SóProvas


ID
1432795
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Empresa Mergulhão S.A efetuou contrato de mútuo com sua controlada para permitir a ampliação da fábrica. Nesse caso, a Mergulhão S.A. em sua Demonstração de Fluxo de Caixa deve classificar esse fato como uma atividade

Alternativas
Comentários
  • alguem ajuda

  • Atividades Operacionais - são as principais atividades geradoras de receita da entidade e outras atividades que não são de investimento e tampouco de financiamento.

    Atividades de Investimento - são as referentes à aquisição e à venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa.

    Atividades de Financiamento - são aquelas que resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no capital de terceiros da entidade. As atividades de financiamento relacionam-se com os empréstimos de credores e investidores à entidade.




  • Gabarito Letra D

    Com base no CPC 03 - Demonstração do Fluxo de Caixa:

    19. A divulgação separada dos fluxos de caixa decorrentes das atividades de financiamento é importante por ser útil para prever as exigências sobre futuros fluxos de caixa pelos fornecedores de capital à entidade. Exemplos de fluxos de caixa decorrentes das atividades de financiamento são:

    (a) caixa recebido pela emissão de ações ou outros instrumentos patrimoniais;


    (b) pagamentos de caixa a investidores para adquirir ou resgatar ações da entidade;


    (c) caixa recebido proveniente da emissão de debêntures, empréstimos, títulos e valores, hipotecas e outros empréstimos de curto e longo prazos;


    (d) amortização de empréstimos e financiamentos, incluindo debêntures emitidas, hipotecas, mútuos e outros empréstimos de curto e longo prazos; e


    (e) pagamentos de caixa por arrendatário, para redução do passivo relativo a arrendamento mercantil financeiro.


    bons estudos

  • O contrato de mútuo consiste no empréstimo de coisa fungível e consumível ao mutuário (no caso, a controlada), que por sua vez deverá restituir ao mutuante (no caso, a controladora) coisa do mesmo gênero, qualidade e quantidade.

     

    É como se fosse um empréstimo que, no DFC, classifica-se como atividade de financiamento.

     

    Exemplo: o empréstimo de dinheiro é um contrato de mútuo oneroso, o qual implica, dever de restituição do principal e dos encargos.