SóProvas


ID
1432807
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considere as assertivas a seguir:

I. A depreciação das máquinas e equipamentos que participam do processo produtivo pode ser realizada pela taxa correspondente a vida útil econômica do bem, sendo ajustada pelos turnos que a empresa opera.
II. Em uma empresa comercial, não devem ser absorvidos, no custo dos produtos vendidos, os impostos relativos a industrialização (IPI).
III. Os gastos efetuados com a substituição de peças em máquinas da área produtiva não afetam o custo do produto, uma vez que o valor da peça nova substitui o valor da peça reposta.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I- CORRETO. CPC 27: Depreciação é a alocação sistemática do valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil.

    O “ajuste” que a questão fala é o seguinte: considere que uma empresa tem 2 máquinas idênticas. Uma delas é usada em 3 turnos e a outra em 1 turno único. O desgaste pelo uso será diferenciado, por isso a depreciação deverá ser ajustada (em contabilidade, usa-se o termo “depreciação acelerada”).


    II- INCORRETO. Em uma empresa comercial, o IPI é um imposto não recuperável e, portanto, faz parte do custo do produto.


    III - INCORRETO.  CPC 27, 8. Sobressalentes, peças de reposição, ferramentas e equipamentos de uso interno são classificados como ativo imobilizado quando a entidade espera usá-los por mais de um período. Se não, serão classificados como custos de manutenção fabril (CIF).

  •                         Em minha opinião ficou confuso o Item III por não informar o período que a entidade espera usá-los. Pois se for por mais de um período É CLASSIFICADO COMO ATIVO IMOBILIZADO e se essa peça não for usada por mais de um período será um CUSTO DE MANUTENÇÃO FABRIL....