SóProvas


ID
1434883
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação a despesas de exercícios anteriores, analise as assertivas abaixo.

I. O atendimento de despesas de exercícios anteriores tem prioridade sobre os demais na ordem de pagamento, não dependendo da existência de crédito específico na lei orçamentária.

II. Cabe à autoridade competente para empenhar a despesa o reconhecimento da obrigação de pagar por um serviço já realizado pelo fornecedor e não processado na época própria.

III. Aquele que prestou serviço para a Municipalidade em exercício anterior e pretende cobrar a dívida com ele tida deve observar o prazo de 10 anos para tanto, contado do primeiro dia do exercício fiscal subsequente.

IV. Restos a Pagar com prescrição interrompida é possível de ser pago sob a rubrica de despesas de exercícios anteriores.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • D) PALUDO (2013) — . Classificação
    As despesas inscritas em Restos a Pagar podem ser classificadas de três modos diferentes. Segundo a Lei no 4.320/1964, art. 36: “... distinguindo-se as processadas das não processadas” e também de acordo com o Decreto no 93.872/1986, art. 67, § 2o: “o registro dos Restos a Pagar far-se-á por exercício e por credor”. Portanto, temos as seguintes classificações:
    I – por ano de inscrição – identifica o ano em que a despesa foi inscrita;
    II – por credor – identifica o credor beneficiário do valor inscrito;
    III – por fase da despesa: identifica se a despesa foi processada ou se não foi processada.
    Os Restos a Pagar processados equivalem às despesas liquidadas, ou seja, às despesas em que o credor já cumpriu sua obrigação, já entregou o material ou já prestou o serviço – tendo, portanto, direito líquido e certo ao pagamento correspondente.
    Os Restos a Pagar não processados equivalem às despesas não liquidadas, ou seja, são aquelas em que o fornecedor ainda não entregou o material ou não prestou o serviço. Esse credor ainda não tem direito ao crédito, mas poderá tê-lo se cumprir sua obrigação conforme estipulado no empenho ou no contrato.

  • Gab D Delta

    Sem delongas...

    Despesas de Exercícios Anteriores constituem obrigações de pagamento referentes a exercícios já encerrados, atendidas com recursos do Exercício Financeiro Corrente. 

     Art. 60. É vedada a realização de despesa sem prévio empenho. (lei 4320)

    ou seja empenha, liquida e paga. item II correto.

    Poderão ser pagas, à conta da dotação acima referida, respeitada a categoria econômica própria:

    os Restos a Pagar com prescrição interrompida, assim considerada a despesa cuja inscrição tenha sido cancelada, mas ainda vigente o direito do credor; Item IV correto.

  • Prescreve em 5 anos a dívida passiva em relação aos restos a pagar

  • Kkkkkk até que enfim acertei uma ! 

  • Aquele momento que você desmarca a certa e marca a errada...! Em fim....continuemos,  Deus é mais!!!

  • Já fiz muito essa besteira em provas de concurso Laura e perdi vagas inclusive, mas aprendi e nunca mais fiz isso

  • Esse ítem II tá certo? Alguem pode me ajudar? Achei a redação confusa. Nao entendi.

  • MYLA LIMA o item II está correto!!

    A despesa de execercicios anteriores:

    II. Cabe à autoridade competente para empenhar a despesa o reconhecimento da obrigação de pagar por um serviço já realizado pelo fornecedor (ou seja, foi liquidado. Tem direito liquido e certo) e não processado na época própria.( quando se fala na época própria diz que naquele ano não foi feito a entrega, serviço prestado pelo credor) .....

     

    As despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria, bem como os Restos a Pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente poderão ser pagos à conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica