A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre os modelos teóricos de administração pública. Para responder corretamente, devemos indicar qual das alternativas apresenta uma característica típica do patrimonialista.
A - INCORRETA. O modelo de administração gerencial tem grande foco na eficiência administrativa.
B - CORRETA. A dominação tradicional pode ser dividida em patriarcalismo e patrimonialismo. O patriarcalismo representa a forma de dominação mais tradicional, em que os mais velhos quem exercem o domínio, mas sua legitimidade também é familiar e hereditária, não apenas tradicional. O patrimonialismo surge num momento posterior, marcado pela presença de um quadro administrativo. No patrimonialismo, a arbitrariedade do soberano supera a do patriarcalismo, e seu poder encontra apoio não apenas na tradição, mas também no domínio de escravos, servos, colonos, de forma que seu arbítrio supera, e muito, o do senhor patriarcal, (Granjeiro, apud Paludo).
C - INCORRETA. A burocracia proposta por Weber surge como uma reação à ausência de profissionalismo do modelo anterior, patrimonialista.
D - INCORRETA. Outra característica típica das organizações burocráticas é privilégio à meritocracia, que funciona como uma forma de privilegiar os "amigos do rei".
E - INCORRETA. Apesar da burocracia apresentar alguns benefícios, o formalismo exagerado não era um deles, de modo que isso prejudicava a rápida solução de alguns problemas.
Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que a letra "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte: PALUDO, A. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.