SóProvas


ID
1429843
Banca
FGV
Órgão
FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando a prática profissional do Assistente Social como trabalho assalariado, enquanto especialização na divisão social e técnica do trabalho na sociedade capitalista, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Ele participa do  trabalho  coletivo  social, no âmbito do  setor  de serviços.

    GAB. D

  • Essa qustão senti dificuldade em respondê-la. Achei a alternativa correta "copiada e colada" de uma tese da PUC-RIO. 

    "Considerando  a  prática  profissional  do  Assistente  Social  como  trabalho assalariado, enquanto especialização na divisão social e  técnica do trabalho na sociedade capitalista. " p. 46

    Disponível em: http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0811994_10_cap_03.pdf

  • Para respondermos à questão iremos recorrer a obra de Marilda Villela Iamamoto (A prática como trabalho e a inserção do Assistente Social em processos de trabalho. In: O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 23ª edição - São Paulo, Cortez, 2012) e comentar cada alternativa:
    a) Essa alternativa está incorreta pois o trabalho do assistente social não gera diretamente valores. Há discussões no interior da categoria profissional visto que diretamente o assistente social não contribui para o capital pois não gera mais-valia assim como o trabalhador da indústria, por exemplo. Mas ao atuar junto a este trabalho, indiretamente está contribuindo para o capital. Portanto, diretamente o assistente social não participa dos processos de valorização do capital, mas indiretamente, por atuar junto aos trabalhadores na manutenção da sociedade vigente e na reprodução das relações sociais, pode-se afirmar que sim.
    b) Essa alternativa está incorreta visto que o trabalho do assistente social não é produtivo pois não gera lucros ou valores ao capital diretamente. O assistente social não produz nada que irá ser vendido por determinado valor, gerando mais-valia. Indiretamente, conforme já informado, esse trabalhador auxilia na produção de mais-valia, mas não diretamente como os trabalhadores que atuam no fronte de produção de uma indústria.
    c) Essa alternativa está incorreta ao passo que apesar de ser caracterizado como um profissional liberal o assistente social não dispõe dos meios para realizar seu trabalho, necessitando vender sua força de trabalho para um empregador (Estado, empresas, setor de serviços, ONGs, etc.) em troca de determinada remuneração. Desse modo, por ser um trabalhador assalariado, sua autonomia profissional nunca será total, mas sempre relativa. Sendo assim, é o seu empregador e instituição em que atua que irá disponibilizar os meios necessários para realização de seu trabalho e que irão definir como será esse trabalho, qual o público alvo, quais os serviços oferecidos, e, portanto, definirá o processo de trabalho. Nessa perspectiva, o processo de trabalho será definido e organizado pelo empregador e pela instituição, podendo o assistente social modificá-lo a depender de sua autonomia dentro do espaço ocupacional e das correlações de força e poder vigentes. Portanto, o processo de trabalho não é específico ou particular do assistente social, mas sim da instituição em que ele se encontra que define os critérios, como será o acesso, quais serão os usuários, qual será sua função, etc.
    d) Essa alternativa está correta pois o Serviço Social é uma profissão especializada inscrita na divisão social e técnica do trabalho reconhecida como socialmente necessária, possuindo a questão social como sua base de justificação. O assistente social, dessa forma, não realiza seu trabalho sozinho. Esta profissão é uma especialização do trabalho coletivo que juntamente com outros profissionais será demandada pelas instituições empregadoras para desenvolver e executar seu trabalho.
    e) Essa alternativa está incorreta pois a instituição já possuirá seu processo de trabalho. O que poder ocorrer é, dependendo da autonomia profissional disponibilizada ao profissional, ele auxiliar juntamente com a instituição na elaboração do processo de trabalho. Deve-se lembrar que o assistente social é um trabalhador assalariado, assim como os demais, e por isso, possuirá um empregador que determinará seu trabalho, suas prioridades, suas tarefas, seus usuários, etc.


    RESPOSTA: D
  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social

     

    Para respondermos à questão iremos recorrer a obra de Marilda Villela Iamamoto (A prática como trabalho e a inserção do Assistente Social em processos de trabalho. In: O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 23ª edição - São Paulo, Cortez, 2012) e comentar cada alternativa:

    a) Essa alternativa está incorreta pois o trabalho do assistente social não gera diretamente valores.

    b) Essa alternativa está incorreta visto que o trabalho do assistente social não é produtivo pois não gera lucros ou valores ao capital diretamente.

    c) Essa alternativa está incorreta ao passo que apesar de ser caracterizado como um profissional liberal o assistente social não dispõe dos meios para realizar seu trabalho, necessitando vender sua força de trabalho para um empregador (Estado, empresas, setor de serviços, ONGs, etc.) em troca de determinada remuneração.

    d) Essa alternativa está correta pois o Serviço Social é uma profissão especializada inscrita na divisão social e técnica do trabalho reconhecida como socialmente necessária, possuindo a questão social como sua base de justificação. O assistente social, dessa forma, não realiza seu trabalho sozinho. Esta profissão é uma especialização do trabalho coletivo que juntamente com outros profissionais será demandada pelas instituições empregadoras para desenvolver e executar seu trabalho.

    e) Essa alternativa está incorreta pois a instituição já possuirá seu processo de trabalho. O que poder ocorrer é, dependendo da autonomia profissional disponibilizada ao profissional, ele auxiliar juntamente com a instituição na elaboração do processo de trabalho.

     

  • Obrigada pelas contribuições Anna, mas ainda fico com dúvidas,

    B) o debate do T. de SS ser produtivo ou improdutivo é um longo debate por renomados autores da profissão.

    C) não respondeu a questão de ser um trabalho específico, somente tratou de ser um T. liberal, apesar de ter que vender sua força de trabalho para uma "instituição"

    Esta questão ainda está nebulosa para mim...rs

  • Imprescindível, para responder essa questão, saber o que é trabalho. Trabalho como categoria mesmo abordada por Karl Marx, e principalmente o sentido do trabalho para o capitalismo. Iamamoto e Netto discutem muito bem esse tema. Me siga no insta @estudantedecarreira

  • Alguém aqui pode me mandar o link do grupo concurseiros de SeSo do wpp? Eu saí sem querer :/