SóProvas


ID
1431355
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Planejamento é o processo de tomar decisões sobre o futuro. O resultado do processo de planejamento é a preparação de planos, que são guias para a ação futura. Um plano deve conter

Alternativas
Comentários
  • Os planos é a forma de como conseguir realizar o objetivo.
    Por este motivo a alternativa A faz completo sentido:
    Como vou chegar no OBJETIVO sem conhecê-lo
    Como vou chegar no objetivo sem traçar o CURSO DE AÇÃO (o caminho pra chegar lá).
    O que preciso (RECURSOS NECESSÁRIOS) para chegar lá, financeiramente, materialmente, recursos humanos...
    e por último. quais meios utilizaremos para controlar tudo isso?

    Estes são requisitos do PLANO.

  • Questão bastante interpretativa. Você tinha que procurar a alternativa mais genérica sobre o que deve estar incluído em um plano, resultado do processo de planejamento. Nesse sentido, a alternativa mais geral e associada ao plano é a letra A. 

  • PLANO - colocação ordenada daquilo que é necessário fazer para atingir os OBJETIVOS; ele identifica: os recursos necessários; tarefas a serem executadas; ações a serem tomadas; tempo. FONTE: Chiavenato

  • Quem leu Chiavenato "Administração Geral e Pública" viu literalmente todos os itens que um planejamento deve conter:

    a) objetivo, curso de ação, previsão dos recursos necessários e meios de controle.

  • O Processo de planejamento: 
    Definir os objetivos. O primeiro passo do planejamento é o estabelecimento de objetivos que se pretende alcançar. Os objetivos da organização devem servir de direção a todos os principais planos, servindo de base aos objetivos departamentais e a todos os objetivos das áreas subordinadas. Os objetivos devem especificar resultados desejados e os pontos finais onde se pretende chegar, para conhecer os passos intermediários.
    • Verificar qual a situação atual em relação aos objetivos. Simultaneamente à definição dos objetivos, deve-se avaliar a situação atual em contraposição aos objetivos desejados, verificar onde se está e o que precisa ser feito.
    • Desenvolver premissas quanto às condições futuras. Premissas constituem os ambientes esperados dos planos em operação. Como a organização opera em ambientes complexos, quanto mais pessoas estiverem atuando na elaboração e compreensão do planejamento e quanto mais se obter envolvimento para utilizar premissas consistentes, tanto mais coordenado será o planejamento. Trata-se de gerar cenários alternativos para os estados futuros das ações, analisar o que pode ajudar ou prejudicar o progresso em direção aos objetivos. A previsão é um aspecto importante no desenvolvimento de premissas. A previsão está relacionada com pressuposições antecipatórias a respeito do futuro.
    • Analisar as alternativas de ação. O quarto passo do planejamento é a busca e análise dos cursos alternativos de ação. Trata-se de relacionar e avaliar as ações que devem ser tomadas, escolher uma delas para perseguir um ou mais objetivos, fazer ura plano para alcançar os objetivos.
    Escolher um curso de ação entre as várias alternativas. O quinto passo é selecionar o curso de ação adequado para alcançar os objetivos propostos. Trata-se de uma tomada de decisão, em que se escolhe uma alternativa e se abandona as demais. A alternativa escolhida se transforma em um plano para o alcance dos objetivos.
    • Implementar o plano e avaliar os resultados. Fazer aquilo que o plano determina e avaliar cuidadosamente os resultados para assegurar o alcance dos objetivos, seguir através do que foi planejado e tomar as ações corretivas à medida que se tornarem necessárias. (CONTROLE)
    Fonte: Administração Geral e Pública - Chiavenato

  • O plano descreve um curso  de ação para alcançar um objetivo e proporciona respostas às questões: o que, quando, como, onde e por quem. planos têm um propósito comum: a previsão, a programação e a coordenação de uma seqüência lógica de eventos, os quais deverão conduzir  ao alcance dos objetivos que os comandam.

  • Segundo Chiavenato (2004), "o planejamento se constitui na primeira função do processo administrativo, permitindo o estabelecimento dos objetivos organizacionais conforme os recursos necessários para atingi-los".

  • A.

  • Os planos são definidos através dos processos de planejamento também podem ser classificados como permanentes e temporários.

    Planos Permanentes

    Planos Temporários

    Administração Geral e Pública (Giovanna Carranza)

  • Questão formulada a partir da distinção de planejamento e plano. O plano é o produto do planejamento, ou seja, é o documento formal que consolida as informações do planejamento e corresponde, essencialmente, à definição de objetivos e meios para alcançá-los.

    Gabarito: A