SóProvas


ID
1432495
Banca
CEPERJ
Órgão
FSC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Teoria Y e a Teoria X de Douglas McGregor compara dois estilos antagônicos de administrar, que dependerão das características dos subordinados. Nesse sentido, para a Teoria Y, os subordinados apresentam a seguinte característica:

Alternativas
Comentários
  • B) RENNÓ (2013: p.136) —  McGregor trouxe a ideia de que existem duas “maneiras” de se ver as pessoas. Essas visões seriam contrárias, ou seja, antagônicas. Uma seria mais positiva e moderna (a teoria Y, baseada na confiança nos indivíduos), e a outra seria negativa e antiquada (teoria X, baseada na desconfiança).6

    Pela teoria X, as pessoas seriam naturalmente preguiçosas, pouco ambiciosas e sem iniciativa própria. A ideia é a de que o ser humano não gosta de trabalhar e irá fazer o menor esforço possível!

    Se o gestor tem essa visão negativa das pessoas, ele tende a ser mais fiscalizador e controlador, pois acredita que quando “virar as costas” o trabalhador parará de trabalhar. Ele irá tratar os subordinados de modo mais rígido e será autocrático (decidirá tudo sozinho), pois acha que o empregado não gosta de assumir responsabilidades e não consegue tomar decisões! Não delegará responsabilidades, porque acha que os funcionários são dependentes.

    Fique atento: A teoria X é uma visão negativa e antiquada do trabalhador.

    Essa visão seria mais “antiga” e adequada a uma organização em um ambiente estável e com um modelo burocrático de gestão.

    Já a teoria Y seria mais embasada na confiança nas pessoas! Nessa situação, o gestor acredita que seus funcionários são ambiciosos, gostam de trabalhar, têm capacidade de decidir e iniciativa.

    A ideia é a de que as pessoas buscam assumir responsabilidades e desafios! Desse modo, o próprio empregado se controla, não havendo a necessidade de coerção!

    Como o administrador acredita no potencial de seus subordinados, ele busca a participação deles, delega poderes para que eles assumam responsabilidades e cria um ambiente mais democrático e empreendedor no trabalho!

    Essa teoria seria mais adequada a uma organização que esteja em um ambiente instável e dinâmico e que busque a inovação nos processos de trabalho. Hoje em dia, essa é a visão mais recomendada!

  • Sabendo que a ideia do autor da pesquisa as intitulou em uma “tudo de bom-Y” e outra “tudo de ruim-X”, por eliminação a alternativa trouxe só uma característica positiva.

  • "wyn" = vencer, vitória, algo positivo kkk ( o certo seria win)

    "liXo" = ruim, coação, ninguém gosta..

  • Y  = Yes = Sim = Algo positivo

    X  = Não gostam do trabalho

  • b)

    Teoria Y - Os funcionários são automotivados.

    "wyn" = vencer, vitória, algo positivo 

    "liXo" = ruim, coação, ninguém gosta..

  • GABARITO: LETRA B

    Em seus estudos, Douglas McGregor relatou que os seres humanos, nas suas relações no trabalho, podem ser divididos em dois tipos antagônicos:

    • HOMEM X: apático, indolente, trabalha forçado somente pela retribuição financeira, entende que o homem médio vê o trabalho como um grande esforço, necessitando de uma supervisão constante e autoritária para que possa realizar as suas atividades de forma satisfatória;

    • HOMEM Y: para ele o trabalho é tão natural e prazeroso quanto o descanso, é autodirigido, auto responsável, auto motivado e criativo, necessitando de um líder participativo, que forneça os meios para que atinja os objetivos organizacionais;

    DIREÇÃO CONCURSOS.

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a Teoria X e Y de administração. Vejamos qual das alternativas apresenta um traço da Teoria Y.

    A teoria X encara o trabalhador de modo negativo, digamos assim, pois encara os trabalhadores como pessoas que não gostam de trabalhar; trabalham apenas pelo salário, e por essas razões são avessas à assunção de responsabilidades e desafios. Sempre que possível, farão o mínimo que se espera, e dão, logicamente, preferência atividades mais mecanizadas.

    Podemos sintetizar as suas principais características, isto é, o comportamento do trabalhador X, da seguinte forma:

    •  É avesso ao trabalho;
    •  É carente, desprovido de recursos, e por isso o dinheiro é sua principal fonte de motivação;
    •  Precisa ser pressionado, coagido para poder realizar suas atividades;
    • Não deseja assumir responsabilidades;
    • Trabalha para fins de sobrevivência.

    Vale lembrar que as punições recaem na, principalmente, parte financeira, já que é ela que mais motiva o funcionário.

    A teoria Y, radicalmente oposta à Teoria X, vê o trabalhador de uma forma positiva. Como alguém que gosta do trabalho, que busca responsabilidades e agrega valor à organização e, por isso, merece um tratamento oposto aos que figuram na teoria X. Para os trabalhadores Y, as organizações têm um cuidado especial, buscando motivá-los sempre pois sem eles a organização não poderia crescer e desempenhar e alcançar seus objetivos e metas.

    Com base no exposto acima, concluímos que:

    A - incorreta. possuem competência reduzida = Teoria X.

    B - correta. são automotivados = Teoria Y.

    C - incorreta. evitam o trabalho = Teoria X.

    D - incorreta. resistem às mudanças = Teoria X.

    E - incorreta. são incapazes de se autocontrolar = Teoria X.

    Após analisar as alternativas, podemos marcar a alternativa "B".

    GABARITO: B