SóProvas



Prova PR-4 UFRJ - 2015 - UFRJ - Assistente em Administração


ID
1429513
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Linux possui dois aplicativos para a inicialização dos sistemas operacionais instalados em uma máquina. Esses aplicativos são conhecidos como gerenciadores de inicialização. Assinale a alternativa que contém o nome desses gerenciadores.

Alternativas
Comentários
  • Resposta D. Segundo o professor Alexandre Lênis (Estratégia Concursos) — o software responsável por permitir a escolha de qual sistema operacional será carregado ao ligarmos um computador. Os mais famosos gerenciadores de boot do Linux são:

    * LILO (mais simples)

    * GRUB

    Ambos permitem que se tenham o Linux e o Windows instalados em um mesmo computador. Também possibilitam que se escolha uma entre várias distribuições de Linux. 

  • Pode-se responder por exclusão: a) LS: lista o conteúdo do diretório atual;  b) MV: move arquivos e pastas; RM: remove arquivos e pastas;  c)CD: navegar entre os diretórios; e SAMBA não existe no linux, logo, letra D 

  • Existe "Samba" sim no linux

    O Samba é um "software servidor" para Linux (e outros sistemas baseados em Unix) que permite o gerenciamento e compartilhamento de recursos em redes formadas por computadores com o Windows. Assim, é possível usar o Linux como servidor de arquivos, servidor de impressão, entre outros, como se a rede utilizasse servidores Windows (NT, 2000, XP, Server 2003).

    http://www.infowester.com/linuxsamba.php

  • Gerenciadores de inicialização (boot managers, em inglês) são programas responsáveis por gerenciar a inicialização de um ou vários sistemas operacionais. Dessa forma, é possível ter instalados em um mesmo computador vários sistemas operacionais, e o gerenciador de inicialização permitirá escolher entre um deles toda vez que se iniciar o computador. 
    Muitos gerenciadores foram desenvolvidos para o GNU/Linux, entretanto os mais utilizados são dois: o LiLo e o GRUB.

    LiLo (Linux Loader ou carregador do Linux) é um dos mais antigos gerenciadores de inicialização para GNU/Linux. Algumas distribuições possuem pacotes especiais que permitem utilizar uma tela gráfica animada para a seleção do sistema operacional a ser inicializado. Isso não afeta em nada a funcionalidade, mas é um apelo visual interessante.
    GRUB (Grand Unified Boot Loader ou grande gerenciador unificado de inicialização) é um gerenciador de inicialização poderoso, com muitos recursos. Flexível e funcional, permite inicializar sistemas como Windows, DOS, Linux, GNU Hurd, BSD, OS/2 etc., além de suportar muitos tipos diferentes de sistemas de arquivos. 
    O GRUB possui suporte à inicialização via linha de comando, útil para uso em sistemas de alta segurança onde o acesso ao computador é altamente restrito. 
  • Os mais famosos gerenciadores de boot do Linux são: GRUB e LILO. Ambos permitem que se tenha o Linux e o Windows instalados em um mesmo computador. Também possibilitam a escolha entre várias distribuições do Linux.

  • Gerenciadores de inicialização (boot managers, em inglês) são programas responsáveis por gerenciar a inicialização de um ou vários sistemas operacionais. Dessa forma, é possível ter instalados em um mesmo computador vários sistemas operacionais, e o gerenciador de inicialização permitirá escolher entre um deles toda vez que se iniciar o computador. 

    Muitos gerenciadores foram desenvolvidos para o GNU/Linux, entretanto os mais utilizados são dois: o LiLo e o GRUB

    http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Fundamentos-do-sistema-Linux-Gerenciadores-de-inicializacao/

  • vá pra ....

  • esse ja estava na ponta da língua , nem terminei de ler o enunciado

  • Letra D. LILO e GRUB são gerenciadores da inicialização, que permitem ao usuário escolher qual sistema operacional irá utilizar naquela sessão, quando ligar o computador. Eles gerenciam o boot em computadores com mais de um sistema operacional instalado, como é o caso de Windows em uma partição e o Linux em outra partição. Na letra A, comando ls para listar arquivos e diretórios, e o df para mostrar a quantidade de espaço livre no disco. Na letra B, os comandos para renomear/mover (comando mv) e apagar arquivos (comando rm). Na letra C o comando para mudar de diretório (cd) e o aplicativo de edição de imagens, semelhante ao Photoshop (gimp). Na letra E, além do gerenciador de inicialização lilo, o servidor samba, para troca de arquivos entre sistemas Windows e Linux.

  • SAMBA - permite compartilhar arquivos entre o windows e o linux quando esses dois sistemas operacionais estão em uma mesma máquina.

  • GIMP não é aquele programa que faz edições em imagem? É um "photoshop" do linux

  • Aulas sobre o tópico dessa questão no Youtube:

     

    Carregador de Inicialização GRUB parte 1 - Inicialização do sistema no Linux

    https://www.youtube.com/watch?v=PSquM4-dLJI

     

     

     

  • Comentário do professor do QConcursos:

    Letra D. LILO e GRUB são gerenciadores da inicialização, que permitem ao usuário escolher qual sistema operacional irá utilizar naquela sessão, quando ligar o computador. Eles gerenciam o boot em computadores com mais de um sistema operacional instalado, como é o caso de Windows em uma partição e o Linux em outra partição

    Na letra A, comando ls para listar arquivos e diretórios, e o df para mostrar a quantidade de espaço livre no disco. Na letra B, os comandos para renomear/mover (comando mv) e apagar arquivos (comando rm). Na letra C o comando para mudar de diretório (cd) e o aplicativo de edição de imagens, semelhante ao Photoshop (gimp). Na letra E, além do gerenciador de inicialização lilo, o servidor samba, para troca de arquivos entre sistemas Windows e Linux.

  • Funciona pra mim:

    GRUB - som de sapo

    LILO - Youtuber conservador

  • Uma das melhores AULAS sobre alguns desses tópicos e outros mais.

     

    Professor Léo Matos
    Estúdio Aulas Concursos


    Banco do Brasil - Aulão de Informática - Aula 01 - Linux
    https://www.youtube.com/watch?v=UTp2jwC_KeM

  • Aquela velha dupla sertaneja LILO & GRUB

  • Gerenciador de inicialização do Linux

    þ LILO (LInux LOader) antigo

    þ GRUB (GRand Unified Bootloader) recente

    GAB = D

  • LILO

    Linux Loader

  • GAB [D] AOS NÃO ASSINANTES .

    #ESTABILIDADESIM.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

    *''AQUELE QUE PODENDO FAZER SE OMITIR,SERÁ CÚMPLICE DA BARBÁRIE.''*

  • O LILO e o GRUB dão o BOOOOOOTTT....

  • Sobre a letra e)

     SAMBA é um servidor e conjunto de ferramentas que permite que máquinas Linux e Windows

    se comuniquem entre si, compartilhando serviços (arquivos, diretório, impressão) através do protocolo SMB (Server Message Block)/CIFS (Common Internet File System)


ID
1429516
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa a seguir que contém o item que NÃO pode ser encontrado no Microsoft Windows 7 em sua instalação padrão

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D, pessoal. O Pacote  Office precisa ser comprado. Nem todo mundo quer aquele CD bacana do Largo da Carioca.

  • Gabarito: Letra D

    Por padrão, o pacote office não vem instalado no windows. É necessário comprar o CD de instalação a parte, ou consegui-lo através de outros meios pela internet.

  • São software "pagos" e distintos. E caros vale ressaltar. Gabarito - D.

  • Pelo mercado livre! kkkk

  • vc é demais Vanessa IPD

  • Questão errada! Eu iria de microsoft office, MAS, a partir do windows XP, o antigo Scandisk passou a ser substituído pelo Checkdisk! Não acreditam? Pois bem, façam a verificação da unidade, em algum lugar na barra de título aparece Scandisk? Não? Certo. Ainda duvida? Então va no prompt de comando e digite chkdsk /r. A abreviação de scandisk é chk ? É abreviação para CHecKDiSK. O próprio comando modificou a partir do windows xp, lembro pois trabalhei em manutenção naquela época. De todo modo, a questão se torna fácil pela obviedade.


    https://support.microsoft.com/pt-br/kb/199557


    Pesquisem sobre a diferença do scandisk e do checkdisk... Enfim, questão fácil, mas errada.

  • Maurício Debastiani a questão fala em Windows 7 não o XP.

  • Exatamente Gabarito Vitoria. A questão fala em Windows 7 e não XP. Releia meu comentário. Windows XP em diante, ou seja, 7 também, não possui Scandisk e sim Checkdisk.

  • ScanDisk ou SCANDISK é um programa de MS-DOS e Microsoft Windows que permite detectar e corrigir erros lógicos num disco rígido ou unidade removível (como disquete ou pen drive), além de pesquisar a superfície do disco em busca de sectores danificados. O ScanDisk foi introduzido na versão 6.2 do MS-DOS. As versões anteriores do DOS dispunham do programa baseado em texto CHKDSK para corrigir erros do disco. A partir do Windows 95, o SCANDISK teve também uma interface gráfica de utilizador. As versões 2000 e XP do Windows dispõem do CHKDSK, um programa que nada tem a ver com o homónimo do DOS, mas que substitui o ScanDisk.

    Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Scandisk

     

    Scandisk é uma ferramenta que faz a varredura no disco rígido do computador, à procura de erros  no disco. Tais erros podem ser de natureza lógica, como por exemplo, arquivos de sistema, ou podem ser de natureza física, relacionados aos erros do próprio disco. São os chamados clusters (que formam o disco rígido) danificados do HD. Os clusters danificados do HD são chamados de Bad Blocks.

    Quando o Scandisk consegue identificar erro(s) presente(s) no computador, tenta repará-lo(s).  Lembrando que nem sempre é possível reparar todos eles.

    Fonte: http://www.cursosdeinformaticabasica.com.br

  • O sistema operacional Windows possui uma série de aplicativos Acessórios e Ferramentas de Sistema disponível nativamente. Estes itens já fazem parte da instalação padrão do Windows.
    Entre eles, encontramos as seguintes opções:
    - Scandisk, ou Verificação de Erros - para identificar e corrigir erros de gravação dos dados nos discos de armazenamento.
    - Windows Explorer - gerenciador de arquivos e pastas do Windows, para copiar, renomear, excluir, entre outras tarefas envolvendo os dados armazenados.
    - Painel de Controle - para configuração dos dispositivos (hardware) e programas (software)
    - Desfragmentador de Disco - para organização dos dados armazenados, melhorando o tempo de acesso.
    O Pacote Office 2007, assim como todos os demais pacotes de aplicativos para escritório, não faz parte da instalação do Windows, e deve ser adquirido e instalado separadamente.
    Gabarito: Letra D.
  • Vanessa melhor pessoa ahhahaah nunca respondi uma questão com tanta confiança 


ID
1429519
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos conceitos intranet, Extranet e Internet, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que apresenta somente assertivas corretas.

I. Usualmente uma intranet possui um ou mais computadores que são conectados à internet.

II. Em uma extranet são compartilhadas informações internas de uma empresa ou organização.

III. Uma intranet usa protocolos da internet.

IV. Intranet é uma rede pública como a internet e extranet.

V. Extranet pode ser parte de uma intranet.

Alternativas
Comentários
  • Definição de intranet:

    A intranet é um espaço restrito a determinado público utilizado para compartilhamento de informações restritas. Geralmente utilizado em servidores locais instalados na empresa.

    EXTRANET

    A extranet seria uma extensão da intranet. Funciona igualmente como a intranet, porém sua principal característica é a possibilidade de acesso via internet, ou seja, de qualquer lugar do mundo você pode acessar os dados de sua empresa. A idéia de uma extranet é melhorar a comunicação entre os funcionários e parceiros além de acumular uma base de conhecimento que possa ajudar os funcionários a criar novas soluções.

  • Por que a II) está errada?

    II. Em uma extranet são compartilhadas informações internas de uma empresa ou organização. 

  • Também não entendi o erro da II.

    II. Em uma extranet são compartilhadas informações internas de uma empresa ou organização.

  • O erro do item II foi dar uma ideia de generalização o certo seria "Em uma extranet são compartilhadas ALGUMAS informações internas de uma empresa ou organização"

     Uma Extranet também pode ser vista como UMA PARTE da empresa que é estendida a usuários externos ("rede extra-empresa"), mas com visões PARCIAIS dos seus dados corporativos, para por exemplo: representantes, fornecedores e clientes. Outro uso comum do termo Extranet ocorre na designação da "parte privada" de um site, onde somente "usuários registrados" podem navegar, previamente autenticados por sua senha (login).

    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Extranet


  • A banca, após os recursos, alterou o gabarito desta questão para a letra "'D'", no gabarito definitivo.

    Com isso, entende-se que  a assertiva I estaria errada..Para mim, a única assertiva errada seria a IV.

    Não entendi..


  • A banca, após os recursos, alterou o gabarito desta questão para a letra "'D'", no gabarito definitivo.

    Com isso, entende-se que  a assertiva I estaria errada..Para mim, a única assertiva errada seria a IV.

    Não entendi...

  • A questão enumera algumas das características básicas a respeito das redes de computadores, segundo sua abrangência.
    A Internet é a rede mundial de computadores, de acesso público, que usa os protocolos TCP/IP para comunicação.
    A Intranet é a rede local de acesso restrito, que usa os mesmos protocolos da Internet. A Extranet é o acesso externo a uma rede interna, apenas para os usuários cadastrados e autorizados.

    Portanto:
    I. Errado. Uma Intranet não precisa ter computadores conectados à Internet. Por exemplo, em uma linha de produção de uma montadora, onde os computadores trabalham apenas com os dados do servidor local.
    II. Correto. O acesso externo proporcionado pela Extranet é para permitir o acesso às informações compartilhadas e armazenadas na Intranet.
    III. Correto. Para que as redes possam se comunicar, elas precisam usar os mesmos protocolos. Semelhante à linguagem falada, os interlocutores precisam usar o mesmo padrão para que possam transmitir a mensagem.
    IV. Errado. Apenas a Internet é uma rede pública.
    V. Correto. Permitindo que seus colaboradores acessem a rede interna a partir de suas residências, como no Home Office, a Extranet pode ser parte de uma Intranet.


    Gabarito: Letra D.
  • ATENÇÃO: A banca alterou o Gabarito, aceitando como correta a alternativa D.

  • A primeira proposição deu um pouco de trabalho:

    "I. Usualmente uma intranet possui um ou mais computadores que são conectados à internet. "

    Mas pensei que isso não é necessário. Uma Intranet pode se estruturar e se comportar apenas como uma rede local, sem necessariamente ter que ter acesso a internet.

  • não concordo com o gabarito, marquei C.

     

    É possível que a Intranet de uma organização esteja conectada à Internet. Inclusive, esta é a regra geral, embora existam Intranets desconectadas da Internet.

     

    usualmente: Aquilo que ocorre com muita frequência, mas não exclusivamente.

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/intranet-extranet-e-internet-saiba-a-diferenca/

     

     

  • I. Usualmente uma intranet possui um ou mais computadores que são conectados à internet. (Ok, usualmente é o que acontece...)

    II. Em uma extranet são compartilhadas informações internas de uma empresa ou organização. 

    III. Uma intranet usa protocolos da internet. 

    IV. Intranet é uma rede pública como a internet e extranet. 

    V. Extranet pode ser parte de uma intranet.

  • Questão foi anulada!

  • I. Usualmente uma intranet possui um ou mais computadores que são conectados à internet. (ERRADA)

    Uma Intranet não precisa ter computadores conectados à Internet. Por exemplo, em uma linha de produção de uma montadora, onde os computadores trabalham apenas com os dados do servidor local. 

    II. Em uma extranet são compartilhadas informações internas de uma empresa ou organização. (CORRETA)

    O acesso externo proporcionado pela Extranet é para permitir o acesso às informações compartilhadas e armazenadas na Intranet. 

    III. Uma intranet usa protocolos da internet. (CORRETA)

     Para que as redes possam se comunicar, elas precisam usar os mesmos protocolos. Semelhante à linguagem falada, os interlocutores precisam usar o mesmo padrão para que possam transmitir a mensagem. 

    IV. Intranet é uma rede pública como a internet e extranet. 

    IV. Errado. Apenas a Internet é uma rede pública. 

    V. Extranet pode ser parte de uma intranet.

    Permitindo que seus colaboradores acessem a rede interna a partir de suas residências, como no Home Office, a Extranet pode ser parte de uma Intranet.

     

    A Internet é a rede mundial de computadores, de acesso público, que usa os protocolos TCP/IP para comunicação. 
    A Intranet é a rede local de acesso restrito, que usa os mesmos protocolos da Internet. A Extranet é o acesso externo a uma rede interna, apenas para os usuários cadastrados e autorizados.
     

  • O ERRO DA I É PQ UMA REDE, COMO A INTRANET, NAO PODE SER FORMADA POR UM COMPUTADOR APENAS...

    CONFORME PROF RANI REDE= 2 OU MAIS MAQUINAS


ID
1429522
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao se criar uma conta de e-mail no Mozilla Thunderbird, é necessário que se determine qual será o endereço do servidor responsável pelo envio e recebimento de e-mails. Além disso, é necessário que se defina o protocolo dos serviços de mensagens que o servidor utilizará para recebimento e envio de e-mails. Quanto ao recebimento de e-mails, é possível configurar por meio de duas formas, pelo serviços POP3 ou IMAP. Assinale a alternativa que corresponde às características dos serviços POP3 e IMAP, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Desculpa, mas eu consideraria todas as assertivas incorretas.


    Gabarito B

  • POP3: copia todas as mensagens da caixa de entrada para o computador.

     

    IMAP: copia para o computador apenas um cabeçalho de cada mensagem.

  • Resposta certa: B.

    O protocolo POP3 é um protocolo offline no qual, o software de e-mails conecta-se ao servidor, realiza o download das mensagens e após esse processo, finaliza a conexão. Esse protocolo tem acesso apenas à caixa de entrada, não conseguindo baixar, ou ao menos visualizar nenhuma outra pasta de sua conta

    O protocolo IMAP é um protocolo online no qual, o software de e-mails conecta-se ao servidor, realiza o sincronismo das mensagens e após esse processo, mantém a conexão para que as alterações e mensagens novas recebidas sejam atualizadas quase que em tempo real.

  • Considero que esse vídeo curto explica de forma clara e objetiva o que seja POP3 e IMAP

    https://www.youtube.com/watch?v=O4hwQFjZEHo
  • Fiz um "Rap" a respeito do tema!

     

    ♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪

     

    "...Agora para o email é onde estamos indo;

    no SMTP, Sua Mensagem Tá Partindo;

    e pra recebimento, existem 2 de vez;

    o que salva os emails na sua máquina é o POP 3;

    o segundo é o IMAP e esse eu indico pro senhor,

    porque salva suas paradas tudo no servidor."

     

                                                                  ♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪

    É, meus amigos... a gente faz de tudo pra aprender! rS

  • LETRA B

    Dica do professor Renato da Costa

    POP - Você lembra de Pobre , o pobre não da nada a ninguém só RECEBE. O pobre tem internet ruim e não pode ficar o dia inteiro na internet lendo email , então quando ele acessa o email as mensagens são copiadas de sua caixa de entrada para seu computador ( lê OFFLINE

    IMAP -  também de recebimento , porém diferente do POP acessa ONLINE os dados na caixa postal sem a necessidade de baixa-los para o pc , copia apenas um cabeçalho de cada mensagem.


    SUAR NO TREINO PARA NÃO SANGRAR NA LUTA!



  • KKKKKKKKKK Concurseiro é tudo doido mesmo. Morri agora com Marcos Romeiro e Cassiano Messias.


    Pede pra sair ou pira de vez!!! Ha Ha Ha 
  • Marcos, adorei seu Rap. Ou aprende ou aprende..hehehe

  • Vale a pena ler Cassiano e o Marcos lá nos comentários.

  • questao passivel de nulidade, imap recebe direto da fonte, nao baixa copia de nada.

  • Não tem resposta certa.

    Pop3 Não copia ele baixa as mensagens para o computador.

    O IMAP Copia as mensagens, não às baixa.

     

  •  

    LETRA B

    Dica do professor Renato da Costa

    POP - Você lembra de Pobre , o pobre não da nada a ninguém só RECEBE. O pobre tem internet ruim e não pode ficar o dia inteiro na internet lendo email , então quando ele acessa o email as mensagens são copiadas de sua caixa de entrada para seu computador ( lê OFFLINE

    IMAP -  também de recebimento , porém diferente do POP acessa ONLINE os dados na caixa postal sem a necessidade de baixa-los para o pc , copia apenas um cabeçalho de cada mensagem.

  • Tragam o Oscar pro Marcos V! Excelente!!!!!

  • A alternativa MENOS ERRADA é a letra B!

    Pois o POP3 não copia as mensagens para máquina, ele MOVE!!! Ou seja, o e-mail sai do Servidor e passar a ficar APENAS em sua máquina.

    Em todas as alternativas estão dizendo que o POP3 "copia" e isso está errado. Questão deveria ser anulada. 

  • O correio eletrônico pode ser acessado a partir de um cliente de e-mail ou através do navegador de Internet (webmail).
    Cada forma de acesso pode ser configurada para utilizar um conjunto de protocolos, de acordo com a necessidade do usuário.
    O protocolo SMTP é usado para envio de mensagens a partir do cliente de e-mail.
    O protocolo POP3 é para o recebimento de mensagens no cliente de e-mail.
    O protocolo IMAP4 é para enviar e receber mensagens de um webmail.
    A diferença entre os protocolos POP3 e IMAP4 é a forma como as mensagens são tratadas após serem acessadas no servidor de e-mails.
    No protocolo POP3, as mensagens são copiadas totalmente para a caixa de entrada do computador, enquanto que no protocolo IMAP4 apenas o cabeçalho delas são copiados.
    Outra diferença está no destino da mensagem após ser acessada.
    O protocolo POP3 apaga a mensagem do servidor de e-mails depois que ela é copiada para o computador. No protocolo IMAP4, a mensagem pode ser deixada no servidor de e-mails para ser acessada novamente em outro dispositivo.
    Gabarito: Letra B.
  • letra B .. O prof Renato da costa havia dito isto.

  • POP3 (Post Office Protocol) - é mais utilizado nos casos em que o usuário necessita de acesso rápido ao seu e-mail e consultar os e-mails mesmo quando não há Internet ou quando a conexão está lenta. O POP3 baixa os emails para o seu computador e na maioria das vezes os emails são deletados do servidor e ficam apenas no seu PC

    IMAP (Internet Message Access Protocol) - é uma conta configurada para ler os emails no servidor mesmo, sem necessariamente baixá-los para seu PC. Isso torna essa configuração ideal para quem acessa o email de computadores diferentes, já que na configuração POP3 os emails ficam em seu PC e, por esse motivo, você não conseguirá ler essas mensagens quando estiver em outro computador, numa lanhouse ou na casa de um amigo, por exemplo.

  • iMap --> Mantém

    Pop3 --> Puxa

  • Agora eu só lembro de Pobre 3

  • Por quê a letra D está errada?? O corpo de cada mensagem não é o texto da mensagem? O erro é "com anexo" ?

    Se fosse apenas "copia para seu computador apenas o corpo de cada mensagem", estaria certo?


ID
1429525
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito da definição de vírus é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. Com base nas lições do professor Alexandre Lenis (Estratégia Concursos) podemos conceituar vírus:

    Vírus: são pequenos códigos de programação maliciosos que se “agregam” a arquivos e são transmitidos com eles. Quando o arquivo é aberto na memória RAM, o vírus também é, e, a partir daí se propaga infectando, isto é, inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador.  O vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecçãoAlguns vírus são inofensivos, outros, porém, podem danificar um sistema operacional e os programas de um computador. 

  • Resposta certa: E.

    Os programas específicos de espionagem mencionados acima seriam os spywares.

  • O que gera dúvida na letra E?

    A afirmação de que os vírus se auto-replicam. Essa característica é dos Worms.

  • Letra E. A letra "C" fala de um spyware!

  • GAB: E.   
     A alternativa D trata de ROOTKIT:  é um software, na maioria das vezes malicioso, criado para esconder ou camuflar a existência de certos processos ou programas de métodos normais de detecção e permitir acesso exclusivo a um computador e suas informações


  • Os vírus auto-replicam ?

  •  www.cartilha.cert.br

  • Sim Jhon Nash, vírus são considerados malware, dependem de programas ou arquivos hospedeiros e Multiplicam-se infectando outros arquivos.

  • copiou e colou ~~>http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/06/entenda-o-que-sao-virus-spywares-trojans-worms-e-saiba-como-se-proteger.html

  • A - ERRADO - Virus precisa ser anexado, acoplado, aglutinado a algum outro arquivo, exemplo: foto, arquivo executavel, programas auto.

    B - ERRADO - Virus não é programa de espionagem, o nome disso é SPYWARE

    C - ERRADO - mesmo motivo acima.

    D - ERRADO - Virus é um malware

    E - GABARITO CERTO

  • A segurança da informação é uma parte da informática muito importante para garantir a disponibilidade, confidencialidade, autenticidade e integridade dos dados.
    Os vírus de computadores são softwares maliciosos, que se espalham anexando cópias de seu código em outros arquivos, que ao serem executados, espalham a infecção. Assim como o vírus biológico, para existir e se propagar, o vírus de computador necessita de um hospedeiro.
    A letra A descreve a característica de um worm, outro software malicioso que pode se propagar entre os dispositivos sem a necessidade de um hospedeiro.
    A letra B descreve a característica de um spyware, que monitora as ações do usuário.
    A letra C descreve a característica de funcionamento do spyware.
    A letra D está errada, porque os vírus de computador podem ser detectados por um software antivírus ativo e atualizado.
    Gabarito: Letra E.
  • Mas o vírus não tem que ser executado?

  • Thyciane, a alternativa correta fala exatamente isso:

    "...só conseguem infectar outras aplicações do sistema, quando executados."

  • Vírus são um tipo de malware. Conhecendo esse conceito, já mata a questão. A única alternativa que diz isso é a "E".

  • A) Worm

    B) spyware

    C) spyware.

    D) Vírus é um Malware.

    E) Gabarito

  • Os vírus não precisam ser executados ?


ID
1429528
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Janelas pop-up, ou simplesmente pop-ups, são janelas que aparecem automaticamente sem serem solicitadas. O Mozilla Firefox permite você controlar pop-ups, que já são bloqueados por padrão. O desbloqueio desta opção é feita por meio do painel:

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa: D.

    ...É possível também bloquear scripts em geral através da extensão NoScript.

  • Dependendo da versão não é preferências, mas opções

  • Mozilla Firefox - BLOQUEAR  pop-ups - GUIA CONTEÚDO

     

    I.E -  BLOQUEAR  pop-ups - GUIA CONTEÚDO

  • Durante a navegação na Internet, janelas que aparecem automaticamente sem serem solicitadas, podem atrapalhar o acesso ao conteúdo desejado.
    Os navegadores de Internet oferecem um recurso que possibilita o bloqueio das janelas de pop-ups, impedindo a sua exibição, e esta funcionalidade é ativada por padrão.
    Entretanto alguns sites necessitam exibir janelas pop-ups para continuar a navegação, geralmente solicitando informações adicionais.
    Para desbloquear as janelas pop-ups, no Mozilla Firefox, o usuário deverá acessar no painel de configurações de Conteúdo a opção correspondente, da janela de Preferências.
    Gabarito: Letra D.
  • Na minha versão é possivel acessar em privacidade e segurança...

     

  • Não concordo com o gabarito. Eu acesso pela guia privacidade e segurança do meu mozila.

  • Na versão 56.0.2 (13/11/2017), o acesso se dá através do menu:

     

    Opções - Privacidade e Segurança - Bloquear janelas popup

     

    Abraço!

  • pop-ups - são bloqueados por padrão.

     

    O desbloqueio desta opção é feita por meio do painel:

     

     

    configurações de Conteúdo ---- janela Preferências


ID
1429543
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um processo seletivo foi realizado em três fases, cada uma delas eliminatória. Na primeira fase foram eliminados 50% dos candidatos inscritos; na segunda fase foram eliminados 10% dos candidatos classificados na primeira fase; e, na terceira fase, foram eliminados 20% dos candidatos classificados na segunda fase. A porcentagem dos candidatos não eliminados em relação ao número de candidatos inscritos nesse processo seletivo foi de:

Alternativas
Comentários
  • 1 Fase - 50%

    2 Fase - 10% de 50 = 5 - 50 = 45

    3 Fase - 20% de 45 = 9 - 45 = 36

    letra c: 36 %

  • Qtd de inscritos = 100

    50% de 100 -> 50, logo primeira fase restou 50, segunda fase 50 - 10%.50 = 45, terceira fase 45-20%.45 = 36.

    Quem resolver de uma maneira mais simples posta aew. abracos, fé e vitória concurseiros.

  • Fiquei quebrando a cabeça um tempão achando que era pegadinha ser 36%. 

  • Como a questão não mencionou o total de inscritos, então suponha que houve 100 inscritos nesse processo seletivo.

     

    Agora, basta resolver passo a passo. Veja:

     

     

    1°) Na primeira fase foram eliminados 50% dos candidatos inscritos.

     

    50 % de 100 = 50 candidatos eliminados. Logo, 100 – 50 = 50 candidatos classificados;

     

     

    2°) Na segunda fase foram eliminados 10% dos candidatos classificados na primeira fase

     

    10 % de 50 = 5 candidatos eliminados. Logo, 50 – 5 = 45 candidatos classificados;

     

     

    3°) Na terceira fase, foram eliminados 20% dos candidatos classificados na segunda fase

     

    20 % de 45 = 9 candidatos eliminados. Logo, 45 – 9 = 36 candidatos classificados;

     

    Solução: Como se classificaram 36 candidatos dentre os 100 inscritos, então temos um percentual de 36% dos candidatos não eliminados em relação ao número de candidatos inscritos nesse processo seletivo.

     

     

    GABARITO: LETRA C.

     

  • 100 --- 50 ---- 45 ----- 36

     

    LETRA C.

  • Obrigado 

  • 0,5 (ou seja, 1 - 0,5) x 0,9 (ou seja, 1 - 0,10) = 0,45

    0,45 x 0,8 (ou seja, 1 - 0,20) = 0,36 = 36%.


ID
1429546
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma barra de chocolate de 500g da marca Saborosa é vendida por R$ 5,20 nos mercados. A mesma marca também está disponível no peso de 250g, porém o preço por grama neste caso é 1,5 vezes mais caro que o preço por grama na barra de 500g. O valor da barra de 250g é, em reais (R$):

Alternativas
Comentários
  • no caso seria 2,60*1,5 que daria 3.90 e não dividido.

  • Vamos usar regra de 3 para descobrir quanto custa 1g do chocolate


    500 ---- 5,20

      1    ----- x


    500x = 5,20

    x = 0,0104

    ------------


    1,5(0,0104) = 0,0156 


    250(0,0156) = 3,90



  • Na primeira barra de 500g custa 5,20.

    Se trouxer-mos a mesma ideia para a barra de 250g teriamos 2,60, porem ele disse que cusa 1.5 a mais que a primeira.

    só fazer

    2,6 - 1

    X- 1,5

    Resposta: 3,90

  • 5,20 / 2 = 2,60 (BARRA DE 500g DIVIDIDO POR 2 = BARRA DE 250g)

    2,60 x 1,5  = 3,90

  • G R$

    500 = 5,20

    250 = X

    500 = 5,20 = 500X = 1300

    250 = X

    X= 1300/ 500 = 2,60 * 1,5 = X 3,90


ID
1429555
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um comerciante pretende tomar um empréstimo e quitá-lo no prazo de 24 meses. O gerente do banco no qual ele fará o empréstimo informou que a taxa de juros compostos cobrada pelo banco é de 12,4% ao semestre. A taxa de juros acumulada em 24 meses para esse empréstimo é dada por:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o enunciado, tem-se:
    prazo = 24 meses = 4 semestres
    taxa de juros = 12,4% ao semestre = 0,124 ao semestre.

    Sabe-se que, considerando n taxa de juros, a taxa de juros acumulada (iac) é dada por:
    iac = [(1 + i1) x (1 + i2) x (1 + i3) ... (1 + in)] - 1

    Como no caso em questão a taxa de juros é a mesma por semestre, a taxa de juros acumulada é:
    iac = (1+0,124) x (1+0,124) x (1+0,124) x (1+0,124) - 1
    iac = (1,124) x (1,124) x (1,124) x (1,124) - 1
    iac = (1,124)4 - 1

    Resposta B)
  • Obrigada pela explicação, professor !

  • tem como colocar a explicação?

  • De acordo com o enunciado, tem-se:
    prazo = 24 meses = 4 semestres
    taxa de juros = 12,4% ao semestre = 0,124 ao semestre.

    Sabe-se que, considerando n taxa de juros, a taxa de juros acumulada (iac) é dada por: 
    iac = [(1 + i1) x (1 + i2) x (1 + i3) ... (1 + in)] - 1

    Como no caso em questão a taxa de juros é a mesma por semestre, a taxa de juros acumulada é:
    iac = (1+0,124) x (1+0,124) x (1+0,124) x (1+0,124) - 1
    iac = (1,124) x (1,124) x (1,124) x (1,124) - 1
    iac = (1,124)4 - 1

    Resposta B)

  • De onde vem o (-1)?

  • M=C(1+i)^t , logo fica>> M=C(1+0,124)^4   ,  pois 24 meses são 4 semestres.

    continuando: M=C(1,124)^4

    no juros simples M=C+J , logo fica >> C+J=C(1,124)^4

    passando C para o outro lado: J=C(1,124)^4  - C , logo: J=C[(1,124)^4 - 1]

    resposta: (1,124)^4 - 1

  • Taxa equivalente é traduzida pela fórmula: 1 + I = (1 + i)^n

    I – taxa do período maior; i – taxa do período menor; ^n (potência) – número de vezes que o período maior contém o menor.

    12,4% para taxa unitária = 0,124

    Prazo = 24 meses/6 = 4 semestres.

    Assim,

    I = (1 + 0,124)4 - 1

    I = (1,124)4 - 1

    Resposta: B

  • GABARITO: LETRA B

     

    Para quem não entendeu de onde vem o  -1 , esse valor era crucial pra matar a questão, haja vista a existência da fórmula:

     

    i = F^t - 1            ---------> O sinal ^ significa que o F está elevado ao tempo, onde na questão é 24 meses = 4 semestres

     

    Reparem que somente a alternativa B possui o -1 no final. Voltando à fórmula acima, o F(fator) sempre será = 100 + i %

     

    Então vamos lá: F = 100 + 12,4 = 112,4, pois bem, agora ande duas casas pra esquerda(sempre, macete) = 1,124

     

    Agora, fica (1,124)^-1       -------------> RESPOSTA

             

     

     

  • https://www.youtube.com/watch?v=UmDZKFXl3vk&ab_channel=RobertoFalter


ID
1429558
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia o enunciado a seguir e responda à  questão.

Em um estudo recente, divulgado nos meios de comunicação, foram informadas variações de preço, desde a estabilização da moeda há 20 anos, sobre itens que envolvem os meios de transporte. Entre outros dados apresentados, foi informado que as tarifas de transporte coletivo subiram 685%, enquanto os preços dos carros subiram cerca de 160%.

Se a tarifa de transporte coletivo hoje vale x, a operação que produz seu valor há 20 anos é:

Alternativas
Comentários
  • Só queria saber pq o percentual é somado mais 1.

  • Valor atual = x

    Valor no passado = y

    Reajuste = 685%y


    Valor atual = valor no passado + reajuste, então temos;


    x = y + 685%y

    x = y + 6,85y

    x = y( 1 + 6,85)

    x = y(7,85)

    y = x/7,85

  • Também não entendi porque é somado o 1

  • O mais 1 é porque o y foi colocado em evidência. Se você aplicar a propriedade distributiva em y(1+6,85), terá como resposta =1y + 6,85y.

  • Antes de as tarifas subirem, elas eram iguais a 100%.
    Após subirem os 685%, tornaram-se iguais a 100% + 685% = 785% = 785/100 = 7,85.



  • Usando a fórmula do Montante, temos: M=C(1+it)

    Onde: 

    M= valor atual da tarifa que é x;

    C=valor há 20 anos; O que o enunciado pede.

    (1+it)= fator de acumulação.

    -----------------------xxx-----------------------------

    X=C(1+685%)

    X=C(1+6,85)

    X=7,85C

    X/7,85=C

    Resposta: C

  • só entendi que nada + nada = nada... entendi nadinha.,

  • Y (valor que era há 20 anos) x 7,85 (aumento de 685%) = X

    Y = X / 7,85

     

    LETRA C

  • Antes de as tarifas subirem, elas eram iguais a 100%.
    Após subirem os 685%, tornaram-se iguais a 100% + 685% = 785% = 785/100 = 7,85.
     

  • Pq é somado 1 ao percentual? Simples! um acréscimo de 100% significa que o valor é multiplicado por 2! não por 1.

    Se vc faz X x 6,85 vc está multiplicando X por 585%, não por 685%!

    Quando você não soma 1, vc estabelece que os primeiros 100% de acréscimo não significam o DOBRO, e sim o mesmo valor, ou seja:

    se 100 x 100% = 200  (não 100!), então:

    100 x 200% = 300, e:

    100 x 300% = 400...

    e assim por diante. Tentem aplicar e raciocinar em cima disso que vcs vão entender mais do que qualquer explicação teorica ou decoreba.


ID
1429561
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia o enunciado a seguir e responda à  questão.

Em um estudo recente, divulgado nos meios de comunicação, foram informadas variações de preço, desde a estabilização da moeda há 20 anos, sobre itens que envolvem os meios de transporte. Entre outros dados apresentados, foi informado que as tarifas de transporte coletivo subiram 685%, enquanto os preços dos carros subiram cerca de 160%.

Se há 20 anos um carro básico estivesse custando 12 mil reais e seu valor fosse reajustado com base na variação das tarifas de transporte coletivo, seu preço hoje seria, em reais (R$):

Alternativas
Comentários
  • Cuidado com a pegadinha, vamos usar a variação da tarifa e não a dos carros


    685% ( 12000) = 6,85(12000) = 82200


    preço do carro + valor correspondente a porcentagem = 12000 + 82200 = 94200

  • taxa: i = 1 + 685% = 7,85
    12.000(7,85) = 94.200,00
  • Valor no passado = R$ 12.000

    Reajuste atual: reajuste em 20 anos + valor inicial = 685% + 100% = 785%

    100% ------- 12000

    785% ------- x

    x = 94.200

    Resposta: E

  • Obrigado

     

  • P = 12.000,00 x (1 + 685%)

    P = 12.000 X (1 + 6,85)

    P = 12.000 X 7,85

    P = 94.200

  • Quem foi seco na tarifa dos carros levanta a mão o/


ID
1429564
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um modelo para ajudar a prever o tempo que vai durar um cartucho de impressora é dado por C(n) = an + b, em que C representa a quantidade (em gramas) do pó do cartucho e n representa o número de cópias que foram impressas. O cartucho começou com 100 gramas e hoje, após 500 cópias, está com 75 gramas. O valor de a nesse modelo é:

Alternativas
Comentários
  • josy vc esqueceu de trocar o sinal de 2000a, ficaria assim depois de multiplicado por -1

    -100 = -2000a - b

    25    = 500a + b , logo a = -1/20

  • Com 100g a impressora produziu 0 cópias


    C(n) = an + b

    100 = 0a + b

    b = 100


    Agora que sabemos o valor de b vamos substituir


    C(n) = an + b

    75 = 500a + 100

    500a = -100 + 75

    500a = - 25

    a = - 25/500

    a = - 1/20

  • O que significa na expressão as letras "a" e "b"? Quando tentei solucionar a questão, perguntei o que representaria o valor de "a" e "b".

  • não entendi nada. =S

  • não entendi nada (2)

  • Não precisa se ater a fórmula

    A cada 25g ----- 500 cópias

    A cada   5g ----- 100 cópias

    A cada   1g -----  20 cópias

    Logo a cada 1 grama (-1) são 20 cópias geradas.

     

    Resposta   A) -1/20

  • Fiquei sem saber o que fazer... Se eu topo com uma questão assim eu já piro, velho.

  • https://www.youtube.com/watch?v=pQmTIGlLf8k


ID
1429567
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma torneira, numa vazão constante, encheu um tanque de 240 litros em um certo tempo. Se sua vazão fosse aumentada em 20 litros por minuto e mantida constante, encheria o mesmo tanque em um minuto a menos. O tempo em minutos que a torneira levou para encher o tanque foi igual a:

Alternativas
Comentários
  • eu como tinha esquecido como resolver questões de vazões de torneiras rsrs.. fiz o seguinte:

    quando isso acontece eu tentei resolver por tentava de assertiva que na maioria das vezes também da certo..

    é so tentar cada uma dividindo os litros por minuto e adicionar 20 litros por minuto, oque satisfazer a questão diminuindo um minuto é a correta: 240 / 4 = 60   letra c  vamos lá..       

    60   + 20

    60   + 20

    60   + 20

    60                   

    se gastava 4 minutos numa vazão de 60 litros por minuto e adicionado 20 litros note-se que no terceiro minuto já estará cheio diminuindo o tempo em um minuto satisfazendo a questão.

    letra : C

  • Eu fiz de uma forma mais trabalhosa, temos que y = litros / minuto, logo y = 240/x, depois y+20 = 240/x-1

    fazendo o sistema y+20-y = 240/x-1 - (240/x) -> 20 = 240/x-1 - (240/x), resolvendo caímos em uma equação do segundo grau
    xˆ2-x+12 = 0, x1 = 4, x2 = -3, logo letra C.

  • x = vazão em l/min 
    t = tempo em min 

    x.t = 240 
    x = 240/t 

    (x+20) * (t-1) = xt 
    xt - x + 20t - 20 = xt 
    20t - 20 = x 
    20(t-1) = x 

    Substituindo x por 240/t, vem: 
    20(t-1) = 240/t 
    t * 20(t-1) = 240 
    20.t² - 20.t - 240 = 0 

    Dividindo tudo por 20, vem: 
    t² - t - 12 = 0 

    Resolvendo por Bhaskara, fica: 
    t' = 4 minutos 
    t" não serve, pois é negativo. 

    Alternativa (e)  

  • Vazão=l/min

    Chamando a vazão de x e o tempo em minutos de y, temos que:

    x=240/y ---> 1ª equação


    Aumentando a vazão em 20 e diminuindo o tempo em 1, temos que:

    (x+20)=240/(y-1) -----> 2ª equação


    Substituindo a 1ª equação na 2ª:

    240/y +20 = 240/(y-1)

    (240/y + 20) * (y-1) =240

    240 - 240/y +20y -20 =240

    240-240 -240/y +20y -20 =0

    (-240 + 20y^2)/y = 20

    20y^2 -20y -240=0 (dividindo toda a equação por 20)

    y^2 -y -12 =0


    Usando a fórmula de Báskara:

    Delta= b^2 -4ac

    Delta = 1- 4*1*-12

    Delta = 49

    y = (-b +- raiz de delta) / 2a

    y'=(1+-7) /2

    y'=8/2

    y'=4 (nossa resposta)

    y" = -3 (não serve porque é negativo)

  • eu fui indo uma por uma alternativa e calculando... amadorismo mas acertei.

  • Bom, vou dizer como fiz a resolução da questão:

     

     

    Encheu o tanque em 240 L em X tempo. Com AUMENTO de 20 L por minuto, encheria o mesmo tanque de 240 L  em MENOS TEMPO ( menos um minuto) : aumentou e diminuiu =  RELAÇÃO INVERSA.

     

    Tanque          Tempo

    240                 X

    20                   60 s

     

     

    240 = 60

    20      X

     

    240X = 1200

          X = 1200

                 240

     

    X = 5

    5 - 1 (um minuto a menos) = 4  

     

  • Gisela, por que vc trocou por segundos se as alternativas são em minutos?

  • Depois de muito tempo eu aprendi e fiz mais ou menos como a Gisele.

    20L - 60s

    240L - x

    Em "cruz" não vai dar nenhum resultado....e na verdade essa é um questão de proporção inversa, pois MAIS litros por minuto, MENOS tempo levará para encher. Então multiplica diretamente assim:

    20*60 = 240 * x

    1200 = 240x

    x = 1200/240

    X = 5

    Como a questão pede "xtempo - 1 minuto" = 5 - 1 = 4 (c)

    Porém, confesso que eu acho a questão GRAMATICALMENTE, mal elaborada, por isso a confusão e estranhesa. Pelo menos até agora, mesmo sabendo fazer, me causa dúvidas.

  • Diego, vc fez como a Gisela, mas eu acho que está errado, pois vcs na verdade acharam a resposta em segundos. 

  • questão difícil.

    não entendi pq a da gisele ficou 1 minuto em segundos. =S

     

  • Fui fazendo o cálculo no braço até achar o resutado e ficou assim:

     

    240/4  = 60 (litros por minuto)

    60 + 20 (quantidade aumentada por minuto e mantida constante) = 80

    (um minuto a menos)x80 = 240

    O tempo em minutos que a torneira levou para encher o tanque foi igual a?

    R: 4

    Gabarito C

     

     

    Bons estudos!

    Te vejo na posse!!!

     

  • Cadê o professor do QC ?Renato 

  • Josie Fonseca eu fiz igual você mas a primeira equação eu fiz sendo diretamente proporcional, pq quando eu aumento a capacidade o tempo também aumenta, não??? Eu achei tempo de 2minutos fazendo assim o que esta errado. Então creio que as duas equações sejam inversas mesmo.

  • essa é complicada 

  • Não entendi nada no comentário da professora do QC!!Cadê o professor Renato?

  • tbm não entendi nada que a professora falou...ela sabe fazer...mas para prova tem q ensinar pro aluno de um modo fácil de entender e não técnico.

  • Lucia,

    coloquei na regra de três 60 segundos pela interpretação " a cada 1 min (a questão não disse quantos minutos na "lata"), então cada min. tem 60 segundos" pra achar o resultado e depois disso diminuir 1 min (ai sim deixou claro a quantidade de min.) 
    Foi o melhor jeito que consegui entender a questão e resolver.

  • Não é possível. Deve ter uma forma mais objetiva para explicar essa questão. Desisti da explicação da Professora, só complicou!!!!!

  • Galera, em questão assim vamos trabalhar com o que temos, neste caso as respostas. 

    Ou seja, não nos dá o tempo, no entanto podemos usar as próprias questões

    A) 2 min, se dividirmos 240L por 2 min, daria 120L por vazão ou seja muito superior se somarmos os 20L 

    B)3 min, vamos lá: 240L dividos por 3 min, nos dá 80 L por vazão, entretanto se aumentarmos em 20L, 1º minuto 100L, 2º 100L e ainda sim não teremos a diferença de 1 minuto como dito na questão. 

    C) 4min---- 240/ = 60 (litros por minuto), mas se aumentarmos a quantidade de 20L teremos, no 1º min, 80 L, 2ºmin 80 Le 3º 80, tendo assim um total de  240 litros em 3 minutos e assim a diferença de um minuto com o aumento de 20L de vazão. Sendo assim o tempo inicial sem o aumento será de 4 minutos.

     

    O tempo em minutos que a torneira levou para encher o tanque foi igual a?

    R: 4

    Gabarito C FOrça Guerreirxs!

  • Pessoal, fica mais fácil se lembrar da formula de velocidade média da física e de função quadrática.

    A gente sabe que Velocidade Média (Vazão média no caso, medida em litros/minutos)  = Variação da Grandeza (no caso, litros) / Variação do Tempo (no caso, minutos)

    No primeiro momento, vamos chamar a Vazão Média de V1:

    V1 = 240/t 

    Após o aumento de 20 l/m, temos uma redução de 1 minuto no tempo:

    V1 + 20 = 240/t-1

    Agora é substituir o valor de V1 na segunda equação e resolver. Vamos nos deparar com a seguinte função quadrática:

    20t² -20t -12=0

    O valor de delta será 49 e teremos dois valores para t: 4 e -3. Como não pode existir raiz negativa nesse caso, a respota é 4.
     

  • Pelos poderes de grayskull!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • ce lokooo

  • Pensa em uma professora ruim! agora multiplica por essa que explicou a questão..peloamor!!

  • Que volta foi essa para explicar a questão? O professor Renato explica de forma mais clara e objetiva. Marquei "não gostei" no vídeo e deixei mensagem de insatisfação. 

  • Nesse Tipo de questão teríamos que inventar um tempo para encher o tanque no caso eu coloquei 60 minutos que é 1hora

    240 = 60, então, deduzimos que a cada um minuto enche 4 Litros

    240/60 = 4

    ele disse que aumentaria para 20 Litros por minuto e no final diminuiria 1 minuto

    Aplicando uma regra de três simples descobriremos o tempo.

    240 = 60

    20 = x

    X= 5, por fim, ele disse que diminuiria 1 minuto

    5-1= 4

  • Que explicação foi essa Senhor??


ID
1429570
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um arquivo com cinco gavetas dispostas verticalmente, uma em cima da outra, deve guardar pastas de acordo com certos critérios. Para efeito desta questão, denominaremos a primeira gaveta da vertical, a que fica em cima de todas as outras, de gaveta 1 e, sucessivamente de gavetas 2, 3, 4 e 5 as outras, sendo gaveta 5 a que se encontra junto ao chão. As pastas que serão colocadas nas gavetas deverão obedecer aos seguintes critérios:
• pasta mais utilizada deverá ficar em gaveta acima de pasta menos utilizada; e
• pasta com maior prioridade deverá ficar em gaveta acima de pasta com menor prioridade.

Temos cinco pastas A, B, C, D e E, sabendo que:

• pasta A é mais utilizada que pasta B;
• pasta D tem prioridade maior que pasta E;
• pasta B é menos utilizada que pasta D;
• pasta E é menos utilizada que pasta C.

Satisfazendo os critérios acima, podemos colocar nas gavetas 1, 2, 3, 4 e 5, respectivamente, as pastas:

Alternativas
Comentários
  • vai lendo e eliminando as alternativas uma a uma...

    gabarito c

  • https://www.youtube.com/watch?v=I5RRE4Ao784&t=167s

    Resolução da prova de matemática

  • Eu só consegui descobrir que D, B, E precisavam estar em sequência, mesmo que entre eles estivesse A e/ou C, sendo que depois do B o A não poderia estar, e depois do E provavelmete nenhum outro também.  Aí fui por eliminação. 

  • pelo menos 1 questão "fácil" rsrs que prova mas difícil.  fiz como o colega falou...elmininando as alternativas... se D tem maior priordade que E...logo a alternativa em que E estivesse na frente de D estaria errada...e assim fui fazendo até sobrar só uma alternati va.

  • Mais fácil do que parece... percebam..

    Se B é menos utilizada do que D e só existe uma alternativa em que a letra D está em sequência na frente da letra B.

     

    Achamos a resposta.

  • Eu só acrescentaria que quem realizava a construção das pirâmides eram os servos ao invés de escravos, conforme o modo de produção asiático, típico da região, bem como da mesopotâmia.


ID
1429573
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Ao tratar das diferentes reformas de Estado conduzidas no último século no Brasil, é frequente encontrar justificativas associadas à necessidade de eliminação do patrimonialismo. O patrimonialismo é característica de um Estado e de uma administração pública nos quais há:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. Recorri ao texto (http://www.portal.rn.gov.br/content/aplicacao/searh_escola/arquivos/pdf/paper-gestaoconhecimento-irineusouza.pdf) para responder a questão visto que utiliza termos semelhantes;

    A Gestão Pública Brasileira

    O estado patrimonialista predominou no Brasil Até a década de 1930. No patrimonialismo, típico dos estágios primitivos da sociedade, o aparelho estatal nada mais era que uma extensão do poder do soberano. Destacam-se as seguintes características da administração patrimonialista: relações de lealdade pessoal; clientelismo, corrupção e nepotismo; ausência de carreiras e critérios de promoção; fronteira nebulosa entre o público e o privado; casuísmo e particularismo de procedimentos

     

  • O termo “formalismo”, utilizado na alternativa apresentada como correta, é característica marcante do modelo Burocrático e não do modelo Patrimonialista. Dessa forma, a questão não possui alternativa correta


ID
1429576
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No Brasil, foram marcantes algumas iniciativas para a reforma administrativa do Estado. Há que se reconhecer a importância de determinadas iniciativas e seu momento histórico, mesmo que os resultados previstos não tenham sido plenamente alcançados.

A esse respeito é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Comentário: Sem pensar muito e por exclusão  podemos marcar a B como incorreta. A literatura não descreve este evento supracitado como um ponto relevante. 

  • Só pela expressão "profissionalização", já daria pra matar a questão. 

  • Sofrendo contestações no Parlamento e na caserna e com problemas de sustentação em estados importantes, como Minas Gerais e São Paulo, Deodoro dissolveu o Congresso no dia 3 de novembro de 1891, esperando reverter a situação. A medida, inconstitucional, foi logo apelidada de “golpe Lucena”. No dia seguinte, Deodoro decretou o estado de sítio para o Distrito Federal e Niterói. Em manifesto aos brasileiros, explicou sua atitude, argumentando com a necessidade de retificar a Constituição, principalmente para fortalecer o Poder Executivo da União. Para isso, decretou a convocação de eleições de deputados para novo Congresso Constituinte. Em resposta, o Congresso Nacional lançou, no mesmo dia e assinado por 114 parlamentares, entre deputados e senadores, o Manifesto à Nação Brasileira, denunciando a violência do governo.

    letra b. 

    http://atlas.fgv.br/verbetes/floriano-peixoto

  • profissionalização é caracteristica do modelo burocratico.

  • Gente sou novato em Adm Pub , a cultura gerencial não foi introduzida pelo DL 200 ? =/

    Interpretei errado esse visava à introdução!

  • Fui nessa onda também, Vanessa_IPD ☕. Não sei se estou certa, mas funcionou.


ID
1429579
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Dentre os modelos de gestão na administração pública, verifica-se recentemente o fortalecimento de uma perspectiva na qual há uma configuração político-administrativa que promove não só a profissionalização dos dirigentes, mas também a sua responsabilização, num quadro de centralização e formalização do controle de gestão em que se pretende eliminar parte da discricionariedade e liberdade, excessivamente promovidos, a partir de meados da década de 1990, pelos ideais de descentralização, desregulação, descoordenação e autonomização.

A perspectiva descrita refere-se ao modelo denominado de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. E eu questiono a banca: isso é sério? Neoburocrático? 

  • Marquei A levei em consideração a implantacao do PDRAE em 1995 que era Gerencial

  • Vanessa IPD, depois de vasculhar, encontrei isso aqui: 

    http://www.vocesenelfenix.com/content/nuevos-modelos-de-gesti%C3%B3n-p%C3%BAblica-y-cultura-organizacional

    Fala de um novo modelo de gestão, o neoweberiano, que seria o aprimoramento do tradicional modelo burocrático. A banca foi maldosa em, além de utilizar outra nomenclatura a qual não encontrei na pesquisa, abordar um tema visto com maior presença em artigos científicos. 

  • PR4 concursos é sacanagem... Neoburocrática não se aprende nem na faculdade....

  •  "Quadro de centralização e formalização do controle de gestão em que se pretende eliminar parte da discricionariedade e liberdade, excessivamente promovidos a partir de meados da década de 1990..."


    baseado nessa interpretação, o gabarito é letra E

  • eu não consigo entender como tantas pessoas "chutam" certo, 
    esse é o tipo de questão que "errar é um acerto"

    e muitos erram acertando, 
    observem as estatísticas....

  • Alguém sabe explicar exatamente o que seria esse modelo neoburocrático? Achei que a resposta fosse 'burocrático'

     

     

  • Complicada!!

  • Resposta E. Matei a questão por exclusão.

     

  • GABARITO E

     

    errei também , mas observando melhor...a questão diz

    "controle de gestão em que se pretende eliminar parte da discricionariedade e liberdade, excessivamente promovidos, a partir de meados da década de 1990, pelos ideais de descentralização, desregulação, descoordenação e autonomização."

     

    Resumindo:

    ...pretende eliminar a administração gerencial.

    O que se quer implementar é uma "nova burocratização" ,em outras palavras,o que se quer implementar é um modelo NEOBUROCRÁTICO.

     

  • Neoburocrático??? E existe mesmo???

    E ainda ganhando força!!!!

  •  

    Apesar de ser uma concepção pouso usual, estando mais no campo teórico que prático, a neoburocracia nada mais que uma nova roupagem do modelo burocrático. O modelo burocrático surge dos exageros do patrimonialismo. O modelo gerencial, por sua vez, surge dos exageros da burocracia. Assim, os exageros do gerencialismo também provocaram as ideias para o modelo neoburocrático.

     

    Note, pelo enunciado, que o modelo "pretende eliminar parte da discricionariedade e liberdade, excessivamente promovidos, a partir de meados da década de 1990, pelos ideais de descentralização, desregulação, descoordenação e autonomização

    ".

     

    Assim, sempre que surgir o modelo neoburocrático em provas, busque por características do modelo burocrático, como os previstos no enunciado: "

    ...profissionalização dos dirigentes, mas também a sua responsabilização, num quadro de centralização e formalização do controle de gestão

    ".

  • ah para

  • Pesquisei "neoburocracia" no Google que retornou com 0 (zero) resultados! Isso é um neologismo criado pela UFRJ que não tem fundamentação doutrinária, tampouco é reconhecido academicamente!


ID
1429582
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Muitos autores desaconselham a mera transposição de diretrizes e ações de qualidade do setor privado para o setor público, dadas as particularidades e a natureza de suas atividades.

Uma prática que impede a implementação de programas voltados à excelência é aquela relacionada:

Alternativas
Comentários
  • Grupos económicos e politicos que se julgam acima das leis e do estado,  ainda são uma realidade atual.Enfraquecem o modelo gerencial de adm publica

    Letra c

  • Verdade

  • Minha Nossa Senhora
  • LETRA C

  • Gabarito C

    manutenção = a conservadorismo


ID
1429585
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No Brasil, a abordagem do Tribunal de Contas de União (TCU) à governança pública sustenta-se em alguns princípios advindos da governança corporativa e dos conflitos agente-principal. Dentre esses princípios, destaca-se aquele relacionado ao dever dos servidores públicos de demonstrar confiança, integridade, zelo, economia e observância às regras e aos procedimentos do órgão, ao utilizar, arrecadar, gerenciar e administrar bens e valores públicos.

O princípio de governança acima descrito denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Liderança – A governança do sector público requer liderança desde o governo e/ou do órgão executivo da organização. Um quadro efectivo requer a clara identificação e articulação da responsabilidade, bem como a compreensão real e apreciação das várias relações entre os stakeholder's da organização e aqueles que são responsáveis pela gestão dos recursos e obtenção dos desejados resultados (outcomes). No sector público, é necessária uma lúcida e transparente comunicação com o Ministro e é fundamental o estabelecimento de prioridades governamentais de modo claro.

    Compromisso – A boa governança é muito mais do que pôr as estruturas a funcionar, pugnar pela obtenção de bons resultados e não é um fim em si mesma. As melhores práticas de governança pública requerem um forte compromisso de todos os participantes, para serem implementados todos2) os elementos da governança corporativa.

    Integridade – A integridade tem a ver com honestidade e objectividade, assim como altos valores sobre propriedade e probidade na administração dos fundos públicos e gestão dos negócios da entidade. Ela é dependente da eficácia do controlo estabelecido e dos padrões pessoais e profissionalismo dos indivíduos dentro da organização. A integridade reflecte-se nas práticas e processos de tomada de decisão e na qualidade e credibilidade do seu relatório de performance.

    Responsabilidade (accountability) – Os princípios da governança corporativa requerem de todos os envolvidos que identifiquem e articulem as suas responsabilidades e as suas relações; considerem quem é responsável por quê, perante quem, e quando; o reconhecimento da relação existente entre os stakeholders e aqueles a quem confiam a gestão dos recursos; e que apresentem resultados.

    Transparência – A abertura, ou a equivalente transparência, consiste em providenciar aos stakeholders a confiança no processo de tomada de decisão e nas acções de gestão das entidades públicas durante a sua actividade. Sendo aberta, através de significativos encontros com os stakeholders, com comunicações completas e informação segura e transparente, as acções são mais atempadas e efectivas. A transparência é também essencial para ajudar a assegurar que os corpos dirigentes são verdadeiramente responsáveis, e isso é importante para uma boa governança.

    Integração – o desafio real não é simplesmente definir os vários elementos de uma efectiva governança corporativa, mas garantir que eles estão holisticamente integrados dentro de uma abordagem da organização, pelos seus funcionários e bem compreendida e aplicada dentro das entidades. Se estiver correctamente implementada, a governança corporativa pode providenciar a integração do quadro de gestão estratégica, necessária para obter os padrões de performance de output e outcome requeridos para atingir as suas metas e objectivos.

  • mamao com açucar

  • Princípios Básicos da Governança para o setor público:

    a) Legitimidade: princípio jurídico fundamental do Estado Democrático de Direito e critério informativo do controle externo da administração pública que amplia a incidência do controle para além da aplicação isolada do critério da legalidade. Não basta verificar se a lei foi cumprida, mas se o interesse público, o bem comum, foi alcançado. Admite o ceticismo profissional de que nem sempre o que é legal é legítimo (BRASIL, 2012).

    b) Equidade: promover a equidade é garantir as condições para que todos tenham acesso ao exercício de seus direitos civis - liberdade de expressão, de acesso à informação, de associação, de voto, igualdade entre gêneros -, políticos e sociais - saúde, educação, moradia, segurança (BRASIL, 2010c).

    c) Responsabilidade: diz respeito ao zelo que os agentes de governança devem ter pela sustentabilidade das organizações, visando sua longevidade, incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações (IBGC, 2010).

    d) Eficiência: é fazer o que é preciso ser feito com qualidade adequada ao menor custo possível. Não se trata de redução de custo de qualquer maneira, mas de buscar a melhor relação entre qualidade do serviço e qualidade do gasto (BRASIL, 2010c).

    e) Probidade: trata-se do dever dos servidores públicos de demonstrar probidade, zelo, economia e observância às regras e aos procedimentos do órgão ao utilizar, arrecadar, gerenciar e administrar bens e valores públicos. Enfim, refere-se à obrigação que têm os servidores de demonstrar serem dignos de confiança (IFAC, 2001).

    f ) Transparência: caracteriza-se pela possibilidade de acesso a todas as informações relativas à organização pública, sendo um dos requisitos de controle do Estado pela sociedade civil. A adequada transparência resulta em um clima de confiança, tanto internamente quanto nas relações de órgãos e entidades com terceiros.

    g) Accountability: As normas de auditoria da Intosai conceituam accountability como a obrigação que têm as pessoas ou entidades às quais se tenham confiado recursos, incluídas as empresas e organizações públicas, de assumir as responsabilidades de ordem fiscal, gerencial e programática que lhes foram conferidas, e de informar a quem lhes delegou essas responsabilidades (BRASIL, 2011). Espera-se que os agentes de governança prestem contas de sua atuação de forma voluntária, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões (IBGC, 2010).

    Fonte: Referencial Básico de Governança aplicável a órgãos e entidades da Administração Pública (TCU).

  • Probidade: trata-se do dever dos servidores públicos de demonstrar probidade, zelo, economia e observância às regras e aos procedimentos do órgão ao utilizar, arrecadar, gerenciar e administrar bens e valores públicos. Enfim, refere-se à obrigação que têm os servidores de demonstrar serem dignos de confiança.

    Gabarito: Letra B


ID
1429588
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os conceitos de administração direta e indireta foram criados no âmbito do Decreto Lei Federal N° 200/67. Segundo o ex-ministro Bresser Pereira, dado o conjunto de ações visando a sua implementação, surgiu naquele momento uma série de consequências indesejadas para a administração pública. Dentre elas, destaca-se:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : letra B

    O mais visível acontece no terceiro setor, pelo fato de Administração poder fazer contratação direta com essas entidades. Muitas irregularidades acabam acontecendo.

  • http://www.portal.rn.gov.br/content/aplicacao/searh_escola/arquivos/pdf/paper-gestaoconhecimento-irineusouza.pdf) 

    A Gestão Pública Brasileira

    O estado patrimonialista predominou no Brasil Até a década de 1930. No patrimonialismo, típico dos estágios primitivos da sociedade, o aparelho estatal nada mais era que uma extensão do poder do soberano. Destacam-se as seguintes características da administração patrimonialista: relações de lealdade pessoal; clientelismo, corrupção e nepotismo; ausência de carreiras e critérios de promoção; fronteira nebulosa entre o público e o privado; casuísmo e particularismo de procedimentos

    LETRA B. a facilitação do patrimonialismo na administração indireta por meio de contratações sem concurso público, ocasionando nepotismo.

  • Eu queria entender isso, se na administração publica, direta e indireta, é preciso prestar concurso como acontece o nepotismo? Com a exceção dos CC é claro... Isso contratia tudo que venho estudando...

  • "O Decreto-Lei 200 teve, entretanto, duas conseqüências inesperadas e indesejáveis. De um lado, ao permitir a contratação de empregados sem concurso público, facilitou a sobrevivência de práticas patrimonialistas e fisiológicas. De outro lado, ao não se preocupar com mudanças no âmbito da administração direta ou central, que foi vista pejorativamente como “burocrática” ou rígida, deixou de realizar concursos e de desenvolver carreiras de altos administradores. O núcleo estratégico do Estado foi, na verdade, enfraquecido indevidamente através de uma estratégia oportunista do regime militar, que, ao invés de se preocupar com a formação de administradores públicos de alto nível selecionados através de concursos públicos, preferiu contratar os escalões superiores da administração através das empresas estatais." (Bresser Pereira)

  • Oi, Leandro,

    O estado patrimonialista predominou no Brasil até a década de 1930.

    A questão pede conhecimento histórico sobre administração pública. Veja: "surgiu naquele momento uma série de consequências indesejadas para a administração pública..."

    É possível encontrar na internet várias informações (gratuitas e de excelente qualidade) sobre esse conteúdo. Caso você ainda não tenha um material específico.

  • Resolvi por eliminação, a questão fala em consequências indesejadas. Escolhi a única opção que me pareceu coerente.
    Gab.: B

  • O Decreto-lei 200/67 visava à descentralização das atividades de produção de bens e serviços para autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, sob o argumento de rigidez excessiva da administração direta e maior eficiência da administração indireta, tida como um modelo de administração pública com maior flexibilidade e autonomia (BRESSER PEREIRA, 1998).

     

    Conforme Saravia (2002) também influenciou essa expansão e criação dos órgãos da administração indireta as relações conflituosas entre o Poder Executivo e o Congresso que demorava a aprovar os orçamentos submetidos pelo Executivo. As sociedades de economia mista corresponderam a 70,77% dos empreendimentos do governo federal realizados durante esse período.

     

    Bresser Pereira (1998) afirma que nas unidades descentralizadas os empregados eram celetistas, submetidos ao regime privado de contratação de trabalho. O mesmo autor aponta duas conseqüências indesejadas do Decreto-lei 200/1967:

     

    1. Facilitou o patrimonialismo ao permitir contratações sem concurso público. Ocasionando nepotismo e contratações inadequadas;

    2. Enfraquecimento do núcleo estratégico do Estado. O regime militar usava de uma estratégia oportunista contratando os escalões superiores da administração através das empresas estatais, em vez de promover concursos e desenvolver as carreiras de altos administradores da Administração Direta.

     

    Assim, a reforma administrativa proposta pelo Decreto-lei 200 não foi bem sucedida e a situação da Administração Pública se agrava ainda mais com a crise política do regime militar, a partir dos anos 1970 (BRESSER PEREIRA, 1998). Então, em 1979, com a instituição do Programa Nacional de Desburocratizaçãoi surge a primeira proposta de reorientação da administração pública. O programa foi a semente lançada para o atual Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA, que depois de hibernar por quase uma década ressurge no inicio dos anos 90 (LIMA, 2007).

     

    http://www.anpad.org.br/admin/pdf/apb2024.pdf


ID
1429591
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O surgimento da administração indireta encontra sustentação, principalmente, no Decreto Lei Federal No200/67 e na Lei Federal N o 7596 de 1987, que estabeleceram novas entidades e formatos organizacionais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Organizações sociais


    As organizações sociais, também conhecidas pela sigla OS, não constituem uma nova categoria de pessoas jurídicas. Trata-se apenas de uma qualificação (um título jurídico) outorgada pelo poder público às pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, que atendam os requisitos previstos na lei. Em razão da obtenção desse título de organização social, essas pessoas jurídicas se credenciam a firmar um contrato de gestão com o poder público e, a partir daí, em regime de parceria, passarem a prestar serviços sociais não exclusivos do Estado, nas áreas de ensino, pesquisa científica,  desenvolvimento tecnológico, proteção e preservação do meio ambiente, cultura e saúde.


    As organizações sociais que venham a celebrar contrato de gestão com o poder público não passam a integrar a estrutura da Administração Indireta. Tais entidades fazem parte do setor público não estatal (Terceiro Setor) e prestam serviços sociais não exclusivos do setor estatal, em regime de parceria com o Estado.



    Fonte: Direito Administrativo Esquematizado, Ricardo Alexandre, 2015, p.144

  • Decreto 200/67:

    Art. 4° A Administração Federal compreende:

            I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.

            II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

            a) Autarquias;

            b) Emprêsas Públicas;

            c) Sociedades de Economia Mista.

            d) fundações públicas.  

  • LETRA D

    ORGANIZAÇÕES SOCIAIS NÃO FAZEM PARTE DA ADM DIRETA E NEM INDIRETA, CORRESPONDEM SIM AO CHAMADO TERCEIRO SETOR.

  • GABARITO: LETRA D

    Art. 4° A Administração Federal compreende:

    I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.

     II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

    a) Autarquias;

    b) Empresas Públicas;

    c) Sociedades de Economia Mista.

    d) fundações públicas.  

    FONTE:  DECRETO-LEI Nº 200, DE 25 DE FEVEREIRO DE 1967.

  • FASE.

    F:  fundações públicas.

    A: Autarquias

    S: Sociedades de Economia Mista

    E: Emprêsas Públicas


ID
1429594
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Nos termos da Lei Federal N° 12.527/2011, que regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o , no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2° do art. 216 da Constituição Federal, quanto à imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, sendo, portanto, passíveis de classificação, são assim consideradas as informações cuja divulgação ou acesso irrestrito possam:

Alternativas
Comentários
  • achei a questão mal formulada!!

  • Questão péssima e mal formulada.

  • Cruz credo..vixe mainha! o elaborador dessa questão tentou complicar e se enrolou todo!

  • Acho que o gabarito é letra D e não E!!!

  • todas estão CORRETAS, exceto a letra E. Por isso a anulação 


    e) comprometer atividades de inteligência, bem como de investigação ou fiscalização em andamento, relacionadas com a prevenção ou repressão de infrações exclusivamente na área penal ou tributária



  • Imprescindíveis à segurança da sociedade ou do Estado e,  passíveis de classificação as informações cuja divulgação ou acesso irrestrito possam

    I - pôr em risco a defesa e a soberania nacionais ou a integridade do território nacional; 

    II - prejudicar ou pôr em risco a condução de negociações ou as relações internacionais do País, ou as que tenham sido fornecidas em caráter sigiloso por outros Estados e organismos internacionais; 

    III - pôr em risco a vida, a segurança ou a saúde da população; 

    IV - oferecer elevado risco à estabilidade financeira, econômica ou monetária do País; 

    V - prejudicar ou causar risco a planos ou operações estratégicos das Forças Armadas; 

    VI - prejudicar ou causar risco a projetos de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico, assim como a sistemas, bens, instalações ou áreas de interesse estratégico nacional; 

    VII - pôr em risco a segurança de instituições ou de altas autoridades nacionais ou estrangeiras e seus familiares; ou 

    VIII - comprometer atividades de inteligência, bem como de investigação ou fiscalização em andamento, relacionadas com a prevenção ou repressão de infrações. 

                                                                                A LETRA (B), (E) ESTÃO EM DESCONFORMIDADE COM A LEI 12527.

    b) prejudicar ou causar risco a planos ou operações das Forças Armadas, apenas quando considerados estratégicos.

                                                                                                                           esse final não existe

    e) comprometer atividades de inteligência, bem como de investigação ou fiscalização em andamento, relacionadas com a prevenção ou repressão de infrações exclusivamente na área penal ou tributária.

                       esse final não existe na lei.  

  • A questão era para ter pedido a incorreta. A única errada é a alternativa E.
    A - Correto. O risco à estabilidade financeira, economica ou monetária devem ser ELEVADOS.
    B - Correto. A informação deve ter potencialidade de causar danos aos planos ou operações ESTRATÉGICAS das forças armadas. Um simples contrato de café no quartel não pode ser estratégico e sigiloso.

    C - Correto. Literal.
    D - Correto. Literal.

    E - Errado. Quaisquer infrações, pode ser inclusive administrativas.

  • Art. 23.  São consideradas imprescindíveis à segurança da sociedade ou do Estado e, portanto, passíveis de classificação as informações cuja divulgação ou acesso irrestrito possam: 

    I - pôr em risco a defesa e a soberania nacionais ou a integridade do território nacional; 

    II - prejudicar ou pôr em risco a condução de negociações ou as relações internacionais do País, ou as que tenham sido fornecidas em caráter sigiloso por outros Estados e organismos internacionais; 

    III - pôr em risco a vida, a segurança ou a saúde da população; 

    IV - oferecer elevado risco à estabilidade financeira, econômica ou monetária do País; 

    V - prejudicar ou causar risco a planos ou operações estratégicos das Forças Armadas; 

    VI - prejudicar ou causar risco a projetos de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico, assim como a sistemas, bens, instalações ou áreas de interesse estratégico nacional; 

    VII - pôr em risco a segurança de instituições ou de altas autoridades nacionais ou estrangeiras e seus familiares; ou 

    VIII - comprometer atividades de inteligência, bem como de investigação ou fiscalização em andamento, relacionadas com a prevenção ou repressão de infrações. 

    Art. 24.  A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada. 

    § 1o  Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes: 

    I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos; 

    II - secreta: 15 (quinze) anos; e 

    III - reservada: 5 (cinco) anos. 

  • Não existe o inciso XXXIII do art. 5o. Nem inciso algum.. 

  • "Parecer da Banca Examinadora:

    A questão, como redigida, possui quatro alternativas corretas e uma única incorreta, que é a que saiu constando do gabarito preliminar. A falta de termo que determinasse que a alternativa a ser assinalada seria a incorreta, leva à interpretação de que a alternativa requerida é a correta.

    Situação da questão: Questão anulada."

     

    A única incorreta seria a "E", pois não há essa parte de " exclusivamente na área penal ou tributária". (art 23 VIII)


ID
1429597
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Não definido

De acordo com o Art. 7° do Decreto Federal N° 7.724/2012, é dever dos órgãos e entidades públicas promover, independente de requerimento, a divulgação em seus sítios na Internet, em seção específica, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas, observado o disposto nos arts. 7° e 8º da Lei nº 12.527/2011,relativas a:

Alternativas
Comentários
  • Achei a questão bem "força-bruta" de memória. Repare que as outras assertivas contêm casquinhas de banana.   Ufa: Gabarito D.

    Art. 8o  É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas. 

    § 1o  Na divulgação das informações a que se refere o caput, deverão constar, no mínimo: 

    I - registro das competências e estrutura organizacional, endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento ao público; 


  • Todas a questões estão CORRETAS, exceto a letra D. Por isso a questão foi anulada


    d) estrutura organizacional, competências, legislação aplicável, principais cargos e seus ocupantes, endereço e telefones das unidades, horários de atendimento ao público



  • Querer que alguém lembre o artigo exato de um decreto é muita maldade no coração. Ainda bem que foi anulada. Se ainda deixasse consultar, até ia. Mas de cabeça o conteúdo de um artigo específico é dose pra leão!

  • Nem com consulta dava pra saber a resposta. Questão mal formulada.

  • somente a letra D que esta errada por isso a anulação.

  • Como já disseram todas as questões estão corretas, exceto a alternativa D, no que está em vermelho:

    d) estrutura organizacional, competências, legislação aplicável, todos os cargos em comissão e funções de confiança  ( principais cargos) e seus ocupantes, endereço e telefones das unidades, horários de atendimento ao público. 


ID
1429600
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da dispensa de licitação, assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. 

    XVIII - nas compras ou contratações de serviços para o abastecimento de navios, embarcações, unidades aéreas ou tropas e seus meios de deslocamento quando em estada eventual de curta duração em portos, aeroportos ou localidades diferentes de suas sedes, por motivo de movimentação operacional ou de adestramento, quando a exiguidade dos prazos legais puder comprometer a normalidade e os propósitos das operações e desde que seu valor não exceda ao limite previsto na alínea "a" do inciso II do art. 23 desta Le

  • b) art 24. V (– Licitação deserta: não aparece ninguém.) Quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração.

     Essa é licitaçao deserta

    c) art 24 VI - quando a União (só a união pode fazer isso) tiver que intervir no domínio econômico para regular preços ou normalizar o abastecimento; 

    Logo, há sim o que se falar.

  • Não entendi essa questão. Alguém poderia me ajudar? Obrigada!

  • certamente é a letra E  por que esta mais completa. Mais uma armadilha da pr4


ID
1429603
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca do Convite, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. 

    § 3o Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

  • § 7o Quando, por limitações do mercado ou manifesto desinteresse dos convidados, for impossível a obtenção do número mínimo de licitantes exigidos no § 3o deste artigo, essas circunstâncias deverão ser devidamente justificadas no processo, sob pena de repetição do convite.


    Fonte: Lei. 8.666/93

  • Alguém saberia me dizer por que a letra A não está correta???

  • FELIPE  O ERRO DA QUESTÃO  ESTÁ QUANDO SE REFERE A CADASTRADOS, QUANDO  NA VERDADE PODE SER CADASTRADO OU NÃO.

  • No Convite, para que a contratação seja possível, são necessárias pelo menos três

    propostas válidas, isto é, que atendam a todas as exigências do ato convocatório.

    Não é suficiente a obtenção de três propostas apenas. É preciso que as três sejam

    válidas. Caso isso não ocorra, a Administração deve repetir o convite e convidar mais

    um interessado, no mínimo, enquanto existirem cadastrados não convidados nas

    últimas licitações, ressalvadas as hipóteses de limitação de mercado ou manifesto

    desinteresse dos convidados, circunstâncias estas que devem ser justificadas no

    processo de licitação.

     

    FONTE: http://www.tcu.gov.br/Consultas/Juris/Docs/LIC_CONTR/2057620.PDF.......Pag: 40

  • § 3o  Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

  • novamente a letra E 

  • Súmula 248 - TCU

    Não se obtendo o número legal mínimo de três propostas aptas à seleção, na licitação sob a modalidade Convite, impõe-se a repetição do ato, com a convocação de outros possíveis interessados ressalvados as hipóteses previstas no parágrafo 7º, do art. 22, da Lei nº 8.666/1993.

     

    Resposta - Letra "E"

  • LETRA E CORRETA

    LEI 8.666

    Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    § 1  Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    § 2  Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    § 3  Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

  • ERRADA - Convite é a modalidade de licitação aplicável apenas aos convidados e aos interessados cadastrados OU NÃO no órgão licitante.

    ERRADA - Pode-se utilizar a modalidade Convite LEILÃO para a venda de certos bens móveis inservíveis para a administração, em casos específicos e devidamente fundamentados.

    ERRADA - A participação no processo licitatório poderá ser estendida aos interessados, sempre cadastrados, que manifestarem interesse com antecedência mínima de setenta e duas VINTE E QUATRO horas antes da apresentação das propostas.

    ERRADA - Excepcionalmente, poderão participar de licitação na modalidade Convite interessados de ramos estranhos ao seu objeto, desde que não haja interessados do mesmo ramo e haja urgência e necessidade na realização da contratação, justificados, por exemplo, por guerra externa. An?

    CORRETA - Excetuada a hipótese de limitação de mercado ou de manifesto desinteresse dos convidados, impõe-se a repetição do ato, com a convocação de outros possíveis interessados, caso não obtido o número legal mínimo de três propostas aptas à seleção, conforme orientação do Tribunal de Contas da União.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Lei 8.666/93. Vejamos:

    Inicialmente, importante fazermos menção à nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros dois anos, teremos a aplicação do diploma legal nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar qualquer uma das duas, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

    Como esta presente questão é anterior à nova lei, a que a fundamenta ainda é a 8.666/93. Assim:

    A. ERRADO.

    “Art. 22, §3º, Lei 8.666/93 – Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.”

    B. ERRADO.

    Art. 22, § 5º, Lei 8.666/93 Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. Somente poderá ser utilizado quando a Administração almejar alienar bens, devendo-se, obrigatoriamente, nessa modalidade, usar o tipo maior lance para a seleção da proposta mais vantajosa.”

    C. ERRADO.

    “Art. 22, §3º, Lei 8.666/93 – Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.”

    D. ERRADO.

    Não há previsão legal.

    E. CERTO.

    Súmula 248, TCU – “Não se obtendo o número legal mínimo de três propostas aptas à seleção, na licitação sob a modalidade Convite, impõe-se a repetição do ato, com a convocação de outros possíveis interessados ressalvados as hipóteses previstas no parágrafo 7º, do art. 22, da Lei nº 8.666/1993”.

    “Art. 22, §7º, Lei 8.666/93. Quando, por limitações do mercado ou manifesto desinteresse dos convidados, for impossível a obtenção do número mínimo de licitantes exigidos no § 3º deste artigo, essas circunstâncias deverão ser devidamente justificadas no processo, sob pena de repetição do convite.

    GABARITO: ALTERNATIVA E.


ID
1429606
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Não definido

Pela inexecução total ou parcial do contrato, a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado:

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 8.666, de 1993:

    "Art. 87. Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções:

    I – advertência;

    II – multa;

    III - suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos;

    IV - declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior.

  • Todas as alternativas estão CORRETAS, exceto a letra b


    b) Censura pública é a única pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética Pública


ID
1429609
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Sobre os princípios que norteiam a atuação da Administração Pública, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Em relação.ao principio da publicidade , tem a resalva dos assuntos interesse nacional

    Letra E

  •  a)O princípio da legalidade, na forma como conformado pela Constituição e pela lei,  não inviabiliza a edição de decretos autônomos.

     b)A expressa vedação legal à aplicação retroativa de nova interpretação da norma administrativa é norteada pelo princípio da segurança jurídica,  não expressamente previsto no texto constitucional. ( Artigo 2 da Lei nº 9.784 de 29 de Janeiro de 1999)

    Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    c)O princípio do impulso oficial do processo administrativo impede a atuação dos interessados, que apenas poderão atuar nos processos após exortados pela autoridade administrativa. (impulso oficial: “É o princípio pelo qual compete ao juiz, uma vez instaurada a relação processual, mover o procedimento de fase em fase, até exaurir a função jurisdicional”.)

     d)O princípio da finalidade, ao vincular a atuação administrativa ao atendimento a fins de interesse geral, torna incompatível com nosso ordenamento jurídico a delegação de competências para apreciação de recursos hieráquicos.
    e)O princípio da publicidade, que determina a divulgação oficial dos atos administrativos, pode sofrer ponderação, mesmo na atual ordem constitucional em que, em diversos pontos de seu texto, aponta-se para a exigência de transparência na atuação do poder público.

  • CF/88

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    LX - a lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem;

  • Gente, qual o erro da letra D? Não consegui achar

  • GAB = E

  • A) O princípio da legalidade, na forma como conformado pela Constituição e pela lei, inviabiliza a edição de decretos autônomos.

    não inviabiliza

    B) A expressa vedação legal à aplicação retroativa de nova interpretação da norma administrativa é norteada pelo princípio da segurança jurídica, expressamente previsto no texto constitucional.

    o princípio da seg. jurídica é implícito

    C) O princípio do impulso oficial do processo administrativo impede a atuação dos interessados, que apenas poderão atuar nos processos após exortados pela autoridade administrativa.

    É o princípio pelo qual compete ao juiz, uma vez instaurada a relação processual, mover o procedimento de fase em fase, até exaurir a função jurisdicional”.

    D) O princípio da finalidade, ao vincular a atuação administrativa ao atendimento a fins de interesse geral, torna incompatível com nosso ordenamento jurídico a delegação de competências para apreciação de recursos hieráquicos.

    torna compatível

    E) O princípio da publicidade, que determina a divulgação oficial dos atos administrativos, pode sofrer ponderação, mesmo na atual ordem constitucional em que, em diversos pontos de seu texto, aponta-se para a exigência de transparência na atuação do poder público.

    sim,

    publicidade = regra

    sigilo = exceção


ID
1429612
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca do processo administrativo, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • "O vício de competência do ato administrativo pode ser convalidado, apenas caso não haja lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros". Fato.

    Mas, também, é necessário dizer que apenas pode ser convalidado caso a competência não seja exclusiva.

    Eu recorreria.

    Abraço a todos.

  • Fonte: Manual de direito Administrativo, 5 edição, pg. 880 - Alexandre Mazza

    Nos termos do art.11 da lei 9784/99, a competência administrativa é renunciável e deve ser exercida pelo órgão legalmente habilitado para o seu cumprimento, exceto nos casos de delegação e avocação.

    Na delegação, um órgão administrativo ou seu titular transferem temporariamente parte de sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

    Em nenhuma hipótese, podem ser objeto de delegação: a) edição de atos de caráter normativo,b) decisão de recursos administrativos, c) as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.

    Em sentido contrário, na avocação o órgão ou seu titular chamam para si, em caráter excepcional e temporário, competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior


  • Dicas de atos administrativos que matam muitas questões:

    - A discricionariedade reside no motivo e no objeto (MéritO).

    - A convalidação pode se dar sobre vícios de competência e de forma.

    - Competências indelegáveis: edição de ato NOrmativo, DEcisão em recursos administrativos, matérias de competência EXclusivas (denorex).


  • A) Correta. 

    B) Os legitimados na condição de interessados no processo administrativos são: "I - PF ou PJ que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação; II - aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada; III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; IV - as pessoas ou as associações legalmente constituídas quanto a direitos ou interesses difusos". Ou seja, a palavra chave seria INTERESSADOS ou TITULAR DE DIREITOS desse(s) interessados. É preciso seguir uma formalidade. Não confundir Forma(Formalismo) x Formalidade. 

    C) "Art. 10. São capazes, para fins de processo administrativo, os maiores de dezoito anos, ressalvada previsão especial em ato normativo próprio." A condição de legitimado não prevê remuneração por parte da Administração: isso seria um absurdo. 

    D) Pode haver renúncia do interessado, sem prejuízo da ação de terceiros interessados. 

    E) Os atos não seguem uma forma definida, mas devem sim seguir uma formalidade. Cf. Art. 2º Parágrado único, "VIII – observância das formalidades essenciais à garantia dos direitos dos administrados;". O requerimento inicial de forma oral é uma exceção, não regra. 

  • cara, essa D está muito estranha. Parece-me relação de causa e consequência (até mesmo porque apresentou a palavra "acarretar").

     

    O que eu entendi foi o seguinte

     

    Dei entrada no processo judicial com um o administrativo já rolando

    Quando entrei com o processo judicial, ele não geraria renúncia automática no âmbito administativo, apenas expressamente.

     

    Facultatividade em renúncia sim; acarretamento, não.

  • GABARITO: A

     

     a)o vício de competência do ato administrativo pode ser convalidado, apenas caso não haja lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros.

     

    LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999.

    Art. 55. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.

  • Alguém poderia me ajudar na letra D? Obrigado.

  • Organizando os comentários da colega:

     

    B) Os legitimados na condição de interessados no processo administrativos são:

    I - PF ou PJ que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação;

    II - aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada;

    III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;

    IV - as pessoas ou as associações legalmente constituídas quanto a direitos ou interesses difusos". 

     

    Ou seja, a palavra chave seria INTERESSADOS ou TITULAR DE DIREITOS desse(s) interessados. É preciso seguir uma formalidade. Não confundir Forma (Formalismo) x Formalidade. 

     

    C) Lei 9784/99, Art. 10 - "São capazes, para fins de processo administrativo, os maiores de dezoito anos, ressalvada previsão especial em ato normativo próprio".

     

    A condição de legitimado não prevê remuneração por parte da Administração. 

     

    D) Pode haver renúncia do interessado sem prejuízo da ação de terceiros interessados. 

     

    E) Os atos não seguem uma forma definida, mas devem seguir uma formalidade. O requerimento inicial de forma oral é exceção, não regra.


ID
1429615
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da classificação dos atos administrativos em discricionários e vinculados, assinale a alternativa correta, levando em consideração a posição doutrinária que elenca, como elementos do ato administrativo, a competência, a finalidade, a forma, o motivo e o objeto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. GUSTAVO SCATOLINO (2013) —  Na prática de atos discricionários existe o mérito administrativo que se trata da valoração dos motivos e na escolha do objeto do ato, feitas pela Administração incumbida de sua prática, quando autorizada a decidir sobre a conveniência e a oportunidade do ato a realizar. 

    Não cabe ao Judiciário apreciar o mérito dos atos administrativos substituindo a decisão administrativa. Entretanto, se, ao realizar o mérito administrativo, o agente público atuar com falta de razoabilidade ou proporcionalidade, o Poder Judiciário poderá determinar a anulação do ato, pois se trata de ato ilegal. Mas deve-se destacar que quando o Judiciário anula o ato discricionário, ele não deve indicar a solução mais adequada. 

    Outro aspecto relevante que deve ser destacado é que mérito e discricionariedade possuem conceitos distintos. A discricionariedade é a liberdade atribuída pela lei. O mérito é o juízo de conveniência e oportunidade para se concluir pela solução mais adequada para o caso concreto. Tem-se entendido para concursos públicos que os conceitos jurídicos indeterminados revelam situação de discricionariedade. Os conceitos jurídicos indeterminados são expressões sem definição exata que constam no texto da lei (ex.: conduta indecorosa, incontinência pública, ato de bravura) e que necessitam de um juízo de valor pelo intérprete da norma para o alcance de seu adequado sentido. Assim, diante desses conceitos, o agente público poderá proceder à escolha da melhor conduta a ser adotada ao fazer a valoração. 

  • livro Manual de Direito Adm  - Alexandre Mazza

    Na tabela da corrente clássica(Hely Lopes Meirelles):

    Competência ou sujeito  Vinculado

    Objeto                             Discricionário

    Forma                             Vinculado

    Motivo                            Discricionário

    Finalidade                      Vinculado

  • A discricionariedade reside no motivo e no objeto (MéritO).

  • Sempre vinculados             Discricionário

    COmpetencia                        MOtivo   (Porém vinculado nos atos vinculados)

    FInalidade                             OBjeto     (Porém vinculado nos atos vinculados)

    FOrma

  • Mnemonicos:

    requisitos de ato:COFIFOMOOB

    Perfeição do ato:FOOB

    Atos discricionarios:MOOB

    Atos vinculados:COFIFO

  • LETRA A CORRETA 

    Dica mnemônica: Elementos/Requisitos dos Atos --> COMFIFORMOB

    COMpetêcia

    FInalidade

    FORma

    MOtivo

    OBjeto

    **Os 3 primeiros são sempre vinculados.***

  • GABARITO LETRA A.

  • Qual o erro da C?

  • Tesla, 

    A forma, de acordo com  a doutrina dominente, é sempre elemento vinculado ato, inclusive nos atos discricionários. 

  • c)

    Nos atos administrativos discricionários, a forma do ato poderá variar a critério do administrador, conforme parâmetros estabelecidos em lei.

     

    A forma é um ato administrativo vinculado, ou seja, não pode variar a critério ou por conveniência de ninguém. Deve-se seguir o que está pré determinado, não há margens para variações !!!


ID
1429618
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Não definido

Compete ao Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizar a realização de concursos públicos para provimento de vagas nos cargos a seguir, EXCETO no caso de:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Art. 10, §1º do Decreto nº 6944/09, todas estão CORRETAS, exceto a letra B


  • Decreto 6944/09: Art. 10, § 1o  A delegação prevista no caput (para o Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão) não se aplica para efeito de ingresso:

    I - nas carreiras de Advogado da União, de Procurador da Fazenda Nacional e de Procurador Federal, cujos atos serão praticados pelo Advogado-Geral da União;

    II - na carreira de Defensor Público da União, cujos atos serão praticados pelo Defensor Público-Geral; e

    III - na carreira de Diplomata, cujos atos serão praticados pelo Ministro de Estado das Relações Exteriores.

    IV - na Carreira de Policial Federal, cujos atos serão praticados pelo Diretor-Geral do Departamento de Polícia Federal.

  • Porque foi anulada se a letra B está correta?


ID
1429621
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No que tange à disciplina constitucional das penas, assinale a resposta correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Errado. Art. 5º, XLV, CF: nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido.


    B) Errado. Art. 5º, LXVI, CF: ninguém será levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança e Art. 5º, LXV, CF: a prisão ilegal será imediatamente relaxada pela autoridade judiciária.


    C) Errado. Art. 5º, LVIII, CF - o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, salvo nas hipóteses previstas em lei.


    D) Correto. Art. 5º, LXVII, CF: não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel. E combinado com a SV 25, STF: é ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade de depósito.


    E) Errado. Art. 5º, XLV, CF: nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido.


    GABARITO: D

  • Não entendi o erro da letra B. De acordo com que o colega Klaus postou, a alternativa estaria correta, visto que uma prisão executada nos moldes descritos é uma prisão ilegal, ou estou enganada?

    Alguém poderia ajudar?

  • Não entendi o erro da letra E.


  • Colega Nara Câmara,

    Liberdade provisória --> prisão legal

    Relaxamento --> prisão ilegal

    Portanto, é incorreto afirmar que será relaxada a prisão caso a lei permita a liberdade provisória. Uma coisa não tem nada haver com a outra. Eis o erro da alternativa 'b'.

    O correto seria: 

    - Quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança, verificados os requisitos legais, caberá ao juiz competente concedê-la.

    ou

    - Caso ocorrida uma prisão ilegal, esta será imediatamente relaxada pela autoridade judiciária competente.


  • Achei que ficou mal redigida a letra D, por isso não marquei. 

    "Devedor voluntário" é diferente de "inadimplemento voluntário", não?

    Devedor voluntário entendi como se fosse alguém que pagasse sem a obrigatoriedade... o que contradiz um pouco com o inescusável... 


    Enfim, acho que viajei na interpretação. Não podemos interpretar demais essas questões objetivas, senão nos mesmo criamos cascas de bananas para nós mesmos.


    Mas também não entendi o erro da letra E. Marquei essa, pois dá ação civil ex-delito decorre sim uma exceção ao princípio da pessoalidade da pena, caso ela atinja os sucessores não? 

    Ou a exceção a esse princípio só ocorreria se a pena fosse do direito penal, estrito senso - e não a decorrente do dele, mas "transformada" e considerada como sanção civil.

    Bem, se for assim, acho que está aí o erro da letra E: a sanção do caso ser considerada civil e o princípio da pessoalidade da pena só ser considerado para a pena do direito penal, e não para a sanção do direito civil decorrente daquela ação penal.


    Alguém concorda?


  • To começando a entender assim a letra d: "haverá prisão civil por dívida exclusivamente no caso do devedor voluntário e inescusável de alimentos"

    Acho sim que devedor voluntário é sinônimo de inadimplimento voluntário.

    Nesta parte o inciso fala de uma coisa só, o não pagamento de obrigações alimentícias, mas para a pessoa ser presa ela deve ter algum dinheiro para pagar, se está em condição de miséria e não tem nenhum centavo, a liberdade pode ser pedida, mas se tem algum dinheiro, mesmo que seja para si, a prisão está correta. Neste caso a pessoa voluntariamente, mesmo tendo o dinheiro, decidiu não pagar ou priorizar outros gastos (isso não pode).

  • Art 5ºXLV - nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido;

    A pena é intransferível, deve ser aplicada somente àquele que cometeu a infração, não podendo passar aos seus sucessores. A Constituição no entanto, admite que haja uma "sanção patrimonial" a estes sucessores (filhos herdeiros e etc.) que consiste na obrigação de reparar danos e no perdimento de bens, sempre limitado ao valor que foi recebido pela sucessão.

    Fonte: Constituição Federal anotada para concursos, Vítor Cruz, pag 209-210
    Acredito que o erro da E, é porque o fato dos sucessores arcarem com os danos patrimoniais no limite do valor recebido na sucessão não quer dizer que a pena passou para eles, justamente porque só vai atingir o dinheiro do condenado e não o deles, portanto o princípio da pessoalidade das penas não admite exceção. Se alguém entendeu diferente me corrijam Abraços --
  • Sobre o item E

    A ação civil ex-delicto contra os sucessores NÃO  constitui uma exceção ao princípio da pessoalidade das penas, pois não se trata de pena e sim ação autônoma indenizatória, cabível em casos de infrações penais que causam prejuízo a vítima.

  • D - com outras palavras "devedor de pensão alimentícia"  STF

    De acordo com CFdevedor de pensão alimentícia e depositário infiel.

     poxa o pessoal fala fala e não chega ao ponto x da questão.

  • Letra (d)


    Com a incorporação do Pacto de São Jose da Costa Rica no ordenamento jurídico brasileiro, que prevê a prisão exclusivamente paro o devedor de alimentos, a polêmica girou em torno da relação hierárquico-normativa entre os tratados internacionais e a Constituição.


    http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=8585

  • B) Errado. Art. 5º, LXVI, CF: ninguém será levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança e Art. 5º, LXV, CF: a prisão ilegal será imediatamente relaxada pela autoridade judiciária.

     

    QUEM É A AUTORIDADE JUDICIÁRIA????????? não é o juiz? é então o delegado?

  • Acho que a pergunta deveria ser " Consoante a Constituição e não ao STF ".

     

    Súmulas no STF

    Súmula Vinculante 25

    É ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade de depósito.

  • Ana Carolina, a alternativa B mistura conceitos. Primeiramente, como você disse, a prisão ILEGAL será relaxada. Art. 5º, LXV, CF: a prisão ilegal será imediatamente relaxada pela autoridade judiciária.

    Segundo, o delegado pode sim conceder liberdade provisória em crimes cuja pena privativa de liberdade não seja superior a 4 anos, conforme dispõe o artigo 322, do Código de Processo Penal:

    -> CAPÍTULO VI -  DA LIBERDADE PROVISÓRIA, COM OU SEM FIANÇA

    Art. 322.  A autoridade policial somente poderá conceder fiança nos casos de infração cuja pena privativa de liberdade máxima não seja superior a 4 (quatro) anos.           (Redação dada pela Lei nº 12.403, de 2011).

     

    Sobre a letra E: acredito que não seja exceção ao Princípio da Pessoalidade das Penas, pois ação civil ex delicto não possui natureza penal, mas civil (como os colegas disseram), além disso, o quinhão da dívida do antecessor não atinge o patrimônio dos sucessores.
    Art 5º. XLV - nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido;

     

    Espero que eu tenha ajudado!

  • Comentando a questão:

    A) INCORRETA. A pena de perdimento de bens é possível de ser aplicada e econtra-se expressamente prevista no art. 5º, XLVI, b da CF.

    B) INCORRETA. Não haverá prisão nos casos em que for admitida a liberdade provisória, independente de fiança ou não (art. 5º, LXVI da CF). Vale destacar que a liberdade provisória é a regra, só por decisão motivada alguém será mantido no cárcere.

    C) INCORRETA. A regra é que o civilmente identificado não seja submetido a procedimento de identificação criminal, salvo exceções previstas em lei. O pensamento tem base no art. 5º, LVIII da CF.

    D) CORRETA. Apenas haverá prisão civil por dívida em caso de devedor de alimentos, e o motivo do inadimplemento deve ser voluntário e inescusável (imperdoável), essa é a posição do STF.

    E) INCORRETA. A possibilidade de ação civil ex delicto, que é uma ação de reparação proposta pela vítima contra o agente do crime, pode ser extensível aos sucessores, no entanto ela respeita o limite da herança transmitida, conforme art. 5º, XLV da CF.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D

  • De qualquer forma acho que a D está errada, pois Segundo o pacto são josé da costa Rica, não haverá prisão por dívidas. E os tratados q versem sobre direitos humanos tem força de emenda. então estaria errado o gabarito.

  • Aline, não há qualquer erro na D. O fato de um tratado sobre Direitos Humanos ter sido aprovado nada revela sobre sua hierarquia no ordenamento jurídico. O que é importante, nesse caso, é como ele foi aprovado. Para ter força de emenda, é necessário 3/5 dos votos de ambas as Casas, em dois turnos.

    O Pacto de São José da Costa Rica não tem força constitucional, pois não foi aprovado mediante o rito específico de emenda. É, portanto, um dispositivo supralegal. Até hoje, há apenas um caso de Tratado Internacional de Direitos Humanos que tenha sido incorporado ao ordenamento jurídico brasileiro como emenda constitucional: a convenção das pessoas com deficiência.

    O STF entende ilícita a prisão do depositário infiél, a partir da Sumula Vinculante 25.

     

  • A explicação do Klaus Costa é muito mais clara do que a comentada pelo professor do QC.
    Agradeço, Klaus.
    (se é que você em 2017 ainda está aqui pelo QC)

  • Obrigada, Marcos Renato, essa era minha dúvida, mesmo tendo acertado.

  • Erro da alternativa b):

    De fato, ninguém pode ser mantido na prisão, ou levado à prisão, com ou sem fiança, quando o fato que originou a prisão envolve liberdade provisória. Mas o que, no caso da questão, é relaxado pelo juiz é a prisão ILEGAL. Observar que a questão juntou dois preceitos constitucionais distintos. A questão se refere “à disciplina constitucional”, então temos que pensar no que consta de fato na Constutuição. Nela, estes dois preceitos NÃO formam um único artigo. São dois artigos diferentes: 

     

    Art. 5º, LXVI, CF: ninguém será levado à prisão ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança;

     e

    Art. 5º, LXV, CF: a prisão ilegal será imediatamente relaxada pela autoridade judiciária.

     

     

  • DEU A ENTENDER QUE O CIDADÃO FEZ UMA COMPRA E NÃO PAGOU. devedor voluntário e inescusável de alimentos. meio estranho ao meu ver.Ficaria mais bonito devedor voluntário e inescusável de pensão alimenticia.

  • GABARITO: D

    LXVII - não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel;

    SÚMULA VINCULANTE 25: É ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade do depósito.

  • gabarito letra D

    prisão por dívida -> pensão alimentícia

    ----------------------------------------------------

    relaxar a prisão ilegal

    ---------------------------------------------------

  • Um monte de mistura de sentido para te deixar confuso.

    Letra D (devedor voluntário e inescusável de alimentos -> Não quis pagar a obrigação de pensão)

  • Essa banca é excelente


ID
1429624
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Não consiste em direito social previsto no Art. 6º, caput da Constituição da República:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E


    CAPÍTULO II
    DOS DIREITOS SOCIAIS

    Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 64, de 2010)


  • Colegas, é sempre bom lembrar:

    EDUcação MORAdia LAzer,

    SAÚde TRABALHo ALImentação,

    ASSIStência aos desamparados PROteção à maternidade e à infância SEGurança PREvidência SOcial.

    Bons estudos! 

  • Mnemônica

    PS: TEMoS lazer e alimentação DeMaIS


    PS= previdência social

    T = trabalho E= educação Mo= moradia S= saúde De= assistencia aos desamparados Ma= maternidade I= infância S= segurança


  • Dica: 

    temos laps demais

    trabalho  alimentação prev social assist desamparados maternidade infância seguranca

  • Agora com a EC 90/2015:
    A história de três amigos, nos remete a um mnemônico muito legal e fácil, que aprendi com o professor Rodrigo Menezes, para gravarmos a matéria em questão, além do que o nosso amigo Ferraz F nos indicou também, que é muito bom.

    Edu mora ali     ( Educação, Moradia, Alimentação)
    Saú trabalha lá  ( Saúde, Trabalho, Lazer)Assis proseg transportando preso  ( Assistência aos desamparados, Proteção à maternidade e à Infância, Segurança, Transporte, Previdência Social )Bons estudos a todos.
  • ATENÇÃO!

    A EC 90/2015 deu nova redação ao art. 6º da CR/88 para incluir o transporte no rol de direitos sociais.

    Art. 6º: São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

  • Proteção se restringe a maternidade e a infância.

  • Segurança também é direito individual

  •  

    PS: TEMOS ALIMENTAÇÃO, LAZER DEMAIS!

     

    ---> AS PALAVRAS ANTES E DEPOIS DA VÍRGULA SERÃO USADAS COMPLETAS, VEJAM:

     

    PS - PREVIDÊNCIA SOCIAL

    T - TRANSPORTE/TRABALHO

    E - EDUCAÇÃO

    MO - MORADIA

    S - SAÚDE

     

    ALIMENTAÇÃO

    LAZER

     

    DE - DESAMPARADOS

    MA - MATERNIDADE

    I - INFÂNCIA

    S - SEGURANÇA

     

    ---> NO FINAL SEMPRE CONFIRAM SE TOTALIZOU 12 DIREITOS SOCIAIS!

     

  • Gabarito letra e).

     

    Art. 6º (DIREITOS SOCIAIS GENÊRICOS): São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 90, de 2015)

     

    Mnemônico: "PS TTEMOS LAZER ALIMENTAÇÃO DEMAIS"

     

    PS = PREVIDÊNCIA SOCIAL

     

    T = TRANSPORTE (E.C.90/2015)

     

    T = TRABALHO

     

    E = EDUCAÇÃO

     

    MO = MORADIA

     

    S = SAÚDE

     

    LAZER

     

    ALIMENTAÇÃO

     

    DE = ASSISTÊNCIA AOS DESAMPARADOS

     

    MA = MATERNIDADE

     

    I = INFÂNCIA

     

    S = SEGURANÇA (ÚNICO QUE ESTÁ EXPRESSO NO CAPUT DO ART. 5° E DO ART. 6°)

     

    * RECOMENDO A RESOLUÇÃO DA Q23062 PARA APROFUNDAR OS CONHECIMENTOS SOBRE DIREITOS SOCIAIS.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Comentando a questão:

    A) INCORRETA. O direito ao lazer encontra-se previsto no rol do art. 6º da CF. 

    B) INCORRETA. O direito à moradia encontra-se previsto no rol do art. 6º da CF. 

    C) INCORRETA. O direito à segurança encontra-se previsto no rol do art. 6º da CF. 

    D) INCORRETA. O direito à alimentação encontra-se previsto no rol do art. 6º da CF. 

    E) CORRETA. A proteção ao idoso não encontra-se entre o rol dos direitos sociais ventilados no art. 6º da CF. 

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E
  • Por que a E esta errada? Quais são os deveres do estado?

     

  • Art. 6º São direitos sociais:
    1 - A
    educação,
    2 - A
    saúde,
    3 - A
    alimentação,
    4 - O
    trabalho,
    5 - A
    moradia,
    6 - O
    transporte,
    7 - O
    lazer,
    8 - A
    segurança,
    9 - A
    previdência social,
    10 - A
    proteção à maternidade e à infância,
    11 - A
    assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

    GABARITO -> [E]

  • Direitos Sociais art.6º (Edu mora lá. Sau trabalha ali. Assis prosegue transportando preso)

    EDUcação
    MORAdia
    LAzer

    SAUde
    TRABALHo
    ALImentação

    ASSIStência aos desamparados
    PROteção à maternidade e à infância
    SEGurança
    TRANSPORTe
    PREvidêcia SOcial

  • EDU  MORA  LA

    SAÚ  TRABALHALI

    ASSIS  PRO  SEG PRE SO .

    educação , moradia ,lazer , saúde , trabalho ,alimentação ,assitência aos desamparados ,segurança , proteção À maternidade , previdência social e transporte.

    Bons estudos! 

  • Na boa, é mais fácil entender a essência dos itens do que decorar um zilhão de palavrinhas chave.

    Letra E


ID
1429627
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Quanto ao regime constitucional da Administração Pública e dos servidores públicos, selecione a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Sério que um assistente em administração tem que saber o posicionamento do STF. Acho muito desproporcional. 

  • que isso, cara! Jurisprudência e em um cargo de assistente de administração? Então aumenta o salário, simples.

     

    Muita sacanagem essa desproporcionalidade. 

  • GABARITO: LETRA E.

     

    Sumula vinculante 33 do STF: Aplicam-se ao servidor público, no que couber, as regras do regime geral da previdência social sobre aposentadoria especial de que trata o artigo 40, § 4º, inciso III da Constituição Federal, até a edição de lei complementar específica. 

     

    CF/88: Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo.

    § 4º É vedada a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos abrangidos pelo regime de que trata este artigo, ressalvados, nos termos definidos em leis complementares, os casos de servidores:

    III cujas atividades sejam exercidas sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física.

  • SURREAL

     

  • E os portadores de deficiência e os que exercem atividade de risco citados nos incisos I e II 4 parágrado do art. 40?

     

  • Estude, pois a banca é  quente.

  • Súm. Vinc. 33:  Aplicam-se ao servidor público, no que couber, as regras do RGPS sobre Aposentadoria Especial de que trata o art 40, §4º, III da CF, até a edição de LC específica.


  • GABARITO: E

    a) EMPRESAS PÚBLICAS: ex: Caixa econômica; Correio (Emprego público regido pela CLT)
    b) Art7/ CF88/ inciso XX: Proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos nos termos da lei.
    c) O STF entende completamente ao contrário.
    d) Art37/ CF88/ inciso II e IX. 

  • b) Em função do princípio constitucional da isonomia, não é extensível aos servidores públicos o direito à proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos.

    Incorreta, nos termos do art. 39, § 3º e art. 7º, XX.

    § 3º Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7º, IV, VII,VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX, podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admissão quando a natureza do cargo o exigir. (Incluído pela EC n. 19/1998).

    XX – proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei;

    Bons estudos, 

    Maximus Justiniano

  • Se no edital do concurso não está especificado súmulas vinculantes do STF, não vejo cabimento em cobrar isso numa questão de concurso. O edital dessa banca para o concurso de 2017 não menciona isso, se cobrarem será, no mínimo, falta de caráter!

  • Acertei a questão, mas sou formada em direito e vim do TJ RJ que cobrou EXPRESSAMENTE no edital jurisprudência dos tribunais superiores. Achei má fé da ufrj cobrar sem estar no edital! Precisamos de uma lei que regulamente concurso público imediatamente!


ID
1429630
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Quanto ao regime constitucional da remuneração dos servidores públicos, selecione a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • A alternativa A replica exatamente o texto contido na emenda constitucional, 19/98 que alterou a redação do art. 39 , par.4º da Constituição:

    "O membro de Poder, ao detentor de mandato eletivo, aos Ministros de Estado e aos Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI."

    Realmente não entendi o motivo da letra B ser o gabarito, alguem pode me explicar?


  • Creio que o erro da alternativa A seja incluir espécie indenizatória ao texto. Quem recebe subsídio, pode receber verbas indenizatórias (diárias ou despesas de transporte, por exemplo). 

    A B (o gabarito) descreve o impedimento de acumular proventos do Regime Próprio de Previdência Social com a remuneração de cargo, emprego ou função, exceto com relação aos cargos acumuláveis em atividade, conforme a CF. Pode-se também acumular proventos com subsídio de mandato eletivo e vencimentos de cargo em comissão.

  • não entendi a redação da letra B, alguém pode resumir?

  • O TEXO CONSTITUCIONAL DIZ VERBA REMUNERATÓRIA

    A QUESTÃO DIZ REMUNERATÓRIA OU  INDENIZATÓRIA

    PEGADINHA

  • certamente é a letra A.. é preciso prestar atenção na pergunta.

  • Gabarito B

     

    letra A está errada pq cita verba indenizatória.

    vide art 39, par 4

  • Marquei a letra D. 
    Uma palavra errada "facultada"... tem que decorar detalhes da CF/88 :-(

    A letra B diz respeito ao Art. 37, §10 conforme esclarecida no comentário do professor.

  • GABARITO B

     

    (Questão estilo caça-palavra.)

    Art 39, CF

    § 4º O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI.

    ===============================

    Lei 8.112 , Art. 118.  Ressalvados os casos previstos na Constituição, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos.

    § 1o  A proibição de acumular estende-se a cargos, empregos e funções em autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista da União, do Distrito Federal, dos Estados, dos Territórios e dos Municípios. 

    § 2o  A acumulação de cargos, ainda que lícita, fica condicionada à comprovação da compatibilidade de horários. 

    § 3o  Considera-se acumulação proibida a percepção de vencimento de cargo ou emprego público efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remunerações forem acumuláveis na atividade.
    (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    ===================================================

    XVII - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público;

     

    CF art. 37, 

    X - a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices;


    XI - a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da União,dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, aplicando-se como limite, nos Municípios, o subsídio do Prefeito, e nos Estados e no Distrito Federal, o subsídio mensal do Governador no âmbito do Poder Executivo, o subsídio dos Deputados Estaduais e Distritais no âmbito do Poder Legislativo e o subsidio dos Desembargadores do Tribunal de Justiça, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centésimos por cento do subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no âmbito do Poder Judiciário, aplicável este limite aos membros do Ministério Público, aos Procuradores e aos Defensores Públicos;

  • a) Remuneratória sim. Indenizatória não.

    c) Às entidades privadas sem fins lucrativos que recebam recursos públicos não é vedado.

    d) Sem distinção de índices.

    e) Estados e DF: subsídio mensal do Governador, não dos Desembargadores do TJ.

  • GABARITO B

    Segue esse mnemônico inventado por mim e que simplesmente não me deixa mais errar esse assunto.

    Sabemos que a acumulação de cargos públicos possui restrições. No máximo um servidor público pode ter 2 cargos, sendo 2 de professor (magistério), 2 de profissionais da área de saúde, com profissões regulamentadas ou ainda 1 cargo de professor com 1 técnico ou científico. Daí eu me lembrei da minha tia TECA, que já está aposentada e era quando na atividade servidora pública da União. O Fato é que a minha Tia ainda trabalha no setor público, será que isso é possível?

    Minha tia respondeu: Claro sobrinho, os aposentados podem acumular os seguintes cargos:

    Temporário

    Eletivo

    Comissão

    Acumuláveis quando na atividade

    Agradeci minha tia TECA, nunca mais esqueço disso. :)

  • Correta a letra B

    CF Art. 37

    § 10. É vedada a percepção simultânea de proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40[O regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos] ou dos arts. 42[Polícias e Bombeiros Militares] e 142[As Forças Armadas: Marinha, Exército e Aeronáutica] com a remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos acumuláveis na forma desta Constituição, os cargos eletivos e os cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração.                 

  • Errada - O regime de remuneração exclusiva por subsídio, em parcela única, aplicável ao membro de Poder, ao detentor de mandato eletivo, aos Ministros de Estado e aos Secretários Estaduais e Municipais implica vedação ao acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória ou indenizatória

     

    Correta - A proibição à acumulação remunerada de cargos públicos civis é estendida unicamente aos proventos de aposentadoria decorrentes do regime próprio de previdência com a remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvados os cargos acumuláveis na forma da Constituição, os cargos eletivos e os cargos em comissão declarados em lei de livre nomeação e exoneração.

     

    Errada - A vedação à acumulação remunerada de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horários, estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público, e a entidades privadas sem fins lucrativos que recebam recursos públicos.

     

    Errada - A remuneração dos servidores públicos e o subsídio, em parcela única, aplicável ao membro de Poder, ao detentor de mandato eletivo, aos Ministros de Estado e aos Secretários Estaduais e Municipais, somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data, sendo facultada sem a distinção de índices.

     

    Errada - A remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remuneratória, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão, para todos os poderes, exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no âmbito federal, aplicando-se como limite, nos Municípios, o subsídio do Prefeito, e nos Estados e no Distrito Federal, o subsídio mensal dos Desembargadores do Tribunal de Justiça do Governador no âmbito do Poder Executivo.

  • A "E" também está certa:

    Art 37

    § 12. Para os fins do disposto no inciso XI do caput

    deste artigo, fica facultado aos Estados e ao Distrito

    Federal fixar, em seu âmbito, mediante emenda às respectivas

    Constituições e Lei Orgânica, como limite único,

    o subsídio mensal dos Desembargadores do respectivo

    Tribunal de Justiça, limitado a noventa inteiros e vinte

    e cinco centésimos por cento do subsídio mensal dos

    Ministros do Supremo Tribunal Federal, não se aplicando

    o disposto neste parágrafo aos subsídios dos Deputados

    Estaduais e Distritais e dos Vereadores.

    A falta da palavra "respectivo" faz dela errada?

    Essa questão eu ia brigar, hein!


ID
1429633
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Mariana é servidora pública e ocupa o cargo de Assistente em Administração na Universidade Federal Fluminense (UFF) desde maio de 2011. Em 30 de setembro de 2014, ao completar o oitavo mês de gestação, Mariana solicitou licença à gestante, que lhe foi concedida, tendo início a partir do dia seguinte. Ocorre que, no dia do início de sua licença, Mariana é nomeada para o cargo de Técnico em Artes Gráficas na UFRJ. Ela tem interesse em assumir o novo cargo, embora este não seja acumulável com o cargo de Assistente em Administração. Considerando o prazo previsto na Lei Federal N o 8.112/90, quando convocada para tomar posse, Mariana deverá:

Alternativas
Comentários
  • Achei que era 120 dias... que questão capirótica.

    Na lei 8.112 :  ''Art. 207. Será concedida licença à servidora gestante por 120 (cento e vinte) dias consecutivos, sem prejuízo da remuneração. ''

    vide DECRETO Nº 6.690:  ''1o A prorrogação será garantida à servidora pública que requeira o benefício até o final do primeiro mês após o parto e terá duração de sessenta dias. '' ou seja, 120 dias + 60 dias = 180, pois ela pediu licença no 8 mês.

  • Gab. E)

    Essa prova foi toda "capirótica".

  • Ela não poderia abrir mão da licença, pedir vacância por posse, e providenciar a investidura no novo cargo por meio de procuração específica posteriormente solicitar licença gestante?

    Não sabia que poderia adiar a posse...


  • Sem falar no nível das questões. 

  • Acertei no chute consciente. 

  • Letra E

    informar à UFRJ que se encontra em licença à gestante e solicitar que sua posse seja agendada para data posterior ao término de sua licença, que possui duração total de 180 dias.

  • Não seria passível de recurso pelo fato de que o decreto 6.690 não consta no edital?

  • L.8112, art.13,

    § 2o  Em se tratando de servidor, que esteja na data de publicação do ato de provimento, em licença prevista nos incisos I, III e V do art. 81, ou afastado nas hipóteses dos incisos I, IV, VI, VIII, alíneas "a", "b", "d", "e" e "f", IX e X do art. 102, o prazo será contado do término do impedimento.

    Aí galera, futuca a lei pra decorar quem se encaixa em cada um desses incisos. E lembrar que alguns são LICENÇA e outros são AFASTAMENTO... apesar da redação dizer no 102 afastamento, no inciso VIII são licenças. Eu sinceramente ainda estou perdida nesse artigo 13, parágrafo 2º  :(


ID
1429636
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Henrique é estudante do curso noturno de Administração Pública e prestou concurso para o cargo de Assistente em Administração na UFRJ visando a obter uma ocupação remunerada no serviço público enquanto não conclui o seu curso de graduação. Ele obteve aprovação no concurso e foi nomeado para o cargo em questão. Após inspeção médica, foi considerado apto para as atividades do cargo e tomou posse. Ao entrar em exercício e ser informado de que o seu horário de trabalho seria das 13h às 22h, de segunda a sexta-feira, conforme estabelecido no Edital, Henrique informa que é estudante de curso de graduação em horário noturno e que não poderia assumir as atividades do cargo no horário designado. Considerando as disposições previstas na Lei Federal N o 8.112/90, a UFRJ deverá:

Alternativas
Comentários
  • D) — Art. 98. Será concedido horário especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horário escolar e o da repartição, sem prejuízo do exercício do cargo.

  • resposta correta C - Art. 98. Será concedido horário especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horário escolar e o da repartição, sem prejuízo do exercício do cargo.

  • Gabarito letra D

    Lei 8112/90

    Art. 98.  Será concedido horário especial ao servidor estudante, quando comprovada a incompatibilidade entre o horário escolar e o da repartição, sem prejuízo do exercício do cargo.

                  § 1o  Para efeito do disposto neste artigo, será exigida a compensação de horário no órgão ou entidade que tiver exercício, respeitada a duração semanal do trabalho. 

  • Meu Deus gente esta na cara que é a resposta ( D ). Me digam se você contrata uma pessoa para trabalhar pra você e ela sai quase todos os dias mais cedo, é obvio de que ela tem que lhe pagar essas Horas na semana é questão de interpretação também.


ID
1429639
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Artur mora na cidade de Macaé e se inscreveu no concurso para o cargo de Assistente em Administração da UFRJ. No momento da inscrição, Artur optou por concorrer às vagas ofertadas para os campi da UFRJ localizados na cidade do Rio de Janeiro, pois o número de vagas era maior do que aquele ofertado para o campus da UFRJ em Macaé. Após a realização do concurso, Artur foi aprovado e classificado dentro do número de vagas previsto no Edital. Após sua nomeação e posse no cargo, Artur solicitou à autoridade competente que o exercício do seu cargo pudesse ser no campus da UFRJ em Macaé. A autoridade competente verificou que Pedro, também Assistente em Administração, já atuava no campus da UFRJ em Macaé e havia manifestado interesse em exercer as atividades de seu cargo em um dos campida UFRJ na cidade do Rio de Janeiro. A autoridade constatou ainda que Pedro estava em estágio probatório, assim como Artur. Mediante essa constatação e o pedido realizado por Artur, a autoridade competente poderá:

Alternativas
Comentários
  • Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede. A remoção pode ser: de ofício: no interesse da administração; a pedido: a critério da administração ou, para outra localidade, independente do interesse da Administração. Quando a remoção envolve o ajuste da vontade de dois servidores em trocar de localidade, não há nada que impeça, pois não prejudica em nada a Administração

    Redistribuição é o deslocamento de CARGO de provimento efetivo para outro órgão da entidade do mesmo poder

  • REdistribuição: CARGO

    REemoção: SERVIDOR

  • ao final qual é a resposta

  • A questão aborda, de forma conjugada, quatro dispositivos da Lei Federal nº 8.112/90, a saber: Estágio Probatório (art.20), Remoção (art. 36), Redistribuição (art. 37) e Cessão (art. 93). O enunciado descreve, de forma fictícia, o caso de um servidor (Artur) recém empossado na UFRJ, na cidade do Rio de Janeiro, que solicita o deslocamento do exercício do seu cargo para o campus da UFRJ em Macaé. Menciona também que outro servidor da UFRJ (Pedro) que tem o exercício de seu cargo no campus da UFRJ em Macaé, solicita sua movimentação para o campus da UFRJ na cidade do Rio de Janeiro. Informa, por fim, que ambos os servidores encontram-se em estágio probatório e propõe ao candidato que identifique se a autoridade competente pode atender ao pedido de movimentação dos servidores. Partindo das definições legais dadas aos dispositivos supramencionados, temos que: Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede. (art. 36), (grifo nosso); Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC. (art. 37), (grifo nosso); e Cessão é o afastamento do servidor para ter exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, ou do Distrito Federal e dos Municípios. (art. 93), (grifo nosso). No caso da questão em análise, o pedido de deslocamento dos servidores é no âmbito do mesmo quadro, isto é, dentro da própria UFRJ, independente do local onde o campus encontra-se sediado. Sendo assim, trata-se de um pedido de Remoção e qualquer alternativa que apresenta as palavras “cessão”, “cedido”, “redistribuição”, “redistribuído” deve ser considerada incorreta, pois esses dispositivos tratam do deslocamento do servidor para ter o exercício do cargo em outro órgão.

     

     

     

     

  • Continuação 

     

    Mediante essa constatação, cabe ao candidato avaliar se o instituto da Remoção é permitido ao servidor em estágio probatório ou se há alguma restrição. O art. 36, que trata da Remoção, bem como seus incisos e alíneas, não estabelece nenhuma restrição ao deslocamento do servidor em estágio probatório. O art. 20, que trata do Estágio Probatório, bem como seus incisos e parágrafos, por sua vez, também não estabelece nenhuma restrição ao deslocamento do servidor ocasionado pelo instituto da Remoção. Logo, a remoção do servidor em estágio probatório é permitida desde que atendido a um dos seguintes critérios: de ofício, no interesse da Administração (art. 36, I); a pedido, a critério da Administração (art. 36, II); a pedido, para outra localidade, independentemente do interesse da Administração (art. 36, III). No caso da questão em tela, aplica-se o inciso II (a pedido, a critério da Administração). Portanto, a única alternativa correta para essa questão é a que apresenta os seguintes dizeres: [a autoridade competente poderá (critério da Administração)] “promover uma remoção dos servidores, de modo que Artur exerça as atividades de seu cargo no campus da UFRJ em Macaé e Pedro exerça em um dos campi da UFRJ na cidade do Rio de Janeiro”.

     

     

     

    Gab: E

    Não sabia que era permitida a remoção em estágio probatório, vivendo e aprendendo 

     

    Fonte: https://concursos.pr4.ufrj.br/images/stories/_concursos_PR4/edital-390-2014/16-gabarito-final-prova-objetiva/PRPO.pdf

  • a) informar a Artur que ele deverá concluir o seu estágio probatório e, ao final desse período, se aprovado, ele poderá ser cedido para atuar no campus da UFRJ em Macaé.

     b) informar a Artur que ele deverá concluir o seu estágio probatório e, ao final desse período, se aprovado, ele poderá ser redistribuído para atuar no campus da UFRJ em Macaé

     c) promover uma redistribuição dos servidores, de modo que Artur exerça as atividades de seu cargo no campusda UFRJ em Macaé e Pedro exerça em um dos campi da UFRJ na cidade do Rio de Janeiro

     d) informar a Artur que não existe qualquer possibilidade para que o pedido seja autorizado, pois não cabe ao servidor realizar pedidos dessa natureza enquanto se encontra em estágio probatório.

     e) promover uma remoção dos servidores, de modo que Artur exerça as atividades de seu cargo no campus da UFRJ em Macaé e Pedro exerça em um dos campi da UFRJ na cidade do Rio de Janeiro.

     


ID
1429642
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Ana Clara é casada com José Marcos. Ela é servidora do quadro efetivo da UFRJ e ele é gerente de uma agência bancária na cidade do Rio de Janeiro. Em dezembro de 2014, José Marcos foi transferido para gerenciar uma agência da mesma rede bancária na cidade de Belo Horizonte. Ana Clara, então, fazendo jus aos seus direitos de servidora pública federal, solicitou que lhe fosse concedida uma licença para acompanhar o seu marido e que, enquanto ele permanecesse na cidade de Belo Horizonte, ela pudesse ficar em exercício provisório na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ao analisar o pedido, a autoridade responsável deverá informar a Ana Clara que a licença para acompanhar o marido:

Alternativas
Comentários
  • Art. 84, § 2º da lei 8112

  •         ART 84 § 2o da 8,112  No deslocamento de servidor cujo cônjuge ou companheiro também seja servidor público, civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, poderá haver exercício provisório em órgão ou entidade da Administração Federal direta, autárquica ou fundacional, desde que para o exercício de atividade compatível com o seu cargo. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Questão: C

  • Ok, eu errei a questão, mas agora entendi.

    Caput do Artigo 84: Poderá ser concedida licença para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado:

    1) para outro ponto do território nacional (atende a esse critério, pois José Carlos foi transferido do Rio para BH)

    2) para o exterior

    3) para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

    Não caberia o exercício provisório, uma vez que José Carlos não era servidor público e não foi deslocado pela admin.

  • Lei 8112/91:

     

    Art. 84, §2º. No deslocamento de servidor cujo cônjuge ou companheiro também seja servidor público, civil ou militar, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, poderá haver exercício provisório em órgão ou entidade da Administração Federal direta, autárquica ou fundacional, desde que para o exercício de atividade compatível com o seu cargo.

  • errei, porém entendi!

    Poderá ser concedida a licença para acompanhar o cônjuge, mas o exercício provisório, não, pois, o cônjuge não é servidor público.


ID
1429645
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

André é servidor do quadro efetivo da UFRJ há dois anos. Em 05 de julho de 2014, ele registrou sua candidatura ao cargo de deputado estadual perante a Justiça Eleitoral. Como exercia cargo de chefia, André foi afastado de suas atividades e fez jus à licença para atividade política. Em 05 de outubro de 2014, ele foi eleito e em 15 de outubro retornou às atividades do seu cargo de servidor público na UFRJ. A posse dos parlamentares eleitos está agendada para ocorrer no dia 1 o de fevereiro de 2015 e André deverá se afastar novamente do seu cargo efetivo para tomar investidura no cargo eletivo, permanecendo afastado do seu cargo na UFRJ até o término do mandato eletivo. Sabendo que André ainda está em estágio probatório e levando em consideração a previsão contida na Lei Federal No 8.112/90, pode-se afirmar que o seu estágio

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me explicar. Não entendi.
    § 5o O estágio probatório ficará suspenso durante as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 83, 84, § 1o, 86 e 96, bem assim na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento.
  • Sim, o estágio probatório não será suspenso e conta como se em  efetivo exercício estivesse, exceto para merecimento e promoção.

  • Não entendi essa questão, nem sei qual artigo trata sobre esse assunto. Já que o art. 86 fala somente que o servidor terá direito a licença entre o período de sua escola em convenção partidária e o registro da candidatura. E nesse período o estágio probatório fica suspenso.


    lei 8.112, Art. 20, § 5o O estágio probatório ficará suspenso durante as licenças e os afastamentos previstos nos arts. 83, 84, § 1o, 86 e 96, bem assim na hipótese de participação em curso de formação, e será retomado a partir do término do impedimento.


    Art. 86. O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

  • O gabarito está errado, o correto é letra D. No sita da organizadora PR4 já tem a correção e as devidas explicações.

    Segue links: 

    Gabarito Final: http://concursos.pr4.ufrj.br/images/stories/_concursos_PR4/edital-390-2014/16-gabarito-final-prova-objetiva/GFPO%20-%20204-205-206%20-%20Assistente%20em%20Administrao.pdf

    Resultado dos recursos interpostos: http://concursos.pr4.ufrj.br/images/stories/_concursos_PR4/edital-390-2014/16-gabarito-final-prova-objetiva/PRPO.pdf




  • Feliz ou infelizmente, o servidor, embora esteja exercendo mandato político, terá direito a não suspensão do estágio probatório, considerando-se a atividade política como importante como se o servidor estivesse em efetivo exercício. Apenas durante o período de licenciamento para a atividade política, ou seja, para candidatar-se é que o estágio probatório será suspenso. Absurdo do legislador, pois um servidor não será avaliado se for eleito no início de seu exercício para um cargo efetivo e, ainda assim, será considerado aprovado no estágio probatório, pois não haverá suspensão de seu estágio probatório e, consequentemente, restará aprovado sem ser avaliado.

  • Gab: D

     

    O estágio probatório não fica suspenso quando o servidor estiver em liçenca para servico militar e afastamento para mandato eletivo.

  • COMBINEM COM O ART. 102, LEI 8112

  •         Art. 102.  Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:                  (Vide Decreto nº 5.707, de 2006)

     

            V - desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, exceto para promoção por merecimento;

  • Letra D sem mi mi mi pra cima deles vamos vencer a banca.

  • Polítco pode tudo, queridos. Única previsão que é suspenso o período para contar como efetivo exercício é o "prêmio" da promoção por merecimento (ou seja, se ele dependesse do período em esteve afastado do cargo para ter uma promoção por merecimento, não iria receber).

    Logo, enquanto ele é um relis mortal (cidadão tentando se eleger) é suspenso o período do estágio probatório, mas quando virar político aí ele terá todos os direitos e não é suspenso o período do estágio probatório, como se ele estivesse em pleno exercício do cargo.

  • Lei 8112/91:

     

    Art. 102. Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

     

    V - desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, exceto para promoção por merecimento;

  • GABARITO: D

    Art. 102. Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de: V - desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, exceto para promoção por merecimento;

  • Gab. D) ficou suspenso durante a licença para atividade política, mas correrá como se em efetivo exercício estivesse enquanto permanecer em seu cargo de mandato eletivo.

    Art. 86.  O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

    Art. 102.  Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de: 

    V - desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, exceto para promoção por merecimento;


ID
1429648
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Luiz era servidor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) desde 1 o de fevereiro de 2011 e ocupava o cargo de Bibliotecário em regime de trabalho de 40 horas semanais. Em novembro de 2013, Luiz prestou concurso para o cargo de Professor Assistente na UFRJ em regime de trabalho de 40 horas semanais com dedicação exclusiva. Ele obteve aprovação, foi nomeado e tomou posse no novo cargo em 10 de janeiro de 2014. Considerando a impossibilidade de acumulação dos cargos devido ao novo regime de trabalho, Luiz solicitou vacância de seu cargo de Bibliotecário à UNIRIO na véspera de sua posse na UFRJ. Ocorre que, até a presente data, Luiz não se adaptou às atividades do cargo de Professor Assistente e solicitou recondução ao cargo anterior. O pedido de recondução deverá ser:

Alternativas
Comentários
  •         § 2o O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29. (8112)

    Artt. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

      I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

      II - reintegração do anterior ocupante.

      Parágrafo único. Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.


  • Resposta da banca referente ao recurso.

     

    http://concursos.pr4.ufrj.br/images/stories/_concursos_PR4/edital-390-2014/16-gabarito-final-prova-objetiva/PRPO.pdf

  • Segunda a Lei 8.112 somente é estável completado 2 anos ( Art. 21)

    A CF diz que somente é estável completando 3 anos (Art 41)

    A pegadinha dessa questão é que a banca no edital restringuiu a leitura e estudo da CF e não contemplou o capítulo que poderia dar direito a anulação da questão. Então passou a valer apenas a interpretação da lei 8.112.

  •  § 2o O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29. (8112)

    Artt. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

     

      I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

      II - reintegração do anterior ocupante.

      Parágrafo único. Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.

  • letra A... por que ele não era estável..  

  • Lei 8.112/90. 
    Art. 20, § 2º. O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29. 
    Art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de: 
    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; 
    II - reintegração do anterior ocupante. 
    Parágrafo único. Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30. 
    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
    Comentários: 
    ->O servidor estável também poderá ser reconduzido caso desista do estágio probatório (STF – RMS 22.933/DF; STJ – MS 8.339/DF; Súmula Administrativa AGU 16/2002). 
    -> Todas as formas de recondução aplicam-se apenas ao servidor estável.

  • São 3 anos para estabilidade.

    Lei 8.112:

     Art. 20.  Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores:                 (Vide EMC nº 19)

     

    EMC nº 19:

    "Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

     


ID
1429651
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Antônio é servidor da UFRJ há dois meses. Recentemente, ele sofreu um acidente de carro próximo a sua residência, ao retornar do trabalho. Esse acidente o incapacitou para o desempenho das atividades de seu cargo e ele não pode ser readaptado para desempenhar outras atividades compatíveis com a limitação sofrida. A junta médica da UFRJ que periciou Antônio atestou sua invalidez para o serviço público e recomendou que ele fosse aposentado por invalidez permanente. Considerando que Antônio estava em estágio probatório à época do ocorrido, sua aposentadoria deverá ser:

Alternativas
Comentários
  • Art. 186. O servidor será aposentado:

    I - por invalidez permanente, sendo os proventos integrais quando decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, especificada em lei, e proporcionais nos demais casos;


    Art. 212. Configura acidente em serviço o dano físico ou mental sofrido pelo servidor, que se relacione, mediata ou imediatamente, com as atribuições do cargo exercido. 

    Parágrafo único. Equipara-se ao acidente em serviço o dano: 

     I - decorrente de agressão sofrida e não provocada pelo servidor no exercício do cargo;  

    II - sofrido no percurso da residência para o trabalho e vice-versa.


    Fonte: Lei 8.112/90

  • Gabarito letra A

    Art. 212. Configura acidente em serviço o dano físico ou mental sofrido pelo servidor, que se relacione, mediata ou imediatamente, com as atribuições do cargo exercido. 

    Parágrafo único. Equipara-se ao acidente em serviço o dano

     I - decorrente de agressão sofrida e não provocada pelo servidor no exercício do cargo;  

    II - sofrido no percurso da residência para o trabalho e vice-versa.


ID
1429654
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Márcia é servidora do quadro de Técnico-Administrativos da UFRJ há cinco anos. Recentemente, após retornar de sua licença para capacitação, ela foi aprovada para cursar o Doutorado em Administração Pública e gostaria de ter mais tempo para se dedicar aos estudos. Consultando a Lei Federal No 8.112/90, Márcia verificou que existe um afastamento destinado aos servidores públicos que estão cursando programa de pós-graduação stricto sensu no país. Márcia, então, procura o Órgão de Pessoal da Unidade onde atua na UFRJ e solicita a abertura de processo para que seja autorizado o seu afastamento. Ao receber o processo e analisar o pedido realizado por Márcia, a autoridade competente deverá:

Alternativas
Comentários
  • Art. 96-A.  O servidor poderá, no interesse da Administração, e desde que a participação não possa ocorrer simultaneamente com o exercício do cargo ou mediante compensação de horário, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, para participar em programa de pós-graduação stricto sensu em instituição de ensino superior no País. 

    (..)

    § 2o  Os afastamentos para realização de programas de mestrado e doutorado somente serão concedidos aos servidores titulares de cargos efetivos no respectivo órgão ou entidade há pelo menos 3 (três) anos para mestrado e 4 (quatro) anos para doutorado, incluído o período de estágio probatório, que não tenham se afastado por licença para tratar de assuntos particulares para gozo de licença capacitação ou com fundamento neste artigo nos 2 (dois) anos anteriores à data da solicitação de afastamento.


    Fonte: Lei 8.112/90


  • Gabarito Letra E  sem mi mi mi pra cima deles derrotar a banca

     

    § 2o  Os afastamentos para realização de programas de mestrado e doutorado somente serão concedidos aos servidores titulares de cargos efetivos no respectivo órgão ou entidade há pelo menos 3 (três) anos para mestrado e 4 (quatro) anos para doutorado, incluído o período de estágio probatório, que não tenham se afastado por licença para tratar de assuntos particulares para gozo de licença capacitação ou com fundamento neste artigo nos 2 (dois) anos anteriores à data da solicitação de afastamento.

  • Só corrigindo amigo Samuel, resposta correta - Letra C

  • Existe dois pontos para serem observados.. 1º ponto é que ele está no serviço a 5 anos ou seja passou do estágio probatório. (3 anos), porém o segundo ponto "recentemente"  retornou de sua licença para capacitação, teria que ter 2 anos de espaço entre um e outra licença


ID
1429657
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Gabriela ingressou na UFRJ no cargo de Assistente em Administração em 22 de julho de 2013. Em 10 de março de 2014, Gabriela solicitou exoneração de seu cargo, pois havia conseguido uma bolsa de estudos no exterior e ainda não preenchia nenhuma das condições exigidas para obtenção de licenças ou afastamentos previstos na Lei Federal N o 8.112/90. Considerando que a referida lei prevê a indenização de férias ao servidor exonerado proporcionalmente ao período trabalhado, Gabriela teve direito a receber em pecúnia o valor de sua remuneração correspondente a:

Alternativas
Comentários
  • Art. 78. O pagamento da remuneração das férias será efetuado até 2 (dois) dias antes do início do respectivo período, observando-se o disposto no § 1o deste artigo.

    § 3o O servidor exonerado do cargo efetivo, ou em comissão, perceberá indenização relativa ao período das férias a que tiver direito e ao incompleto, na proporção de um doze avos por mês de efetivo exercício, ou fração superior a quatorze dias.


    Fonte: Lei 8.112/90


  • 30 dias - 12 meses

    x   dias - 08 meses
    30x8 = 240
    240/12 = 20 dias proporcionais. GABARITO: A
  • Regra dos três:

    trabalhou 365 = 30 dias de férias
    trabalhou 244 = x   dias de férias

    7320/365 = 20,05...


  • 30÷12 = 2,5 2,5*8 que foi a quantidade de meses trabalhados. Resultado 20 Gab:A
  • Gabarito Letra A  pra cima deles sem mi mi mi

  • 12 meses: 30 dias de férias

    8 meses (jul a mar): x dias de férias

     

    12 -- 30

    08 -- x

    x = 240/12

    x = 20

  • Resposta F) Gabriela não tinha nada na cabeça

  • Ótima questão. Em 22/03/14 Ela faria 8 meses. No entanto, na lei 8112 mês completo é considerado aquele com dias superior a 14 dias, senão vejamos de 22/02/14 com 7 meses para 10/03/2014 são 16 dias, portanto superior a 14 e dessa forma mês completo.

    Daí:

    12 Meses dá 30 dias férias

    8 meses da X

    Regra de três simples que dá 20 dias. Resposta letra A.


ID
1429660
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Júnior é Assistente em Administração e trabalha na Subcoordenação de Seleção e Admissão da UFRJ. Em outubro de 2014, ele recebeu um processo administrativo contendo uma autorização para nomear um servidor para o cargo de Professor Adjunto. Júnior constatou que o prazo para nomeação já havia expirado, pois o edital do concurso em questão tinha validade de um ano a partir da homologação do resultado final, o que ocorrera em julho de 2013 e, embora houvesse previsão editalícia para a renovação da validade do edital, essa renovação não ocorreu. Ao reportar essa informação à autoridade que emitiu a autorização, Junior foi informado de que poderia proceder à nomeação visto que a não prorrogação da validade do edital foi um mero esquecimento e que, tendo em vista os princípios da economicidade e da eficiência na Administração Pública, a não nomeação do servidor acarretaria prejuízos de diversas naturezas à UFRJ e à sociedade. Diante dessa situação, Junior deverá:

Alternativas
Comentários
  •  Art. 116. São deveres do servidor:

    (...)

      IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;


    Fonte: Lei 8.112/90


  • É uma simples questão de legalidade x eficiência. O ato era ilegal, por isso Junior não deve agir, mesmo que atendendo o princípio da eficiência.
  • Gostaria de saber por que a ordem dada é considerada ilegal?

  • Erika, o servidor só pode atuar se tiver amparado por lei .

    Como a renovação da validade do edital  não ocorreu ele não pode agir...

    Se agir não amparado em lei, esse servidor vai acabar respondendo a um processo adm .

    reforçando o art 116., lei 8.112...  é dever do servidor:  IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

     

    gabarito a

     

  • Art. 116. São deveres do servidor:

    (...)

      IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;  

  • Dos Deveres
    Art. 116.

    III - observar as normas legais e regulamentares;
    IV - cumprir a ordem dos superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

  • Manda o Irlan fazer essa M*#! Que se dane! rsrsrs

  • Quero ver se tirarem a estabilidade do servidor , uma ordem dessa será desacatada........