!!!!

  •  

    Apesar de ser uma concepção pouso usual, estando mais no campo teórico que prático, a neoburocracia nada mais que uma nova roupagem do modelo burocrático. O modelo burocrático surge dos exageros do patrimonialismo. O modelo gerencial, por sua vez, surge dos exageros da burocracia. Assim, os exageros do gerencialismo também provocaram as ideias para o modelo neoburocrático.

     

    Note, pelo enunciado, que o modelo "pretende eliminar parte da discricionariedade e liberdade, excessivamente promovidos, a partir de meados da década de 1990, pelos ideais de descentralização, desregulação, descoordenação e autonomização

    ".

     

    Assim, sempre que surgir o modelo neoburocrático em provas, busque por características do modelo burocrático, como os previstos no enunciado: "

    ...profissionalização dos dirigentes, mas também a sua responsabilização, num quadro de centralização e formalização do controle de gestão

    ".

  • ah para

  • Pesquisei "neoburocracia" no Google que retornou com 0 (zero) resultados! Isso é um neologismo criado pela UFRJ que não tem fundamentação doutrinária, tampouco é reconhecido academicamente!