SóProvas


ID
1433353
Banca
CEPERJ
Órgão
FSC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Existe um tipo de poder que pode ser adquirido por associação. Significa dizer que o poder de um indivíduo pode não derivar de sua personalidade, mas da pessoa a quem ele está associado ou mantém um relacionamento. Essa definição trata-se do poder de:

Alternativas
Comentários
  • E) Bases do poder
    Segundo French e Raven (apud Robbins, 2005) descrevem as bases de poder, ou seja, a fonte de onde emana o poder, o que dá ao indivíduo a influência sobre o outro.
    Na proposição de French e Raven, são classificadas cinco bases ou fontes de poder: coerção, recompensa, legitimidade, talento e referência. Vejamos cada uma delas, de acordo com Robbins (2005):


    Poder coercitivo (coerção) É aquela baseada no medo. A pessoa se submete ao poder de outra por medo das consequências negativas do comportamento. Emana, portanto, da aplicação (ou possibilidade) de sanções.

    Poder de recompensa Baseada no benefício que outra pessoa pode ofertar. Vista como oposta ao poder de coerção. Uma pessoa se submete ao poder de outra porque esta pode distribuir recompensas consideradas por aquela como valiosas.
    Poder legítimo (de posição ou legitimidade) Representa o poder que uma pessoa recebe pela posição hierárquica formal na organização. É a aceitação da autoridade de um cargo.

    Poder do talento (ou de perícia) É a influência exercida por alguém pela perícia, por uma habilidade específica ou conhecimento que possui.
    Poder de referência ou referente Baseia-se na identificação com uma pessoa por esta possuir recursos ou traços desejáveis. É semelhante ao carisma. Surge do desejo de se parecer com alguém com características admiráveis.

  • Tipos de Poder (5)

    Baseados na Organização: Poder Punitivo, Poder Legitimado, Poder Recompensa

    Baseados na Pessoa: Poder Referência, Poder de Competência

  • Poder de Referência (Poder Referente ou Poder Carismático): Trata-se do poder baseado no

    carisma e na empatia que o líder possui. As pessoas se identificam com as características do

    líder e o veem como um tipo de “herói”. As características do líder são vistas como

    “características desejáveis”. Portanto, as pessoas passam a segui-lo e são influenciadas por

    ele. A visão do líder em relação aos objetivos inspira as demais pessoas. Por exemplo: o

    jogador de futebol e seus fãs.

    prof rafael/ estratégia concurso