SóProvas


ID
1436110
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os tipos de diabetes mellitus estão apresentados a seguir, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Diabetes tipo 1

    A diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, geralmente diagnosticada na infância ou na adolescência, causada pela falta de insulina que leva ao acúmulo de glicose no sangue.

    A diabetes tipo 1 causa sintomas, como:

    Vontade frequente para urinar;Boca muita seca;Perda de peso sem causa aparente.

    Normalmente, o tratamento para a diabetes tipo 1 é feito com o uso diário de insulina e alimentação sem açúcar e com baixa quantidade de carboidratos.

    Além disso, é importante que os pacientes mantenham a prática regular de exercício físico, sob orientação de um educador físico.

    Diabetes tipo 2

    A diabetes tipo 2 é um tipo de diabetes causada por fatores genéticos ou maus hábitos de vida, como consumo exagerado de açúcar, sedentarismo ou obesidade.

    Geralmente, a diabetes tipo 2 pode incluir os seguintes sintomas:

    Sensação constante de sede;Muita fome;Vontade de urinar frequente;Dificuldade de cicatrização de feridas;Visão turva.

    tratamento da diabetes tipo 2 é semelhante ao da diabetes tipo 1, mas depende do estado de saúde do indivíduo, não sendo sempre necessário o uso diário da insulina.

    Na maior parte dos casos, o uso de remédios orais, a alimentação adequada e o exercício físico regular, podem levar ao controlo da doença.

    Diabetes insipidus

    A diabetes insipidus apresenta sintomas semelhantes à diabetes mellitus, mas não provoca alteração na quantidade de açúcar no sangue.

    Isto acontece devido a alterações no sistema nervoso ou nos rins, que reduzem a produção de hormônio antidiurético, fazendo com que o paciente sinta muita vontade de beber água e urinar.

    tratamento para o diabetes insipidus consiste no uso de remédios com hormônio anti-diurético ou anti-inflamatórios. Além disso, o indivíduo deve fazer uma alimentação pobre em sal e utilizar suplementos para corrigir os distúrbios de cálcio e de potássio no organismo.

    Diabetes gestacional

    A diabetes gestacional surge durante a gravidez e pode ser diagnosticada num exame de glicose em jejum após as 22 semanas de gestação.

    Os sintomas da diabetes gestacional são semelhantes aos da diabetes tipos 2 e o seu tratamento é feito com alimentação adequada e exercícios para o controle da diabetes, já que esta tende a desaparecer após o nascimento do bebê.

    No entanto, quando a glicose sanguínea encontra-se muito elevada, o médico poderá indicar o uso de hipoglicemiantes orais ou até mesmo da insulina.


  • Percebam que a nomenclatura "diabetes insipidus" não contém o termo "mellitus".