SóProvas


ID
1431658
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Principalmente a partir da II Guerra Mundial (1939-1945), o Brasil modernizou o processo produtivo da agricultura, com a incorporação de máquinas e implementos agrícolas, e também passou a usar adubos sintéticos e agrotóxicos em suas lavouras. Isso tornou o setor agrícola mais dependente dos setores urbano e industrial, que fornecem as máquinas e os produtos químicos que os produtores rurais utilizam.”
(Marafon, Glaucio José. O desencanto da terra: produção de alimentos, ambiente e sociedade. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.)

Assinale a opção que indica uma das consequências do processo descrito no fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito,fui de letra d,alguem poderia argumentar pq seria tal resposta...?

  • Nessa pergunta, devo concordar com a FGV.

    A modernização da agricultura fez com que houvesse uma grande concentração de monoculturas (soja, cana-de-açúcar, principalmente) e os latifúndios. Não houve redução de trabalhadores temporários, mas sim o aumento deles para o manejo das máquinas. Não houve fixação da fronteira agrícola, mas a expansão dela. E tampouco aumentaram as áreas de produção de alimentos, pois as agriculturas familiares são de menor número. Diminuição da erosão dos solos? Nem a pau.

    A

  • Tb fui de D. A explicação do colega não me convenceu. Se existem máquinas fazendo o serviço, menos empregados são necessários. Além do que, o enunciado por si só não justificaria a letra A como opção correta.

  • Não pode ser D, pois as agroexportadoras se interessam em trabalhadores temporários, pois não há obrigações trabalhistas.

  • Com o processo de modernização da agricultura, houve, conforme o próprio enunciado, a incorporação de máquinas, insumos agrícolas, sementes melhoradas, etc. Em resumo, a produção agrícola torna-se mais cara. Isso faz com o que os pequenos produtores não consigam manter-se em suas terras, forçando a saída desses do campo, seja pelo abandono da terra ou pela venda para grandes produtores, acentuando a concentração fundiária no campo. 

    A D está incorreta, pois ocorre exatamente o contrário: Os trabalhadores temporários aumentam de número, não diminuem, sobretudo nas monocultoras em grandes latifúndios.

  • Pessoal, Letra D nem pensar.

    Com a modernização no meio rural, cada vez menos há a necessuidade de trabalhadores efetivos. Acarreta no desemprego estrutural e há o aumento dos trabalhadores temporários, pra não precisar ter o vínculo empregatício.

    Mesmo sendo óbvio é a (A).

  • “Após a Segunda Guerra Mundial, a agricultura brasileira passou por profundas transformações que modificaram completamente a sua dinâmica. Esse processo, conhecido como ‘modernização da agricultura’, teve início na década de 1960, sendo caracterizada pela utilização de máquinas, de implementos agrícolas, de insumos químicos e do estabelecimento de novas relações sociais de produção, e que passaram a ser utilizados pelos países que apresentavam uma ‘agricultura tradicional’, com o intuito de impulsionar o desenvolvimento econômico seguindo um padrão internacionalizado.
    [...]
    Desta forma difundiu-se a modernização tecnológica da agricultura, apropriadamente chamada por Graziano da Silva (1982) de “modernização conservadora”, onde os agricultores foram motivados a mudar a maneira de produzir a fim de atender aos interesses do capital comercial e industrial.
    [...] 
    Segundo o autor, a modernização foi conservadora na medida em que ‘conservou’, as antigas estruturas de concentração de terras e de renda, ou seja, as bases das desigualdades sociais permaneceram inalteradas. Apesar do aumento das riquezas geradas pelas grandes safras, seus lucros permaneciam concentradas nas mãos dos grandes capitalistas.”

    (SOUZA, A.F.G & SANTOS, R.H. Cenários da agricultura moderna: expansão da fronteira agrícola para a região dos cerrados mineiro. Disponível em: , p. 5-6, acesso em 20/10/2016.)

  • Se o país modernizou o processo produtivo da agricultura, trouxe máquinas...no mínimo ele vai precisar de mais terras... aumentando a concentração fundiária, eu acho...

    marquei a letra A, por isso.

  • A mecanização do campos fez com que os pequenos agricultores não conseguissem se desenvolver, passando a vender suas terras para os latifundiários e grande concentração de monoculturas !! Houve aumento da concentração fundiária e o pessoal do campo migrou para as cidades em busca de emprego.

  • após o primeiro ponto final, deixou a alternativa correta um pouco vaga.

    o aumento de maquinário e de produção está relativamente ligada à revolução verde e à concentração fundiária.

    porem o conceito de dependencia entre o campo e area urbana não correlaciona com a concentração fundiária.

    mesmo assim ..... alternativa A

  • Desde a colonização portuguesa, a posse e o domínio das terras brasileiras foram concentrados em latifúndios espalhados pelo país. Tal situação é consequência do processo histórico de ocupação do território nacional, que teve sua base erguida no latifúndio monocultor e escravista.

    A D está errada porque o texto aborda o processo de mecanização do campo brasileiro, não estando relacionado assim com a utilização de mão de obra temporária. 

    LETRA A