SóProvas


ID
1436155
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma topologia de rede muito utilizada atualmente é baseada em cabos de par trançado, conectados a um concentrador que atua como ponto central dessa rede. O tipo de topologia empregado nessas redes é denominado

Alternativas
Comentários
  • http://www.meubizu.com.br/topologias-de-redes

  • Topologia Estrela

    Na topologia estrela, cada nó é ligado a um nó central (mestre). Todas as mensagens devem passar pelo mestre. O nó central, também chamado de comutador, é responsável por encaminhar as mensagens para os demais nós (escravos). Na prática o nó central é um hub ou um switch.

    Uma rede estrela pode atuar com ou sem difusão. Quando a rede estrela atua por difusão (broadcasting) todas as informações enviadas ao nó central são reencaminhadas a todos os nós da rede. Esse é caso quando utilizamos um hub como nó central. Uma rede estrela também pode operar sem difusão. Nesse caso, uma mensagem que chega ao nó central é encaminhada apenas ao seu nó destino. Para conseguirmos esse controle  de envio devemos utilizar um switch (já qu e um hub enviar a mensagem para todos da rede).

    É importante perceber que redes em estrela não têm necessidade de roteamento, uma vez que concentram todas as mensagens no nó central. Outro ponto importante para prova é a questão da confiabilidade da rede estrela. A falha de um nó escravo não representa problema, a rede continua operando. Contudo, se o nó central falhar, toda rede para. A rede estrela também tem problema de modularidade, pois a expansão da rede é limitada pelas características do nó central: capacidade de chaveamento, número de portas, número de circuito concorrentes que podem ser gerenciados, etc. O desempenho da rede estrela também tem como gargalo o nó central. O desempenho depende da quantidade de tempo que o nó mestre necessita para processo e encaminhar uma mensagem.  


    LETRA A http://migre.me/rGhx2

  • https://www.youtube.com/watch?v=5EgYFuS_iWM

  • Na topologia estrela, cada nó é ligado a um nó central (mestre)