SóProvas


ID
1431361
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando as lideranças Autocrática e Democrática, é correto afirmar que o líder

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a alternativa D.

    Para Maximiano, a liderança é classificada em dois estilos podendo ser autocrático ou democrático, dependendo do líder centralizar ou compartilhar a autoridade com seus liderados. Estes estilos são reconhecidos desde a Antiguidade clássica.
    • Autocrático: centralização de poder de decisão no chefe, quanto mais concentrado o poder de decisão no líder, mais autocrático é seu comportamento ou estilo. O estilo autocrático pode degenerar o tornar-se patológico, transformando-se no autoritarismo.
    • Democrático: divisão dos poderes de decisão entre chefe e grupo, quanto mais às decisões forem influenciadas pelos integrantes do grupo, mais democrático é o comportamento do líder.
    Segundo Chiavenato, a abordagem dos estilos de liderança se refere àquilo que o líder faz, seu estilo decomportamento para liderar. Ele descreve três estilos:
    • Liderança autocrática: o líder impõe suas idéias e suas decisões sobre o grupo, sem nenhuma participação deste. A ênfase está nele.
    • Liderança liberal: o líder delega totalmente as decisões ao grupo sem controle algum e deixa-o completamente à vontade. É mínima a participação do líder e o grupo é enfatizado.
    • Liderança democrática: o líder orienta o grupo e incentiva a participação de todos. A ênfase está no líder e também no grupo.

    http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?idc_cad=epf5gsbj3
  • Questão confusa, pois não há que se dizer que o líder democrático seja necessariamente amigável. A comunicação com seus subordinados e a participação destes no processo de tomada de decisão não supõe a  amizade do líder.

    De qualquer forma, a  alternativa E está mais distante da definição correta da liderança democrática, visto que a orientação para tarefas também não está necessariamente ligada a tal conceito.

  • ~mais amigável~

    FCC e GP, pior combinação possível!

  • NUNCA MUDE O GABARITO

    NUNCA MUDE O GABARITO

    NUNCA MUDE O GABARITO

    NUNCA MUDE O GABARITO

    PRECISO INCORPORAR ESSE MANTRA!

    GAB. D
  • UMA 100% CERTA E A OUTRA 99% CERTA, ASSIM TRABALHA A FCC

     

  • (Letra "e")

    ... líder democrático define com precisão as responsabilidades individuais e designa tarefas específicas para pessoas específicas. (é autocrático)

     

    O líder democrático toma decisões em conjunto com o grupo. Ou de forma consultiva onde ele pede opiniões, ou de forma participativa onde os liderados não apenas opinam, mas também decidem conjuntamente.

  • Liderança Autocrática

    Também é chamada de Liderança Diretiva ou Liderança orientada para a Tarefa. Está centrada na figura do Líder que fixa as diretrizes, centraliza o poder e tomas decisões. Segundo Maximiano(2008) um líder autocrático tem as seguintes características:
    • Toma decisões sem consultar a equipe;
    • Está muito mais preocupado com a tarefa do que com o grupo que a executa;
    • Concentra sua atenção no desempenho do funcionário, enfatizando o cumprimento dos prazos, os padrões de qualidade e a economia de
    custos;
    • Insiste na necessidade de cumprir as metas.

     

    Liderança Democrática
    Este estilo também é chamado de Liderança participativa e Liderança orientada para pessoas. Aqui o líder esboça as diretrizes e debate com o grupo incentivando a participação de toda a equipe nas decisões. A autoridade é descentralizada. Maximiano(2008) descreve da seguinte forma o comportamento do líder democrático:
    • Acredita que deve criar um clima em que as pessoas sintam-se confortáveis;
    • Focaliza sua atenção no próprio funcionário ou no grupo, enfatizando as relações humanas e o desenvolvimento da capacidade de trabalhar
    em equipe;
    • Pede opiniões ou sugestões de decisões, ouve, presta atenção e usa as idéias do grupo;
    • Dedica parte significativa de seu tempo à orientação dos integrantes de sua equipe;
    • É amigável.
    • Apóia e defende os funcionários;
    • Insiste com os integrantes de sua equipe para que aceitem responsabilidades e tomem a iniciativa de resolver problemas.

     

    MARCELO CAMACHO

  • O líder autocrático é aquele que centraliza a tomada de decisão,
    deixando seus subordinados em uma posição de dependência. Ele inibe a
    participação dos liderados. Seria o chefe tradicional, baseado no comando
    e controle. Já o líder democrático envolve seus funcionários na gestão,
    buscando sua opinião.
    Desse modo, seria difícil alinhar o conceito de "amigável" ao líder
    autocrático. Mesmo em relação ao líder democrático, o conceito de
    amigável não costuma estar descrito como uma de suas características,
    mas poderíamos sim conceder que seria mais provável associar amigável
    ao líder democrático (afinal, todos gostamos de ser consultados).
    Portanto, a única alternativa possível seria a letra D, que é o gabarito
    da banca.

  • Teorias dos Estilos de Liderança

    A Escola de Relações Humanas representa um grande impulso para as abordagens do comportamento organizacional. Deixam de ser predominantes as características inatas de personalidade, para serem enfatizados os comportamentos necessários ao exercício da liderança. Com base nos estudos de Kurt Lewin, da década de 1930, foi proposta a existência de três estilos de liderança distintos: a liderança autocrática, a democrática e a liberal (laissez-faire).

    White procuravam criar estruturas que permitissem compreender a dinâmica interna de grupo. A partir desses estudos, Kurt Lewin (1890-1947) propôs alguns modelos que caracterizam diferentes formas de liderança (MAXIMIANO, 2000):

    ▪ Liderança autocrática está ligada a líderes mais autoritários no exercício da liderança. Está voltada para o líder. Pode-se dizer que ela produz mais resultados, porém a frustração dos indivíduos e sua agressividade tendem a ser maiores.

    ▪ Liderança democrática se refere ao estilo que considera a opinião e participação dos liderados no processo de liderança. Está voltada para os liderados e o líder.

    ▪ Liderança liberal (laissez-faire) dá grande liberdade ao grupo – apresenta as alternativas para o grupo mas cabe a eles tomar decisões. O líder só participa quando solicitado pelo grupo. Trata-se de uma liderança voltada para os liderados.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes

  • O gabarito é a alternativa D.

  • O estilo de liderança não necessariamente tem a ver com a personalidade do líder, mas com a forma como ele toma as decisões. Uma banca estilo cespe possivelmente consideraria a alternativa D como errada, estejamos atentos!

  • Líder democrático é "amigável"... não necessariamente.

  • [GABARITO: LETRA D]

    ESTILOS DE LIDERANÇA:

    Refere-se àquilo que o líder faz, ao seu estilo de comportamento para liderar. Na literatura especializada, encontramos três estilos:

    • Liderança autocrática

    • Liderança democrática

    • Liderança liberal ou Laissez faire

    LIDERANÇA AUTOCRÁTICA: Na Liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva.

    O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, de modo imprevisível para o grupo. Além da tarefa que cada um deve executar, o líder determina ainda qual o seu companheiro de trabalho. O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro. Este estilo de liderança resulta em forte tensão no grupo, frustração, agressividade quando o líder está ausente, falta de iniciativa e espontaneidade dos componentes do grupo. Na presença do líder, os liderados desempenham suas atividades normalmente, mas na sua ausência fazem “corpo mole”, param suas atividades, dando evasão aos sentimentos reprimidos.

    LIDERANÇA DEMOCRÁTICA: Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. As decisões são tomadas em conjunto com o grupo. Este determina as técnicas de execução das tarefas e sua divisão. Cada membro do grupo tem a liberdade de escolher seus companheiros de trabalho. O líder é participativo e procura ser um elemento normal no grupo, sugerindo quando solicitado e sempre apresentando alternativas para o grupo escolher. Suas avaliações são objetivas, e quando necessita criticar ou elogiar, limita-se aos fatos.

    Este estilo de liderança possibilita a formação de relacionamentos cordiais, o surgimento da franqueza, espontaneidade, autonomia e criatividade. Na ausência do líder, os liderados continuam produzindo e qualquer elemento pode assumir a liderança, se necessário. Os membros do grupo se mostram motivados e satisfeitos com a liderança.

    LIDERANÇA LIBERAL OU LAISSEZ FAIRE: Este estilo dá total liberdade ao grupo, sendo sua liderança mínima. A divisão das tarefas, escolha dos companheiros, a execução fica por conta do grupo, sem que o líder participe do processo. O líder não avalia e quando solicitado faz comentários aleatórios sobre o grupo.

    Este tipo de liderança é indicado para uma equipe madura, auto dirigida e que não necessita de supervisão constante. Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.

    PROFº PETRONIO CASTRO - LOJA DO CONCURSEIRO.

  • • Estilos clássicos de liderança:

    ○ Liderança autocrática

    § Manda quem pode; obedece quem tem juízo.

    ○ Liderança liberal

    § Faça o que te der na telha.

    ○ Liderança democrática

    § Posso te ajudar?