SóProvas


ID
1434247
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Arrendamento mercantil é um acordo pelo qual o arrendador transmite ao arrendatário, em troca de um pagamento ou série de pagamentos, o direito de usar um ativo por um período de tempo acordado.
Avalie no contexto do arrendamento mercantil o conceito a seguir, transcrito da NBC TG 06 – Operações de Arrendamento Mercantil do Conselho Federal de Contabilidade:
“Soma dos pagamentos mínimos do arrendamento mercantil a receber pelo arrendador segundo um arrendamento mercantil financeiro e de qualquer valor residual não garantido atribuído ao arrendador”.

No arrendamento mercantil, afirma-se que tal conceito se refere a

Alternativas
Comentários
  • CPC 06 - OPERAÇÕES DE ARRENDAMENTO MERCANTIL


    a) ERRADA - Valor justo é o valor pelo qual um ativo pode ser negociado, ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem transação compulsória.


    b) CORRETA – Investimento Bruto no arrendamento mercantil é a soma:

    (a) dos pagamentos mínimos do arrendamento mercantil a receber pelo arrendador segundo um arrendamento mercantil financeiro; e

    (b) de qualquer valor residual não garantido atribuído ao arrendador.


    c) ERRADA - Pagamento Contingente é a parcela dos pagamentos do arrendamento mercantil que não seja de quantia fixada, e sim baseada na quantia futura de um fator que se altera sem ser pela passagem do tempo (por exemplo, percentual de vendas futuras, quantidade de uso futuro, índices de preços futuros, taxas futuras de juros do mercado).


    d) ERRADA – Valor Residual não garantido é a parte do valor residual do ativo arrendado, cuja realização pelo arrendador não esteja assegurada ou esteja unicamente garantida por uma parte relacionada com o arrendador.


    e) ERRADA – Receita Financeira não realizada é a diferença entre:

    (a) o investimento bruto no arrendamento mercantil; e

    (b) o investimento líquido no arrendamento mercantil.